algas que nao me largam.


ruymar

Recommended Posts

quando vim aqui ao forum pela primera vez vinha com a ideia de nao fazer trocas de agua, hoje faço-as e ja vi bons resultados com isso.

o problema é o seguinte: quando nao fazia as ditas trocas tinha algas verdes agarradas ao vidro e a algumas folhas de plantas, esse problema quase que desapareceu. agora o problema é outro, apareceram-me umas algas filamentosas castanhas agarradas as folhas das valisnerias, que devo fazer, qual é o prob agora?

um aparte, começei a usar aquele fertelizante feito em casa ( KCl , 100gramas em 1 litro de agua e ponho 4 tampinhas da propria garrafa todos os dias) as minhas trocas sao: 100 litros por semana num aquario de 600litros brutos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguem respondia e pus-me a tentar: tirei a corrente do filtro, pus a entrada em chuveiro. as filamentosas ja la vao, ja nao tenho. é verdade, as filamentosas eram verdes e nao castanhas como tinha dito. fiz isso porque reparei que as algas so apareciam no sitio da corrente, formavam longos fios apartir de ai, fios com 2 metros, toda a extensao do aquario.

agora gostava de saber se ao perder a corrente vou perder alguma coisa?

em oxigenaçao ja vi que ja perdi, os peixes ja me mostraram isso.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Já tive dessas algas filamentosas, mas não desse tamanho, onde inicialmente as arrancava sem sucesso, porque voltavam a crescer.

 

Aconselharam-me a reduzir as horas de luz, até porque algumas plantas ficavam verde escuras, quase negras!! Excesso de fotossíntese disseram-me :?

Diminui gradualmente a luz e, inclusive, colocava um pano opaco para não deixar passar luz alguma.

Moral da história: fui bem sucedido... :D

 

Abraço

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruymar algas aparecem por desequilíbrio de nutrientes ou seja em carência ou em excesso, tu só vais solucionar esse problema quando detectares a sua causa ou seja esse fertilizante que falaste que não sei a composição do mesmo mas deve ser a causa dessas algas, podes estar a adicionar nutrientes a mais se as plantas não os consomem na totalidade resta para as algas.

Faz uns testes de macros á agua e reduz a quantidade de fertilizante que estas a usar, acho que por aí tens o problema resolvido!

 

Espero ter ajudado

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tinha resolvido o problema, tirei a corrente de agua que vem do filtro e pus a entrada em forma de chuveiro, bastou fazer isso e resolvi o problema, por agora (lol)!!! deu-me ideia que as filamentosas so aparecem no sitio onde ha corrente ( pelo menos no meu caso).

de qualquer forma, obrigado. fica aqui a minha experiencia.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselharam-me a reduzir as horas de luz, até porque algumas plantas ficavam verde escuras, quase negras!! Excesso de fotossíntese disseram-me Confused

 

excesso de fotossintese nao faz isso...isso é no máximo excesso de produtos azotados.

 

E quanto ás filamentosas, apesar de beneficiarem de corrente para se desenvolverem...a corrente nao provoca algas...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais