Tronco, Tratamento!


Recommended Posts

Ola a todos.....

Adquiri um tronco para o meu novo aquario e este tem medidas bem generosas....

Neste momento ja esta de molho e ja foi escovado umas vezes e lavado em água corrente (e ate agora não largou nem uma corzinha. O vendedor garantiu-me que não era tratado).

O problema é que é grande demais e não existe panela em que ele va caber para ser frevido...

Como faço para contornar este problema? ponho-o de molho em agua acaba de frever? por de molho em água quente é suficiente?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apartir do memento k ele esta dentro de agua e n deita cor, podes colocalo no aqua...o meu so esteve de molho 1 dia....largou muito pouco ou nada de cor....fiz a troca de agua e ja n largou mais cor...foi logo para o aqua e la esta

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desculpem a invasao do topico,mas tou com umas duvidas, arranjei uns trocos que penso serem de videiras, com formas muito bonitas, so que flutuam, a minha duvida, e de nao estarem em condicoes ou a videira nao serve para agua? Existe alguma forma de esta ganhar peso e va para baixo?.Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desculpem a invasao do topico,mas tou com umas duvidas, arranjei uns trocos que penso serem de videiras, com formas muito bonitas, so que flutuam, a minha duvida, e de nao estarem em condicoes ou a videira nao serve para agua? Existe alguma forma de esta ganhar peso e va para baixo?.Cumprimentos

 

 

desde que estejam secos não há problema em usares esses troncos, tens é de os ferver primeiro. os meus também flutuavam mas depois de estarem uns dias dentro de água e de serem fervidos já não flutuam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. eu ontem apanhei um tronco de videira ja velhote... em algumas zonas ta meio podre... ele é muito grande mas de uma beleza extraordinária... eu queria saber como é k eu fervo o tronco se ele nao cabe na panela... por partes consigo grande parte do tronco mas ha zonas impossiveis... nao sei o k fazer.. há produtos para o efeito? tenho k o descascar nao é ? fico á espera de ajudas.. obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convem k o descasques....eu n fervi o meu tronco.....se tiveres um poço(k saibas k a agua n esta poluida), ata-o com uma corda e deixa-o la uma semana...k deve ser o suficiente.....e depois da lhe um passada com jacto de uma mangueira de jardim....pronto

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nem por aqui... ;) e acrescento... hoje de manha fui ver se dava um banho ao tronco e aquilo ta com mta bicharada... matei 4 vespas, 1 bicho da conta, e outro insecto kk... e acredito k ainda haja la mais qualquer coisa... k faço??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nem por aqui... :lol: e acrescento... hoje de manha fui ver se dava um banho ao tronco e aquilo ta com mta bicharada... matei 4 vespas, 1 bicho da conta, e outro insecto kk... e acredito k ainda haja la mais qualquer coisa... k faço??

Poe a maquina de lavar louça a lavar uma ou duas vezes sem detergente e depois da-lhe umas lavagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás a todos

 

A máquina de lavar louça, mesmo sem detergente durante a lavagem, não é nada boa idéia, pois haverão sempre resíduos de detergentes das lavagens de louça anteriores que ficarão impregnados na madeira do tronco e serão transmitidos para o aquário, o que, mesmo em concentrações muito pequenas terá sempre alguns inconvenientes.

Julgo que será suficiente manter o tronco mergulhado em água limpa (há quem adicione sal à água) durante alguns dias, umas boas esfregadelas e o problema fica resolvido.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás a todos

 

A máquina de lavar louça, mesmo sem detergente durante a lavagem, não é nada boa idéia, pois haverão sempre resíduos de detergentes das lavagens de louça anteriores que ficarão impregnados na madeira do tronco e serão transmitidos para o aquário, o que, mesmo em concentrações muito pequenas terá sempre alguns inconvenientes.

Julgo que será suficiente manter o tronco mergulhado em água limpa (há quem adicione sal à água) durante alguns dias, umas boas esfregadelas e o problema fica resolvido.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

concordo

 

e acrescento.....se n ha poço, deve haver pelo menos um riacho perto ou um riozito.....se estiver cristalino....aconselho a atar com uma corda e deixar la umas 2 semanitas, depois disso....umas boas esfregadelas e jacto com agua da mangueira do jardim, e deve ficar ok....cuidado...se o fizerem, vejam muito bem se n vem nenhum bicho aquatico agarrado, como eh o caso das larvas de linbelinha, k sao carnivoras, e irao alimentar se dos peixes mais pequenos ou mais calmos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois e eu so tenho o lago do campo grande ... :S pus o tronco mergulhado na banheira vai tar um dia... de cada vez... ja sairam mais uns bichinhos... pus um bocado de sal tb.. um dia destes dou-lhe umas fervuras...

Editado por Red Oscar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é.... e o meu tronco continua dentro de agua... logo á tarde vou po-lo na varanda a secar e com acabar de o descascar... dps vou ferve-lo e dps vai po aquario... e seja o k Deus quiser... vou por umas pedras em cima pa ele afundar... e fazer tpa´s quando a agua ficar acastanhada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu pensei numa hipotese, secalhar vou apostar nela. Cortas os troncos em pedacos que possas colocar numa panela e depois na zona do corte colocas silicone transparente proprio para aquas. O silicone e forte e se operacao for bem feita nao se deve notar. Ja fiz uma decoracao com varios tubos de PVC interligados com areao a decorar o exterior e ficou altamente e natural, pois o areao e o mesmo do aqua. Os ciclideos adoram-no, pq e 1sistema de grutas. Quando dinheiro aperta ou os precos praticados sao exagerados e puxar pela cabeca :crazyeyes:.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Poe experiencia propria adquiri os meus troncos uns tempos antes de montar o aqua e posso-te dizer que leve para ai uns 2 meses a fazer mudas de agua constantes e adicionava sal, ao fim de semana la fervia uns minutos e efregava com uma escova de dentes nova, de resto so o fiz mais por uma questao dos troncos pnao flutuarem do que propriamente pelo facto de sujar a agua... isso com as tpa's ao fim de uns tempos desaparece.

 

 

Abraço,

 

 

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive esta noite a adiantar trabalho no meu tronco... entao é assim... ja o descasquei e ja tentei ferve-lo todo mas no entanto so consigo ferver as ramificaçoes... o tronco em si nao consigo emergi-lo na panela.. entao com uma concha de sopa ia molhando as partes que nao entravam na agua...

Agora queria saber... Ele ja teve de molho 2 dias, ja o descasquei e ja o fervi... Ele nao vai ao fundo mas esse nao é o meu problema porque sempre posso pôr umas pedras em cima... Eu queria era saber se ja o posso pôr no aqua... ou se devo ferve-lo mais vezes ou deixa-lo mais de molho...

Ele vai largar cor na agua mas eu sei k vou ter que fazer algumas tpa´s por causa disso... axo k é normal...

Fico á espera de respostas...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para matar a bicharada, desinfectar e afins nada melhor que mergulhar o tronco em água e adicionar lexivia pura(sem detergente) e deixar 3 ou 4 dias, depois umas trocas de água valentes até se notar que a água não fica escura(este periodo pode ser curto ou durar 1 ou 2 meses), uma boa mangueirada com pressão suficiente, ferver e pronto.

Sempre fiz isto com vários tipos de tronco e nunca tive problemas, mas há que ter paciência e não ter pressa em colocar o tronco dentro do aqua

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.