O Meu Nano Reef


lenitita

Recommended Posts

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

amigo paulo ja vi que tens uma anemona da costa no teu reef ,ela nao te da problemas?????

 

Boas, Nuno,

Não tem dado problemas nenhuns. Está isolada de corais etc. No entanto, é para tirar. Foi só para provar a uma pessoa, que se aguentava a 25º. Já cá está há cerca de 2 meses, e de saúde. Alimento-a com camarão, uma vez por semana.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Paulo eu tambem pus 2 ectinias no meu e estao es 1000 maravilhas quando estao abertas sao espetaculares e tambem dou camarao 1 vez por semana ha dias dei comida a mais e ela rejeitou, a digo-te sem o minimo de problemas para os oceallaris , nem para os camaroes ate agora os camaroes estao la todos.

apanho camarao da costa congelos e depois dou-os com 1 palha .

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente ao arranjar camarão para dar aos nossos bixos é bastante fácil: basta usar-se uma armadilha e ir-se a um estuário, por norma capturam-se lá excelentes camarões :roll::o !

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Após um cafézinho com o nosso amigo Paulo ontem à noite no belo Estádio do Restelo, o meu nano ficou assim...

 

Obrigado Paulo.

 

Sei que ainda não é nada de especial, mas ainda hei-de lá chegar...

 

Pic_11432_8.jpg

 

Pic_11432_5.jpg

 

Pic_11432_6.jpg

 

Pic_11432_7.jpg

 

Pic_11432_4.jpg

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Relativamente ao arranjar camarão para dar aos nossos bixos é bastante fácil: basta usar-se uma armadilha e ir-se a um estuário, por norma capturam-se lá excelentes camarões !

 

Hehehehehe ! Eu também compro os camarões no " estuário da loja ". Chama-se caixa registadora. bigsmile

 

Postado Hoje, 03:44 PM

Boas

 

agora ja esta realmente no bom caminho.Agora é ir com calma.

 

Não está num muito bom caminho. Estes 6 kg são apenas rocha morta. Já tem Kalk, como dosear o kalk, uma Resun 700 l/h, e, bebi uns copos a mais. Quando a Lena me perguntou o que eram os Zoanthus,.......... engasguei-me e disse que eram Actinodiscus. " Hem !?????? aqueles laranjas ? Juro que eram Zoanthus com molho de Famous G......! Eu é que estava engasgado. Falta de hábito. :crazyeyes:

Agora, vou ter que voltar ao Estádio. Hoje, ainda não parei. Se quiserem saber como está o "Aproveitamento de excedentes", perguntem à Lena. Mas, não peçam muitos pormenores. :wink:

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

como tinha dito anteriormente a calha é uma calha de 60cm Dimax 240v e 60Hz, duas lampadas T5, 1 actinia e outra branca...

 

quanto ao paredão só a rocha do lado direito, a maior, se encontra com a ponta de cima encostada ao vidro...as outras têm o termostato atrás...

 

quanto ao filtro, so tem a parte de cima a funcionar para fazer circular a água, a bomba fornecida pelo paulo, ainda lhe falta o rotor, fui à aquaplante ver disso, mas eles não tinham...

 

quanto à questão RV e RM, nesta loja voltaram-me a dar outro conceito e fiquei mais uma vez baralhada...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

como tinha dito anteriormente a calha é uma calha de 60cm Dimax 240v e 60Hz, duas lampadas T5, 1 actinia e outra branca...

 

quanto ao paredão só a rocha do lado direito, a maior, se encontra com a ponta de cima encostada ao vidro...as outras têm o termostato atrás...

 

quanto ao filtro, so tem a parte de cima a funcionar para fazer circular a água, a bomba fornecida pelo paulo, ainda lhe falta o rotor, fui à aquaplante ver disso, mas eles não tinham...

 

quanto à questão RV e RM, nesta loja voltaram-me a dar outro conceito e fiquei mais uma vez baralhada...

 

O que queria saber da calha era a potencia das lampadas, em wts.

 

O que eles te disseram sobre rocha viva/morta?

 

beijo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queria saber da calha era a potencia das lampadas, em wts.

 

O que eles te disseram sobre rocha viva/morta?

 

beijo

 

em watts agora não me recordo mas está na caixa e assim que chegar a casa vou ver isso...

 

quanto à RV e RM, fui à loja e perguntei o que eles tinham de RV, levaram-me para a frente de um aquário cheio de rochas empilhadas umas na outras com água, quando olhei para as rochas à minha vista eram iguais às que o Paulo me deu...agradeci e fui ver o resto da loja, isto é, fui ver o aquas em que eles têm as xénias, zoantus, etc...a sra foi lá e eu por curiosidade perguntei o preço de algumas coisa que lá estavam, ao que ela me questiona à quanto tempo tenho o áqua, respondi desde 27 de fevereiro, e ela diz-me, não pode ainda meter nada disto, só depois do aqua fazer 1 mês...

 

vou pelo o que o paulo me disse, mas como é possivel haver tanta descrição da mesma coisa???

isto assim acaba por baralhar uma pessoa e depois acontecem erros graves nos aquas...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sorte com o teu nano, também me vou aventurar num, tem é que ser feito com calma, já que os preços da rocha viva sao um pouco puxados. Quando fui a aquaplante disseram-me que só precisava de uma bomba de 600l/h, mas o Luis Rodrigues disse que pelo menos duas de 750l/h. Vou fazer como disse o Luis :wink:

 

Essa calha da dymax de 60cm tem 2 lampadas T5 de 14w cada, uma branca de 12000kº e uma actinica.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quanto à RV e RM, fui à loja e perguntei o que eles tinham de RV, levaram-me para a frente de um aquário cheio de rochas empilhadas umas na outras com água, quando olhei para as rochas à minha vista eram iguais às que o Paulo me deu...agradeci e fui ver o resto da loja, isto é, fui ver o aquas em que eles têm as xénias, zoantus, etc...a sra foi lá e eu por curiosidade perguntei o preço de algumas coisa que lá estavam, ao que ela me questiona à quanto tempo tenho o áqua, respondi desde 27 de fevereiro, e ela diz-me, não pode ainda meter nada disto, só depois do aqua fazer 1 mês...

 

Lena, em princípio, a rocha viva que viste, é mesmo viva. O aspecto, é quase idêntico, quando a rocha morta é de boa qualidade. :oops: Depois de a colocares no aquário, vais começar a ver a vida que está na rocha e que não viste na loja. Essa mesma vida, vai começar a colonizar a rocha morta. Ao fim de algum tempo, já não distingues a viva da morta.

Quanto à pergunta que a senhora te fez, e à resposta que te deu, tem toda a razão. Metes a rocha viva, doseias Kalk, Passado cerca de 2, 3 semanas, arranjas uma equipa de limpeza, ( quando fôr ao Cabo Raso, trago-te ), e, vais verificando os parâmetros da àgua. Para mim, não existe um tempo específico para se introduzires os primeiros habitantes, ( além da equipa de limpeza ). A altura certa, para mim, é quando os parâmetros estiverem de certo modo estabilizados. Enquanto não tiveres o escumador, tens de fazer Tpa`s frequentes. Arranja uns bidons e traz àgua do Magoito. Nesta fase inicial, eu faría troca de 10 litros 2 x por semana, durante cerca de 3 semanas. Depois disso, passaría a 10 litros 1 x por semana. Depois, 10 litros de 15 em 15 dias.

Como já dissémos aqui, a paciência é o fundamental para um sistema equilibrado.

Beijinhos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma duvida, que também os pode ajudar.....

A lampada UV a ajudar o filtro não seria recomendável?? Disseram-me que era imprescindivel num salgado mas não sei até que ponto é verdade...

 

As melhoras para o aquario!

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma duvida, que também os pode ajudar.....

A lampada UV a ajudar o filtro não seria recomendável?? Disseram-me que era imprescindivel num salgado mas não sei até que ponto é verdade...

 

As melhoras para o aquario!

 

Beijinhos,

 

Boas!

 

UV não é imprescindivel num salgado! Pode ajudar com uma utilização moderada, mas se não tivermos e o aqua estiver com uma boa manutenção (sem problemas)....não faz falta!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma duvida, que também os pode ajudar.....

A lampada UV a ajudar o filtro não seria recomendável?? Disseram-me que era imprescindivel num salgado mas não sei até que ponto é verdade...

 

As melhoras para o aquario!

 

Beijinhos,

 

Para mim, o filtro uv pouco faz. A passagem da agua é demasiado rapida para matar os germes.

E ja agora, menina Xana, filtro, num salgado, so mesmo se não tiver corais. Um aquario so de peixes. OK?

 

beijos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz a pergunta porque tenho ouvido muito boa gente a aconselhar isso (não no forum....) e como gosto sempre de saber as várias opiniões para dar os melhores conselhos....sei que em salgados não ha melhor para filtrar que a rocha viva mas a lampada UV pode ser usada apenas com uma bomba de àgua. Mas pronto, tendo em conta as respostas, exclui-se a opção lol

 

:crazyeyes: all

 

 

Beijocas

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz a pergunta porque tenho ouvido muito boa gente a aconselhar isso (não no forum....) e como gosto sempre de saber as várias opiniões para dar os melhores conselhos....sei que em salgados não ha melhor para filtrar que a rocha viva mas a lampada UV pode ser usada apenas com uma bomba de àgua. Mas pronto, tendo em conta as respostas, exclui-se a opção lol

 

love you all

Beijocas

Boas!

 

O UV-C pode ser um auxilio na água salgada, mas tem que ser feita a coisa como deve de ser! Temos que ligar a uma bomba de fraca potência para haver um tempo de exposiçao das coisas más que andam pela água ao UV. Depois temos que ter em conta todas as bacterias benéficas e micro-organismos benéficos que estão na água, pois não os queremos matar, por isso a sua utilização deve ser moderada, ter apenas algumas horas por dia/semana ligado.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.