Dúvidas Sobre Captura De Plâncton


Recommended Posts

De forma a aproveitar o facto de morar próximo do mar, adquiri há bem pouco tempo uma rede de 200 micras para a captura de plancton para alimentar os meus corais, mas gostaria antes de me aventurar sem saber o que estou a fazer, tirar algumas dúvidas com quem possa ter eventualmente alguma experiência nesta prática.

E as minhas maiores interrogações baseiam-se nestes pontos:

- Qual o melhor período do dia para efectuar a captura?

- Qual o melhor período de maré?

- Qual o melhor local de captura?

- Qual a melhor forma de transporte e conservação do placton?

- Qual o seu tempo de vida?

- Qual a melhor forma de aplicação no aquário (directo nos corais ou simplesmente largando na coluna de água)?

- Deve-se desligar as bombas durante a sua aplicação?

- Quantas vezes por semana se recomenda a sua utilização?

Sei que ainda são algumas perguntas mas infelismente são tantas como as minhas duvidas!

 

Um abraço a todos.

 

Melhor periodo do dia?

De noite é mais fácil a operação de colheita já que o plancton tende a vir para a superficie, no entanto é tambem o mais perigoso especialmente se for uma captura feita por uma pessoa só. 8nem recomendaria fazer esta captura de noite sozinho.

- Melhor periodo da maré será em principio quando a maré está a encher

-Melhor lugar de captura- longe de rios, portos, esgotos,etc para garantir que o plancton recolhido é plancton que sobrevive em condições normais de mar aberto e nao plancton que prolifere devido a condições de agua menos boas.

- Melhor meio de transporte será sempre com uma diluição em água salgada para permitir que a poluição causada pelo metabolismo e eventual morte de parte do plancton nao leve á morte do restante. A oxigenação da agua de transporte também será fundamental, ja que pela concentração do mesmo num pequeno volume de água pode levar a quedas rápidas do oxigénio disponivel

- Tempo de vida? não sei

-Qual o melhor método de aplicação?

Se fizeres target feeding o melhor seria com uma seringa depois de espalhar uma pequena quantidade de plancton na agua para existir uma extensão dos polipos para quando fizeres o target feeding esse possa ser aproveitado ao máximo.

Se fizeres uma introdução espalhada grande parte irá concerteza ser colectado pelos corais uma vez que eles evoluiram precisamente no sentido de fazer uma recolha de pequenas concentrações de plancton na agua, para além disso, parte poderá sobreviver aumentando a bio-diversidade no aquario.

-Desligar as bombas não, os corais evoluiram para colectarem alimento de águas em movimento e nao de águas paradas, quanto maior a agitação mais "bombardeamento" de plancton nos corais.

No entanto desligar a bomba de retorno no caso de existir sump ou escumador no caso de ser hang-on será sem duvida proveitoso.

-Quantas vezes?

Depende do teu sistema, depende dos teus corais e das suas necessidades em termos de alimentação, terás de ser tu o juiz.

De qualquer forma na natureza os corais alimentam-se durante todo o dia, tal como normalmente acontece nos aquarios, o alimento nos aquarios é que pode ser menos abundante do que na natureza.

 

No entanto para acabar, a introdução de plancton pode ser muito boa (pela introdução de comida mais proximo da comida natural dos corais e peixes e permitir um aumento da bio-diversidade)num aquario bem montado e com boa capacidade de exportar excessos de nutrientes como pode ser desastroso no caso contrário ou em aquarios em que a capacidade de exportação esteja próximo do limite(nao esquecer que o plancton recolhido será sem duvida uma mistura de zoo e fito plancton que poderão proliferar no teu aquario). Ou seja, é bom secundáriamente porque te vai fazer aperceber em que condições está o teu aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

O meu aqua tem apenas mês e meio e montei-o a pensar nos maravilhosos peixes de água salgada e alguns corais moles e duros, e tudo graças ao que tenho aprendido neste forum. Agora deparar-me com esta tua pergunta, fiquei surpreendido. Não de digam, e desculpem a ignorância, que para ter corais saudáveis, tenho que andar a apanhar plâncton no mar, para além das Tps?

Abraço.

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes com isso. Não é imprescendivel para ter um aquario saudavel.

 

Faz as TPA´s regulares, adiciona o Kalk. O resto é tipo, depois de ter uma boa casa e ter um bom carro, queres ter umas ferias em Punta cana. Não é imprescendivel.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos corais que se queiram ter, diria que alguns deles precisam mesmo...mas são apenas alguns, nao tens de te preocupar com isso se fizeres bem as escolhas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "Red Fish" tem uma tabela de preços com fotos dos corais e pelo que vejo a Acropora, que é de uma beleza extraordinária, é precisamente dos corais que têm de comer zooplancton. Certo?

Vou-me aperfeiçoando na manutenção dos salgados a pouco e pouco. Logo se vê.

Fazer as TPA´s com regularidade sim, mas adicionar Kalk porquê, se mantenho o cálcio a 450 mg e o KH a 130 mg/l só com a água do mar?

Abraço.

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "Red Fish" tem uma tabela de preços com fotos dos corais e pelo que vejo a Acropora, que é de uma beleza extraordinária, é precisamente dos corais que têm de comer zooplancton. Certo?

Vou-me aperfeiçoando na manutenção dos salgados a pouco e pouco. Logo se vê.

Fazer as TPA´s com regularidade sim, mas adicionar Kalk porquê, se mantenho o cálcio a 450 mg e o KH a 130 mg/l só com a água do mar?

Abraço.

Carlos

 

Há um bom post do Pedro (just me) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56544 a falar precisamente sobre as vantagens do kalk, que resumidamente são a manutenção de valores de pH estáveis, a precipitação de fosfatos e o fornecimento cálcio ao sistema.

 

Provavelmente tens esses valores de Ca e Kh uma vez que ainda não terás grandes estruturas consumidoras de cálcio, porque quando as tiveres esses valores irão certamente descer e terás de complementar possivelmente mais tarde com um reactor de cálcio ou outra forma de o adicionar ao sistema.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "Red Fish" tem uma tabela de preços com fotos dos corais e pelo que vejo a Acropora, que é de uma beleza extraordinária, é precisamente dos corais que têm de comer zooplancton. Certo?

 

Os corais alimentam-se de varias formas, entre elas é a captura de comida viva como Phyto e Zooplancton. Mas tambem se alimentam de bacterias, restos de comida e outras particulas em suspensão. Eu mantenho Acroporas em crescimento e no meu aquario so entram TPA`S, comida para os peixes e Agua com Kalk.

 

Quanto á pergunta do Kalk, o Duarte respondeu e bem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos ou quase todos os corais fazem predação, no entanto á que distinguir os que beneficiam da adição de zooplancton e os que necessitam obrigatoriamente de zooplancton. Estes ultimos são corais que nao fazem simbiose com zooxanthelae (dinoflagelados que estão em simbiose com o coral dentro do tecido deste) não tendo por isso outra forma de adquirirem os nutrientes excepto a predação. As acroporas nao estão dentro deste ultimo grupo, no entanto podem adquirir grande percentagem das suas necessidades nutricionais atraves da predação, e portanto beneficiando da adição do zooplancton. No entanto num aquario bem mantido e com um bom setup podem crescer e viver sem problemas apenas através da simbiose e através da captura de seres existentes e que se propagam num aquario. É que nao se pode esquecer que a agua de um aquario não é esteril, estando repleta de micro-organismos.

 

Como o Luis disse, só com TPA's e boa manutenção eles vão lá. Exemplos de filtradores são por exemplo dendroneftias...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que tras vantagens, artigos recentes referem que alguns dos corais que no aquario tomamos como fotossintetizantes, podem ter até 95% das suas necessidades nutricionais supridas por predação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas

 

bom este topico ja esta bastante exclarecedor mas ainda assim me restam duas duvidas.

 

sera que o plancton que e apanhado quando vamos buscar agua ao mar n prolifera no nosso aquario?? se isso acontece n vejo a necessidade de andar a apanhar plancton, porque no final das contas o nosso aquario e um ecossistema estavel, e se o aquariofilo tiver cabeça e n sobrepopulacionar o aquario devera haver condicoes para que haja uma populaçao estavel de plancton no nosso aquario. certo ou estou a dizer uma grande barbaridade??

 

a outra pergunta e; se for impossivel que o plancton mantenha uma populaçao estavel no nosso aquario, n ha plancton a venda "engarrafado" nas lojas??ainda ninguem se lembrou de comercializar isso?? se sim poderia ser uma boa opçao para quem n mora perto do mar, ou n tem tempo nem quer correr riscos de andar a apanhar plancton a meio da noite.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os nossos aquários tem uma densidade populacional muito maior que o oceano. Todo o plâncton que la se poe tem muito predadores a devora-lo, logo é difícil manter. Já li também, num livro do Antony Calvo que mantendo o aquário a ciclar pelo menos 6 meses sem corais nem peixes, damos tempo ao aquario de criar uma densidade populacional tão grande de plâncton que os predadores(peixes e corais) não conseguem dizimar.

 

quanto ao plâncton engarrafado, haver até há, mas será que se aguenta engarrafado?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que tu dizes faz todo o sentido. realmente a densidade populacional dos nosso aquarios e muito maior; mas tambem pensei que por isso mesmo como ja muito mais peixes ha muito mais comida para o planton e entao ele tambem se desenvolve em maior proporçao.

 

isto foi o que eu pensei; mas realmente e natural que com tantos predadores ele n se aguente.

 

quanto ao plancton se aguentar engarrafado tb n sei mas n ha malta que vai ao mar buscar agua e que a guarda durante meses? se o plancton se aguenta em garrafoes pk n em garrafinhas embaladas e seladas?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
De forma a aproveitar o facto de morar próximo do mar, adquiri há bem pouco tempo uma rede de 200 micras para a captura de plancton para alimentar os meus corais, mas gostaria antes de me aventurar sem saber o que estou a fazer, tirar algumas dúvidas com quem possa ter eventualmente alguma experiência nesta prática.

E as minhas maiores interrogações baseiam-se nestes pontos:

- Qual o melhor período do dia para efectuar a captura?

- Qual o melhor período de maré?

- Qual o melhor local de captura?

- Qual a melhor forma de transporte e conservação do placton?

- Qual o seu tempo de vida?

- Qual a melhor forma de aplicação no aquário (directo nos corais ou simplesmente largando na coluna de água)?

- Deve-se desligar as bombas durante a sua aplicação?

- Quantas vezes por semana se recomenda a sua utilização?

Sei que ainda são algumas perguntas mas infelismente são tantas como as minhas duvidas!

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais