rocha viva VS filtragem biologica


five pra one

Recommended Posts

boas

 

estou a pensar em iniciar um reef

 

mas como gosto de me informar bem das coisas aki vai esta pergunta.

 

segundo sei a grande funçao da rocha viva e fazer uma filtragem biologica; entao e se ela for substituida pelas seramicas do filtro? sera que n faz o mesmo e feito?

 

sei que a rocha viva e portadora de uma grande variedade de animais detritivoros e controladores quer do fito como do zoo -plancton mas tirando isso que mais importancia tem no nicro ecosistema que pretendemos criar que n possa ser substituido pelas ceramicas do filtro?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á filtragem biológica aconçelho as biobolas em vez da ceramica e podes tambem usar esponja ou "lã", mas em relaçao aos dois tipos de filtragem, tudo depende do tipo de aquario q queres montar, ou seja um aquario vocacionado para peixes ou para corais com alguns peixes que é o que a maioria das pessoas tem. Não te aconcelho a filtragem biologica para corais devido ao facto de ela ser extremamente eficás, ou seja os corais tb precisam d alimento e esse tipo de fitragem irá retirar á agua alimento demasiadamente depressa, sem q os corais tenham tempo de o absorverem, sim pq eles não cresçem só com luz e cálcio. Na minha opinião deves utilizar bastante rocha viva ou misturar alguma morta para reduzir custos e uma tira de esponja (caso optes por ter uma sump) que ajudará a reter a maior sujidade q ande em suspensão. E já agora não te esqueças, um bom escumador, 4 a 5 cm d aragonite, nassários eremitas e outra bicharada tambem fazem parte da filtragem do aquario. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde ja obrigado pela tua ajuda mas eu acho que n percebeste bem o conseito de filtragem biologica, ou entao eu e que n percebi bem o que querias dizer.

 

para mim filtragem biologica e feita pelas bacterias do ciclo do azoto.bacterias essas que estao implementadas na rocha viva ou nas bio-balls.

 

como tu disseste os corais n se alimentam apena de calcio e luz; tanto quanto sei os polipos de coral formam uma simbiose com algas, por isso e que precisam de bastante luz.

 

entao ainda mais me ajudas. a filtragem biologica do filtro ira ajudar os corais ja que as bacterias sintetizam os conpostos organicos em materias que os corais podem absorver facilmente.

 

ja o excesso de lãs pode prejudicar os corais pois aprisiona parte do zoo plancton de que os corais se alimentam. certo???

 

o meu certo n foi ironico foi mesmo uma pergunta.

 

e que se assim for podemos substituir parte da rocha viva por filtragem biologica.ou n??

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem biologica é feita tanto na rocha viva, em lã, esponja, bioballs, ou ate em rocha morta. qualquer sitio onde as bacterias se possam instalar, passa a servir de filtragem biologica. Entendes.

Agora, é claro q é preferivel um meio natural de a efectuar, em vez d estarmos a utilizar outras coisas, mas se a quantidade de carga organica produzida pelos seres vivos q coloques no aquário não for completamente sintetizada pelas bactérias presentes na rocha viva, então temos um problema grave. Ou temos pouca rocha viva ou excesso d população ou então teremos q ajudar c outras coisas. E aí é q podem entrar as bioballs, esponjas etc....

Tu é q tens de ter em atenção a quantidade de peixes q irás colocar no aquário em questão e saber se a rocha viva é suficiente.

Isto é como a história dos escumadores. Se temos um aquario de 1000 lt, temos q ter um escumador para 1000 lt. ERRADO. Tudo depende da carga organica produzida. Podes ter um aqua d 1000 lt e precisares de um escumador para 2000 lt.

Em relação á alimentaçao dos corais atraves dos seus polipos, é feita pela comida que dás aos peixes e q anda em suspensão devido á circulação da agua.

O meu aquário tem perto de 1000 lt e se queres q te diga, zooplanton e fitoplanton..... nem vê-lo. Não tenho conhecimento de produção de fitoplanton e zooplanton em aquários comunitários. embora seja possivel faze-lo em aquários á parte, mas se queres uma opinião é bem mais barato comprares, do q pensares em produzi-lo, alem dos conhecimentos tecnicos q são precisos para o fazer.

Não queiras complicar o q é fácil, e um dos segredos da agua salgada, é a simplicidade. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

 

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquarios de corais a filtragem biologica externa é pouco desejavel, porque basicamente tem uma grande eficiencia no ciclo de azoto, amonia->nitritos->nitratos para além de aprisionar muita matéria orgânica que se decompoem no aquario, principalmente devido á baixa velocidade de circulação de água nos filtros.

 

Por outro lado na rocha viva tens, colocando de uma maneira simples, 3 "niveis" na superficie da rocha e em poucos mm/cm no seu interior ( depende da porosidade da mesma) colónias de bactérias aerobicas que fazem o ciclo de azoto normal, no entanto ao faze-lo tiram oxigenio da agua que entra mais profundamente na rocha, permitindo o estabelecimento de colonias de bacterias anaerobias que pegam no nitrato e o decompoem a azoto molecular.

O terceiro nivel são micro-organismos e algas que se alimentam de bacterias e nutrientes gerados pelas bacterias aerobicas respectivamente, e que permitem a criação de matéria orgânica utilizavel por corais e peixes, ou seja, filmes de bactérias, micro-organismos, etc.

 

De referir que a rocha morta por ter a mesma estrutura fisica, (rocha natural, não artificial que na minha opinião é inferior para este objectivo do que a rocha morta) pode ser colonizada tornando-se mais tarde ou mais cedo, rocha viva, é o mesmo processo que acontece no oceano.

 

Conclui-se então que:

  1. as matérias filtrantes dificultam o funcionamento do escumador nao deixando a matéria em suspensão chegar ao mesmo e portanto ela decompoem-se no aquario em vez de ser retirada pelo escumador
  2. matérias filtrantes tipicamente fazem filtragem biologica simples= ciclo de azoto
  3. matérias filtrantes impedem que haja micro-particulas em suspensão com filmes de bacterias agarradas que constituem bom alimento para corais
  4. rocha viva permite a desnitrificação, nitrato->azoto molecular
  5. rocha viva permite a formação de micro-organismos que servem de comida a corais, peixes (mandarins, etc) e que fazem parte do ecossistema

Em aquários só de peixes e para reduzir custos e como estes são mais tolerantes a elevados niveis de nitratos e algas consequentes, a filtragem com matérias filtrantes é aconselhada. Em aquarios de coral para alem de nao aconselhados são hoje em dia mesmo desaconselhados e a existirem (lã meias filtrantes, para colocar agua mais cristalina) devem ser lavados ou trocados com muito mais regularidade.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

muito obrigado pelas vossas explicaçoes.

 

entao basicamente a filtragem biologica a mais, e prejudicial; o que se deve fazer e retirar a porcaria(por meio do escumador) antes mesmo de ela se decompor. certo?

 

materias filtrantes demasiado densas como as lãs n sao desejaveis pois retiram o alimento dos corais.

 

penso que e isto.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipicamente, N2, gasoso, e já agora cerca de 78% do ar atmosférico, é azoto :silly: por isso os organismos devem estar habituados a ele :lol:

 

para nós ele é :

 

inerte, atóxico, incolor, de sabor e odor neutros

 

e no entanto pode ser letal em exposição prolongada e continua a concentrações muito superiores ( ;) )

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei que a maioria da atmosfera e composta por azoto :crazyeyes:.

 

mas entao como pode matar por exposição prolongada.

 

se as bacterias anaerobicas transformam os nitratos em N2, o que é que acontece ao oxigénio presente na molecula dos nitratos?

 

imaginando que conseguiamos uma filtragem biológica perfeita, com bacterias aerobias e anaerobias, entao toda a matéria organica seria decomposta e n seria necessario escumador, suponho?

 

é possivel criar um filtro de bacterias anaerobias (por mais estupida que seja a pergunta :crazyeyes:) ?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:crazyeyes: :crazyeyes: :sleeping:

 

Se as concentrações de azoto forem ainda mais elevadas, quer dizer que as concentrações de oxigénio são mais baixas :mrgreen: ficas sem oxigenio para respirar bigsmile

 

se as bacterias anaerobicas transformam os nitratos em N2, o que é que acontece ao oxigénio presente na molecula dos nitratos?
é desligada do azoto pelo metabolismo da bactéria.

 

imaginando que conseguiamos uma filtragem biológica perfeita, com bacterias aerobias e anaerobias, entao toda a matéria organica seria decomposta e n seria necessario escumador, suponho?

 

sim mas perdias em termos de vida de micro-organismos que não são bacterianos e que fazem parte (e que são beneficos, se não essenciais) do micro ecossistema que se pretende ter no aquario.

 

é possivel criar um filtro de bacterias anaerobias (por mais estupida que seja a pergunta :P) ?

 

sim, e que eu conheça existem dois sistemas principais:

 

1- desnitrificador de espiras, basicamente é um tubo muito comprido por onde a agua é feita passar devagar o suficiente, sendo que as bacterias no principio do tubo fazem o normal amonia-nitrito-nitrato consumido o oxigénio existente na agua nessa oxidação, e portanto o fim do tubo é anaerobico e podem-se criar colonias que fazem a desnitrificação. O fluxo tem de ser bem regulado e convem ter um pre-filtro mecânico para nao entupir.

 

2- desnitrificador de enxofre, procura e encontras o principio de funcionamento

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao os produtos já sintetisados das bacterias anaerobias é azoto e Oxigenio "respiravel"?

 

sim mas perdias em termos de vida de micro-organismos que não são bacterianos e que fazem parte (e que são beneficos, se não essenciais) do micro ecossistema que se pretende ter no aquario.

 

já agora podias ser mais especifico neste ponto?

que microorganismos são esses, e qual a sua importância?

 

isto, o saber, n ocupa lugar :puppydogeyes:

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, oxigénio respirável não, tipicamente carbonatos...ou seja, contribuem para a dureza da agua ao passo que a nitrificação contribui para a perda de dureza ou alcalinidade...e quedas de ph.

 

copepodes (alimentam-se de micro-algas), micro-crustaceos (restos, etc), espirografos (filtradores), etc...etc.. se estiveres a olhar com atenção para a rocha viva de um aquario que passou por uma boa maturação vais sempre ver coisas novas.

 

e oviamente estabelecem cadeias alimentares que ajuda a transformação de detritos, fornecem alimento, etc...etc..

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais