Recommended Posts

Boas,

na segunda feira a noite medi Nitritos e Nitratos do meu aquario e obtive os seguintes valores:

- NO2 - 1.0mg/lL 3.3mg/l

- NO3 - 50 mg/l

pelo que precedi a mudança de cerca de 1/3 da agua do aquario 180l (O aquario tem 495l)

 

A minha estranheza reside no facto de ontem (terça-feira) ter efectuado nova mediçao, com valores rigorosamente iguais. help

 

Os testes sao da Sera e depois do Tpa nao os voltei a alimentar.

 

Achei a situaçao muito estranha, alguem me pode dar algum conselho ou dica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

na segunda feira a noite medi Nitritos e Nitratos do meu aquario e obtive os seguintes valores:

- NO2 - 1.0mg/lL 3.3mg/l

- NO3 - 50 mg/l

pelo que precedi a mudança de cerca de 1/3 da agua do aquario 180l (O aquario tem 495l)

 

A minha estranheza reside no facto de ontem (terça-feira) ter efectuado nova mediçao, com valores rigorosamente iguais. help

 

Os testes sao da Sera e depois do Tpa nao os voltei a alimentar.

 

Achei a situaçao muito estranha, alguem me pode dar algum conselho ou dica?

 

Boas!

 

Quanto aos nitritos, n t posso ajudar porque nunca medi os meus e nem sei quais são os valores adequados. Quanto aos nitratos a história é diferente... o valor que apresentas é de facto alto. Devia descer pelo menos para metade pelo que sei... Quanto a causas podem ser muitas... peixes a mais, má filtragem, enfim.... tens de ser mais específico nas condições que tens no aquário... as soluções passam sempre pelas tpas (penso eu de que) :(

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

na segunda feira a noite medi Nitritos e Nitratos do meu aquario e obtive os seguintes valores:

- NO2 - 1.0mg/lL 3.3mg/l

- NO3 - 50 mg/l

pelo que precedi a mudança de cerca de 1/3 da agua do aquario 180l (O aquario tem 495l)

 

A minha estranheza reside no facto de ontem (terça-feira) ter efectuado nova mediçao, com valores rigorosamente iguais. help

 

Os testes sao da Sera e depois do Tpa nao os voltei a alimentar.

 

Achei a situaçao muito estranha, alguem me pode dar algum conselho ou dica?

 

Não conheço o teste da sera, mas tenho o da nutrafin onde apesar de na escala ter os valores 0,10,20,50 e 110, na realidade estes últimos são muito dificeis de distinguir. Portanto na prática, sem diluições, só é possível afirmar com segurança se tenho mais ou menos de 10 mg/l.

No teu caso deve-se passar o mesmo. O teu aquário pode ter mais de 50 mg/l. Por exemplo 80. Por exemplo, se trocaste 1/3 da água os valores devem ter descido 1/3. Ou seja aquele valor de 80 passou para 53, mas parece o mesmo na escala de cores.

Admitindo que a água nas tpa não tem nitratos (o que até pode não ser verdade) na realidade os valores desceram, só que a sensibilidade dos testes não é suficiente - cores parecidas.

Sugestão : dilui a água que vais analisar com água destilada numa proporção de 1:1. Faz o teste e multiplica os valores obtidos para o dobro. Assim a leitura torna-se mais segura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o problema nao virá da agua da torneira pois de todas as vezes que fiz os testes nunca obtive valores tao elevados, quer de Nitritos quer de Nitratos...

 

Vou experiemntar a diluiçao em agua destilada (parece-me um sugestao inteligente), e eventualmente um novo Tpa, mas a fazer Tpa's de 180l com esta frequencia ainda vou a falencia...

 

Obrigado pelas dicas. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o problema nao virá da agua da torneira pois de todas as vezes que fiz os testes nunca obtive valores tao elevados, quer de Nitritos quer de Nitratos...

 

Vou experiemntar a diluiçao em agua destilada (parece-me um sugestao inteligente), e eventualmente um novo Tpa, mas a fazer Tpa's de 180l com esta frequencia ainda vou a falencia...

 

Obrigado pelas dicas. bigsmile

 

Eu fazia TPA diárias até baixar os valores.

Podes também usar resinas no filtro, como modo de emergência.

Mas tens de baixar isso.

Já verificaste o filtro? Não existirá algum entupimento ou redução de caudal?

E, já agora, que filtragem tens?

Abraço.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é um Fluval Fx5. Tem ceramicas em 2 cestos e carvao activo no 3º, para alem das esponjas a toda a volta.

Nao me pareceu estar entupido, aquando do Tpa a mangueira de output estava com um fluxo consideravel, mas

pelo sim pelo nao vou-lhe fazer tambem manutençao... a ultima foi a 3 semanas, tambem vai sendo tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é um Fluval Fx5. Tem ceramicas em 2 cestos e carvao activo no 3º, para alem das esponjas a toda a volta.

Nao me pareceu estar entupido, aquando do Tpa a mangueira de output estava com um fluxo consideravel, mas

pelo sim pelo nao vou-lhe fazer tambem manutençao... a ultima foi a 3 semanas, tambem vai sendo tempo...

Com esse filtro, desde que a funcionar correctamente e o volume do teu aqua, acho que não há razão para os nitiritos estarem tão altos.

Fizeste anteriormente alguma medição de amónia?

Usaste alguma coisa fora de comum no aqua, nomeadamente medicamentos de alguma espécie?

Há quanto tempo está o aqua montado?

Qual é a carga de habitantes e como os alimentas?

Como tratas a água das TPA's e qual a periodicidade e percentagem habitual?

Porque lá que tiveste alguma coisa que te desiquilibrou as bactérias do filtro, lá isso tiveste.

É como te disse, TPA´s diárias de uns 15% a 20% e, se quiseres, resinas anti No2 e No3.

Há muito quem não goste, mas eu já me socorri delas com sucesso.

Tens CA permanentemente no filtro? Porquê? Acho que não devias.

Abraço.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse filtro, desde que a funcionar correctamente e o volume do teu aqua, acho que não há razão para os nitiritos estarem tão altos.

Fizeste anteriormente alguma medição de amónia?

Usaste alguma coisa fora de comum no aqua, nomeadamente medicamentos de alguma espécie?

Há quanto tempo está o aqua montado?

Qual é a carga de habitantes e como os alimentas?

Como tratas a água das TPA's e qual a periodicidade e percentagem habitual?

Porque lá que tiveste alguma coisa que te desiquilibrou as bactérias do filtro, lá isso tiveste.

É como te disse, TPA´s diárias de uns 15% a 20% e, se quiseres, resinas anti No2 e No3.

Há muito quem não goste, mas eu já me socorri delas com sucesso.

Tens CA permanentemente no filtro? Porquê? Acho que não devias.

Abraço.

P.

 

Ora o aquario esta montado a pouco mais de 3 meses.

Já fiz varias mediçoes de amonia, nao tenho aqui os registos, mas os valores eram - no maximo- de metade dos que tenho agora.

Nunca usei nenhuma especie de medicamento.

Tenho 4 carpas e 6 Orandas todos entre os 4 e 6 cm (nao tenho termostato).

mudo cerca de 20% de 15 em 15 dias e limpo o filtro de mes a mes (para já é esta a minha rotina).

A aposta do CA tem a ver com a limpidez da agua, e pelo facto de tambem nao ter plantas.

Dois dos Orandas foram introduzidos no domingo.

Será que foram eles que tiveram este impacto todo?

A alimentaçao é feita uma vez por dia, e por vezes apenas de 2 em 2 dias. Mas no dia da 1º mediçao alimenteios, talvez um pouco mais que o habitual, mas isso nao explica os valores do dia seguinte depois do Tpa...

bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora o aquario esta montado a pouco mais de 3 meses.

Já fiz varias mediçoes de amonia, nao tenho aqui os registos, mas os valores eram - no maximo- de metade dos que tenho agora.

Nunca usei nenhuma especie de medicamento.

Tenho 4 carpas e 6 Orandas todos entre os 4 e 6 cm (nao tenho termostato).

mudo cerca de 20% de 15 em 15 dias e limpo o filtro de mes a mes (para já é esta a minha rotina).

A aposta do CA tem a ver com a limpidez da agua, e pelo facto de tambem nao ter plantas.

Dois dos Orandas foram introduzidos no domingo.

Será que foram eles que tiveram este impacto todo?

A alimentaçao é feita uma vez por dia, e por vezes apenas de 2 em 2 dias. Mas no dia da 1º mediçao alimenteios, talvez um pouco mais que o habitual, mas isso nao explica os valores do dia seguinte depois do Tpa...

bigsmile

 

Quando fazes manutenção ao filtro lavas as cerâmicas? Se sim com que água, exterior ou do próprio aquário? Já agora apostava também em mudanças semanais se não for possível dos 20% pelo menos de 15%.

 

PS:Já tive peixes de água fria e sei que são bem porcalhões ;)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, em água fria não sei como é.

Mas presumo que seja semelhante a água quente.

Dizes que também tens a amónia alta

Houve qualquer coisa que te deu cabo do filtro.

Controla os valores e tenta fazer TPA sempre que possível, com grande periodicidade, até que tudo volte ao normal.

E pensa no que pode ter acontecido.

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo realmente que o processo passará pela normalizaçao do ecossistema com Tpa's.

 

Ontem troquei mais 100l (mas nao fiz mediçoes).

 

A razao de colocar este post tem mesmo a ver com a dificuldade em perceber o que realmente aconteceu...

 

Obrigado a todos pela colaboraçao e pelas sugestoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.