Posso Usar Areia De Filtro De Piscina ?


Mmarquesani

Recommended Posts

Ola, eu estou querendo montar meu primeiro aquário de 280 litros, para peixes lebiste e alguns pequenos camarões, e em vês de plantas vivas vou colocar artificiais mesmo, ate mesmo pela sua praticidade, usarei tronco de Aroeira, pedras madeira e coral e aqueles navios naufragados de enfeites.

No fundo do aquário, de baixo daquelas placas pretas que vai as pedras, pretendo usar um filtro tubular para retirada da água suja,. e mais um filtro externo com todas etapas de filtragem mecânica e biológica aquecedor e compressor de ar .

 

Agora que já esta explicado o tipo que vai ser meu aquário ai vai minha pergunta

 

 

É errado em vez de usar aquelas pedrinhas de fundo de rio no fundo do aquário.

E substituir pôr arei de filtro de piscina?

Seria necessário mesmo com essa areia ter que sinfonar o fundo do aquário?

 

Obrigado

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcelo!

 

Muitas pessoas usam areia de filtro de piscina, eu particularmente uso areia fina de rio. Não há problema nenhum!

 

Só não te aconselho usar essas placas pretas no fundo do aquário, esses filtros de fundo só juntam sujeira sob o cascalho e com o tempo pode desestabilizar o sistema todo. Prefira apenas os filtros externos, que são de fácil manutenção!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas pessoas usam areia de filtro de piscina, eu particularmente uso areia fina de rio. Não há problema nenhum!

Acho que não é bem assim.

Tens que ter cuidado se a areia é calcária em cujo caso pode subir-te o pH do aquário.

Ainda por cima se não vais ter plantas naturais, com a falta de matéria vegetal, o pH vai ter tendência para subir a não ser que coloques alguns troncos para compensar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dois tipos de areia que citei, pelo menos os que conheço e uso aqui, são absolutamente neutras, não influenciando em nada o pH da água. Mas talvez isso possa variar com a procedência do material!

 

Elementos calcários sempre elevam o pH e a dureza da água, por isso, quando se trata de aquários de água doce, prefiro utilizar areia de rio!

 

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA COLEGAS

Em relasâo a areia vocês mi tirrou uma grande duvida já se era errado ou não utilizala, eu mandei um E-Mail para Jacuzzi para desencargo da conciencia rsssss.....para mi dizer o composto da areia que eu tenho aqui, que é areia grossa

da marca deles

 

bom de momento eu examinei bem a areia do pacote e nau achei composto de calcario ou fragmentos de conchas, pelo meu visto só areia mesmo ela tem uma coloraçao meia bege bem clarinha quando seca e após molhada fica com essa coloraçao escura,

 

bom a jacuzzi mi respondeu que é 99,9 % areia de Quartzo granulometria de 0,8 mm, insenta de materiais organicos, carbonatos e cloretos e argila. pelo que você diz creio que posso usala sem receio

 

 

 

Agora lhes explicando melhor, não sei se é considerado bem um filtro biologico, eu já li á respeito aos fitros (FBF) que eles acumulam abaixo das placas com o tempo uma sujeira que é prejudicial aos peixes e agua, e que com o tempo tem que se desmontar tudo para limpesa, outro dia estava entrando em ums saites que mostrava um a montagem de um filtro tubular abaixo dessas placas pretas, e pelo que entendi esses tubos com uma boa bonba de agua faz a retiragem dessa agua suja que se acumula abaixo do aquario, então sua montagem e sua funçao mi chamou muito minha atensao, eu entrei em contato com pessoas que utilizam o sistema filtro tubular, com aquarios comunitarios e plantas, com periodo um pouco mais de dois anos e reportaram que nao foi preciso desmontar o aquario para limpesa e que a agua sempre se manteve dentro dos padroes certos, unica coisa que recomendaram uma boa bonba para fazer a drenagem do fundo do aquario e assim retirando o material acumulado, mas gostaria de saber de você daqui do forum de discusão que achou do sistema, quero ter certesa antes de montar tudo

este é o saite onde tem o esquema do filtro tubular http://www.drpez.com/drcol143.htm

e nesse mesmo saite peguei um esquema de filtro externo que é o que já pedi para o vidraceiro montar junto do aquario, esta semana já estara chegando o aquario eo filtro externo aqui vai o saite do filtro http://www.drpez.com/drcol75.htm

gostaria da sua opiniao sobre o filtro se deve ser acresentado algo ou esta tudo certinho

 

Aguardo suas Resposta

 

Muito Obrigado

 

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pelo que percebi esse filtro funciona como um filtro normal, mas é colocado no meio do areão, logo a granolumetria do areão não pode ser muito reduzida com o risco de te entupir os buracos. Se usares o filtro biologico e o filtro tubular por baixo das placas, deves ter um bom resultado. Não sei é se a areia não passará á mesma pelas ranhuras das placas do filtro biológico.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.