Reprodução


André Costa

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Gostava de receber algumas informações acerca de reprodução de Tricohgaster Leeri e de escalares, se alguém conhecer uma boa página ou livro onde fale das condições ideais e procedimentos a seguir gostava que me indicassem... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

No que diz respeito aos Escalares posso darte o setup que tinha quando fazia criação. Era um biotopo da bacia do amazonas, Ph 6/6,5, água a uma temperatura de 28ª, troncos para acidificar a água que depois fica com aquele tom acastanhado lindissimo. Muitas plantas de folha larga como os Echinodoros.

 

Mudanças de 20% da água semanalmente, deixa a água repousar de um dia para o outro. Eu tive assim 2 casais com posturas constantes durante mais de 3 anos.

 

Tinha mais Corys, Otos, Neons no aqua e ocasionalmente um ou outro ramirezzi.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

Quer dizer então que não é necessário isolá-los?

Eu ainda não tenho escalares mas estou a pensar seriamente em pôr um ou dois casais no meu... Tenho para isso que baixar o ph... De momento tenho no meu aqua 4 Corydoras albinas, 17 cardinais, 1 affinis, 1 trico fêmea(à espera do macho), 5 guppies e 1 caracol :D, estou a ter alguma dificuladade em baixar o ph que anda sempre à volta dos 7, Tenho 4 troncos e tenho adicionado muito lentamente(visto ter peixes) um produto para baixar o ph... mas penso que com o tempo os proprios troncos vão acidificar um pouco a agua....

 

Quanto aos ovos? Eles protejem? não há perigo de os outros irem comê-los?? e as crias não precisam de ser isoladas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas again

 

Vamos por partes...

 

Produtos pra baixar o Ph não please. Com Ph 7 já os podes ter e até possivelmente farão posturas pois como sabes a maioria dos Escalares à venda nas lojas já são nascidos cá e muitas vexes em agua de Ph neutro.

De qualquer forma para baixar o Ph espera que os troncos façam isso, claro que não é de um dia para o outro mas com o passar das semanas começarás a notar a diferença.

 

Aconselho-te a comprar os Escalares pequenos uns 4 ou 5 e esperar que emparalhem, pois comprar ja um casal feito nem sempre resulta bem.

 

Em princípio não será preciso isolá-los, mas isto não é nenhuma ciencia exacta, o que funcionou para mim pode não funcionar para ti.

 

Quanto aos ovos já depende de muitos factores, posso-te dizer que as primeiras 3 posturas foram comidas pelos progenitores, talvez por serem novatos na coisa. De qq das formas a 4ª postura durou e nasceram os alevins no aquario onde eles estavam, porque ainda não tinha um aqua isolado para os ovos preparado. Eles lá andaram a nadar com os pais mas claro não sobrou nenhum.

 

Os ovos serem comidos só pelos pais mesmo, porque duvido que algum desses peixes que tens se atrevesse a la ir cheirar, levavam uma corrida...

 

Se poderes ter um aqua pekeno com uma pedra difusora para colocares a folha ou a rocha ou tronco da postura era melhor e aumenta significativamente as % de sucesso. Claro que depois tem de ser alimentados com artémia recem nascida, dá luta mas recompensa veres os pikenos a crescer.

 

QQ coisa que possa ajudar mais é so dizer :D

 

Boa sorte

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Foi precioso o esclarecimento!!

Agora só falta o mais importante.... Os escalares!! :cry:

 

Assim que tiver novidades aviso!! :D

 

Já agora para quem ler isto... Preciso de umas dicas para as Tricohgaster Leeri!!

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a artemia cria-se facilmemte existem N topicos no forum que explicam como. Qt aos escalares formarem casais isso é que não há formula secreta eheheheh.

 

Os meus ja eram grandinhos, não te sei precisar que tamanho ou idade teriam pq não me recordo. Mas ele adoptam um comportamento bastante identificavel... sempre os dois juntos... a dar bordoada nos outros se se chegam perto ehehe.

 

É facil de vêr...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Capitão Iglo isso já depende do tamanho do tronco e do tamanho do aqua.

 

Se tiveres um tronco minusculo num aqua de 300 litros dificilmente mudara alguma coisa na agua.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Capitão,

 

Podes encontrar pedras à venda em quase todas as lojas de aquariofilia...

Mas se preferires apanhar tu as tuas proprias pedras, podes pôr qualquer coisa desde que não seja calcária... Espremendo sumo de limão ou deitando vinagre para cima da pedra se esta fizer uma pequena espuma não a deves colocar no aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações os meus parabens pelos escalares,na minha opinião não farias mal em adquirir so escalares,6 pequenos devem ser suficientes,passados cerca de 4ou 5 meses +-deves ter posturas, o ideal sera ficar o menos peixes possivel no aqua senão sera um autentico ringue,quando tiveres posturas luzes sempre ligadas senão os ovos serão comidos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Afinal dei uma volta de 180º...

Em vez dos escalares decidi-me pelos Discus... Foi mais forte do que eu... :D Começei a falar na loja em comprar escalares, mas como tinha os cardinais começaram a tentar convencer-me a trazer discus... Eu tava com um pouco de medo de começar já... mas não foi muito dificil convencerem-me.... 8) Tenho agora dois belos exemplares....

Brevemente vou "postar" as fotos!

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André Costa 8)

 

Parabéns pela tua opção, os Discus são uns animais incriveis

 

Agora é só ter cuidado com os valores da água e dar as melhores condições possiveis e não terás problemas

 

Fica bem :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

LOL André, não fui assim uma viragem tão grande... se tivesses ido para CAs ou para Reef então seria.

 

Mas os Discus habitam as mesmas águas que os Escalares, e como tal o setup será basicamente o mesmo. Só particular atenção para um pormenor, os Discus são bem mais "envergonhados" que os Escalares como tal dalhes bastantes vallisnerias e um fundo do aqua em preto para eles se sentirem mais seguros.

 

E creio que os dois que tens são o numero correcto :lol:

 

Boa sorte...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Por enquanto vou-me dedicar a cuidar bem deles, vou ao mesmo tempo aprender o maximo sobre os seus hábitos e necessidades, e mais lá para a frente se conseguir reunir as condições para a reprodução ai sim vou avançar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo André... não há pressas até porque no que diz respeito à reproduçao a Natureza tratará disso se for caso.

 

Tem so atenção à qualidade da água, Ph no máximo a 7 e comida viva se possivel, ou congelada para que eles se sintam "em casa"

 

QQ coisa cá estaremos.... :wink:

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as ajudas são poucas, se alguém tiver informações úteis ou conhecer uns links interessantes façam o favor de pôr aqui ou me enviar por mp.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais