DIY Calha 204Watts T8


danielludgero

Recommended Posts

Boas pessoal!!!

 

bom neste momento tenho Uma calha ja feita mas vou fazer um upgrade...

aqua: 100x40x40

Plantas: H.Cuba, Acicullaris, blyxa e pensando em Ludwigia inclinata var. verticillata "cuba" se arranja-se alguem que me a vende-se uns pés...

 

 

tenho agora 6x18watts 60cm t8 6500k

 

e quero por mais 2x18w 60 cm t8 6500k

e mais 2x30w 90 cm t8 6500k

 

a minha questão é a seguinte....

Em relação a temperatura das lampadas... ponho tudo com luz do dia(6500k) ????

ou meto uma outra temperatura misturada???

 

uma 10000k ??? existe em t8 ? quantos watts?

ou uma 4000 e tal k ???

 

vou fazer a montagem na quinta precisava de umas dicas sobre isto até lá!!! um abraço

aguardo respostas:P

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Movi para aqui, porque a dúvida refere-se ao tipo de lâmpadas a utilizar, e não tanto à sua montagem...

 

Quanto à tua dúvida... há quem diga que mais espectros são bons. Eu digo nem sim nem sopas... já experimentei as duas coisas e dou-me melhor só com 6000 K (ou só com 6500 K). Mas ter em atenção que quando tive mais que um espectro era muito maçarico e os resultados podem não ter sido satisfatórios não apenas devido às lâmpadas mas também, e quase de certeza, ao aquariófilo... :oops:

 

Já agora... para 160 litros, acho mais simples usar somente uma potência da ordem dos 150-180 watt. Não é preciso mais, mesmo muito denso... :? Além do mais que o teu bolso, ou o dos teus pais agradece. Acho que com 4*36 watt PLL te safas... metes uns reflectores de jeito e tens luz suficiente para brincares com essas plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yah, mas PPL ??? não conheço esse tipo de luzes.. e desta forma o orçamento é mais barato, devido as luzes serem muito mais em conta.. pk compro osram 60cm de 18w por 1.75 euros por isso ves...

eu quero por mais watts pra simular a altura de mais calor.. estilo so tao ligadas todas ligadas X horas dia..

 

eu sempre usei so 6500k ou 6400k e sempre me dei bem... por isso acho que vou investir.. tambem qualquer coisa é só mudar uma lampada ou duas...

 

eu não sei mas sempre tive muitos watts em todos os meus aquas e sempre gostei e nunca me dei mal... por exemplo num de 60x30x30 tinha a volta de 110 watts e correu tudo sempre na boa!!

 

 

Neste caso agora quero mesmo fazer um belo tapete de H.cuba com elocharis...

 

se quiseres depois posso por nos DIY o desemvolvimento da calha...

abraço obrigado Luis, e ja agora agradeço mais opinioes:D

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Ontem passado umas belas belas horas terminei certa parte da calha... hoje de manha, das 9h as 10h acabei as mariquises...

 

Ta a funcionar e muito fixe!!! mais tarde vou por fotos...

Neste momento:

 

2x30w + 8x18w (tudo 6500k)

cumps

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom aqui vai umas fotos de como ficou a dita calha!!!!

 

PB300001%20pek.JPG

PB300002%20pek.JPG

PB300003%20pek.JPG

 

na ultima podem ver a lateral aberta que tem reforços por dentro para não empenar a madeira por causa do calor.. esta abertura é por causa do filtro de cascata...

 

tenho uma parecida mas com medidas diferentes que não estou a usar logo ponho fotos, mas é so a madeira..

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pinho massiso, 18mm de espessura

montado em breve na secções fotos.. tenho de tirar umas fotos:P

 

mas toh com uns problemas no crescimento aos cantos na frente do aqua.. penso que será da falta de luzes nessa area.. ou seja naqueles espaços livres entre as luzes de 60cm!!

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Pinho massiso, 18mm de espessura

Que valente peso isso deverá ter, não?

Tens problemas de condensações com as luzes desligadas, ou os topos abertos é suficiente para dissipar os vapores de àgua?

 

.. penso que será da falta de luzes nessa area..  

 

:D :D :D

Atreves-te a dizer que pensas ser falta de luz naquela zona, a tua tampa parece uma placa iluminante, para te fazer concorrência só os solários :lol:

 

Penso que de certo será por outros motivos.

Que planta cresce mal?

 

Realmente uma foto panoramica vinha mesmo a calhar. . . :D

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POr enquanto não tenho tido problemas nenhuns... so um dos lados é que esta aberto..

em relação ao peso não é assim tanto comparado com a minha ultima era um pouco mais alta mas menos larga entao mudei o esquema...

as plantas sao as elocharis aciccularis, mas talvez com o tempo... no meio é que a mesma planta ja ta a formar um bom tapete.. mas aos lados no cantos da frente não esta muito...

 

mas vendo bem, o aqua foi montado no dia 21/11/06 e a calha foi montade 4 dias depois disso... por isso tem pouco tempo mesmo assim ja ta muito verdinho, logo ponho uma foto, agora não toh com digital mas arranja-se...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais valia menos lampadas e mais reflectores. provavelmente obtinhas a mesma luz com menos investimento quer a curto e mais ainda a longo prazo. já agora, porque nao uns balastros electronicos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho refletor por baixooo as lampadas tao pressas ao refletor(inox) e depois isso tudo é que vai para a calha...

 

ai sim... quanto pensas que gastei nesta calha????

balastros eletronicos e as lampadas pra eles ui... deviam ser o preço desta calha toda...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem mas que grande iluminação...nunca vi tanta lampada junta...lol

 

ve la senao vais ter prob com algas:|

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AQua 160lt

TPA's Todos dias 30lt

Co2

Plantas

 

Ta tud du best:D

 

Com tpa´s diarias assim ta bom :)

eu ja tou a ter algumas algas mas acho que as estou a controlar:)

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AQua 160lt

TPA's Todos dias 30lt

Co2

Plantas

Ta tud du best:D

 

TPA todos os dias?!?! Eu faço 1 vez por semana, 20l a 30l e tem semana que falta-me a pachorra :multi:

 

Tens um sistema automático de bombas?!?!

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tens os reflectores e as lampadas os reflectores estão ai a fazer pouco ou nada. Metade da luz das lampadas é desperdiçada já que estão quase coladas umas ás outras. Para além da temperatura a que vão funcionar que vai ser mais elevada do que devia.

 

Quanto aos balastros electronicos ninguem disse que eram baratos ao principio, mas por 30€+- compras 1 balastro para 4 lampadas, mais tempo de vida, melhor luz, etc... quanto ás lampadas para eles...bem...são iguais ás que tens ai...

 

e o principal gasto nem são as lampadas nem os balastros...é mesmo a electricidade ao fim do mês...é uma questão de fazeres contas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

menos lampadas e melhor rendimento...talvez +50€ do que gastaste...

 

ou seja:

 

preço dos 2 balastros electronicos - preço dos balastros magneticos que compraste- preço de arrancadores e porta arrancadores+preço de chapa de aluminio polido- preço de lampadas a mais

 

depois é fazer as contas ao fim do mês á diferença de electricidade e á diferneça de tempo entre substituição de lampadas, arrancadores, etc para chegares á conclusão de que daqui a uns meses tinhas uma coisa melhor que te estava a ficar mais barata.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao mas nunca é tarde para mudar... com o orçamento que tinha na altura era o que podia... porque para esta calha apenas adicionei 4 lampadas, as duas de 30 e mais duas de 18 porque antes tinha so todas de 18...

pah mas eu preciso destes watts todos.. e se pussese menos watts mesmo com os refletores nao me ajudava assim... penso eu...

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais