kalkwasser


Quazar1

Recommended Posts

o kaulkwasser serve para te manter os niveis de dkh "alkalinidade" da agua altos e para te manter o ph da agua em niveis altos tb 8.3 8.4

com os niveis de dkh a 13 tens um bom crescimento de alga coralina.

atençao a kalkwasser nao aumenta o nivel de calcio,para aumentar os niceis de calcio aconselhote a utilizar um reactor de calcio.

tem muito cuidado com a maneira como adicionas o kalk tem ke ser adicionado durante a noite e com um sistema de pinga pinga tipo o soro dos hospitais.o ideal era mesmo arranjares um sistema desses.pois a solucao de kalk quando feita nao convem entrar em contacto com o ar pois perde a sua eficiencia.

 

já agora se utilizares a peskisa neste forum encontras mais artigos em relaçao a este assunto.mais detalhados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao a kalkwasser nao aumenta o nivel de calcio,para aumentar os niceis de calcio aconselhote a utilizar um reactor de calcio

 

Não é verdade. A kalkwasser (hidróxido de cálcio+água) aumenta os niveis de cálcio sim e ajuda a manter a dureza elevada. Há anos que a uso como único meio de adicionar cálcio e manter a dureza e tenho sempre niveis altos de dureza. De cálcio não sei porque não tenho medido mas o crescimento dos corais duros fala por si.

 

Este assunto já foi debatido em inúmeros tópicos neste fórum que tratam esta questão a fundo. Tentem usar mais vezes a pesquisa.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez eu me me tenha explicado mal manklit.o hidroxido de calcio sobe o nivel de calcio mas é dificil manter 440 ppm só com hidroxido.o maximo ke consegui ate agora só com hidroxido foram 360 e com o reactor 460.

e nao tenho ke andar kuase todos os dias a pingar hidroxido.o ideal é o reactor mas só o hidroxido tb serve.nao sou muito expert nisso de hidroxido pois ja nao utilizo,apenas tentei ajudar aki o nosso amigo,mas tb o aconselhei a procurar mais opnioes.

mas ja agora nao tenho a certeza axo ke o kalk só adiciona calcio inorganico enquanto o reactor adiciona outro tipo de calcio,calcio organico.

provavelmente tou a dar uma grande bacorada mas axo ke ja li alguma coisa sobre isso.se souberes explicame melhor isso manklit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

No que diz respeito ao Kalk a minha duvida é a seguinte:

 

Quando acabamos de fazer o Kalk obtemos normalmente um valor em torno dos 40 Kh, certo ? No entanto se não for dosado todo o produto nessa noite a parte restante fica dentro do garrafão e a dureza passados dias pode mesmo atingir niveis superiores a 100 Kh, correcto ?

 

A minha duvida é a seguinte:

 

Deve o Kalk ser dosado apenas por uma so vez (por noite) ou a parte restante pode ser utilizada dias depois ? Por exemplo dosado numa Segunda-Feira e o restante Sexta-Feira.

 

É certo que o produto não deve ficar em contacto com o ar, mas no entanto a parte sobrante sempre fica, mesmo que fechado.

 

Conclusão:

 

Fazer o Kalk para cada vez que se quizer adicionar ? ou posso fazer mais quantidade e dosado pro 2 vezes ?

 

 

agradeço a vossa opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Vou-me "meter" nesta conversa , apenas baseando-me na minha experiencia.

Eu uso Hidroxido de cálcio à sensivelmente 5 meses.

Não ponho em questão nem quero comparar o desempenho de um reactor de calcio para o manual hidroxido de calcio .

Pelo que tenho visto e conversado com várias pessoas , estas pessoas possuiam um reactor de cácio para fazer a adição de cálcio no aqua e resultante desta , a subida da dureza e o nivel constante de ph.

Estas pessoas mostravam-se um pouco incrédulas quando se falava nas vantagens da adição de hidroxido de calcio comparando mesmo o desempenho ao de um reactor , tirando apenas a função automática de um reactor.

Estas pessoas resolveram abdicar do uso do reactor e passaram a usar apenas o hidroxido de cálcio.

Este método tem apenas um senão a meu vêr.

Fazendo o preparado da solução , este tem que ficar 3 dias em repouso , segundo as instruções do fabricante.

Eu apenas espero que todo o pó se assente e a àgua fique cristalina para o adicionar ao aqua .

Este processo de adição ao aqua dá-se durante a noite para evitar um aglomeramento de sujidade amarelada nos vidros e aproveitar enquanto muitos corais estão retraidos não havendo uma possivel camada de pó acumulada nas suas peles ficando assim "acumulado nos seus mucos e tb por causa do ph durante a noite sêr inferior , durante um periodo de sensivelmente 4 a 5 horas até esvaziar o garrafão de 5 litros.

Eu adiciono por semana (7 dias) 3 garrafões de 5 ltrs de hidroxido de cálcio e posso dizer que os meus valores de Ph , Kh e Ca mantêem-se sempre constantes ou seja , Ph 8.5 , Ca 460 mg/l e a dureza nos 10 ou 12 dkh com o magnesio nos 1.400 mg/l ou 1.600 mg/l embora estes valores já tenham sido questionados noutro tópico devido aos seus valores.

Quanto ao crescimento de alga coralina é muito evidente o seu crescimento desde que passei do uso de calcio da jbl para o hidroxido de calcio da prodac sendo a marca pouco importante neste caso.

Resumindo e concluindo , não há nada melhor e sendo-vos sincero mesmo assim gostava de ter um reactor de cálcio :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os níveis de cálcio no meu aquário rondam os 425 ppm e apenas adiciono kalk na água de reposição. Não tenho reactor de cálcio e o crescimento dos corais duros é evidente! :wink::lol:

 

Preparo a solução (com água de OI) num jerican de 10 litros e vou doseando durante a semana (à média de 2 litros por noite).

 

Não tenho grandes cuidados com a solução (deixo o jerican com a tampa aberta) e até hoje não tive problemas.

 

O KH nunca esteve acima dos 8 dKH e sempre tive um bom crescimento da alga coralina, bem como o Ph estável em 8.2!

 

Pedro - o kalk que uso está pronto a ser adicionado ao aqua em menos de 2 horas!!! 3 dias é realmente muito tempo de espera...! :lol:

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

só para baralhar um bocadinho, mas não o façam se não tiverem bem a certeza daquilo que estão a fazer... Coloco o pó na agua de OI, abano o garrafão e vai disto! A minha solução está pronta em 3 minutos! Mas atenção e repito não o façam se não saberem realmente o que estão a fazer!

 

Conselho muito útil e que quase nunca ninguem fala: Doseando o kalk à boca do skimmer é três vezes melhor.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco o pó na agua de OI, abano o garrafão e vai disto! A minha solução está pronta em 3 minutos!

 

Pois é... eu também já fiz!!! :arrow::arrow:

 

É importante referir que este tipo de soluções podem provocar uma variação brusca do Ph e consequente crash de alguns organismos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Penso que há aqui alguma confusão em relação à utilização de kalkwasser e a reactores de cálcio.

O objectivo da kalkwasser e do reactor de cálcio é exactamente o mesmo: elevar cálcio e o KH (ou mantê-los) equilibradamente, isto é, na mesma proporção.

Contudo, cada um tem as suas limitações e vantágens:

a utilização de kalkwasser é limitada pela quantidade de água evaporada pelo aquário, sendo que, num aquário cujo consumo de cálcio e dureza seja muito elevado e com níveis de evaporação baixos, a eficácia da kalkwasser será baixa.

Convém, no entanto referir que com evaporações elevadas (e consequentemente uma boa utilização de kalkwasser) num aquário media ou fracamente populado por corais duros, a utilização de kalkwasser é mais do que suficiente para manter níveis óptimos de cálcio e dureza.

 

Nos outros casos, quando não conseguimos lá chegar só com a kalkwasser, já fará sentido adicionar um reactor de cálcio. Este reactor já não depende da evaporação e pode trabalhar em contínuo adicionando cálcio e dureza ao aquário. Quando utilizado de forma descontrolada poderá libertar CO2 no aquário e contribuir para o aumento de algas indesejáveis. O reactor tem ainda só mais uma vantagem em relação à kalkwasser: dependendo da matéria utilizada, pode adicionar ainda magnésio, estrôncio, etc.

Por outro lado, a kalkwasser faz elevar o pH e precipita os fosfatos.

 

Na minha opinião o reactor de cálcio só faz sentido quando a kalkwasser deixa de ser suficiente para manter os níveis lá em cima e, mesmo assim, se adicionarmos um reactor de cálcio, faz sentido continuarmos com a kalkwasser por uma série de motivos.

 

É importante referir que este tipo de soluções podem provocar uma variação brusca do Ph e consequente crash de alguns organismos!!!
Subidas repentinas do pH provocam quebras repentinas do cálcio e da dureza (precipitação de carbonato de cálcio).
Doseando o kalk à boca do skimmer é três vezes melhor.

As bombas do escumador é que não devem gostar muito da brincadeira. :twisted:

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Reefman

 

Na minha opinião há uma diferença : é que o Kalkwasser não aumenta o kh mas sim a alcalinidade temporária porque não fornece iões bicarbonato mas apenas iões OH menos e é por isso que a soluçaõ recem preparada tem um pH tão elevado .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui, tudo bem?

 

Kalkwasser não aumenta o kh mas sim a alcalinidade temporária

É possível que desenvolvas um pouco esta ideia? Alcalinidade temporária? :twisted:

 

A kalkwasser tem aproximadamente 30º dKh que contribuem directamente para a subida da dureza do aquário, desde que adicionado lentamente.

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alcalinidade - capacidade de neutralizar ácidos (H+ )ou capacidade de resistir a mudanças de ph (ou poder tampão ) ou quantidade de iões carbonato ( CO3-) e bicarbonato (HCO3- ) presentes ; mede-se em meq ou em dKh.

 

Kalkwasser - hidroxido de cálcio ( Ca OH2) não tem carbonatos nem bicarbonatos - em solução liberta cálcio e iões OH- . Os OH- permitem neutralizar os H* sem recorrer à reserva alcalina da água do aquário. Por isso não aumenta a dKh mas ajuda a mantê-la . Essa é a diferença para o carbonato de calcio ( Ca 2 Co3) que com adição de CO2 no reactor introduz cácio e iões cabonato ,aumentado directamente a alcalinidade.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

De facto o hidróxido de cálcio em solução liberta Ca++ e OH- mas estes iões hidróxido combinam-se com o dióxido de carbono e com iões bicarbonato para dar origem a carbonato e bicarbonato aumentando assim a alcalinidade.

 

 

OH- + CO2 ----» HCO3-

 

OH- + HCO3- ----» CO3-- + H2O

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manklit

 

De facto tens razão ,mas para tal é necessário acontecerem 2 coisas :

- Haver CO2 suficiente no aquário (as algas e os corais usam-no,na presença da luz)- é claro que se deve usar o kalkwasser à noite ou de manhã cedo quando se acumulou CO2 e o pH desceu ,mas também se acumularam entretanto iões H+

- Não existirem iões H+ provenientes dos ácidos ( fenois etc ) que sejam neutralizados´( e neutralizem ) pelos iões OH-

 

É obvio que todas as reacções acontecem . O que ocorre é algumas vias são previlegiadas. O balanço final é : o Kalkwasser mantem o dKh e o Carbonato de cálcio + Co2 ( reactor de cálcio ) aumenta o dKh.

 

Quanto ao resto e quando se deve usar um ou outro ,ou idealmente os 2 métodos ,concordo com tudo o que o Reefman disse.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, aquilo que dizes está correcto mas cada caso é um caso. Em aquários com défice de CO2, de facto é complicado elevar a alcalinidade apenas com hc. O mesmo se deverá passar em aquários desequilibrados onde a acidificação resultante da decomposição de restos orgânicos é tão elevada que consome os iões hidróxido do hc ficando estes menos disponíveis para a reacção que coloquei na mensagem acima.

No entanto, como referes é sempre possível administrar o hc de noite altura em que a concentração de CO2 é maior e desse modo elevar a taxa de alcalinidade.

Mesmo que não se doseie apenas durante a noite é possível elevar, e não apenas manter, a alcalinidade do aquário apenas recorrendo ao hc, mas como dizes quando existe CO2 suficiente, mesmo durante o dia. Isto mesmo tenho observado no meu aquário. Consigo elevar a alcalinidade apenas com hc. Tenho no entanto uma situação particular, a divisão da casa onde está o aquário é pouco arejada e como tal sofre de um mal comum a todas as casas bem isoladas, excesso de CO2 no ar. A situação no meu caso é facilmente comprovada pois já experimentei durante a noite abrir algumas janelas para provocar corrente de ar. Aumentando a a circulação da água na superfície e sem dosear hc, consegui aumentar o pH em pouquíssimo tempo em 0.1 e isto sempre com as luzes apagadas.

Além disto quando introduzi o meu escumador maior, o pH do aquário baixou drasticamente devido ao facto do escumador injectar uma grande quantidade de ar na água, ar este rico em CO2.

Por esta razão tenho conseguido elevar com bastante facilidade a alcalinidade, coisa que cheguei a ter dificuldade em fazer no ínicio quando vivia em casa dos meus pais. Mesmo assim, concebi na altura uma simples câmara de reacção em PVC onde, com o auxílio de um monitor de pH adicionava hc bastante rápido juntamente com CO2 produzido com açucar e fermento. Chegava a estar uma hora sentado com uma mão na garrafa do fermento+açucar a abanar e a outra no anel regulador do pinga-pinga da garrafa de soro para assim poder mantêr o pH equilibrando o hc com o CO2. Digam lá se isto não é amor ao hobby :D

Depois comprovava os valores do KH com um teste e era uma alegria imensa :D

 

Isto tudo só para dizer que dependendo dos casos é possível elevar o KH só com hc. Mas também concordo que a situação ideal é o uso de um reactor de cálcio em conjunto com o hc.

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Permite-me que discorde contigo. Num aquário de recife, o cálcio e a alcalinidade (ou dureza carbonatada) caiem em proporções semelhantes devido ao consumo dos organismos e alguma precipitação que possa ocorrer naturalmente.

Se ao adicionarmos kalkwasser apenas mantivéssemos a alcalinidade, concerteza teriamos muitos aquários de recife com grandes desequilíbrios iónicos que aumentariam de cada vez que o aquariofilista se esquecesse de pôr hidróxido de cálcio na água de osmose.

Não sei se estás a ver esta lógica.

De qualquer modo, antes de ter um reactor de cálcio conseguia muitas vezes elevar em simultâneo o cálcio e a alcalinidade à custa da kalkwasser.

Kalkwasser usada correctamente de forma exclusiva garante a manutenção de níveis equilibrados de alcalinidade e cálcio, a não ser que algum elemento externo venha provocar a precipitação de um dos elementos.

um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o que é dificil é quantificar.

Mas repara Reefman ,não te esqueças que também fazes mudanças de água , usas carvão para remover os fenóis( retirando H+) ,e usas aragonite no substrato ( bem sei que não acreditas que o contributo desta seja grande,excepto num plenum bem conseguido ,mas o facto é que ela se dissolve com o tempo e a algum lado os carbonatos vão parar ,até porque se há CO2 suficiente no aquário para reagir com o OH- da kalkwasser também haverá algum que reaja com a aragonite )e dessa forma estas a repor carbonatos e bicarbonatos ,porque se fosse um sistema completamente fechado em que nunca mudasses a água nem adicionasses mais nada sem ser água de osmose e Kalkwasser ,será que conseguirias elevar a alcalinidade,ou apenas mantê-la ?

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois quantificar... quanto CO2 é gasto para formar, carbonatos? Quanto se perde na agitação da água? quanto é consumido pelas algas? E quanto é gerado? É impossível saber.

 

Rui tens razão em relação ao substrato de aragonite, mudanças de água e etc. mas no meu caso tenho a certeza que elevo a alcalinidade apenas com hc + CO2 dissolvido pois não tenho qualquer areão nem carvão e (vou dizer isto baixinho) não faço trocas de água desde finais de Novembro. :D :D :wink:

 

Não sei se consideras isto um sistema fechado, talvez não seja tempo suficiente desde Novembro, mas como te disse, neste momento só mesmo hc (com água desmineralizada)+CO2 dissolvido e ainda estive desde meados de Janeiro até meio de Fevereiro com o escumador desligado o que a meu ver (ter escumador a trabalhar- desculpem lá o português) pode ser um factor de poupança de OH- devido ao alívio que provoca no trabalho das bactérias que sempre acaba por acidificar a água.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra que estes gajos são duros de roer!Ok estou convencido que aumenta a dKh nem que seja por incorporação de CO2 atmosferico enquanto pinga( ah ah esqueceram-se deste argumento a vosso favor ).

De qualquer forma emtermos de eficácia preço é de facto um método imbatível e eu recomendo-o sempre para aquários com uma superfície igual ou acima de 100 x40 cm .

Reefman e Manklit

Obrigado pela fantástica argumentação.

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Achavas que te safavas, sem a minha opinião???!!! :D :D

 

Pois estive a ler com atenção os mais diversos argumentos e realmente quimicamente estão certos! Há no entanto algo que queria acrescentar:

 

Ok estou convencido que aumenta a dKh nem que seja por incorporação de CO2 atmosferico enquanto pinga( ah ah esqueceram-se deste argumento a vosso favor ).

 

Eu já não uso o pinga-pinga (ponho tudo de uma vez!!! :wink::wink: ) - não faço trocas desde Novembro (grande Manklit!!! :P:P - já somos 2!!! :D :D ) e portanto como é que o CO2 é incorporado????

 

O dKH está a 10 e o pH contante em 8,2 (menos quando deito a Kalk!!! :P:oops::oops: )

 

Subidas repentinas do pH provocam quebras repentinas do cálcio e da dureza (precipitação de carbonato de cálcio).  

 

Não disse nada que contrariasse essa ideia, que está completamente correcta! O que disse é que mudanças bruscas no pH podem provocar danos irreparáveis em muitos organismos!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, que exclente tópico. Mais um "U must read it" surprised

 

Parabéns a todos pela explicação e argumentação. Muito bom!!! :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nãoooooo, mais nãoooo, por favor ,quero ir dormir !  

Não vale três contra um , ainda para mais tu que estavas á espera para dar a ultima "facada ".

lol :?

 

O que disse é que mudanças bruscas no pH podem provocar danos irreparáveis em muitos organismos!

E eu não discordei contigo, apenas acrescentei mais uns dados. :?

 

Grande discussão! :?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais