O Meu Nano Reef


lenitita

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Depois de muito estudo e muitas questões colocadas a algumas pessoas, uma delas agradeço já, ao Octupus um muito obrigado pelo apoio, considero-te o meu "padrinho" dos salgados, iniciei o meu nano num aqua de 60cm...

 

O aniversário chegou e com ele algumas prendinhas para poder começar...

 

Aqui ficam algumas fotos:

 

 

 

Pic_11432_1.jpg

 

Pic_11432_2.jpg

 

 

Comentários esperam-se e ajudas também...

 

bigsmile

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, pronto, não há muito a comentar.

 

Tens agua e 2 calhaus....

 

Pronto, tem potencial

 

Mete o setup, sff.

 

Beijos

 

Boas,

Lena, mandei-te um Email.

Luis, aqueles "calhaus" são para tirar. No mail que mandei à Lena, já lhe disse que quando fizer o Upgrade do meu, tenho lá material para ela. Escumador, ( o Airlift 60 já cheio de Coralina ), powerheads e rocha morta. Vamos lá ajudar. Do que ela tem. que é aproveitável para o Nano, é : O aquário, a calha e o termostato.

Lena, coloca lá o Setup, incluindo, que lâmpadas tens na calha.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Paulo já te mandei um mail de resposta...

 

Quanto ao que está feito, foi assim feito com indicações da loja, sendo que aquela rocha lá é considerada rocha morta...

 

quanto à calha, vou verificar ao pormenor as suas caracteristicas quando chegar a casa pois de momento não as sei decor...tem duas lampadas, uma branca e uma azul, e a nivel de watts está de acordo com o aqua...(julgo eu)...valor exacto logo digo...

 

é um aqua de 60cm...

 

o setup será feito com mais calma em casa

 

obrigado

Editado por lenitita

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lena, o senhor da "Quadro vivo" deve considerar que essa rocha é morta, porque não se mexe. Conceito errado. Pelas fotos, parece-me rocha calcárea sedimentar, ( como te disse por Email ). Rocha morta, é, rocha que já foi viva e retirada dos recifes naturais e seca. Não tráz nenhum ser vivo agregado. É muito mais porosa e leve do que essa rocha que aí tens. Julgo que essa rocha é utilizada em aquários de ciclídeos. A verdadeira rocha morta de boa qualidade, em comparação de igualdade de tamanho, pesa cerca de 1/3 dessa que tens aí. Eu arranjo-te uns quilitos de rocha morta da Indonésia. Acho que devias começar com uns 5 kg de RM + uns 10 a 12 kg de RV. No caso de estares carregada ;) de $$$$$$$$$, deves optar só por Rocha Viva.

Agora, falando da ideia do nplima, tem toda a razão. O termómetro, normalmente, coloco-o num dos vidros laterais em baixo. Assim, tens possibilidade de o esconder com a rocha viva. No caso do termostato, podes deitá-lo, com o fio a percorrer o fundo do aquário até um canto e depois usar umas pequenas ventosas para o prender no canto do aquário, até sair do mesmo.

Já agora, acho que também devias usar um fundo escuro para o vidro traseiro do aquário. Eu tenho um gosto especial pelo azul. Há quem use o preto. Se quiseres, também tenho para ti um bocado de película de vinil que te posso oferecer, caso optes pelo azul.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

o termómetro foi colocado ali para incio, para poder ver melhor a temperatura...mas assim que tiver mais rocha é para esconder todos os equipamentos....

a ideia do termostato é muito bom e vou utiliza-la...

quanto ao fundo do aqua ainda não tem pois ainda não tinha tido oportunidade para comprar, e por acaso era azul escuro que ia meter...

 

dinheiro por enquanto não há muito por isso não dá para colocar só rocha viva...

 

e sim a rocha é calcária...mas foi-me dito que já tinha sido utilizada em aquario salgado...

 

setup:

 

aqua de 60cm aquapor

 

calha 60cm Dimax 240v e 60Hz

 

água de osmose com sal RedSea

 

areão: coral fino RedSea e coral esmagado

Editado por lenitita

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

o termómetro foi colocado ali para incio, para poder ver melhor a temperatura...mas assim que tiver mais rocha é para esconder todos os equipamentos....

a ideia do termostato é muito bom e vou utiliza-la...

quanto ao fundo do aqua ainda não tem pois ainda não tinha tido oportunidade para comprar, e por acaso era azul escuro que ia meter...

 

dinheiro por enquanto não há muito por isso não dá para colocar só rocha viva...

 

e sim a rocha é calcária...mas foi-me dito que já tinha sido utilizada em aquario salgado...

 

 

Boas,

Tudo aquilo que disse que tinha, ou melhor, tenho....... é $$$ Free . Quanto à rocha, o facto de ter estado em àgua salgada, não quer dizer que seja apropriada. Imagina que o homem te vendia uma lata de refrigerante que estivesse 5 anos dentro de àgua salgada.............................. ;) Não basta vender. É preciso saber o que se está a vender e saber informar correctamente quem compra.

Vai com calma.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tudo aquilo que disse que tinha, ou melhor, tenho....... é $$$ Free . Quanto à rocha, o facto de ter estado em àgua salgada, não quer dizer que seja apropriada. Imagina que o homem te vendia uma lata de refrigerante que estivesse 5 anos dentro de àgua salgada.............................. ;) Não basta vender. É preciso saber o que se está a vender e saber informar correctamente quem compra.

Vai com calma.

Abraço,

Paulo

 

 

Muito obrigado pela ajuda...

Deixo estar assim por agora ou tiro as rochas???

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda...

Deixo estar assim por agora ou tiro as rochas???

 

O meu marido está a dizer-me que possivelmente fui eu que tenha entendido mal a questão da rocha morta, está a dizer-me que é por uma questão de ph da água...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lenitita

 

As Bocas da ignorancia falam cedo de mais.

O que fizes-te no teu nano nada de errado tem, a nao ser comentarios menos proprios para quem somente pede ajuda.

O que percebi é que disseram para pores pedras calcarias para subir o PH como se faz nos aquas de agua doce de ciclidios...

e esta a dar resoltados?

Como estão os parametros da agua?

Por fim é bem mais estetico do que nao teres la nada :smilecolros:

 

Boa sorte e Beijos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lenitita

 

As Bocas da ignorancia falam cedo de mais.

O que fizes-te no teu nano nada de errado tem, a nao ser comentarios menos proprios para quem somente pede ajuda.

O que percebi é que disseram para pores pedras calcarias para subir o PH como se faz nos aquas de agua doce de ciclidios...

e esta a dar resoltados?

Como estão os parametros da agua?

Por fim é bem mais estetico do que nao teres la nada ;)

 

Boa sorte e Beijos

 

 

bangbangbangbangbangbangbangbang

 

Boas

 

A rocha calcaria não está lá a fazer nada de nada.

O Ph da agua do mar já é alto e ela não tem nada que possa contribuir para baixar.

A rocha calcaria não contribui em nada para a filtração nem para fazer o ciclo.

Está lá para quê????

Eu não percebo.

 

E tambem não percebo para quê que lhe venderam essa rocha.

 

Quanto á estetica, não são 2 calhaus que a fazem e tambem, no inicio não se espera muito.

 

Lenitita

 

na agua salgada a paciencia é uma virtude, portanto, relaxa.

 

Compra o que poderes de rocha viva, nem que seja só para iniciar o ciclo. 1Kg ou 2 já ajuda.

 

 

 

Beijos e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As Bocas da ignorancia falam cedo de mais.

O que fizes-te no teu nano nada de errado tem, a nao ser comentarios menos proprios para quem somente pede ajuda.

 

Rodrigo, não sei a que bocas da ignorância te referes. O que a Lena fez no nano, está tudo errado. No entanto, a culpa não é dela. Eu culpo, quem se preocupa, apenas, em vender a todo o custo. Se o homem tinha esta rocha num aquário de àgua salgada, só demonstra os conhecimentos que tem sobre a matéria. E, acredita que há mais lojistas nas mesmas condições. Se deres uma olhada pelo início das montagens dos vários membros do fórum, verás o quão errado está o início da montagem do nano da Lena.

Agora, peço a todo para não começarem uma nova guerrilha de palavras. Estamos aqui para ajudar e não para desmoralizar. ;) All.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lena,

A morada é : Rua Rodrigues Sampaio, n. 29, Lisboa. Lá, tens pessoas que percebem disto, de olhos fechados. Paulo Lopes, Gonçalo, Rui Ferreira de Almeida.

Quanto à rocha viva, como te disse, há membros no Fórum a vender muito mais barata. Coloca um anúncio na Procura. "Procura-se rocha viva ". Eu, talvez te possa arranjar 1 ou 2 Pedras, ao preço ..................... ! Acho que percebeste.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lena,

A morada é : Rua Rodrigues Sampaio, n. 29, Lisboa. Lá, tens pessoas que percebem disto, de olhos fechados. Paulo Lopes, Gonçalo, Rui Ferreira de Almeida.

Quanto à rocha viva, como te disse, há membros no Fórum a vender muito mais barata. Coloca um anúncio na Procura. "Procura-se rocha viva ". Eu, talvez te possa arranjar 1 ou 2 Pedras, ao preço ..................... ! Acho que percebeste.

Abraço,

Paulo

 

Boas

 

o Rui Ferreira de Almeida já não faz parte da Reefdiscus.

 

Já agora, não me arranjas uns 100kg de rocha viva ao mesmo preço......???

 

;)

 

Hehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o Rui Ferreira de Almeida já não faz parte da Reefdiscus.

 

Já agora, não me arranjas uns 100kg de rocha viva ao mesmo preço......???

 

bang

 

Hehehehe

 

 

Boas,

Luis, não sabia que o Rui já não fazia parte da equipa. De facto, era estranho estar em dois lados ao mesmo tempo. A clínica em Cascais e, a loja no centro de Lisboa. Quando estava tudo na Guia.............. !

100 kg de rocha viva ? Arranjo-te 200 kg de rocha viva do Restelo. Queres colonizada com o quê ? Pontas-de-lança, laterais, esquerdo ou direito, médios-ala, etc. ?

Agora, à séria. Não me custa nada tirar duas pedras do aqua para dar à Lena. Acho que já me conheces o suficiente, para saberes que gosto de ajudar e vêr o pessoal a progredir neste hobby. Tento ajudar no que posso. " Quem dá o que tem, a mais, não é obrigado ". Se não te conhecesse, acharía este comentário, ofensivo. ;)

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, octopus

 

So fiquei indignado com pessoas que em vez de dizerem o que dizem talvez fosse melhor mostrar como se faz melhor ou de raiz, portanto fazerem o que tu fazes que digo desde ja TODA a comunidade aquariofilista deveria agradecer-te pelo teu contributo a este mundo tão bonito e fascinante.

Em relação á rocha calcaria, acho que sobe o ph da agua doce ( leia-se de osmose ( acho que esta bem escrito )) e quanto á estetica cada um tem o seu conseito, mas de certeza que é mais bonito dois "calhaos" do que so o fundo ( natureza morta???), ou nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Rodrigo, além da paciência, temos que ter, também, um pouco de sentido de humor. Por vezes, o que dizemos, ou, é espelho do nosso estado de espírito no momento, ou, é mal interpretado. Posso dizer-te que já disse coisas aqui, que, depois pedi desculpa pelo que disse. Já me disseram coisas, pelas quais, depois me pediram desculpa pelo que disseram. O que importa aqui, é haver espírito de grupo. Mais uma vez, peço que não se "engalfinhem" em comentários que ajudam em nada a que esse Nano vá para a frente. Agora, Rodrigo, tenho a dizer-te que tú, tanto como eu, queremos que esse Nano bombe em força. Vamos deixar os comentários banais para trás. Ok ? Isto, serve também para futuros comentários menos abonatórios, seja de quem fôr. Precisam-se de críticas constructivas. Por vezes, posso, também, ser severo nas críticas, mas, apenas com a intenção de ajudar a que o aqua ande para a frente. Nunca em tom depreciativo ou maldizente.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vamos lá com calminha. Dentro de algum tempo, quero ver esse nano a bombar como este, mas, com menos algas filamentosas. Neste caso, tive um pequeno precalço. A difusora do escumador deu o badagaio. Logo, explosão de algas filamentosas.

A foto :

Pic_11333_13.jpg

So fiquei indignado com pessoas que em vez de dizerem o que dizem talvez fosse melhor mostrar como se faz melhor ou de raiz, portanto fazerem o que tu fazes que digo desde ja TODA a comunidade aquariofilista deveria agradecer-te pelo teu contributo a este mundo tão bonito e fascinante.

Eu não quero que ninguém me agradeça nada. O que faço, faço por amor à arte. Gosto de partilhar tudo de bom. Os maus momentos, normalmente, guardo-os para mim.

Isto, até que é fácil. Basta ser rigoroso e paciente.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje não passei pela loja...mas amanhã a ver se lá vou...

 

e levo uma colega de trabalho comigo...o bicho da aquariofilia talvez nasça nela...

 

Quanto ao meu nano está tudo na mesma...

 

Octupus quando nos pudermos encontrar é só dizeres...Este fim de semana vamos para o mag8, vou tratar do meu outro animal pertença do zoo de odivelas Lena e Rodrigo, mas durante a semana estamos por cá...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lena! :mrgreen:

 

Como já foi dito e vocês bem sabem, neste hobby tudo tem o seu tempo. Acredito, com a vossa vontade e amor pela bicharada que este ainda venha a ser um dos mais belos nanos do forum. Obvio que a ajuda de quem realmente percebe de salgados (que infelizmente não é o meu caso, estou na mesma fase que vós: aprendizagem), é imprescindível. Há por aqui muitos e bons colegas que vos vão encaminhar da melhor forma para que consigam um optimo resultado. Quanto a mim, sabem as horas e o local para o que puder ajudar. :P

 

Boa sorte!

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, octopus

 

So fiquei indignado com pessoas que em vez de dizerem o que dizem talvez fosse melhor mostrar como se faz melhor ou de raiz, portanto fazerem o que tu fazes que digo desde ja TODA a comunidade aquariofilista deveria agradecer-te pelo teu contributo a este mundo tão bonito e fascinante.

Em relação á rocha calcaria, acho que sobe o ph da agua doce ( leia-se de osmose ( acho que esta bem escrito )) e quanto á estetica cada um tem o seu conseito, mas de certeza que é mais bonito dois "calhaos" do que so o fundo ( natureza morta???), ou nao?

 

Como afinal esta boca é para mim...

 

Não tens de ficar indignado. O comentario dos 2 calhaus era uma piada. Vais aprender que num forum, nem sempre o que lês é o que a outra pessoa quer dizer. Nos fazemos intrepretações diferentes das coisas.

 

Tambem pensava que o Paulo já vos tinha dado algumas luzes sobre o assunto e a montagem já tinha a ajuda dele. Afinal não.

 

Quanto ao ajudar desde do inicio, existem muitos topicos sobre inicios de montagens e ainda um com o essencial

 

aqui

 

Quanto ao não ajudar...

 

eu, o Paulo e mais 2 ou 3, estamos constantemente a partilhar o pouco que sabemos com o pessoal que vai postando nesta area do forum, portanto.....

 

No jantar, iresmos concerteza ter oportunidade de conversar e aqui, qualquer duvida que tenham, tambem irei tentar, na medida do possivel, ajudar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.