Recommended Posts

Publicado

Tenho uma teoria que gostava de partilhar e ver o que outros membros acham. A teoria é esta:

- Os SAE's, quando passam muito tempo no mesmo aqua, tornam-se preguiçosos. Há quem diga que tem a ver com serem jovens ou adultos. Eu nao acho. Tenho 2 adultos e um bem juvenil e o que aconteceu foi isto: Nos primeiros 3 meses, nem via as algas. Depois nem lhes tocam. A minha teoria é que se acomodam à comida oferecida. Tentando testar isto, mudei um para o meu 2º aquario e foi um ver se te avias... Limpou tudinho nuns dias...

Ora gostava de saber se outros membros teeem este problema e se seria possivel começar um programa de troca de SAE's, que seria feita, assim de cabeça, de 2 em 2 meses. É que o que reparei é que se forem colocados em aquas diferentes, comem as algas todas. Se se mantiverem no mesmo, dizem para eu comer a verdura que eles já não querem...

Digam qualquer coisa...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Boas Ricardo

Boa Teoria, e acho que é de se experimentar, o que talvez acontece é que no seu habitual habitat ele já sabe quase de cor e salteado as horas da refeição e o local (zona) onde o comer abunda e quando se vê em um habitat diferente fica com medo que nada disso aconteça (paparoca á mesma hora e no mesmo local) e como tal aproveita tudo o que há para se alimentar

Será???

Publicado:

Boas,

A ideia parece interessante.

Tentando testar isto, mudei um para o meu 2º aquario e foi um ver se te avias... Limpou tudinho nuns dias...

E voltaste a tentar coloca-lo no 1º aquario para ver a reacção?

cumprimentos

HRS

Publicado:
Boas Ricardo

Boa Teoria, e acho que é de se experimentar, o que talvez acontece é que no seu habitual habitat ele já sabe quase de cor e salteado as horas da refeição e o local (zona) onde o comer abunda e quando se vê em um habitat diferente fica com medo que nada disso aconteça (paparoca á mesma hora e no mesmo local) e como tal aproveita tudo o que há para se alimentar

Será???

Talvez. Não sei se teem memoria para isso, mas o facto é que ele quando mudou ficou alterado. Para dar um exemplo, 1 deles (já foram 2) dos SAE's foram-me arranjados pelo joao de Almada. Ele disse que os gajos não comiam já algas. É ir ao meu aqua e ver a diferença...

Boas,

A ideia parece interessante.

E voltaste a tentar coloca-lo no 1º aquario para ver a reacção?

cumprimentos

HRS

Sim e enquanto este procurava e comia algas, os outros estavam na mesma.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Ou seja, o segredo é ter mais que 1 aquario :) quando se cansam de comer num, passam para o outro e vice-versa :puppydogeyes:

cumprimentos,

HRS

Eu não sei se é segredo, foi só o que observei.

O problema aparece porque grande parte do pessoal não tem 2 aquas grandes para poder fazer isso. Eu não tenho...

Agora gostava é que se criasse uma rede onde o pessoal verifica-se se o que eu observei é verificável e reproduzível... Se sim, trocava-se de bichos e assim mantinha-se os aquas sempre limpos.

Publicado:

Mas que tem isso de teoria e de tão fantástico?? Um sae que esteja habituado a uma comida esta isso mesmo, habituado. Se deixares de dar de comer ou mudares de comida e o gajo não goste, quando a fome apertar ele vai novamente às algas, é o tal vê se te avias, senão morre à fome, quer seja no mesmo aquário, quer seja noutro qualquer.

Publicado:

Não acho nada boa ideia... è muito trabalhosa, porque não recorrer a outros comedores de algas... Pela minha experiencia os SAE realmente ganham maior apetite por comida de flocos do que propriamente as algas, e nem precisam de atingir grandes tamanhos para isso. Eu prefiro ter a ajuda de japonicas e pitbulls...

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:
Mas que tem isso de teoria e de tão fantástico?? Um sae que esteja habituado a uma comida esta isso mesmo, habituado. Se deixares de dar de comer ou mudares de comida e o gajo não goste, quando a fome apertar ele vai novamente às algas, é o tal vê se te avias, senão morre à fome, quer seja no mesmo aquário, quer seja noutro qualquer.

Desculpa lá nos, mas alguem disse que era fantástico? Foi só uma constatação que fiz. E não vou estar a forçar outros peixes à fome para que os SAE's façam aquilo para o qual assinaram contrato... :mrgreen:

Sim eu tenho cá o papel com a barbatanita a tinta da china...

Publicado:
Eu disse fantástica, mas podia ter dito "óbvia".

Ok, que seja óbvia, mas eu sou um bocado tapado... Mas então achas que era bem trocar de SAE's entre o pessoal do forum? Assim eles cumpriam os seus objectivos contratuais...

Publicado:

É um tiro no escuro. Caso a pessoa que faças a troca use a mesma comido, ou tipo de comida, o problema mantém-se exactamente na mesma, com a agravante de stress provocado ao peixe, possível adaptação a novas condições de água. fora o trabalho que tudo isto envolve. A meu ver não vale a pena, mais vale reduzir a alimentação de todo o aquário, porque geralmente é sempre em excesso para as necessidades reais dos seus habitantes e desta forma forçar os SAES a fazerem aquilo para que foram destinados, dar cabo do alguedo.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá desculpem lá a nabice (sou muito novo nestas andanças porém um apEixonado, que são SAE's? Já agora como se distingue uma fêmea platty de uma fêmea espada?

Desculpem se nã é o tópico corretco mas... não sei onde colocar.

Um abraço a todos

barbatana_userbar.png
Publicado:
Olá desculpem lá a nabice (sou muito novo nestas andanças porém um apEixonado, que são SAE's? Já agora como se distingue uma fêmea platty de uma fêmea espada?

Desculpem se nã é o tópico corretco mas... não sei onde colocar.

Um abraço a todos

SAE's são siamese algae aeters. Procura e tem cuidado porque há mais 2 ou 3 espécies muito parecidas e que servem para pouco. Em particular a linha preta tem de ir desde a ponta do nariz à ponta da cauda.

A platys são mais arredondadas, enquanto as femeas espadas são mais alongadas.

Publicado:
SAE's são siamese algae aeters. Procura e tem cuidado porque há mais 2 ou 3 espécies muito parecidas e que servem para pouco. Em particular a linha preta tem de ir desde a ponta do nariz à ponta da cauda.

A platys são mais arredondadas, enquanto as femeas espadas são mais alongadas.

Então os SAE's são tipo caracóis?

Obrigadão

barbatana_userbar.png
Publicado:
Então os SAE's são tipo caracóis?

Obrigadão

Nem por isso

http://www.andras.net/images/siamese_algae_eater_6.jpg

GOOGLE GOOGLE GOOGLE. É de borla.

Publicado:
Pois como vê não percebo (ainda) nada disto lol

Thanx

Isso não é problema. Mas os gajos do google inventaram-no mesmo para se procurarem coisas que não sabemos.