Secar Troncos


Karla

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Será que existe algum truque para secar troncos mais depressa?

Tenho um tronco de videira a secar para pôr no aquário, mas continua muito verde!

Já retirei a parte exterior toda, mas está a secar há 2 semanas e continua verde.

Ele tem estado a secar ao ar livre mas abrigado da humidade, será que dentro de casa é mais rápido?

 

Agradeço sugestões.

Obrigado :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Será que existe algum truque para secar troncos mais depressa?

Tenho um tronco de videira a secar para pôr no aquário, mas continua muito verde!

Já retirei a parte exterior toda, mas está a secar há 2 semanas e continua verde.

Ele tem estado a secar ao ar livre mas abrigado da humidade, será que dentro de casa é mais rápido?

 

Agradeço sugestões.

Obrigado ;)

 

Só em estufas

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nao for muito grande coloca-o no microondas e depois em cima da tv ou do monitor do pc.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Cuidado que colocar o tronco no Microondas sem água lá dentro pode danificar o equipamento. Convém ler as instruções do aparelho. Conjuntamente com o tronco deve ser colocado um recipiente com água para não causar danos ao equipamento (MW).

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja sequei no forno electrico, mas tens de ter cuidado pois as pontas podem começar a arder, portanto tem de ser numa temperatura baixa e durante bastante tempo e com extractor de ar

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado ao aquecer água no microondas...

Porque devido á tensão superficial a água pode atingir temperaturas superiores aos 100º e quando se perturba a superfície da água aquecida, aquilo é tipo vulcão mas em vez de magma é água a escaldar que salta cá para fora para cima de nós...

 

Ver aqui!!

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Depois de várias tentativas de colocar o tronco no microondas, desisti!! Impossivel.... Não cabe...

Acho k vou mesmo ter de esperar que ele seque naturalmente... :P:)

 

Tenta arranjar uma panela para ferver o tronco... nem que seja por secções.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que uns 5 ou 6 dias junto de um aquecedor serão suficientes?

Os troncos aquecem bem, às vezes até escaldam e estão assim umas 8horas/dia

Um dos troncos até já estalou, estará seco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que uns 5 ou 6 dias junto de um aquecedor serão suficientes?

Os troncos aquecem bem, às vezes até escaldam e estão assim umas 8horas/dia

Um dos troncos até já estalou, estará seco?

 

Olá a todos!

 

Obrigado pelas vossas ideias! Algumas bastante originais :mrgreen: !!

Já fervi o tronco bastantes vezes, e coloquei-o no aqua.

Agora é esperar para vêr o que vai dar.

 

Se houver novidades, dps digo. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem me respondeu (acerta de ser suficiente a secagem junto do secador) resolvi seguir a intuição.

Então ficam aqui algumas das "conclusões":

- Se pretendem uma secagem mais rapida "descasquem" o tronco primeiro. Pois verifiquei que dos troncos com identica espessura estavam mais secos os que tinha tratado antes.

- Talvez valha a pena uns golpes (a x-acto ou parecido) nos troncos durante o processo de secagem. Aqueles que racharam nesso processo estavam sem ponta de seiva ao passo que os que não racharam, mas pertencentes ao grupo dos mais secos, ainda tinham umas pontinhas.

 

Depois de ter escolhido apenas os mais apropriados

- Não dava para ferver devido ao tamanho (a mulher não me deixou fazer fogueira debaixo da banheira)

- Coloquei a caldeira com a maxima temperatura (no botão 60º, no termoestato estavam +de 80º, por isso a agua deve ter chegado aos troncos a uns 50º)

- Repeti a operação umas boas horas alternando banhos de imersão de uma hora com umas chuveiradas de agua fria e quente (alternadamente) numa aproximação estramamente naif de "pasteurizar" o tronco :snipersmile:

- O chã foi-se reduzindo gradualmente, após cada operação

- Espetei com eles no aqua no final do dia e foi facil mante-los na agua quase (eu disse quase) sem nada a segurar, não insistiram em flutuar

 

Um efeito engraçado que verifiquei ontem à noite... é fixe ver troncos (mais ramos, que troncos) a fazer pearling :snipersmile:

Editado por jokofar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tinha dito.... pus o tronco no aqua.... resultado: Fungos e mais Fungos!!!

Não estava bem seco e deve ter saido a seiva da videira.

Como os fungos não passavam, retirei-o do aqua e voltei a descascar os restos k só depois é k vi k ele ainda tinha.

 

Agora aqui vai a parte pior bigsmilebigsmile !!

 

Depois de tanto trabalho, de aguentar os fungos uns dias, têr de andar a tirá-los à mão, andar a limpar as plantas e o areão porque a camada gelatinoso do fundo infestou o aquario todo, tê-lo descascado até à ultima ponta ... houve alguem lá em casa (k não percebe nada disto fight ) k aproveitou, como me ouviu falar nisso, quando eu estava a dormir para secar o tronco no microondas!

 

Resultado: Uma fogueira no microondas!!!

E foi assim que lá foi um tronco. Não se aproveita nada :cry: !!!

 

Por isso.. cuidado com os troncos no microondas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.