Acidente Num Aquário De 400 Litros.


Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Peço a vossa ajuda no devo fazer.

 

Eu adquiri um aquário de 400 litros e no dia de hoje após ter enchido o aquário de água e de por os filtros a funcionar, aconteceu-me um acidente, o qual passo a citar.

 

Estava eu a colocar o termómetro no aquário quando embati com este no vidro do aquário e que o partiu libertando para o fundo do aquário as bolas de mercúrio no aquário sendo estas de imediato removidas bem como o areão da zona afectada, tendo eu de seguida colocado areão doutra zona na zona afectada.

 

Gostaria de saber se devo ou não fazer algo em relação ao sucedido???

 

Será que o mercúrio libertado no aquário é prejudicial ou não para o funcionamento normal do aquário, ou se terei de remover toda a água do aquário, o que tal se suceder irá ser bastante dispendioso.

 

É de salientar como é obvio o aquário ainda não possui qualquer tipo de peixe apenas plantas, sendo este que este irá ser futuramente um aquário de discus.

 

Obrigado

Jorge Gonçalves

Cumprimentos,

 

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa quantidade de água penso que não haja qualquer problema, põe carvão activo no filtro e faz umas TPA´s pelo menos umas 2 ou 3 menos espaçadas. Não deve haver crise.

 

Boas Pessoal

 

Peço a vossa ajuda no devo fazer.

 

Eu adquiri um aquário de 400 litros e no dia de hoje após ter enchido o aquário de água e de por os filtros a funcionar, aconteceu-me um acidente, o qual passo a citar.

 

Estava eu a colocar o termómetro no aquário quando embati com este no vidro do aquário e que o partiu libertando para o fundo do aquário as bolas de mercúrio no aquário sendo estas de imediato removidas bem como o areão da zona afectada, tendo eu de seguida colocado areão doutra zona na zona afectada.

 

Gostaria de saber se devo ou não fazer algo em relação ao sucedido???

 

Será que o mercúrio libertado no aquário é prejudicial ou não para o funcionamento normal do aquário, ou se terei de remover toda a água do aquário, o que tal se suceder irá ser bastante dispendioso.

 

É de salientar como é obvio o aquário ainda não possui qualquer tipo de peixe apenas plantas, sendo este que este irá ser futuramente um aquário de discus.

 

Obrigado

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge Gonçalves

Boas Pessoal

 

Obrigado, pela vossas respostas imediatas, é isso que vou fazer umas TPA´s, eu num dos filtros já tenho uma esponja de carvão, e nos dois filtros tenho também em cada um saco de resina da marca Chemi-Pure.

 

Obrigado, pela vossa ajuda.

Jorge Gonçalves

Cumprimentos,

 

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Penso que os 400l não são assim muito dispendiosos, mas sim 1trabalheira. O consumo per capita de cada cidadão de lisboa anda pelos 150/200l diarios, por isso vês é apenas o que gastas em 2/3dias :shock:.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Machado

 

A sério que os termómetros dos aquários não possuem mercúrio???

Ainda bem que assim é, assim sendo fico bastante aliviado, pois não fazia ideia disso, é que pensava que aquelas bolas pretas que estão dentro dos termómetros eram bolas de mercúrio.

 

Obrigado

Jorge Gonçalves

Cumprimentos,

 

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Machado

 

A sério que os termómetros dos aquários não possuem mercúrio???

Ainda bem que assim é, assim sendo fico bastante aliviado, pois não fazia ideia disso, é que pensava que aquelas bolas pretas que estão dentro dos termómetros eram bolas de mercúrio.

 

Obrigado

Jorge Gonçalves

 

Isso provavelmente seriam chumbinhos para manter o termometr de pé no aqua!

 

Quanto ao mercúrio este não é utilizado (tal como referiu o Joas Machado) sendo em vez deste utilizado um corante normalmente de cor vermelha...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não têm mercúrio.

O mercúrio é um metal, embora líquido, logo apresenta o conhecido brilho metálico, tal como no chumbo ou no ferro quando raspados e a mesma cor dos materiais cromados.

O líquido presente nos termómetros mais comuns é vermelho, já soube mas agora não me recordo que substância é, mas não é mercúrio. Portanto o João Machado tem razão.

As bolinhas são de chumbo, penso de que.

Se quiserem saber mais detalhes mandem um email para o laboratório Ricardo Jorge ou para um departamento de química de uma universidade que alguém há-de responder.

 

A toxicidade do líquido do termómetro não há-de ser muita, não iam trocar um material tóxico por outro igualmente tóxico. Mas eu informava-me bem se fosse meter discos num aquário assim, não me ficava pelos palpites, a não ser que quem aqui escreve apresente uma boa fundamentação.

 

Cumprimentos

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito, o mercúrio não é preto - é cinzento.

E se fosse mercúrio duvido que o encontrasses no meio do areão, pois ele quando cai fica dividido em bolinhas muito pequenas.

O líquido é possivelmente álcool com um corante. Confirmem, por exemplo aqui, http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/m...ermometros.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guys.......???!!!!

Os termometros dos aquas não têem mercurio.....dah!!!

JPM

Exactamente, devido ao mercurio ser um metal altamente tóxico foi banido de todos os termómetros, mesmo os medicinais.

 

Como já foi dito, o mercúrio não é preto - é cinzento.

E se fosse mercúrio duvido que o encontrasses no meio do areão, pois ele quando cai fica dividido em bolinhas muito pequenas.

O líquido é possivelmente álcool com um corante. Confirmem, por exemplo aqui, http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/m...ermometros.html

Pois, tentar agarrar mercúrio é quase como tentar agarrar uma enguia com as mãos cheias de gordura :) , e sim é um Alcool que nos dá a medição da temperatura.

 

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Exactamente, devido ao mercurio ser um metal altamente tóxico foi banido de todos os termómetros, mesmo os medicinais.

Se calhar foi só dos medicinais... que acho que faz sentido :P

 

Em química ainda se usam, e fazem/vendem termómetros de mercúrio (principalmente os para banhos de óleo).

Sem contar que o mercúrio é usado para muitas mais coisas... (voltametria, por exemplo).

 

Agarrar mercúrio... pois, realmente é lixado. A melhor técnica é pegar em enxofre e formar uma amálgama.

 

Também podem usar Sódio, mas não aconselho :D (faz faíscas).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi dito, normalmente os termometros de aquario não têm mercurio...mas nunca se sabe. Por via de dúvidas, digo eu, mais vale prevenir, é que o mercurio é tóxico...

O melhor mesmo é usar um termometro electrónico. Eu usava um até ele dar o berro, agora provisóriamente também uso um "convencional".

 

Uma coisa que acho que ainda ninguem falou... Se as bolinhas que estão no fundo cairam lá para dentro também não é muito bom isso ficar lá (também penso que é chumbo) corrijam-me se estiver errado, mas o chumbo pode envenenar a àgua...por isso é que já não se usam canos de chumbo.

 

 

Cumps,

David

Editado por dvdme

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei que liquido é mas aqui a uns tempos tambem parti um e cheira a petrolio!!

 

Também podem usar Sódio, mas não aconselho (faz faíscas).

 

looool uma vez numa aula de quimica a fazer um experiencia com o sodio numa tina de agua o prof disse pra por só um bocadinho, mas éra eu que tinha a faca na mão :popcorn: quando mandei aquilo lá pra dentro tava a ver que acontecia ali um holocausto o prof até babou!!! :mrgreen:

 

tirando éssa foi queimar uns 2 metros de fita de maguenesio ou lá o que é ficou uma camada de fumo ai com uns 40cm no teto da saula :twisted::mrgreen:

 

aqule stor éra um bacano loool

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Realmente os termómetros que vulgarmente usamos em casa já não são fabricados há mais de uma década com mercúrio. Chegou a haver uma campanha a nível nacional de recolha e troca destes por outros sem mercúrio. Os únicos que ainda se fabricam com mercúrio são material de laboratório como o Luis Fortunato salientou e são bastante mais caros e para aplicações fora do âmbito que usamos domesticamente.

Felizmente o mercúrio a nível comercial tornou-se tão limitado que até interruptores de mercúrio (por exemplo para alarmes de veículos) já não se vêm.

Editado por andrejnr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.