Co2 - Em Que Circunstâncias Preciso ?


Hugo Félix

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou agora a montar o meu 1º aquário, e gostaria de saber em que situações preciso de um sistema de injecção de Co2...

 

Vou por lá plantas naturais... mas não devo por muitas, até porque não gosto de ver aquários muito plantados...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, em relação a este processo e ao tempo em que as luzes devem estar ligadas e desligadas.

 

O aquário está num espaço onde tem alguma luz natural, mas nunca raios solares a incidir...

 

Quando devem as luzes do aquário estar ligadas?

 

Já me disseram que deveriam estar durante o dia, outras durante a noite... e fiquei sem saber qual usar :puppydogeyes:

 

Alguém em ajuda?

 

Obrigado.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A injeção do CO2 se faz necessária dependendo das espécies de plantas que pretende manter. As plantas genuínamente aquáticas, como Anúbias, Microssorum, Vesiculária Dubyana não requerem esse procedimento, mas a grande maioria das plantas usadas no aquarismo, como rotalas, ludwigias, eleocharis, glossostigma, etc, são bastante exigentes nesse quesito.

 

Quanto ao fotoperíodo, é mais recomendável que mantenha as luzes ligadas durante o dia, principalmente pelo fato de que existe luz natural no ambiente, assim você terá o período noturno totalmente escuro, o que é importante para os peixes!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, Rodrigo!

 

Então quer dizer que vou ter de comprar um sistema de injecção de CO2?

 

Não queria nada gastar mais dinheiro...

 

Já agora, existem algum tipo de plantas que baixem o PH? É que tenho PH 8...

 

Em relação às luzes ligadas ou desligadas, de facto estou um bocado baralhado... cada pessoa diz uma coisa diferente... :puppydogeyes:

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo.

 

De facto o pH da água corrente de Aveiro situa-se nos 8.

 

Eu optei por um sistema de CO2 da NATURIN e por colocar dois troncos, o que baixou consideravelmente aquele valor.

 

É claro que há aquaristas que fazem o seu próprio sistema de CO2 , como podes verificar neste forum.

 

Actualmente ainda utilizo uma recarga de reagentes daquela marca para o sistema que tenho, mas futuramente vou fazer a tal receita caseira, aproveitando só a garrafa da NATURIN.

 

Quanto à iluminação tenho o mesmo problema que tu. Por isso faço coincidir, mais ou menos, as horas de iluminação do aquário com a iluminação da tal janela o que será das 09,30 às 19,00. horário de inverno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, António!

 

Em relação ao Co2, encontrei uma receita caseira à base de açucar e fermento de padeiro, que coloquei na parte técnica.

 

Dê lá uma olhadela.

 

Vou procurar então esses trocos pelas lojas de cá de Aveiro e vou então tentar fazer coincidir as horas de luz natural, com as horas em que o aquário está ligado.

 

Obrigado,

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A injeção do CO2 se faz necessária dependendo das espécies de plantas que pretende manter. As plantas genuínamente aquáticas, como Anúbias, Microssorum, Vesiculária Dubyana não requerem esse procedimento, mas a grande maioria das plantas usadas no aquarismo, como rotalas, ludwigias, eleocharis, glossostigma, etc, são bastante exigentes nesse quesito.

 

Quanto ao fotoperíodo, é mais recomendável que mantenha as luzes ligadas durante o dia, principalmente pelo fato de que existe luz natural no ambiente, assim você terá o período noturno totalmente escuro, o que é importante para os peixes!

 

Abraços!

 

 

permite-me discordar em duas coisas:

 

uma e' o termo "plantas genuínamente aquáticas", penso que este termo nao esta muito correcto, uma vez que todas as plantas citadas conheço na variante submersa, e algumas na variante emersa, outras talvez nem sobrevivam na forma emersa, mas por exemplo, as anubias e o musgo de java (Taxiphyllum barbieri e nao Vesicularia dubyana) que referiste como genuínamente aquáticas tem forma emersa.

 

a outra e o facto de dizeres que o co2 serve para as plantas que nao sao bem aquaticas e como tal necessitam do co2. todas as plantas beneficiam com injecçao de co2, desde que haja nutrientes na agua e luz suficiente para que os consumam.

 

plantas sem forma submersa simplesmente morrem quando emersas, algumas duram bastante tempo mas nunca crescem e definham lentamente

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu uso CO2 há algum tempo.Uso uma receita caseira com o difusor da nutrafin.por experiencia pessoal devo dizer que num aquario densamente plantado é essencial.Desde que tenha nutrientes\CO2\luz nas quantidades certas o crescimento das plantas é muito maior do que num aquario que nao tenha co2.Agora é importante que haja as três coisas.Meter CO2 e não ter os nutrientes ou luz em quantidade suficiente pode causar o aparecimento de algas.Num aquario sem muitas plantas desde que estejam reunidas estas condições a injecção de co2 tambem aumenta o crescimento das plantas mas o risco de algas é maior devido a não haver plantas suficientes para aproveitar os nutrientes.Outros cuidados a ter tem a ver com a quantidade de co2 a injectar.num sistema caseiro este nao pode ser regulado e por vezes alguns descuidos podem levar a que haja co2 a mais na agua e matar todos os peixes.pessoalmente nunca tive este problema,nem costumo ter muitos cuidados em relação a isso.Em relação as horas de luz,ai umas 10 horas e de preferencia durante o dia para nao stressar os peixes.

 

espero ajudar alguma coisa apesar de nao acrescentar muito ao que aqui ja foi dito

 

cumprimentos a todos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Perdoem-me, acho que não me expressei bem... o termo "planta genuínamente aquática" realmente pode acabar causando alguma confusão, já que plantas como a Vesicularia Dubyana, a que me referi, embora seja popularmente conhecida no mundo todo como "Musgo de Java", pode ser cultivada na forma emersa, desde que sob intensa umidade. É assim inclusive, que é encontrada na natureza, principalmente em Singapura.

 

Já a Taxiphyllum barbieri, encontrada na ilha de Java, não é muito comum aqui no Brasil, por isso, não tenho maiores informações a respeito. Tudo o que sei é que há quem diga que sejam o mesmo musgo.

 

O mesmo acontece com as anúbias, que são geralmente encontradas às margens dos rios, parcialmente emersas, bem como a maioria das outras integrantes da família das Araceae.

 

Isso não significa que não possam ser mantidas na forma emersa, mas o que eu quis dizer com "genuínamente aquáticas" é que são capazes de extrair todos os nutrientes de que necessitam via sistema foliar, não necessitando de substrato fértil, são pouco exigentes com relação à iluminação, e não necessitam injeção artificial de CO2, mas não significa que não se beneficiam deste.

 

Já as ludwigias e rotalas, que citei como exemplo, evidentemente precisam dessa injeção artificial do gás para se desenvolver, indispensávelmente.

 

Quanto à necessidade de luz, nutrientes, oxigênio, etc... isso já é outra questão!

 

Sobre o fotoperíodo, é difícil dizer, cada aquário tem necessidades diferentes, acho que só se sabe experimentando, mas concordo que 10 horas é um bom começo.

 

Usei injeção caseira de CO2 por muito tempo, e regulava a fluxo do gás com um válvula plástica, nunca tive problemas com relação a isso. Atualmente troquei por um sistema que eu mesmo montei, com um cilindro de extintor de incêndio. Preço baixo e muita comodidade, já que o cilindro de 4kg está ligado há uns 5 meses sem ser preciso recarregar.

 

Desculpem se me extendi muito!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.