Akadama Vs Plant Substrate Tropica Aquacare.


Mega

Recommended Posts

Boa tarde!

 

Comecei agora a montar um aquário plantado e gostaria de poder esclarecer algumas dúvidas.

Algumas pessoas me aconselharam o substrato da trópica aquacare, outras akadama, efectivamente não sei qual é o melhor, ou o mais indicado para um futuro aquário em que tenciono ter carpete.

Acredito que possa divergir de pessoa para pessoa de acordo com a experiência de cada um!

Agradecia os vossos comentários.

Cumprimentos a todos.

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu utilizo por baixo da akadama, o Tropica Plant Substrate. A akadama é praticamente inerte ( não possui os nutrientes essenciais ao bom crescimento de plantas), assim é necessário algo fertil, para por com ela de maneira a que as tuas plantas cresçam sem problemas de maior.

 

O Plant Substrate, apesar de fertil, desconheço qual a relação NPK que este tipo de substracto apresenta, no entanto, tu nunca consegues usar só o plant substrate, porque se não existir nenhum escudo ( outro substrato por cima) entre este substrato e a água, a água, cada vez que mexeres nele vai turvar, porque aquilo é tipo um pó.

 

Concluindo, ou usas akadama só, e tens de fertilizar de outra forma (fertilizante líquido ou pastilhas para enterrar no substrato) ou usas o Tropica Plante substrate e poes por cima a akadama ou outro qualquer tipo de substrato (por exemplo areal de rio), de maneira a tornares a esse substrato fertil.

 

 

 

Eu utilizo o Tropica e por cima akadama e só tenho necessidade de fertilizar com micro nutrientes 1x por semana.

 

 

Fica ao teu critério. Abraço Jaime.

Editado por JaimeSoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

psst... Não digas a ninguem mas se vires no site da tropica, sabias que o tropica aquacare é uma argila, muito semelhante á akadama, com sphagnum misturado, nada de especial, akadama e turfa misturado são praticamente iguais.

 

e a akadama é tão inerte como a argila do tropica aquacare substrate, ou seja, não são...são argilas que teem carradas de micros na sua estrutura(libertação lenta).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda e esclarecimento!!! Vou então avançar com o substrato da trópica e um areão de rio normal por cima. Entretanto vou dando notícias da evolução do suposto aquário plantado. Espero que seja desta!!!

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela resposta do Just_me, pelos vistos a Torpica Plant Substrate é quase igual a akadama, por isso acho q não deves por isso como substrato. Eu tenho, o tropica como substrato, pois julgava q era rico em nutrientes, pelos vistos nao. Também achava estranho ser tão mais barato q o resto dos substratos, enfim, estamos sempre a aprender...

 

Já agora Juat_Me, qual o substrato que aconselhas!?

 

 

Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo a ficar confuso!!!

Uma vez que quero começar com o melhor e digamos que não estou de momento a ver $$, qual é o melhor substrato, ou qual a melhor combinação entre substrato fértil, não fértil, akadama, etc? Se poderem referir as marcas agradecia.

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá por ser argila com sphagnum nao quer dizer que seja, mau....ou pior que os outros...alias, este tipo de substratos são os meus preferidos, só micros e uma grande reserva deles, o resto é na coluna de agua...

 

alias...os ricos em macro-nutrientes para mim não são grande coisa...até porque obrigam a grandes trocas de agua no inicio...para que? para baixar os niveis porque aquilo por difusão vem grande parte para a coluna de agua.

 

A não ser que ponhas um tampão pelo meio...mas nao é o areão de rio grosso que faz de tampão a trocas de agua entre o substrato e a coluna de agua acima dele, tem que ser qualquer coisa como areia compactada...e se o fizeres impedes as trocas de agua entre os dois, logo cortas a oxigenação ás raizes...enfim...

 

mas há quem use substratos tão ricos que até mete impressão, com humus, etc...

 

agora nao se convençam que um substrato de macros aguenta uma vida, especialmente com plantas a crescerem rápido, simplesmente não existem elementos suficientes para a criação de tanta massa vegetal. Obviamente dai a pouco tempo teem de complementar o substrato novamente ou começar a colocar na coluna de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado just_me!

Sei que a variedade é muita e a escolha infindável.

Mas agora imaginando que ias montar um aqua plantado com carpete, com a experiência que tens o que irias por no fundo?

Cumps

Filipe valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu...turfa no fundo e akadama por cima, para mim é a melhor relação qualidade preço e consegue-se atingir o mesmo que com qualquer outro substrato que tenha condições minimas:

 

-circulação

-oxigenação

-porosidade

-boa capacidade para atingir pH's baixos no fundo.

 

tudo o resto para mim são extras, que podem ou nao valer a pena.

 

por exemplo:

akadama special para mim é um extra em relação á akadama normal, para mim vale a pena pagar um bocado mais

macro nutrientes- sinceramente para mim nao acho que valham o que pedem pelo extra, especialmente quando posso meter o NPK que quero, para outras pessoas que nao se querem preocupar com isso, se calhar ja vale a pena pagarem por isso

 

mas acredita que se um substrato nao atingir as condições base as coisas tornam-se mais dificeis.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu...turfa no fundo e akadama por cima, para mim é a melhor relação qualidade preço e consegue-se atingir o mesmo que com qualquer outro substrato que tenha condições minimas:

 

 

Tambem sou adepto da utilizaçao de turfa, tenho usado não com akadama, mas com areão inerte. Só é preciso ter bastante atençao para ficar uma boa camada deste por cima da turfa e evitar ao máximo revolver o areão e o fundo. No meu amazónico por causa de uns troncos que não queriam afundar, revolví aquilo um bocado e alguma turfa subiu à superficie e noutras zonas ficaram apenas 2 a 3cm de areão por cima. resultado, Fosfatos em demasia, felizmente a luz não é intensa.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

No que referí acima usei turfa de jardim sem qualquer tratamento. Penso que o Just_me se referia à turfa de aquarios. Em tempos usei umas placas propias mas já não consigo encontrar, disseram-me que já não eram comercializadas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, ainda existem várias lojas a comercializar esse tipo de turfa em placa. Em Almada avipeixe vende bem como em Lisboa a aquaplante.

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, ainda existem várias lojas a comercializar esse tipo de turfa em placa. Em Almada avipeixe vende bem como em Lisboa a aquaplante.

Cumps.

Filipe Valente

Confirmo.

Também lá vi e já comprei mas esqueci-me de pôr no de 80cm logo quando montei e depois nao me apeteceu tirar tudo só para por turfa.

 

Mas que há à venda há que eu vi!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais