Npk


PedroQM

Recommended Posts

Olá!

 

Já sei que me vão dizer mas é para procurar no fórum e não sei quê, mas acreditem que já o fiz e continuo sem consguir perceber o que é/como se fertiliza com NPK.

Do que pesquisei apenas percebi que NPK é um adubo que se usa em vez dos adubos líquidos comerciais e também percebi que é preciso fazer umas contas quaisquer para calcular a dose certa a adicionar na água..

Mas para além disto, fico muito confuso ao ver palavras como micro, macro, outros elementos necessários à fertilização, etc no contexto dos NPK.. Será que me podiam dar umas luzes? Explicações, links, etc? Acreditem que já procurei bastante e, ou não sei procurar, ou o que encontrei não foi esclarecedor o suficiente para um iniciado..

 

Desde já obrigado!!

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já reparas-te neste link no topic inamoviveis do subforum das plantas,é um Artigo feito pelo meu amigo Andre Silvestre e que está muito bem elaborado e bem explicativo.

 

Abraços

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li o artigo e fiquei mais esclarecido, no entanto, surgem-me outras dúvidas. Se alguém me as puder esclarecer, fico agradecido starwars

 

Pelo que percebi, NPK são os maroelementos e devem ser fornecidos às plantas. Mas e os microelementos? O NPK não resolve isso, pois não? Adubamos com adubos líquidos?

 

E em que quantidades? Do que vi pelo fórum, NPK compra-se e fazem-se misturas, mas tipo, NPK vende-se em pó e fazemos a mistura? Onde se vende? Como se faz a mistura? Como se usam as calculadoras?

 

Como se vê se é preciso mais NPK? Por olhómetro?

 

Desculpem tanta pergunta e ignorância bang

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li o artigo e fiquei mais esclarecido, no entanto, surgem-me outras dúvidas. Se alguém me as puder esclarecer, fico agradecido :)

 

Pelo que percebi, NPK são os maroelementos e devem ser fornecidos às plantas. Mas e os microelementos? O NPK não resolve isso, pois não? Adubamos com adubos líquidos?

 

E em que quantidades? Do que vi pelo fórum, NPK compra-se e fazem-se misturas, mas tipo, NPK vende-se em pó e fazemos a mistura? Onde se vende? Como se faz a mistura? Como se usam as calculadoras?

 

Como se vê se é preciso mais NPK? Por olhómetro?

 

Desculpem tanta pergunta e ignorância :laugh:

 

Cumps!!

 

 

Ora bem a ver se não digo asneiras:

- A fertilização com Azoto, Potássio e Fosfatos não resolve os micronutrientes. Mas normalmente estes vêem na água da torneira, pelo que quem quer plantados tem de fazer TPS'a mais frequentes. Adubamos com liquidos.

- As quantidades é conforme as plantas e o que elas mostram como carências.NPK's vendem-se em pó, na Horizonte aquatico ou nas farmácias (nem todas). Fazes tu ou arranjas quem faça por ti e te venda. Eu vendo a várias pessoas.

- A calculadora está num site qualquer do sapo que alguem te há-de dar. Eu estou no trabalho e não tenho isso aqui.

- Normalmente dá-se numa relação 5-1-10. O que quer dizer que se deres 10 ppm's de potássio, não se deve dar, por principio, mais de 1 ppm de fosfatos. Mas normalmente é a olhometro. Lembra-te que NPK não é um fertilizante, mas 3. 1 de ntratos (azoto ou notrogénio), 1 de fosfatos e 1 de potássio.

 

 

Espero ter sido minimamente esclarecedor. Se não for apita ou espera por mais gente.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta :mrgreen:

 

Agora acho que já começo a perceber... vou reler coisas sobre isto para ver se desta vez já tenho bases suficientes para perceber melhor :multi:

 

Já agr, vejo também muitas vezes associado a NPK a expressão TMG. Isto é um fertilizante, não é? Se sim, é fertilizante de micros, macros, ou 'geral'?

 

Obrigado mais uma vez e desculpem tanta ignorância.

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta ;)

 

Agora acho que já começo a perceber... vou reler coisas sobre isto para ver se desta vez já tenho bases suficientes para perceber melhor :D

 

Já agr, vejo também muitas vezes associado a NPK a expressão TMG. Isto é um fertilizante, não é? Se sim, é fertilizante de micros, macros, ou 'geral'?

 

Obrigado mais uma vez e desculpem tanta ignorância.

 

Cumps!

 

 

O TMG = Tropica Master Grow. É um fertilizante da tropica onde, penso eu, veem misturados os npk. O problema é que as plantas podem precisar de N sem precisarem de P...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto surgiram-me mais umas dúvidas:

 

- Se, pelo que percebi, fertilizas com micro com abudo líquido, que marca é que há que venda só fertilizantes de micro?

- Como se medem ppm's?

- Quanto custam +/- esses pós, salvo seja ;) ?

 

1 de ntratos (azoto ou notrogénio), 1 de fosfatos e 1 de potássio.

 

O problema é que as plantas podem precisar de N sem precisarem de P...

 

- Neste momento encontro-me numa crise de nitratos elevadíssimos apesar de TPA's quase diárias. Assim sendo, escusava de adicionar N, certo?

 

Muito obrigado pela ajuda :D

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Neste momento encontro-me numa crise de nitratos elevadíssimos apesar de TPA's quase diárias. Assim sendo, escusava de adicionar N, certo?

 

Muito obrigado pela ajuda :popcorn:

 

Cumprimentos!

 

Exacto. O que farias seria fertilizar com potássio e fosfatos e as plantas ajudavam a consumir os nitratos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E as outras peguntas n podem levar uma resposta? :roll::P

Cumps!!

 

 

Boas!

 

Aproveitava a questão para esclarecer também uma dúvida que tenho. A Horizonte Aquático tem os mesmos fertilizantes já no estado líquido. Então é assim: como é que calculamos as doses por ex. para um aquário de 300 litros? E qual a vantagem ou desvantagem em estarem já no estado líquido?

Se o Ricardo puder dar uma ajuda também agradecia, mas não quer dizer que o nosso amigo Luís Fortunato não nos dê também uma ajudazinha das suas.

 

Obrigado a todos.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TMG é um fertilizante de micros!!

 

- Se, pelo que percebi, fertilizas com micro com abudo líquido, que marca é que há que venda só fertilizantes de micro?

- Como se medem ppm's?

- Quanto custam +/- esses pós, salvo seja ?

 

todas as marcas teem um fertilizante de micros

os ppm ou mg/l (que é a mesma coisa) medem-se com os testes

quanto custa o que?? um?? 1kg, 1g

 

a Horizonte Aquatico vende tanto em pó como já diluidos

 

Exacto. O que farias seria fertilizar com potássio e fosfatos e as plantas ajudavam a consumir os nitratos.

 

nem mais, mas um conselho quando comprares os fertilizantes compra o de nitratos tambem!!!!

porque vais ter de o comprar mais tarde ou mais cedo e se fores mandar vir fica-te mais barato nos portes mandando vir tudo de uma vez

 

Aproveitava a questão para esclarecer também uma dúvida que tenho. A Horizonte Aquático tem os mesmos fertilizantes já no estado líquido. Então é assim: como é que calculamos as doses por ex. para um aquário de 300 litros? E qual a vantagem ou desvantagem em estarem já no estado líquido?

Se o Ricardo puder dar uma ajuda também agradecia, mas não quer dizer que o nosso amigo Luís Fortunato não nos dê também uma ajudazinha das suas.

 

os fertilizantes liquidos da HZ vem com dozes por ex 1ml do fertilizante adiciona x ppm em 100l de agua sendo pra 300l só tens de saber quatos ppm tens de ter na agua ai é só somar ml

 

a vantagem, já está feito, a mistura é mais precisa pois foi feita com uma balança de precisão (ou não) , é melhor pra quem tem aquas pequenos

 

as vantagens não são muitas muito menos pra ti que tens um aqua de 300l pois para esse aqua o melhor era fazer uma suloção mais consentrada. para cada ml adicionar mais ppm

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais