Temperatura Da Cor E Efeito No Crescimento


paulosaints

Recommended Posts

Olá! Tenho uma aqua 200L 1m com 50cm de altura. A iluminação é constituída por 3 lampadas, 1 T8 30w Sylvania Daylight posicionada a frente e 2x36w PLL's com 2700K de cor (muito amarela) posicionadas atrás.

Gostaria de saber se p factor de ter 2 lampadas com cor muito amarela irá afectar o crescimento, tanto horizontal com vertical, das plantas em geral.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A temperatura de cor dessas lampadas, não só te vai influenciar negativamente o crescimento das plantas, como te poderá potenciar o aparecimento de algas castanhas. O ideal são temp. de cor o mais próximo do espectro solar 5.200k ou lampadas mais especificas para plantas de 10.000k ou mais.

 

Aqui no forum com uma pesquisa poderás encontrar alguns tópicos sobre este assunto

 

Na página do Ramirezi p.e. tens também muito bons artigos que te poderão esclarecer melhor

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o ideal sera teres lampadas de cerda de 6500K que sao as de espectro mais aproximado ao do sol.

 

no entanto ha lampadas proprias para plantas que tem incidencia nas cores azul e vermelho que sao as cores que as plantas aproveitam.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pus esta questão pois no meu aqua tenho plantas de crescimento rapido, Heteranthera zosterifolia, que nem por isso estão a crescer lá muito depressa, e noto mais na Alternanthera reineckii que de certa forma a noto um pouco atrofiada e a começar a definhar.

Aquando da alteração da calha inicial do aqua retirei uma 30W Daylight (talvez na ordem dos 5000K ou 6000K) e coloquei dois PLL's 36W, e distracção fatal nem sequer reparei na temperatura da cor, só depois é que notei que a luz era amarelada demais. Fui ver a referencia das lampadas e lá estava... 2700K.

A nivel de manutenção das plantas, tenho CO2 com bolhas de 4 em 4 segundos, adiciono Fe 2+ diariamente, a volta de 2ml, e K de 3 em 3 dias.

Obrigado pelas respostas, amanha vou já procurar 2 lampadas de 6500K!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu sei que Lisboa ainda é longe do Montijo... mas pronto.

 

Hermann & Biener (na 5 de Outubro).

PLL's de 6500 K da Osram de 36 watt a 6 euros e pouco cada uma.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais