Piranha, Isto São Só Confusões


Recommended Posts

Bom dia,

 

Ofereceram-me um aquário de 120 Lts, 100*35*40 e gostava de ter pelo menos uma piranha. A minha confusão surge depois de ler tópicos aqui do fórum e de outros sites na net que dão ideias muito diferentes e antagonicas.

 

Gostava que me respondessem às minhas perguntas:

 

Neste aquário é possivel manter piranhas?

 

Se sim: quantas? de que espécie?

 

 

 

 

E já agora se não for possivel podiam sugerir outras espécies?

Muito obrigado e aguardo por respostas.

 

Abraço,

Raul

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivel é... Mas rapidamente um cardume de 3 peixes semi adultos vai se sentir apertado e o mais certo é originar lutas e possivel morte das mais fracas. Isto falando das de barriga vermelha.

Tens sempre a hipotese de manter uma sozinha, mas para tirares partido da beleza de uma piranha convém manteres um cardume e esse aquário é pequeno para isso.

Há tanta especie de peixe... Vê um que te agrade e pesquisa pelo seu comportamento e como o manter :?

Já pensaste num aquário de água salobra?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é um pouco pequeno para piranhas. Se gostas de piranhas pela sua agressevidade, tambem tens outros peixes agressivos e mais pequenos.

Ciclideos americanos por exemplo. Tens o jack dempsey. é um peixe muito bonito e muito agressivo. vai a galeria do www.aquahobby.com e procura por ciclideos americanos. tens la uma lista enorme com fotos e comentarios. cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivel é... Mas rapidamente um cardume de 3 peixes semi adultos vai se sentir apertado e o mais certo é originar lutas e possivel morte das mais fracas. Isto falando das de barriga vermelha.

Tens sempre a hipotese de manter uma sozinha, mas para tirares partido da beleza de uma piranha convém manteres um cardume e esse aquário é pequeno para isso.

Há tanta especie de peixe... Vê um que te agrade e pesquisa pelo seu comportamento e como o manter :?

Já pensaste num aquário de água salobra?

 

Eu li sobre um tipo de piranha que era solitária... Não me lembro do nome. Conheces?

Se nao nao me importava de manter uma vermelha.

Outro peixe que eu gostava era o oscar, mas pelo que li parece mesmo muito desaconcelhado.

 

Podes explicar melhor explicar como funciona uma aquário desses (agua salobra)? Tipos de plantas, peixes etc.

 

Muito obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é um pouco pequeno para piranhas. Se gostas de piranhas pela sua agressevidade, tambem tens outros peixes agressivos e mais pequenos.

Ciclideos americanos por exemplo. Tens o jack dempsey. é um peixe muito bonito e muito agressivo. vai a galeria do www.aquahobby.com e procura por ciclideos americanos. tens la uma lista enorme com fotos e comentarios. cumprimentos

 

Nunca gostei de piranhas, mas nao se como tem vindo a crescer uma grande curiosidade em mim sobre elas e sobre os oscares. Para mim estes peixes pelo que vejo parecem ser como que uns cachorros a passear. Talvez por criarem uma ligacao diferente da dos outros peixes com o dono. Apesar de nao poder falar muto sobre isto pois so ando nestas andancas da aquariofilia nem um ano faz... e acho muito bonito. A agressividade é um se nao destes peixes.

 

Achei muito bonito esse peixe que tu disseste... Tens? É fácil de se arranjar? Se tens experiência nesses peixes podes dizer o que achas deles? No caso se o oscar e as piranhas nao derem esses são uns peixes a ter em conta

Obrigado

Editado por aduplapersonalidadedoraul
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As piranhas solitárias são as que se alimentam das barbatanas e escamas dos outros peixes. Tens a Serrasalmus geryi ou a Catoprion mento. Mas não sei se encontras facilmente por cá, nem o preço. Além que de certeza que te vais acabar por fartar de ter só um peixe no aquário.

Para Oscares dá para manteres 1 ou 2 durante bastante tempo, se os comprares pequenos e tiveres uma boa filtragem. Mas vasi acabar por te aperceber que o peixe está apertado :P

Os Jack Dempsey são uma boa escolha :)

Procura ciclideos que não ultrapassem os 15-20cm de crescimento. Maioria tem um comportamento interessante.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acerca dos oscares eu acho que são peixes fantásticos. Consegue-se estabelecer uma relação diferente com estes peixes, eu tenho dois. Gosto muito do apetite que têm, uns dias atrás fui ao quintal e encontrei umas minhocas, ainda a minhoca não estava na água e um deles saltou e tirou-ma. Aquilo deve ser um piteu.

 

Mas acho que o João Abóbora tem razão, estes peixes precisam de muita água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no minimo presisas de um aquario de 180l para um oscar adulto , eu tenho 2 num aquario de 240 e ja e pouco , o meu macho de 8 anos tem por volta de 35cms por vezes torna-se agressivo para a femea.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as respostas por me terem ajudado a decidir o que fazer. Vou optar pelo jack dempsey. Estive a pesquisar e parecem ser peixes 5 estrelas.

 

No meu caso deveria ser um casal para os meus 140 Lts certo?

 

Estive a investigar e conclui que podia respeitar mais ou menos o seu biotopo, nomeadamente o da Guatemala. Estive a ler e um substrato de areia (que tipo?); àgua salobra (sal dos que se vendem para àgua salgada?); Uns troncos, umas pedras e bastante espaço para nadar(dentro do possivel) e o aquário ficava muito bom.

 

Também tenho muitas duvidas em relação ao ph pois vários sites dizem coisas diferentes, mas acho que um pH de 7.4 deve estar ok, visto ser o pH que sai da torneira de minha casa.

 

Já agora que companheiros? Estive a ver neste site que está no fim do post que na guatemala existem rivulos(killifish), acham que resultava? Que peixes é que podia colocar para eles conviverem? Será que podia colocar um peixe gato?

 

 

Desculpem as muitas perguntas...:S

 

"Bibliografia" :) :http://fish.mongabay.com/cichlasoma.htm

 

 

Cumps e Obrigado

Raúl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as respostas por me terem ajudado a decidir o que fazer. Vou optar pelo jack dempsey. Estive a pesquisar e parecem ser peixes 5 estrelas.

 

No meu caso deveria ser um casal para os meus 140 Lts certo?

 

Estive a investigar e conclui que podia respeitar mais ou menos o seu biotopo, nomeadamente o da Guatemala. Estive a ler e um substrato de areia (que tipo?); àgua salobra (sal dos que se vendem para àgua salgada?); Uns troncos, umas pedras e bastante espaço para nadar(dentro do possivel) e o aquário ficava muito bom.

 

Também tenho muitas duvidas em relação ao ph pois vários sites dizem coisas diferentes, mas acho que um pH de 7.4 deve estar ok, visto ser o pH que sai da torneira de minha casa.

 

Já agora que companheiros? Estive a ver neste site que está no fim do post que na guatemala existem rivulos(killifish), acham que resultava? Que peixes é que podia colocar para eles conviverem? Será que podia colocar um peixe gato?

Desculpem as muitas perguntas...:S

 

"Bibliografia" :) :http://fish.mongabay.com/cichlasoma.htm

Cumps e Obrigado

Raúl

 

Jack Dempsey podes ir a uma loja, aquaplante, ou outra qualquer. se nao tiver, diz que queres um que eles arranjam. cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas, tive a ler os comments e vejo que os oscares cada vêz mais estão como uma reputação um bocado má ! o que para mim uma parvoiçe, o oscar é um dos peixes mais inteligentes caramba só lhe falta falar. Um dia estava na sala e a minha cadela foi para lá (o que n é custume) e o aquario tá na sala ele estranhou a cadela e ficou com ciumes !!! n parava quieto e além disso são peixes que gostam de dar nas vistas se por exemplo eu tiver visitas eles ficam na frente do aquario a mostrarem-se ! para mim é dos melhores peixes de ser ter. por isso n liguem a TUDO O QUE LEEM ;)

  • Votar + 1

Fuck Google, ask me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais