PedroQM

Membro
  • #Conteúdo

    73
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por PedroQM

  1. Recentemente adquiri um filtro externo eheim 2213 e voltei a interessar-me sobre filtros para ver se podia melhorar de alguma forma a sua eficácia.. (já que fiz até recentemente uma espécie de reset ao aquário, quero pô-lo a 100% desta vez - ou pelo menos fazer o melhor que possa) Depois de ler este tópico fiquei um pouco confuso, tenho de confessar.. Afinal que matérias filtrantes aconselham para que haja uma boa filtração e em que quantidades? Eu, de momento, tenho lã de vidro, uma esponja azul que vinha com o filtro e sera siporax, da qual metade foi reaproveitada do aquário "anterior" e a outra metade é nova (na verdade já está no filtro há umas 3 ou 4 semanas).. O aquário que quero manter é um plantado comunitário - um pouco à base de neons.. Já agora, se quiserem referir as respectivas marcas, também ajuda Cpts
  2. Tenho desde o meio dia +-.. Cheguei a casa e o ainda tinha o tal barulho de fundo por isso estive a limpa-lo todo e a ver o motor mm, caso estivesse alguma coisa solta e a vibrar.. Mas nada..
  3. Estou farto de fazer isso e saem bolhinhas de ar ás vezes, sim. Mas também não diminui o barulho...
  4. Olá pessoal! Chegou hoje o meu eheim e já está em funcionamente em conjunto com o filtro interno para fazer a transição.. Tenho de confessar que o "não-barulho" que o 2213 faz não é o que esperava :\ O filtro interno bem que era mais silencioso :\ ouve-se um zumbido de fundo e cheira-me que me vai dar problemas a dormir.. Reparei que pondo um peso em cima do motor o zumbido diminui, mas sem o peso o barulho ainda é algum, especialmente se tivermos em conta que está num quarto.. Mas vamos lá ver, pode ser que esteja ainda na rodagem.. (assim o espero!!) Cpts!
  5. Mas eu vou ter de tirar a água toda.. O aquário ficou um ano parado, devido à minha ausência e ficou uma lástima... Assim vou aproveitar e ganhar espaço tirando o interno e pondo um externo e limpa-lo todo.. Substituir areão até.. O estojo que o jofranp diz parece ser o suficiente para fazer um bom trabalho..
  6. Vou dar uma vista de olhos nas especificações de todos os filtros da Eheim. Obrigado pela ajuda pessoal Cpts
  7. Olá Miguel_Fishe! Não me interpretes mal, mas não percebi bem como isso me ajuda E só por curiosidade, é melhor ter um filtro interno para discus? Cpts
  8. Antes de mais, obrigado pelas respostas!! Já vi que Eheim é capaz de ser realmente uma boa solução Aproveitava para perguntar, também, que diferenças há entre este Eheim 2213 classic e aqueles Ecco, Profissional, Ecco pro, etc.. EDIT Já agora, alguém me sabe dizer as medidas do Eheim 2213? Cpts
  9. Olá!! Quero comprar um filtro externo mas não sei bem qual.. Sempre estive inclinado para o eheim 2213, mas gostava de ouvir opiniões. Um requisisto fundamental é não fazer barulho (dentro dos limites aceitáveis para que eu possa dormir).. O meu aquario é um 80x30x45 pretendente a ser um "belo" plantado.. Se precisarem de mais informação acerca do aqua, digam pf. Desde já agradeço as ajudas!!
  10. Olá!! Tenho um aquário 80x30x45 com filtro interno (uma biobox 2 - aquatlantis). Em breve vou fazer umas remodelações e gostava de saber o que acham - ou se alguém já passou por esta experiência - sobre tirar o filtro interno e substituí-lo por um interno. A metodologia que me passa pela cabeça é a de cortar o silicone que veda o filtro interno com um canivete e está feito. O meu receio é se o silicone é difícil de tirar e se isso implicará deixar no aquário umas manchas pretas, o que visualmente seria negativo :\ Desde já agradeço as ajudas!!
  11. PedroQM

    Comida Viva

    Muito bom tópico. Inamovível!!! Já agora, o que é uma cultura de arranque que é tão falada neste texto? Cumprimentos!
  12. Tens toda a razão, mas não consegui arranjar melhor.. e para tirar essas já foi um ver se te havias.. Espero então que seja só um ritual de acasalamento.. Cumprimentos!
  13. Olá!! Há uns dias tive um acidente com o meu molly macho (preto).. Meteu-se no tubo da TPA, mas como o tubo era fino para ele entrar, numa fracção de segundo, ficou lá preso e voltou a sair. Ficou com umas escamas um pouco salientes e visivelmente magoado. Desde então, já curado, ficou um pouco mais medroso, obviamente, mas támbém mais agressivo com a fêmea.. Ela aparenta estar grávida (é branca e penso que está a ficar com barriga e julgo ver pontos pretos, mas não tenho a certeza) e ele não a deixa em paz. Há uns tempos tive um espada que tinha um comportamente semelhante ao deste molly com a fêmea (não a deixa andar livremente e parece que está constantemente a "impôr-lhe território") e a espada fêmea, coincidência ou não, morreu. Hoje morreu-me uma platy que também julgo ter vindo grávida da loja e que o molly andou a chatear.. Sinceramente, não queria que a molly fêmea morresse, não é? Que posso fazer? Entretanto, reparei que a barbatana dorsal do molly é grandita (depois do tal acidente ficou um pouco descolorada na ponta até), fazendo-me pensar duas vezes se não será um molly velifera.. Quando a abre toda à fêmea até parece um perú.. E como também já li por aí que os veliferas são agressivos.. São também agressivos para o resto dos peixes (basicamente guppies, néons, barbos e peixes de fundo)? Deixo aqui fotos. (desculpem a qualidade ) Cumprimentos!!
  14. PedroQM

    É Um Sae?

    Estava a ver uma foto de uma flying fox e fiquei na dúvida se não será um.. http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/
  15. PedroQM

    É Um Sae?

    Olá! Dps de ver imagens de SAE's tenho quase a certeza que este é um, mas fica a dúvida. Se me puderem ajudar
  16. Qual o melhor peixe para ajudar a controlar as algas quer filamentosas, quer greenspot, quer dos vidros, etc etc etc? Obrigado desde já. Cumps!
  17. PedroQM

    Npk

    E as outras peguntas n podem levar uma resposta? Cumps!!
  18. PedroQM

    Npk

    Entretanto surgiram-me mais umas dúvidas: - Se, pelo que percebi, fertilizas com micro com abudo líquido, que marca é que há que venda só fertilizantes de micro? - Como se medem ppm's? - Quanto custam +/- esses pós, salvo seja ? - Neste momento encontro-me numa crise de nitratos elevadíssimos apesar de TPA's quase diárias. Assim sendo, escusava de adicionar N, certo? Muito obrigado pela ajuda :D Cumprimentos!
  19. PedroQM

    Npk

    Obrigado pela resposta Agora acho que já começo a perceber... vou reler coisas sobre isto para ver se desta vez já tenho bases suficientes para perceber melhor Já agr, vejo também muitas vezes associado a NPK a expressão TMG. Isto é um fertilizante, não é? Se sim, é fertilizante de micros, macros, ou 'geral'? Obrigado mais uma vez e desculpem tanta ignorância. Cumps!
  20. PedroQM

    Folhas Espessas

    Obrigado pela resposta Não sabia.. curiosidades
  21. PedroQM

    Folhas Espessas

    Tem prai 2 meses.. Levou foi uma valente poda pq tava tipo praga e as folhas tavam a tapar imensa luz para o aquario.. Tavam muitas plantas a apodrecer (na altura a luz era pouca )
  22. PedroQM

    Folhas Espessas

    Obrigado pela resposta Elas também me parecem bem de saúde, mas no que toca a crescimento, parece que uma ou outra sofreu uma metamorfose A Hygrophila Difformis era muito mais bonita quando veio.. Cumps!
  23. PedroQM

    Folhas Espessas

    Olá! Já suspeitava e confirmei hoje quando fui à ornimundo (se bem que tb n é grande exemplo de loja de aquariofilia) que as minhas plantas têm as folhas mais espessas do que as da loja ou mesmo do que quando vieram.. Tenho até um Hygrophila Difformis que está com umas folhas um pouco esquisitas (ver foto). Do que poderá ser? Será que as minhas folhas estão normais e na loja é que estão finas demais?
  24. PedroQM

    Npk

    Já li o artigo e fiquei mais esclarecido, no entanto, surgem-me outras dúvidas. Se alguém me as puder esclarecer, fico agradecido Pelo que percebi, NPK são os maroelementos e devem ser fornecidos às plantas. Mas e os microelementos? O NPK não resolve isso, pois não? Adubamos com adubos líquidos? E em que quantidades? Do que vi pelo fórum, NPK compra-se e fazem-se misturas, mas tipo, NPK vende-se em pó e fazemos a mistura? Onde se vende? Como se faz a mistura? Como se usam as calculadoras? Como se vê se é preciso mais NPK? Por olhómetro? Desculpem tanta pergunta e ignorância Cumps!!
  25. PedroQM

    Npk

    Obrigado pela resposta Não tinha reparado. Vou ler a ver se fico mais esclarecido então. Cumps!!