pregos de ferro!?


ruymar

Recommended Posts

tenho um colega meu, entendido em aquarios, o qual tem um aquario plantado, que me disse que tinha um prego de ferro enterrado no areao para dar ferro as plantas. ora ele sendo engenheiro quimico tera de certa forma algum credito, acho eu! o que eu quero perguntar é: alguem usa o mesmo metodo, alguem sabe alguma coisa sobre isto? queria de certa forma partilhar esta experiencia com o ppl e tambem refutar esta ideia afim de ver a sua veracidade. caso isto tenha algum fundo de verdade queria tambem saber: porque nao se mete o prego no copo do filtro ( em caso de filtro externo ) ou ate mesmo na garrafa de adubo caseiro? caso esta ideia seja verdadeira tambem pode funcionar!

espero por comentarios de alguem entendido ou com experiencia na materia.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá, há uns 15 anos um veterinário disse ao meu avô que os coelhes que ele fazia criação precisavam de ferro e ele também pôs um prego na agua dos bichos :D no caso do meu avô acho que não resultava, mas nas plantas não sei até que ponto resultará.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So um aparte: ja alguem ouviu falar de por uns pregos na terra perto do limoeiro para ele dar limões ou ate espetar um prego no tronco!? Deve ser com a mesma finalidade.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho isso no jardim e o limoeiro ta a dar que nem um doido :D

Não posso garantir que não seja um acaso, mas antes de por os pregos e ferros enterrados à volta do tronco, não dava tantos limões

 

Cumps

 

PS: Hoje durante a tarde tive exactamente essa ideia de por um prego dentro do areão, agora vou deixar que a discussão continue antes de fazer asneiras... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essa questão já foi largamente discutida aqui no Fórum...

 

Possível é, mas sempre com intervenção biológica. As plantas superiores (salvo algumas excepções) não conseguem metabolizar o Ferro metálico nem sobre a forma de óxidos.

 

Bem... então como é que sabemos se temos "bicharada" a transformar o ferro em quelatos (forma capaz de ser absorvida pelas plantas)? Só excluindo da fertilização o ferro e ver se as plantas não têm carências...

 

Mas uma coisa é certa, mal não faz...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso no meu aquario e ja vi na net muita gente q diz q tem pregos de meia pulgada no areao, como tudos sabem o ferro em contacto com o oxigenio faz oxidaçao logo o ferro oxidado fica no areao e as plantas vao la buscar o q for nesseçario axo eu. pelo menos tem logica.

o meu aquario ta plantado e bem bonito . axo q devem experementar

cmp. :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

logo o ferro oxidado fica no areao e as plantas vao la buscar o que (palavra corrigida) for nesseçario acho (palavra corrigida) eu. pelo menos tem logica

Não... tal como já escrevi em cima, as plantas e muitos seres vivos superiores não o conseguem fazer. Nós humanos por exemplo, temos de obter o ferro na forma de quelato já... por exemplo, comendo plantas que os contenham... e as plantas por sua vez, precisam da ajuda de micro-organismos para os assimilarem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem... mas como sabes que eles estão lá? :|

 

Não se esqueçam que o Ferro não é o único micro-nutriente...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais