Ajuda Urgente/discus 1 Já Lá Foi


rfff

Recommended Posts

Boas pessoal, gostaria de estar a participar no forum por outro motivo,mas o meu infelizmente não é bom...

Tenho 1 aqua de 700l e durante uma muda de água ao aspirar o fundo do aqua,foi juntamente alguma areia que me entupiu o tanque da cozinha.Essa mesma provocou uma pequena inundação na cozinha. Eu aflito com a situação tive que deixar os meus peixinhos um pouco ao "abandono" e com os filtros desligados,devido ao nivel da água ñ dar pra po-los a trabalhar. Essa situação durou talvez +/- 45 minutos.

Agora para minha tristeza e aflição tenho os meus discus quase todos doentes, com umas manchas brancas tipo algodão. Os mais graves são os mais pequenos , mas os maiores tambem já se nota sinal da doença. Já aumentei a temperatura para 31 graus, aumentei a oxigenação e começei um tratamento ontem com formol.

Não sei se o formol é o mais indicado pois ainda não notei nenhuma melhoria.

Por este motivo venho pedir a vossa ajuda o mais rápido possivel, não quero perder nenhum dos meus "meninos".....

 

Desde já agradeço a vossa ajuda

 

obrigado

 

Rúben

Editado por rfff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ruben como tas?

olha experimenta usar o EXA2000 é sempre uma boa hipotese....CUIDADO com O FORMOL...pois mal usado pode matar os discus todos...qualquer coisa apita pelo msn...que dou-te uma ajuda dentro do possivel...ate maise boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ruben como tas?

olha experimenta usar o EXA2000 é sempre uma boa hipotese....CUIDADO com O FORMOL...pois mal usado pode matar os discus todos...qualquer coisa apita pelo msn...que dou-te uma ajuda dentro do possivel...ate maise boa sorte

 

olá rfff

 

Provavelmente tens ictio nos teus discus derivado a temperatura do aquario ter descido nesse espaço de tempo ainda para mais estavas a efectuar uma TPA ou seja tinhas pouca agua no aquario o que leva a temperatura a descer muito mais rapidamente...o que te aconselho a fazer e subires a temperatura ate aos 31º e verificares se os teus termometros leem essa temperatura...porque as vezes podes por o termostato a 31º e a agua não ficar a essa temperatura...e depois faz o que o jonas27lx disse e concordo o Esha 2000 é o mais indicado...se precisares de mais alguma ajuda avisa

 

boa sorte e rapidas melhoras para os teus discus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, obrigado pela vossa ajuda.

Já subi a temperatura até aos 32 e tou a fazer TPAs todos os dias,visto que o tratamento que estou a fazer com o formol parece estar a dar resultado :wink:

Agora vou levar o tratamento até ao fim como o sr Manuel Carvalho me indicou e deitar 1 daqueles liquidos para acelarar o "ciclo" das bacterias e aguardar mais uns dias a ver o que dá.

Uma vez mais obrigado...

 

 

Abraço

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não poria esse liquido para acelerar o ciclo pois o teu problema não é esse.

Continua a fazer o que estás a fazer e cuidado com as TPAs, para não acontecer outro acidente, e muito cuidado com o formol.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jampex convem que ele coloque esse liquido para facilitar e tornar mais rapido a colonizaçao de bacterias no filtro já que o formol as mata , nao na totalidade mas mata....

 

continua vais no bom caminha

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

Más noticias, lá se foi 1 snake.......já nem sei o que faço...pensava que estavam a melhorar afinal,nem tudo o que parece é.

Tenho feito mudas de agua todos os dias,a temperatura está a 32,tenho feito o formol e nada está a resultar. Ainda tenho 23 para me preocupar a salvar,por isso quem me poder ajudar agradecia...fogo tanta gente entendida no assunto e não há mais ninguem que me possa ajudar??? só 3 ou 4 pessoas deram a sua opinião... vamos lá pessoal ajudem-me a salvar os meus "meninos"....

 

obrigado

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

Más noticias, lá se foi 1 snake.......já nem sei o que faço...pensava que estavam a melhorar afinal,nem tudo o que parece é.

Tenho feito mudas de agua todos os dias,a temperatura está a 32,tenho feito o formol e nada está a resultar. Ainda tenho 23 para me preocupar a salvar,por isso quem me poder ajudar agradecia...fogo tanta gente entendida no assunto e não há mais ninguem que me possa ajudar??? só 3 ou 4 pessoas deram a sua opinião... vamos lá pessoal ajudem-me a salvar os meus "meninos"....

 

obrigado

 

Rúben

 

Olá Ruben

 

Olha na minha opinião e mais uma vez vou insistir em fazeres o tratamento com ESHA 2000 vais obter mais resultados

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

1º O filtro 45 minutos parado não mata as bactérias.

2º Não deixaste claro que quantidade de àgua saiu para os filtros não poderem trabalhar...muita?

3º Como foi feita a reposição? - àgua fria, tratada ou não, pH muito diferente, etc.

4º O formol "consome" oxigénio, foi posto ar supelmentar?

Dá-nos dados para te podermos ajudar MESMO!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva sr João Machado

O aqua tinha cerca de 400l quando aconteceu a desgraça, os outros cerca de 300l foi reposto com água a mesma temperatura.

O aqua tambem tem ar auxiliar 1 motor de cabeça e 1 wave maker.

Os parametros da agua estam normais a temperatura neste momento é de 33 graus.não sei o que mais posso lhe dizer...............nem sei o que mais posso fazer....

Já deitei tambem aquele liquido para desenvolvimento das bacterias boas mais rapido. opa nem sei....... lá se foi um pigeon e o outro snake..

 

OBRIGADO pela a ajuda ,mas já estou a desanimar, tou a ver que vai ser uma carnifiçina..

 

cumprimentos

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me chames "sr." que me fazes velho! :( .

Um problema técnico matou-me à uns 3 anos 5,5 casais......desanimei?

NÃO.....comecei tudo de novo.

Recorda que às vezes os peixes têm azar e morre o dono....é bastante pior.

Se o teu "hobby" fosse pintar porcelanas mais tarde ou mais cedo deixavas cair uma peça ao chão.

Bom.....

Na minha opinião e, à distancia (mais complicado) o erro foi a adição de 300Lt de àgua nova (em 700).

O "amadurecimento" da àgua "velha" normalmente faz com que o ph vá baixando (para emitir uma opinião concreta precisava de saber os parametros das "2" àguas, nova e velha).

Uma adição de + - 50% de àgua com caractyeristicas diferentes pode ser CATASTRÓFICA.

Repara:

Imaginando que a àgua "madura" tinha um ph de 6 e adicionaste àgua com ph de 7,5 (muito normal nas torneiras).

Como as pedras, areão, etc te ocupam muito espaço se calhar os 300 lts equivalem a mais de 50%.

Admitindo que eram 50% e esses eram os parametros...o ph teve um "bum imediato" de 0,75.

Bastante violento.

JPM

 

Ps- Que sintomas têm os peixes? Sabes os parametros das "2 àguas"? Gh, KH, Ph?

Quanto tempo antes tinha sido a ultima muda de àgua, que quantidade?

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

...mais uma coisita.

Adicionar bactérias?

Ok...mal não faz mas DUVIDO que o aqua após TPA de 50% tenha amónia ou nitritos.

A Àgua ficou branca?

Se as bactérias morressem a àgua ficava "leitosa".

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado uma vez mais João,quanto as tpas são feitas 2 por semana os parametos da água neste momento é de:no3- 10, no2-0, gh-<3ºd, kh-3ºd, ph6,8 os peixes têm tipo uma pelicula branca no corpo,da-lhes uns arranques loucos, nadam com as barbatanas coladas ou fechadas...

Tenho a sensação de que se não fizer nenhum tratamento choque em alguns, vou perde-los...até agora foram os mais pequenos 3 ao todo :( ...

 

até já

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acaba o tratamento com formol, 3 dias...atenção ao ar suplementar.

Depois vê-se.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva , o tratamento com formol acabou hoje,agora descança 3 dias para tornar a fazer mais 3, mas continuam as mortes...

 

cumprimentos

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora deverá ser repetido aos dias 8, 9 e 10.

A partir de amanhã faz TPAs de 10% diárias e vê o que eles dizem.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, não ha nada que possa fazer,pelo menos nos que estão mais graves, tipo algum tratamento choque???

Amanhã de manhã até vou ter medo de olhar para o aqua....

obrigado

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o problema é que, na realidade, não sabemos o que têm.

Na minha opinião "choque" provocado por oscilação de ph.

Se for o caso tens de esperar e "rezar".

Poderias fazer um tratamento choque com permanganato de potássio.

O problema é que NÃO PODE HAVER VESTIGIO DE FORMOL NA ÁGUA, como tal.....

Boa sorte.

JPM

Ps-> Caso seja mesmo oscilação brusca de ph só te resta esperar....e os outros peixes?

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....pois só me resta mesmo isso REZAR, para que a morte não chegue a todos....vou aguardar que pelo menos os maiores resistam visto que os mais pequenos já têm o distino traçado...

 

obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei aplica-lhes Sera omnipur, se têm pelicula, "pode ser veludo", oodium, o omnipur tem largo espectro

pesquisa sobre este medicamento, pois eu tive optimos resultados, em tres tempos curei os meus de um mal parecido

 

Boa Sorte

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Costa, é sempre bom saber mais uma opinião... Visto que não morreu mais nenhum(até agora) vou aguardar os 3 dias de reposo do formol a ver o que dá,depois volto à carga com o formol,se não surtir efeito aí sim vou tentar o omnipur, pois não tenho mais nada a perder...

 

desde já agradeço a todos os que me ajudaram.....

 

 

abraço

 

Rúben

Editado por rfff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão.

Estas a fazer o tratamento no aquario de 700 Litros??

 

Acho que o ideal era fazer num aquario mais pequeno.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Agora começa a fazer VÁRIAS TPAS de pouca àgua de cada vez.

Se puderes 2 X dia 10% era Optimo.

Repete o Formol ao 8º, 9º e 10º.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenho 23 para me preocupar a salvar

Estas a fazer o tratamento no aquario de 700 Litros??

Onde é que ele poderia tratar 23 discus??? ;)

 

De qualquer maneira, 24 discus em 700lt? não será demais? bigsmile

Que tamanho têm?

 

 

Não sei se terá sido "choque" devido a oscilações de pH. Se as TPA's forem regulares a água não deve ter tempo para envelhecer e descer pH. E daí, com tamanha quantidade de peixes nem sei... :P

 

Os peixes apresentam que sintomas??

Sem fotos é complicado dar opiniões. Eu seguia o conselho do João.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde Pessoal

 

Boas noticias, parece que estão a reagir ao tratamanto(finalmente). João é isso mesmo que estou a fazer tpas todos os dias 2 vezes, como já estão com uma cor melhor e mais activos, deduzo que estão a melhorar e assim sendo vou acabar o tratamento com o formol.

Quanto ao fazer o tratamento num aqua de 700l, achei ser a melhor opção visto que estavam todos com os mesmos sintomas....quanto a 24 discus serem muito para 700l, o João é a pessoa mais indicada a responder a isso,mas penso que não porque os discus têm vários tamanhos e nenhum deles ultrapassa os 14cm e só praí 4 ou 5 têm esse tamanho os outros são todos mais pequenos...

 

Bem pessoal,hoje já me sinto mais feliz, só me resta agradecer a todos pela ajuda e continuem a dar a vossa opinião,pois eu vou continuar a dar noticias......mt obrigado

 

 

Abraço

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais