spranto Publicado Janeiro 15, 2007 Publicado Janeiro 15, 2007 Boas, Tenho um Fluval 205 e usei um produto da Nutrafin para me aclarear a água. Como é típico só li metade das instruções e saltei a parte da lã de vidro. Assim sendo e para remediar o aspecto "leitoso" com que a água ficou queria saber com que ordem devo pôr as matérias filtrantes que são: Cilindros cerâmicos (dois compartimentos) Lã de vidro (para o compartimento vazio) São três compartimentos. Estava a pensar pôr a lã de vidro no cimo que é por onde a água entra. Estarei a fazer bem? Espero por uma resposta de alguém entendido. Abraços! Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
antmarques Publicado: Janeiro 16, 2007 Publicado: Janeiro 16, 2007 Boas! Não sou nenhum entendido em filtros fluval mas pelo que sei, em geral, a ordem mais correcta é filtragem mecânica, depois biológica e no final química, sendo que esta ultima em princípio só se usa na aplicação de medicamentos. Assim sendo, o que te diria é para colocares primeiro uma esponja, seguidamente as cerâmicas e por fim a lã de vidro. Abraço Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Joao Machado Publicado: Janeiro 16, 2007 Publicado: Janeiro 16, 2007 Boas. Esquece a "lã". 1º esponja 2º e 3º ceramicas. JPM Ps-> Lava a esponja com a maior frequencia possivel. Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
spranto Publicado: Janeiro 16, 2007 Autor Publicado: Janeiro 16, 2007 Boas.Esquece a "lã". 1º esponja 2º e 3º ceramicas. JPM Ps-> Lava a esponja com a maior frequencia possivel. estás a dizer q se lavar só a esponja esta vai servir para absover o que está em suspensão na água? Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
antmarques Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 estás a dizer q se lavar só a esponja esta vai servir para absover o que está em suspensão na água? Boas! Complementando a anterior resposta, a esponja faz a filtragem mecânica, ou seja, retém os elementos que andam em suspensão na água. As cerâmicas fazem a filtragem biológica, ou seja, as bactérias que se alojam nos cilindros consomem os elementos nocivos para os peixes. Por fim, a lã de vidro serve de complemento fazendo também uma filtragem mecânica mais fina. Na minha opinião é também importante para melhorar a filtragem, basta ver como fica cheia de detritos ao fim de uma ou duas semanas de uso. Portanto, está lá a fazer alguma coisa... mas a decisão final é tua. Não esquecer que a lã de vidro não é reutilizável. Quando estiver suja vai directa para o caixote! Cumps Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
norby Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Não esquecer que a lã de vidro não é reutilizável. Quando estiver suja vai directa para o caixote! Cumps Nao é possivel lavar a lã? Citar
antmarques Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Nao é possivel lavar a lã? Boas! Pelo que me foi dito aqui mesmo no fórum, o melhor é não reutilizar. Nunca fica muito bem limpa e perde propriedades filtrantes pelo que sei... Cumps Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Fausto Vicente Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Tens de fazer uma equação: O que é que eu quero?? 1º, usar a la, que filtra mais fino, mas faz com que o filtro fique colmatado mais depressa, originando a um cada vez menor fluxo do caudal, a um esforço suplementar do rotor, e consequentemente a uma maior manutenção, ou; 2º, Usar apenas esponjas e as ceramicas, sendo que a filtragem não é tão fina, mas como colmata menos, existirá um maior fluxo de agua, existindo maior circulação, e consequentemente levando a agua a passar pelas materias filtrantes mais vezes? Além disso, a lâ, não sendo reutilizavel, não é um bom meio para desenvolvimento das colonias de bacterias, ao contrario das esponjas... a somar ao facto de te sair mais caro, por esse mesmo motivo (não é reutilizavel). Concluindo, terás de optar, quanto a mim, entre o que pretendes: filtragem predominantemente mecanica, ou biologica; se quiseres ter muita ou pouca manutenção; se queres gastar mais ou menos dinheiro... Cumps Fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
norby Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 (editado) ok. Nao tinha essa noçao de a lã nao ser reutilizavel... Dada a fauna q vou ter a filtragem mecanica é importante. O espaço tambem nao é propriamente problema (fluval fx 5). Obrigado pelas dicas. Editado Janeiro 19, 2007 por norby Citar
Fausto Vicente Publicado: Janeiro 19, 2007 Publicado: Janeiro 19, 2007 Norby, podes-me dar informações práticas sobre esse filtro (fx-5)? A teoria eu sei, ja li as publicidades e os manuais. Qual o nivel de eficácia disso? E tão importante para mim, o de ruido? Spranto, desculpa o off-toppic... Fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
norby Publicado: Janeiro 20, 2007 Publicado: Janeiro 20, 2007 Norby, podes-me dar informações práticas sobre esse filtro (fx-5)?A teoria eu sei, ja li as publicidades e os manuais. Qual o nivel de eficácia disso? E tão importante para mim, o de ruido? Spranto, desculpa o off-toppic... Fausto Fausto para-te ser sincero penso po-lo a funcionar apenas amanha (Domingo). Enchi ontem o aquario e vou fazer o teste de estanquicidade até amanha. Isto de montar um aquario de grandes dimensoes é pior que um construir um puzzle... Bem acerca do filtro, o filtro é realmente grande e possui uma elevada capacidade de materias filtrantes (se a memoria nao me falha o q diz no manual é 5.8l). Tem 3 cestas para materias filtrantes, as quais estao já revestidas a esponja, sobrando realmente muito espaço para as mais variadas materias filtrantes (ou até combinaçoes). Nao te posso falar em niveis de eficacia, nem de ruido por experiencia propria (em breve poderei adiantar mais informaçoes), no entanto cheguei a este filtro atraves de um amigo, com uma fauna consideravel (e que inclui 3 tartarugas), com niveis de qualidade de agua muito bons. Citar
Ricardo Diogo Publicado: Janeiro 23, 2007 Publicado: Janeiro 23, 2007 Eu reutelizo a lã durante cerca de 4 meses. Nunca notei que perdesse capacidade. Lavo-a durante cerca de 10/15 minutos até ficar quase branca e volto a colocá-la no aqua. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
nunomiguel Publicado: Janeiro 23, 2007 Publicado: Janeiro 23, 2007 Eu reutelizo a lã durante cerca de 4 meses. Nunca notei que perdesse capacidade. Lavo-a durante cerca de 10/15 minutos até ficar quase branca e volto a colocá-la no aqua. Eu também. Devo gastar 15€ por ano em lã... não considero que seja um valor elevado. No meu caso prefiro filtrar menos e ter a água bem limpa do que filtrar muito e ter particulas em suspensão na coluna de água... Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts