O Meu Nano Reef


lenitita

Recommended Posts

Boas Paulo,

 

ainda não consegui arranjar o rotor para a bomba...mas nestes ultimos dias não temos tido nem tempo nem cabeça, devido ao que já sabes...

 

li uma coisa que diz que poderá ter sido demasiado tempo de luz...e então as algas castanhas apareceram...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Paulo,

 

ainda não consegui arranjar o rotor para a bomba...mas nestes ultimos dias não temos tido nem tempo nem cabeça, devido ao que já sabes...

 

li uma coisa que diz que poderá ter sido demasiado tempo de luz...e então as algas castanhas apareceram...

 

 

Ola

 

não te preocupes com as algas. È prefeitamente normal. Continua as TPA´s semanais que as algas irão desaparecer depois do aqua estabilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

lenitita, tal como o Luis disse....lojas da minha preferência é mesmo a Aquamagia e Waterlife, talvez por uma questão de acessibilidade para mim, mas gosto de lá ir! Sabes onde é?

 

Abraços e beijinhos,

Pedro.

 

PS- Luis, os beijinhos não são para ti, não comeces a agarrá-los! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

essas lojas não sei onde são...

 

a ver se logo coloco outras fotos de como o aqua está agora....

Por acaso vou a essas lojas hoje, comprar coisas para o meu aqua novo! :)

Ambas são em Oeiras, se um dia quizeres ir lá, fazemos visita, juntamos uns cromos dos aquas e vamos lá! lol

 

Jinhos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso vou a essas lojas hoje, comprar coisas para o meu aqua novo! :roll:

Ambas são em Oeiras, se um dia quizeres ir lá, fazemos visita, juntamos uns cromos dos aquas e vamos lá! lol

 

Jinhos,

Pedro.

 

 

A ver se se faz então uma visita de grupo a essas lojas...estilo visita de estudo...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A coisa está a ganhar forma! Quero ver depois isso com peixes e corais, a seu tempo, para depois tirar umas fotos! banana rock

O meu aqua foi montado hoje, depois coloco também umas fotos!

 

Abraços e beijinhos (só para as moçoilas),

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

esses fios verdes nas rochas... consegue-se uma imagem melhor?

 

é que parece caulerpa(macro algas) mas alguns tipos de caulerpa são muito invasivos, portanto convinha identificar e se for necessario erradicar isso agora.

 

abraço e beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

esses fios verdes nas rochas... consegue-se uma imagem melhor?

 

é que parece caulerpa(macro algas) mas alguns tipos de caulerpa são muito invasivos, portanto convinha identificar e se for necessario erradicar isso agora.

 

abraço e beijinhos

 

 

eu perguntei na loja se eram para tirar e disseram-me que não... é a rocha comprada na reef...

 

mas mais logo tiro uma foto e coloco aqui...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Realmente, agora já se está a compor. Já tem alguma coisa viva. Pelas fotos, parece que vais ter umas surpresas, quando a biodiversidade que vem na rocha, começar a despontar. Já estás a dosear Kalk ? Se não, é melhor começares de imediato. Quando fôr ao Cabo Raso, trago uma equipa de limpeza para ti. Força nisso, e, muita paciênciaaaaaa !!!!!!!

Beijinhos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades...

 

o meu marido fez-me uma grande surpresa, e ofereceu-me uma euphylia (não sei se é assim que se escreve), e dois palhacinhos (nemos)...são lindos e estão a ambientar-se...

 

a atenção está a ser redobrada e todos os cuidados estão a ser tomados....

 

Assim que me for possivel coloco novas fotos...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lena, mais uma vez, acho que o bom caminho, está a ser arrepiado. O aquário foi montado no dia 5 de Março, logo, ainda não tem 1 mês. 6 kg de rocha morta + 2 kg de rocha viva. Ainda não me respondeste se estás a dosear Kalk. Escumador, ainda não tens. Como estás a fazer as TPA`s ?

Citando-te em 13 de Março, às 07:06 PM :

quanto a paciência, tenho e que remédio...

Não me parece que a paciência seja o vosso forte.

Postado Hoje, 10:26 AM

Novidades...

 

o meu marido fez-me uma grande surpresa, e ofereceu-me uma euphylia (não sei se é assim que se escreve), e dois palhacinhos (nemos)...são lindos e estão a ambientar-se...

 

a atenção está a ser redobrada e todos os cuidados estão a ser tomados....

 

Assim que me for possivel coloco novas fotos...

 

O aquário já está estabilizado ?

Como está a Amónia, os Nitritos, os Nitratos, os Fosfatos ?

Depois da conversa que tivémos sobre a introdução de vivos, acho que estão a tentar forçar o sistema. Vivos, só quando o sistema estiver estabilizado. Logo, mais uma vez sou obrigado a dizer que estão a fazer tudo errado. É o que se chama: " meter a carroça à frente dos bois". Sinceramente, não alguro grande futuro a esse Nano, se vocês não tiverem paciência. Isto, é aquilo a que chamo de, construir uma casa a partir do telhado.

Por tudo isto, se de facto quiserem ter um nanoreeef por alguns anos, tenham Calma e Paciência. Os erros imediatos, refletem-se no futuro. Se os palhaços morrerem, garanto que a culpa não foi deles.................... !

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lena, mais uma vez, acho que o bom caminho, está a ser arrepiado. O aquário foi montado no dia 5 de Março, logo, ainda não tem 1 mês. 6 kg de rocha morta + 2 kg de rocha viva. Ainda não me respondeste se estás a dosear Kalk. Escumador, ainda não tens. Como estás a fazer as TPA`s ?

Citando-te em 13 de Março, às 07:06 PM :

 

Não me parece que a paciência seja o vosso forte.

O aquário já está estabilizado ?

Como está a Amónia, os Nitritos, os Nitratos, os Fosfatos ?

Depois da conversa que tivémos sobre a introdução de vivos, acho que estão a tentar forçar o sistema. Vivos, só quando o sistema estiver estabilizado. Logo, mais uma vez sou obrigado a dizer que estão a fazer tudo errado. É o que se chama: " meter a carroça à frente dos bois". Sinceramente, não alguro grande futuro a esse Nano, se vocês não tiverem paciência. Isto, é aquilo a que chamo de, construir uma casa a partir do telhado.

Por tudo isto, se de facto quiserem ter um nanoreeef por alguns anos, tenham Calma e Paciência. Os erros imediatos, refletem-se no futuro. Se os palhaços morrerem, garanto que a culpa não foi deles.................... !

Abraço,

Paulo

 

Lamento ter de subscrever totalmente as palavras do Paulo

 

As surpresas desse tipo só são boas nos momento ... depois tornam-se desagradáveis. O ideal era conseguirem devolver os vivos à loja onde foram adquiridos e irem-nos buscar quando o sistema tivesse equilibrado (i.e. com escumador, com reposição automática, etc...).

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

idem...

 

desculpem se parece desagradavel as nossas observações, mas... eles tem razão.

 

Nos compreendemos perfeitamente a ansia de encher o aquario, mas assim, so vão ter decepções que vos vão levar a desistir....

 

abraço e beijo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os niveis de amónia, nitritos e nitratos estão bons...

 

quanto ao kalk comecei a adicionar, mas como te foi dito parece que o silicone tem fuga e vou perdendo muito liquido...

 

quanto às TPAs são feitas retirando parte da água e colocando água do mar...quanto a não ter escumador de momento, estou a utilizar a técnica do nano do domingos leitão, pois ainda não houve oportunidade para comprar um...

 

quanto aos vivos estão bem e vão ser bem tratados...e foi uma surpresa...

 

não sou nenhuma expert, nem vou ser...mas vou dar o meu melhor para que tudo corra bem sem surpresas desagradáveis...

 

ao colocar o post a informar da vinda dos vivos já sabia que ia ser este o resultado...mas Paulo na sexta feira já sabias da existência deles e como os mesmos tinham aparecido...

Editado por lenitita

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os niveis de amónia, nitritos e nitratos estão bons...

 

quanto ao kalk comecei a adicionar, mas como te foi dito parece que o silicone tem fuga e vou perdendo muito liquido...

 

quanto às TPAs são feitas retirando parte da água e colocando água do mar...quanto a não ter escumador de momento, estou a utilizar a técnica do nano do domingos leitão, pois ainda não houve oportunidade para comprar um...

 

quanto aos vivos estão bem e vão ser bem tratados...e foi uma surpresa...

 

Boas,

Quanto à fuga de Kalk, um pouco de silicone mais, resolve a fuga. Tpa`s, quantos litros trocas de cada vez, e quantas vezes por semana ? Escumador, eu disse que te oferecia o Airlift, quando desmontásse o nano de 54 litros. ( Aqui, entra a paciência, ou não ).

Quanto aos vivos estarem bem e serem bem tratados, não duvido. Mas, vão estar bem por quanto tempo ? Há organismos na rocha viva que vão morrer. Daí, advirá uma precipitação da Amónia. Eles ficam bem ????? Decerto, ficarão bem, no lixo.

Como disse o Duarte:

As surpresas desse tipo só são boas nos momento ... depois tornam-se desagradáveis.

Nos reef`s, o que é.... é. ! O que não pode ser, não é ! Não vale a pena estar a forçar o sistema. Como dito por Ricardo Miozzo,

" quantos mais erros cometeres no início, o sistema vai-te devolver em dobro ".

Todos nós, estamos a acompanhar a montagem do vosso Nano, ajudamos no possível. Mas, quando as pessoas tendem a fazer as coisas precipitadamente, não nos resta mais do que ser um pouco incisívos nos comentários. Não leves a mal, mas, ou as coisas são bem feitas, ou, são mal feitas. Neste caso, estão a ser mal feitas. Aqui, não há cinzento. Ou, é preto, ou, branco. Os Reef`s, não dão a margem de erro dos doces. Um simples erro mais grave.......é o começar tudo do zero.

Por favor !!!!!!!! Tenham paciência.

Beijinhos e abraço,

Paulo

 

PS- De facto, soube na sexta-feira, mas, qual foi o meu comentário ? Nada justifica que estes vivos sejam introduzidos nesta altura. É um risco demasiado grande para os bichos. Os Pacus estão bem ? Presumo que sim. No caso de animais de àgua salgada, o caso é diferente. Mais susceptíveis, mais vulneráveis, mais necessitados de àguas a condizer. Logo, mais difíceis de adaptação.

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu fui o culpado deste situação, devido pensar que o aqua estava montado á mais de um mês ( foi a 27 de Fevereiro ), com TPAS de 10 litros semanais, estavel a nivel de amónia, nitritos e nitratos e com a rocha viva de saude, lembrei-me que so faltava a parte melhor.... peixes e afins.... mas não mais me lembrei nem de escumadores ( que nem sempre são precisos mediante TPAS regulares ) e a verdadeira estabilização do aqua, é que so agora com "vivos" é que a amónia, nitritos e nitratos sobem.....

 

Mas como a Lenitita disse o melhor faremos para não irem todos para o lixo...

Vamos ver pois a cair é que se aprende a caminhar....

 

E Paulo nós sabemos que nos queres ajudar com matrial que possas ter a mais, ninguem te tentou ofender, sim nós vamos esperar.

 

Abraços

Rodrigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodrigo

 

todos nos compreendemos a situação

 

mas seguindo em frente

 

para mim têm 3 hipoteses:

 

tentar devolver a loja

arranjar alguem que os mantenha enquanto o aqua acaba de ciclar,

Arriscar manter, melhorando anida mais a manutenção dobrando, pelo menos as tpá´s e tendo imensa atenção á aliemntação(pouca).

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodrigo

 

todos nos compreendemos a situação

 

mas seguindo em frente

 

para mim têm 3 hipoteses:

 

tentar devolver a loja

arranjar alguem que os mantenha enquanto o aqua acaba de ciclar,

Arriscar manter, melhorando anida mais a manutenção dobrando, pelo menos as tpá´s e tendo imensa atenção á aliemntação(pouca).

 

abraço

 

E comprar um escumador ... quanto a mim é fundamental.

 

Referes o aquário do Domingos, e não menosprezndo o grande Aquariofilista que é! acho que o aquário dele não teve suficientemente tempo montado para que daí se possa extrair a conclusão de que sem escumador vai lá.

 

Há bastantes relatos sobre crashes de aquários mantidos com as melhores práticas...e estes crashes ocorreram do ano de vida do sistema para a frente.

 

Boa sorte! E no que precisarem digam qualquer coisa.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.