Isto Não é Pearling Pois Não?


ruialexpedro

Recommended Posts

Gostava que os mestre explicassem melhor este fenómeno,

As minhas plantas ao fim de várias horas de iluminação começam a fazer Pearling mas de vez em quando acontece este fenómeno, como se a plantas tivesse sido curtado ou ratada pelos caracois mas, neste caso ela estava bem de saúde.

É natural que quando podamos uma planta ela largue bolhas pelo corte mas neste caso a folha estava em perfeitas condições.

 

DSCF6703.jpg

 

Obrigado

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

embora não seja visivel a olho nú a folha de ter algum corte,que embora minusculo está a originar essas bolhas.

Mesma opinião...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na altura em que experimentei iluminação lateral, tendo então no total uns 1.6W/l, os fetos de Java (as folhas que estavam mesmo embaixo das luzes de cima e ao lado das luzes laterais) faziam pearling contínuo parecido com isso... mas não digo que seja a mesma coisa neste caso.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

Obrigado pelas respostas, então deve ser mesmo um corte ou um furo apesar de invisivel a olho nú.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem que obrigatoriamente ser uma ruptura da folha :) , repararam no pormenor de que isso apenas acontece depois do inicio da iluminação e tipicamente de uma iluminação intensa?

 

Se fosse uma ruptura...seria independente da iluminação... ou não? :P

 

não teem mais palpites?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não tem que obrigatoriamente ser uma ruptura da folha icon_wink.gif , repararam no pormenor de que isso apenas acontece depois do inicio da iluminação e tipicamente de uma iluminação intensa?

 

Se fosse uma ruptura...seria independente da iluminação... ou não? icon_:P.gif

 

não teem mais palpites?

Sim... também pode ser dum caule, rizoma, etc...

 

Quanto à da luz, não opino... só coloco as patas dentro de água com a luz ligada. Mas também digo já, que acontece com facilidade num aquário com menos luz (15W para 60 L, cortar anúbias).

 

Quanto à independência da iluminação... o meu TLB já foi há quase uma década, mas que eu saiba, o que acontece aqui é quando um dos "canais de transporte de gases" (e não só, provavelmente), das plantas ficam em contacto directo com a água do aquário (corte), e acontece o que se vê na foto. Agora com mais luz ser mais visível, não sei... deve ter a ver com a quantidade de O2 produzida pela planta, pois pelo que sei o O2 dissolve-se pior na água que o CO2.

 

Elucida-nos...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando disse da folha, era porque estavam a falar em ruptura da folha, generalizando não tem de ser ou seja, nao estou a negar que muitas vezes seja isso mesmo,uma ruptura das estruturas... e não é questão de ser visivel ou não...é uma questão de acontecer ou não motivado pela luz, e normalmente não acontece quando a luz se liga mas passado um tempo, e ocorre especialmente com iluminação intensa.

 

ja agora, mais uma dica...será que antes do final do dia biologico da planta esta nao deixa de exibir este comportamento?

 

a questão que pode diferenciar a rotura deste fenomeno, é que este fenomeno é recorrente e pode ocorrer no mesmo sitio ou em sitios diferentes da planta de dia para dia, e ser inconstante.

 

fazendo uma analogia, se tiverem uma ferida não sangram 2 horas, depois para, no dia seguinte volta a sangrar e quando chega ao fim da tarde para,etc...

 

Se eu dissesse logo tudo, perdia o interesse :P

 

como achei interessante e tem andado meio morto, que tal começar a por o pessoal a procura de mais informação :P

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

fazendo uma analogia, se tiverem uma ferida não sangram 2 horas, depois para, no dia seguinte volta a sangrar e quando chega ao fim da tarde para,etc...

Sempre que vi este fenómeno nos meus aquários, era sempre devido a eu ter mexido nas plantas... e quanto mais frágeis forem, mais facilmente ele ocorre.

 

Por exemplo, nesta última montagem, bastava eu querer mexer em algo ao pé das Pogostemon helferi e tocar-lhes ao de leve, que esse fenómeno acontecia logo :P

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rui, agora que ja puseste o pessoal a nora...podias colocar o resto da foto..onde mostra o tubo, do co2, com uma peq, fuga :P .......grande abraço para todos...

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais