Falta de "power" no Co2 ?!


Recommended Posts

Boas...

 

 

Estou a começar no CO2 caseiro. Depois de algumas guerras a vedar a tampa, não sei se estou ou não no bom caminho.

 

Segui a seguinte receita para 1 garrafa de 2 litros:

 

1 chavena e meia de cha de acuçar

1 colher de cha de bicarbonato de sódio

1 colher de cha de fermento de padeiro

1 litro e meio de agua

 

Resultado da mistura depois de "chocalhado" e espera cerca de 1 hora, é de 5 em 5 segundos, sensivelmente, uma injecção de bolhas de CO2 no aquario. Isto não é pouco ?!?! Supostamente não deveria ser uma injecção continua ? A mistura esta correcta ?

 

Aguardo comentários dos experts, mas desde ja obrigado.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá..

Fica desde já ponto assente que sou um leigo

Mas pelo que li para 2 litros a formula é:

 

40g de fermento

500g de açucar

10g de bicarbonato de sodio

 

Espero não te estar a enganar...

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Fase:

1L DE H20 COM 500G açucar,bater com a varinha,com a água morna dissolve-se melhora mistura.

2ºFase

1l de H2O com uma colher de sopa de fermento,bater com a varinha,acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e contínuar a bater a dissolução.

3º Fase

Juntar a 1º e 2ª fase e dissolve-las com a varinha.

 

Nota: o fermento ,é fermento de padeiro.

Irão sair muitas bolhas seguidas,controla o ph .

Até mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento já tenho um fio constante de CO2 no aqua, que me parece "normal" se assim se pode chamar.

 

Penso que a injecção está estável no entanto estou a pensar fazer as soluções que referiram.

 

Obrigado.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

tal como o João Lázaro, também resolvi esta semana acrescentar CO2 caseiro ao meu aquário (62*32*32).

 

Segui uma receita idêntica, só não coloquei o bicarbonato de sódio. Saía bastantes bolhas (até demais, acho eu, ao ponto de fazer algum barulho :evil: ).

 

A minha questão. e aproveitando este tópico (não te importas,pois não João) é a seguinte: Tinha um ph de 7 (+/-) que disparou para quase 5,5 :( .

 

Algum ideia do que poderá ter corrido mal? E o que poderei fazer para o evitar? Já efectuei entretanto uma TPA, e passou o ph para 6, mas comtendência para baixar outra vez.

 

Quanto ao filtro, tenho um 22313.

 

Obrigado.

 

Daniel L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não me importo nada, antes pelo contrário :evil:

 

 

Acho que o que fizeste mal foi exactamente a falta do bicarbonato que serve exactamente para manter o ph estável.....

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa João Lázaro, mas o que disseste não é verdade, não me leves a mal. :evil:

 

Estás a confundir dois conceitos diferentes...

 

O pH do aquário baixou para 5.5 não pela falta do Bicarbonato, mas sim, porque em principio a dureza da água é muito baixa. Verdade TiTomás?

 

O CO2 tem como consequência um abaixamento do pH da água do aquário e se o KH dessa água for muito reduzido o que acontece é a sua redução muito brusca.

 

O Bicarbonato tem como função manter o pH sim, mas da mistura que está a fermentar cujo pH também tem tendência a descer e, se isso ocorrer, a fermentação vai parar e, obviamente, a produção de CO2 também.

 

TiTomás, tens que ter cuidado pois os peixes não aguentam essas variações de pH, se não conseguires estabilizar o pH, exprimenta colocar uma rocha calcárea no aquário que vai subir-te o pH e aumentar a dureza da água.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

sinceramente, quanto à dureza da água, não tenho dados nenhuns :( . Vou ter de comprar uns testes já este fim de semana.

 

Vou efectuar hoje outra TPA e experimentar então a colocar uma pedra calcárea.

 

Depois dou mais notícias.

 

:evil: Lembrei-me agora mesmo de uma outra ideia: e se em vez de colocar a pedra calcárea dentro do aquário, colocar a mesma, mas desfeita dentro do filtro ??? :shock: Isto era para não criar um arranjo diferente em termos de pedras lá dentro. Neste momento tenho lá colocadas algumas pedra de rocha vulcânica.

 

Será que resultaria?

 

Cmps,

 

Daniel L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vviva,

A uns tempos tive um aqua em que o PH ia lentamente baixando...

E uma das soluçoes "caseiras" que me deram foi o uso de areia de coral :(

Coloquei no compartimento do filtro destinado ao carvão uma meia de

senhora com um pedaço dessa areia... e ... quem diria :shock:

Acertei na dose a primeira :D o PH manteve-se constante em 7.5 durante

todo o restante tempo em que esteve montado :D

 

Penso que a areia de coral sobe ambos os parâmetros (KH e PH).

Corrijam-me se estiver errado.

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já coloquei alguns pedaços de pedra calcarea no filtro, isto só até amanhã, porque quero ir comprar um pouco da areia de coral :) para substituir esses pedaços. :D

 

Entretanto, ontém estive a fazer umas medições ao ph e reparei no seguinte:

 

--> água filtrada por um filtro(para consumo humano) com carvão activo: 5,7

--> água da torneira : 7,3

--> água aquário(da filtrada com carvão) : 5,7 (com um pequena tendência para ir subindo).

 

Sempre reparei que o ph da água da torneira era um bocado alto (7,x), mas nunca tinha reparado na diferença do ph depois de passada pelo filtro de carvão, o qual adquiri recentemente. Só agora é que comecei a usar esta água filtrada deste modo.

 

Sempre tive por hábito ter garrafões com água em repouso durante pelo menos uma semana, e só depois a usar no aquário.

 

Questão: :lol:

será normal o abaixamento do ph depois da água ser filtrada por carvão activo, e daí o "disparar" do ph para quase 5,5, como referi anteriormente? :wink:

 

 

Obrigado,

 

Daniel L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas...

 

Ontem tentei fazer a minha primeira garrafa de CO2, utilizei uma garrafa de 1L. Relativamente ás quantidades fiz a mistura de acordo com a garrafa. Só que depois de tudo misturado não produziu bolhas nenhumas...o que achei estranho...

 

A minha duvida é : o tubo que se mete dentro da garrafa deve estar colocado até ao fundo da garrafa ou deve ficar á altura do gargal??? e já agora relativamente ao facto de não fazer bolhas alguém imagina porque será?coloquei todos os ingredientes necessários com as porporçoes correctas para um litro até porque não é mt dificil pegar na porções utilizadas colocar só metade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O tubo não pode ficar dentro do liquido, tem de ficar junto ao gargalo. Deves esperar umas horas, se não deitar é porque tens alguma fuga na garrafa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não aconselho mesmo nada o uso de materiais calcários para peixes que não sejam de águas duras. se a fermetação de CO2 parar o ph vai disparar em poucas horas. Se vais tentar endurecer a água ao mesmo tempo que estás a baixar o KH com o CO", poderás vir a ter muitas oscilações na química da água e, o que todos nós desejamos é atingir a estabilidade desta. Se o ph baixa para 5,5 é porque existe muito CO2 dissolvido na água. Corrigir isso é muito fácil:

 

- Subir o tubo de saída das bolhas (ficar + perto da superfície da água)

- Aumentar o arejamento da água para o CO2 se dispersar + facilmente

- Colocar menos fermento na mistura (+ fermento = + bolhas e + açucar = + tempo de fermentação)

 

Qualquer um destes métodos impedirá o ph de descer tanto.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.