terra de bonsai


danielcvieira

Recommended Posts

tive a ver no outro dia e constactei com uma terra 100% natural e que promove um crescimento superior nas raizes do que outras terras.

visto ser 100% natural não a poderia usar em aquarios?

não é assim tao caro 1kg custava a volta de 2.50euros.(também não é barata)

tive a pensar e acho que mal possa vou tenytar uma esperiencia com essa terra, humus de minhoca( venda no mestre maco) lateria concentrada e um pouco de tis.

ou seja uma bomba de nutrientes...apenas acho que tenho que usar uma camada maior de areao por cima de tudo isto para a libertacao de nutrientes ser mais dificil e assim minimizar o stresse das algas.

 

 

aguardo opinioes!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel ! Cá vai a minha sincera opinião:

 

Muito se tem falado dos substractos ( é o grande quebra-cabeça ) de quem é iniciante em aquarios com plantas. As informações que se vêm aki na net são tão diversas... que chegam a baralhar-nos a cabeça pois tirar uma solução de mil soluções possiveis é tarefa dificil.

 

Se queres que te diga é assim: não te preocupes que o solo seja fertil, a não ser que estejas a pensar num aquario plantado com muitas, muitas plantas... Eu por exemp só tenho areão e pus uma vallisneria e ela pegou ! Acho que as fezes dos peixes e o fertilizante liquido dão bem conta do recado. Claro que se pensares em por exemplo Anubias não será assim tão facil ( Ai opta por pastilhas ). O melhor é ir experimentando e vendo, experimentando e vendo...

 

Abraços ! :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi daniel,

 

Também já andei no AKI a ver esses substratos para bonsais, são tipo um areão de uma granulometria de 3-4 mm, e como são 100% naturais talvez tb vá experimentar, depois era só cobrir com arião. Penso que o taslixado está a testar esse tipo de substrato. Em relação ao humus de minhoca, já experimentei "trata-lo" mas desisti, aquilo estava a dar um trabalhão!!!

 

Fica bem... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, esses tipos de substrato devem ser aplicados com uma plantação muito densa e de plantas de crescimento rapido de outra formas as algas vao aparecer, substrato é parte importante num plantado mas nao é só a luz igualmente importante, outro factor é a temperatura, ainda não tive a opurtunidade de experimentar o sistema de termóstato no areão penso que tb deve ser levado em conta.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá vou eu repetir-me mais uma vez... :)

 

Plantados = boa luz + nuteientes + CO2.

 

A fertelização não tem de vir do solo, pode ser feita na água e melhor que colocar um substrato de qualquer matéria é ir fazendo bolinhas dessas matéria e inserir de vez em quando no areão. Um substrato não é fertil a vida toda... Vejam aquários americanos ou o do Vitor, ou mesmo o meu..... :(

 

O método dos "pés quentes" é importante mais para paises com temperaturas ambientes muito baixas, para paises como Portugal, não vejo necessidade. Com o que custa um aquecedor de fundo, já quase se arranja um sistema de fertelização de CO2, que é bem mais importante... :P:(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, ainda bem que repetes, pois era isso que queria dizer acerca da necessidade de ter um substrato muito fertil. Mais vale optar por fertilizar quando ncessário do que não ter controlo sobre o excesso de nutrientes.

 

Quanto ao sistema de aquecimento de fundo, pelo que li, em aquas plantados é muito recomendado, e só não tenho instalado no meu aquario por ser um pouco caro.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Vou ter de discordar um pouco com o hugo, por experiencia própria, tenho reparado que nos aquários em que apenas tinha areão como substrato as plantas também se desenvolvem bem, mas não tão bem como as que tinham fertilizante de substrato, notei grandes diferenças. :(:P :D É de referir ainda que algumas plantas absorvem os nutrientes principalmente pelas raizes!!! :)

 

Um substrato não é fertil a vida toda...

 

O substrato que utilizo, não vai durar uma vida, mas vai durar bastante tempo pois ele liberta lentamente os nutrientes, por isso ele dura tanto.

 

Ainda em relação aos aquecedores de substrato, tb penso que em Portugal não seja necessário, mas se alguem tiver interessado, eles até nem são assim tão caros (aquecedor+termostato), confiram em http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...2&userid=863721 . :(

 

Mas ainda em relação aos substratos o que referi é só a minha opinião :P , para mim é essencial: substrato+iluminação+fertilização+CO2

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, alem do que foi dito posso referir que cada aqua é um ecosistema único e que o que resulta com uma pessoa no seu aquário não é o mesmo noutro, e que no meu ver o nosso conhecimento aumenta bastante com a experimentação (com erro ou susseco) e a sua partilha com outros aquariofilistas.

 

Por isso acho validas estas experimentações, porque nos aquas não existem formulas exactas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

viva, alem do que foi dito posso referir que cada aqua é um ecosistema único e que o que resulta com uma pessoa no seu aquário não é o mesmo noutro, e que no meu ver o nosso conhecimento aumenta bastante com a experimentação (com erro ou susseco) e a sua partilha  com outros aquariofilistas.  

 

Por isso acho validas estas experimentações, porque nos aquas não existem formulas exactas.

 

Gostei, e muito!!! :wink::P:P

 

Fica bem... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por experiencia própria, tenho reparado que nos aquários em que apenas tinha areão como substrato as plantas também se desenvolvem bem

 

Pronto! É o que eu quero para as plantas. Quero é que se desenvolvam bem... 8)8)

 

É evidente que um substrato fértil não faz mal, muito pelo contrário, como também não faz mal um sistema de injecção de CO2 com correcção por PH, como também não faz mal umas HQI, como também não faz mal o aquecedor de fundo, etc, etc, etc... O meu comentário foi no sentido de ser desnecessário/ imprescindível, não de ser "má política" usar... :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por experiencia própria, tenho reparado que nos aquários em que apenas tinha areão como substrato as plantas também se desenvolvem bem

 

Pronto! É o que eu quero para as plantas. Quero é que se desenvolvam bem... 8)8)

 

É evidente que um substrato fértil não faz mal, muito pelo contrário, como também não faz mal um sistema de injecção de CO2 com correcção por PH, como também não faz mal umas HQI, como também não faz mal o aquecedor de fundo, etc, etc, etc... O meu comentário foi no sentido de ser desnecessário/ imprescindível, não de ser "má política" usar... :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

antes de se decidir se se vai usar um substrato fertil ou não tem de se decidir que plantas se vai usar, se por exemplo usar apenas plantas caulustres não há necessidade nenhuma de usar substrato fertil já que estas plantas absorvem os nútrientes directamente da coluna de água, o mesmo acontece com plantas vasculares.

se for usar apenas plantas paulustres neste caso é de considerar o uso de um substrato fertil, mas nada que uma boa fertilização liquida não resolva.

como referiram eu testei a terra para bonsais com a Eleocharis vivipara e reparei que esta planta se desenvolve mais rapidamente com substrato fertil do que com substrato não fertil, mas também se desenvolve bem sem ele, apenas o faz um pouco mais lentamente.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais