Algas...


Murkas

Recommended Posts

Boas,

montei um aqua de 25Lts e notei que tenho uma espécie de tapete castanho sobre a akadama...

 

Os nitratos têm andado um pouco altos mas tenho feito tpa's e ficam por volta dos 10 ppm

Pelo que pesquisei parecem-me ser diatomaceas...

Segundo os artigos que li a melhor maneira de as remover é aumentando a iluinação, mas eu neste momento estou com 30W para 25Lts de água 10horas por dia (6500K e 4200K).

 

Será da luz?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas

Tens esse aquário montado á quanto tempo?

Se for recente continua com as TPA's e a fertilizar normalmente, elas irão acabar por desaparecer!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas

Tens esse aquário montado á quanto tempo?

Se for recente continua com as TPA's e a fertilizar normalmente, elas irão acabar por desaparecer!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

Boas luiz,

o aqua tem cerca de 2 semanas podes ver aquiainda não actualizei o tópico mas aina esta semana devo de meter algumas fotos

 

Obrigado pela ajuda

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pelo que sei as diatomáceas são indicadoras de má qualidade da água, por isso se continuares a fazer as TPAs, em princípio, devem desaparecer!

 

Abraço!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pelo que sei as diatomáceas são indicadoras de má qualidade da água, por isso se continuares a fazer as TPAs, em princípio, devem desaparecer!

 

Abraço!

 

Boas,

pelo que pesquizei as diatomaceas indicam de facto um desequilibrio de nutrientes (havendo elevadas doses e silicatos presentes na água) do aqua mas apenas quando este já está maduro, pois no início das montagens podem aparecer sem explicação aparente e da mesma maneira que aparecem desaparecem (com a estabilização do aqua e se as fertilizações forem bem feitas).

 

Pelo manos foi o que descobri pelo google...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pelo que pesquizei as diatomaceas indicam de facto um desequilibrio de nutrientes (havendo elevadas doses e silicatos presentes na água) do aqua mas apenas quando este já está maduro, pois no início das montagens podem aparecer sem explicação aparente e da mesma maneira que aparecem desaparecem (com a estabilização do aqua e se as fertilizações forem bem feitas).

 

Pelo manos foi o que descobri pelo google...

 

Abraço

 

Olá!

 

Desculpa não ter explicado melhor. Quando falei em má qualidade de água não estava a falar especificamente na aplicação ao aquário... banana rock

 

Num trabalho que andava a fazer na praia, em que andava nas rochas, era frequente encontrar diatomáceas em algumas poças e quando fui perguntar a um prof meu de Ecologia Marinha, que está bem dentro destes assuntos, a resposta dele foi precisamente que isso acontece quando a água não está muito boa! É claro que neste contexto se devem ter em conta outros factores, como poluição, mas acho que dá para se fazer o paralelismo para a quariofilia!

 

Com a tua pesquisa as coisas batem ainda mais certo pois um dos principais problemas de poluição passa por contaminação por esgotos (e sabemos bem que elementos isso desiquilibra) e, além disso, enquanto o aquário não está estabilizado é provável que apareçam algas (convém não esquecer que as diatomáceas não passam de um tipo delas - e ao microscópio são bem bonitas)!

 

Desculpa se no outro post te assustei ou confundí! Espero agora ter explicado melhor e não ter dito nenhuma asneira muito grande!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Desculpa não ter explicado melhor. Quando falei em má qualidade de água não estava a falar especificamente na aplicação ao aquário... :blush:

 

Num trabalho que andava a fazer na praia, em que andava nas rochas, era frequente encontrar diatomáceas em algumas poças e quando fui perguntar a um prof meu de Ecologia Marinha, que está bem dentro destes assuntos, a resposta dele foi precisamente que isso acontece quando a água não está muito boa! É claro que neste contexto se devem ter em conta outros factores, como poluição, mas acho que dá para se fazer o paralelismo para a quariofilia!

 

Com a tua pesquisa as coisas batem ainda mais certo pois um dos principais problemas de poluição passa por contaminação por esgotos (e sabemos bem que elementos isso desiquilibra) e, além disso, enquanto o aquário não está estabilizado é provável que apareçam algas (convém não esquecer que as diatomáceas não passam de um tipo delas - e ao microscópio são bem bonitas)!

 

Desculpa se no outro post te assustei ou confundí! Espero agora ter explicado melhor e não ter dito nenhuma asneira muito grande!

 

lol ya é na boa bigsmile

Dou-te inteira razão... é mesmo por a água não estar em condições que isso acontece! mas aplicando especificamente aos aquas de água doce o elemento desequilibrador pode ser excesso de nitratos ou então (e para já é bem capaz de ser isso) excesso de silicatos e instabilidade do meio...

 

Lol ao microscópio até podem ser bonitas mas no aqua quero-as é bem ao longe!!! chainsaw

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol ao microscópio até podem ser bonitas mas no aqua quero-as é bem ao longe!!! chainsaw

 

LOL! É bem verdade que a olho nu são bem feiinhas e num aquário ficam mesmo mal!

 

Mas olha para estas fotos:

 

crisofita.jpg

 

hudson_diatomE.jpg

 

Diatoms_through_the_microscope.jpg

 

diatom.jpg

 

Lindas, não?

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vão ser presos pela inquisição da aquariofilia por andarem a idolaterar algas chainsaw

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais