Musgo E Feto De Java Em Aquário De água Fria?


Recommended Posts

Olá, na escola do meu mais novo há um pequeno aquário (deve ter uns 20 litros) com 3 peixes de água fria - não sei dizer quais porque não percebo nada de água fria, por enquanto são pequenitos, uns 5 cm cada. O aquário está muito feio, com areão à base de conchas (deve ter o pH bem alcalino!), sem plantas nenhumas, e as mudas de água são levando o aquário em peso até à casa de banho. Eu vou doar um tubo de borracha com aspirador manual para as TPAs (e um garrafão de 5 l, para evitar que a água seja transportada no balde das limpezas...).

 

Também, ouvi dizer que peixes de água fria comem plantas, será que comem musgo e feto de Java ? Caso contrário eu também levava para lá pôr. E valisnérias?

 

Já agora, será que é bom retirar aquelas conchas e meter areão de rio (tenho um saco em casa)?

 

Por favor não me digam que o ideal era retirar os peixes dali!, porque foi algum outro pai que levou e lá deixou, e penso que ninguém vai levar para casa. Só quero saber se será possível melhorar, mesmo que pouco, as condições dos peixes (e já agora evitar que mais tarde ou mais cedo o aquário rache).

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes colocar que eles não comem e a troca pela areia de rio também é uma boa opção.

Mas realmente 20l é pouco para 2 peixes... Mete um tópico no procura a ver se alguém oferece um maiorzito. Como é para uma Escola há sempre almas caridosas ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá coloquei musgo e feto de java, e ainda riccia, areão novo, e sifão para fazer TPAs, até agora tudo bem!

 

Mais uma pergunta sff: um dos peixes parece estar doente, alguém sabe se os remédios para peixes de água quente são indicados para água fria?

 

Obrigado!

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Lá coloquei musgo e feto de java, e ainda riccia, areão novo, e sifão para fazer TPAs, até agora tudo bem!

 

Mais uma pergunta sff: um dos peixes parece estar doente, alguém sabe se os remédios para peixes de água quente são indicados para água fria?

 

Obrigado!

 

Nuno Barradas

 

Olá nunoni! Fico contente ao ler estas coisas. Pais participativos e preocupados. Sou educadora de infância, e sei que é importante responsabilizar os míudos e sensibiliza-los para as ciências da natureza. Mas por vezes também me dá dó ver que muitos kinguios são involuntariamente "sacrificados".

Quanto às doenças dos peixes, pela esperiência que tive com os kinguios as doenças mais comuns são aqueles parasitas que se agarram a eles e chupam o sangue, ou as manchas pretas nas barbatanas, ou mesmo as mudanças de água e alteração de ph. Se pensares neles como peixes de água quente, não ficas errado. è quase a mesma coisa. São tão sensíveis como os outros, ou até mais ainda, se bem que toda a gente pensa que eles são muito resistentes e que se pode mudar a água toda e colocar directamente da torneira que não ha problema.

Relativamente aos medicamentos, todos os que tenho utilizado, sejam da tetra (os mais baratos) ou da waterlife, dizem estar indicados para água fria, água quente, e ainda água salgada. Mas uma pesquisa aqui na net também há-de ajudar. coloca qualquer coisa como doenças kinguios[b][/b] e há-de parecer qualquer coisa. Boa sorte com isso, e parabéns pela participação com os miúdos. O teu filho deve sentir-se orgulhoso.

Editado por turtle765
Link to comment
Partilhar nas redes sociais