Recommended Posts

Publicado

Ora bem:

Arranjei um aqua novo, +/- de 40/50 litros e gostava de saber a vossa opinião acerca do que meter lá dentro, em termos de peixes. Têem de ser uns tanques, porque a filtragem não vai ser nada de especial, o que exclui, penso eu, ramirezis e afins, assim como ciclideos africanos.

Quero um peixe que se reproduza com alguma facilidade.

A minha primeira escolha iria para Betta Splendens. Até já tenho quem me arranje 1 macho e 3 fêmeas. Mas pode ser qualquer coisa, como Barbos (penso serem simples). Já pensei em Kribs, já pensei em Danios. Basicamente, quero saber a vossa opinião, por mais estapafurdia que achem que seja... (Nada de viviparos, tenho um 200 litros para eles)

Façam lá saltar as vossas opções, sabendo que os peixes não convinha terem mais de 10 cm. em adulto.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Ora bem:

Arranjei um aqua novo, +/- de 40/50 litros e gostava de saber a vossa opinião acerca do que meter lá dentro, em termos de peixes. Têem de ser uns tanques, porque a filtragem não vai ser nada de especial, o que exclui, penso eu, ramirezis e afins, assim como ciclideos africanos.

A minha primeira escolha iria para Betta Splendens. Até já tenho quem me arranje 1 macho e 3 fêmeas. Mas pode ser qualquer coisa, como Barbos (penso serem simples). Já pensei em Kribs, já pensei em Danios. Basicamente, quero saber a vossa opinião, por mais estapafurdia que achem que seja... (Nada de viviparos, tenho um 200 litros para eles)

Façam lá saltar as vossas opções, sabendo que os peixes não convinha terem mais de 10 cm. em adulto.

A minha humilde opinião (e não passa disso, apenas são os que um dia gostava de criar):

Bettas (eu sempre tive um fascinio por este peixes e ainda hei-de fazer criação deles - o problema é o que fazer depois aos peixes ....)

Killies (outra paixão platónica minha), na secção de killies encontras muita info sobre tudo o que precisas saber.

Colisas

Peixes de cardume: Barbos Tigres, Dourados, Rosados, tittea, Danios zebra, rasboras (não sei se reproduzem em cativeiro mas acho que sim), viuvas, cory's,

ciclideos (mudas a filtragem ou fazes TPA's): kribs, apistos, rams

Invertebrados: Camarões, Pomaceas

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Ora bem:

Na minha opinião, e uma vez que como referiste a filtragem não é nada de especial, aconselho o BETA. Trata-se de um peixe que no seu ambiente natural vive em charcos. Reproduz-se com facilidade e só necessita de uma fêmea porque se lá puseres mais vai ser uma guerra. Deves estar preparado para o facto de teres de separar a fêmea antes e após a fecundação, e mais tarde o macho, mas isto são factos que podes ler aqui no forum na secção dos betas.

Publicado:
Na minha opinião, e uma vez que como referiste a filtragem não é nada de especial, aconselho o BETA. Trata-se de um peixe que no seu ambiente natural vive em charcos. Reproduz-se com facilidade e só necessita de uma fêmea porque se lá puseres mais vai ser uma guerra. Deves estar preparado para o facto de teres de separar a fêmea antes e após a fecundação, e mais tarde o macho, mas isto são factos que podes ler aqui no forum na secção dos betas.

Esse é que é o problema do betta. É que eu quero um aqua onde se deem todos bem. Agora andarem atrás da fêmea faz com que desça uma posições naquilo que eu quero.

Neste momento estou inclinado para kribs. Vou-me informar melhor mas é uma coisa dessas que eu quero. Um casal que se dê bem e reproduza sem grandes dificuldades e aguente um filtro +/-...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Esse é que é o problema do betta. É que eu quero um aqua onde se deem todos bem. Agora andarem atrás da fêmea faz com que desça uma posições naquilo que eu quero.

Neste momento estou inclinado para kribs. Vou-me informar melhor mas é uma coisa dessas que eu quero. Um casal que se dê bem e reproduza sem grandes dificuldades e aguente um filtro +/-...

Killies ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:
Killies ....

Eu tambem já pensei nisso, mas ia ter pena de ver os bichos sempre a morrer... Pelo que sei têem um tempo de vida bastante curto.

Publicado:

não há nada como os ciclideos

um harem 2 a 3 as crenicaras 1 macho

um casalinho de kribs

para mudar um pouco

talvez um casal de cacatoides

atenção a filtragem não pode ser muito má

Publicado:
não há nada como os ciclideos

um harem 2 a 3 as crenicaras 1 macho

um casalinho de kribs

para mudar um pouco

talvez um casal de cacatoides

atenção a filtragem não pode ser muito má

O que queres dizer com a filtragem não pode ser muito má? Em principio será um filtro interno daqueles pequenos... E TPA's diárias.

Publicado:

São peixes muito sensiveis, não pode haver variações na agua, os valores dos nitritos, amonia têm que ser muito baixos ou nenhuns

Desde momento que a filtragem faça isso com ajuda da tpa´s "se optares pelos ciclideos "vais ter muita criação.

boa sorte

Publicado:
São peixes muito sensiveis, não pode haver variações na agua, os valores dos nitritos, amonia têm que ser muito baixos ou nenhuns

Desde momento que a filtragem faça isso com ajuda da tpa´s "se optares pelos ciclideos "vais ter muita criação.

boa sorte

Mas tinha ideia que os Kribs se aguentavam bem. Posso estar enganado, claro.

Publicado:
Eu tambem já pensei nisso, mas ia ter pena de ver os bichos sempre a morrer... Pelo que sei têem um tempo de vida bastante curto.

Olha que eu acho que não é bem assim .. informate junto dos entendidos na secção de killies e eles te dirão especies sem serem anuais e de "facil" manutencão....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens

Publicado:

Realmente toda a gente diz são uns carros de combate,eu infelizmente não posso dizer isso tenho 1 casal crenicaras( flor de estufa) e tive 2 casais de kribs

ironia do destino os kribs apanharam um doença que só os afectou a eles. Se são ou não mais fortes? Quem sou eu para dizer.

só posso dizer que são um espectaculo vale a pena tentares.

Publicado:
Realmente toda a gente diz são uns carros de combate,eu infelizmente não posso dizer isso tenho 1 casal crenicaras( flor de estufa) e tive 2 casais de kribs

ironia do destino os kribs apanharam um doença que só os afectou a eles. Se são ou não mais fortes? Quem sou eu para dizer.

só posso dizer que são um espectaculo vale a pena tentares.

Em principio serão Kribs. Já estive a estudar e em principio ganharam eles. Mas ainda não está decidido. Digam mais espécies para ver o que pode ser...

Publicado:

Amanhã é dia de montagem.

Ainda não tenho os peixes. Tenho tudo o resto. Quem se quiser exprimir que o faça entre hoje e amanhã. Quando o postar vou lá deixar agradecimentos e vou tambem dizer para criticarem tudo menos a escolha de peixes, que está a ser feita aqui, neste tópico. Agradeço a participação de todos antecipadamente.

Digam o que quiserem. que 20 litros é aqua de camarões. Que meter Kribs aqui é matá-los. Que eu sou insensivel e nem devia ter peixes, et caetera.

Mas digam e deem sugestões.

Publicado:

Boas, Ricardo

Se queres a minha opinião, cá vai.

Se a tua ideia é fazeres criação e manter os progenitores juntos com os alevins num aqua de pequenas dimensões com pouca filtragem…para mim, (tirando os Killis) restam os Tanichthys albonubes, basta meteres um bom tufo de musgo e umas plantas flutuantes e deixar a natureza fazer o resto…

Agora se queres aprender e criar Killis…inscreve-te na APK, (recebes um casal para te iniciares) o ambiente é do melhor, todos os meses o pessoal reúne no Espaço Monsanto para conversar e tirar duvidas e partilhar experiências, e não é preciso perceber da coisa, (eu por exemplo vou lá para aprender pois sobre Killis tenho muito pouca experiência e está lá sempre pessoal que dá cartas nesta matéria).

A ideia preconcebida que os Killis vivem só um ano está mais que errada, os peixes a que chamamos de Killis pertencia a várias sub-familia e variadíssimos géneros, é certo que existem espécie que nem chegam a viver 6 meses mas também existem espécies que vivem mais de 3 anos, (coisa que um Betta ou um Ramirezi não…), depois os Killis têm modos de reprodução do mais interessante que possas imaginar, mas como cada caso é um caso, caso optes por Killis aparece no Espaço Monsanto no dia 10 de Março e vais ficar com uma ideia do mundo da Killiofilia, não precisas te fazer sócio para partilhares das nossas conversas, que são do mais informal possível, mas acredita que vai ser muito difícil resistires à tentação de aprenderes mais sobre os Killis e não levares uns para casa…

Se optares pelos Tanichthys albonubes, o Tomás Mendes fez um óptimo artigo sobre eles que está aqui neste fórum, caso queiras saber mais sobre a sua reprodução terei muito gosto em te dar umas dicas, mas acredita que são dos peixes disseminadores de ovos mais fáceis de criar em aquas pequenos

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:
Boas, Ricardo

Se queres a minha opinião, cá vai.

Se a tua ideia é fazeres criação e manter os progenitores juntos com os alevins num aqua de pequenas dimensões com pouca filtragem…para mim, (tirando os Killis) restam os Tanichthys albonubes, basta meteres um bom tufo de musgo e umas plantas flutuantes e deixar a natureza fazer o resto…

Agora se queres aprender e criar Killis…inscreve-te na APK, (recebes um casal para te iniciares) o ambiente é do melhor, todos os meses o pessoal reúne no Espaço Monsanto para conversar e tirar duvidas e partilhar experiências, e não é preciso perceber da coisa, (eu por exemplo vou lá para aprender pois sobre Killis tenho muito pouca experiência e está lá sempre pessoal que dá cartas nesta matéria).

A ideia preconcebida que os Killis vivem só um ano está mais que errada, os peixes a que chamamos de Killis pertencia a várias sub-familia e variadíssimos géneros, é certo que existem espécie que nem chegam a viver 6 meses mas também existem espécies que vivem mais de 3 anos, (coisa que um Betta ou um Ramirezi não…), depois os Killis têm modos de reprodução do mais interessante que possas imaginar, mas como cada caso é um caso, caso optes por Killis aparece no Espaço Monsanto no dia 10 de Março e vais ficar com uma ideia do mundo da Killiofilia, não precisas te fazer sócio para partilhares das nossas conversas, que são do mais informal possível, mas acredita que vai ser muito difícil resistires à tentação de aprenderes mais sobre os Killis e não levares uns para casa…

Se optares pelos Tanichthys albonubes, o Tomás Mendes fez um óptimo artigo sobre eles que está aqui neste fórum, caso queiras saber mais sobre a sua reprodução terei muito gosto em te dar umas dicas, mas acredita que são dos peixes disseminadores de ovos mais fáceis de criar em aquas pequenos

Um abraço, até breve

Muito obrigado pela resposta.

O filtro para este aqua vai er um hydor que faz 170l/hora. Faz 8,5 vezes a capacidade do aqua por hora. A mim parece-me uma filtragem já boazinha. Tenho esta ideia dos Kribs porque são lindos e toda a gente diz que são fáceis de reproduzir.

Os killies ficarão para uma segunda fase, mas não sabia disso em Monsanto e vou ver se dou lá um pulo. Tenho de ver o meu horário e se estiver a trabalhar, fazer as trocas necessárias.

Tendo em conta o filtro e o facto do aqua ser de 20 litros, algum acrescento? Os tanychtis são lindos, mas punha quantos? 3/4?

Publicado:

Kribs em 20lt, não vai dar certo…(apesar de conhecer quem já os tenha reproduzido em menos…), desculpa não me alongar mais sobre este assunto, mas digo-te que o problema não ia ser a qualidade da agua ou da filtragem, mas sim o espaço, eu já vi machos matarem fêmeas por elas não quererem desovar e fêmeas matarem os machos por estes não saberem cuidar dos filhos e isto em aqua de 100lt…

Quanto ao nº de Tanuchthys, se conseguires distinguir os machos das fêmeas diria que 2 machos e duas fêmeas no mínimo, mas o melhor seria um cardume de 6, só com muito azar não terias os 2 sexos…

As reuniões são noticiadas aqui neste fórum na secção respectiva, toma atenção pois pode haver alguma alteração que será previamente postada no sub-forum…

Caso sempre vás para os Tanichthis não vais precisar de aquecimento nesse aqua, o que também é valido para muitos Killis e para algumas espécies de Killis um aqua de 20lt é uma mansão…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home