A saga continua...mais uma desova de escalares


Recommended Posts

pois é!! qual é foi o meu espanto quando vim dar comida aos peixes e deparo-me com uma folha coberta de ovos de escalar!! :roll: Ah, e uma guppy q estava na maternidade teve dezenas de alevins... :lol:

Estive a fazer uma pesquisa e conclui q o melhor é retirar a folha com os ovos e po-la numa maternidade, certo?? é q no aqua estao mais escalares e 2 diskus

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Falta saber se estão fecundados. :lol:

O ideal era cortares a folha e colocares num aqua à parte. Enche o outro aqua com água do comunitário.

Podes colocar um anti-fungos para prevenir o aparecimento dos mesmos. Coloca ao lado da folha uma pedra difusora só para movimentar a água junto aos ovos.

 

O problema maior é alimentar os escalares depois de nascerem... São minúsculos... :roll:

 

Na maternidade assim que nascerem e começarem a nadar se calhar vão sair pelas ranhuras... :lol:

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi nuno,

obrigado pelas dicas!

mas eu nao tenho nenhum aquario vazio... :roll:

vou pô-los mesmo na maternidade. tb tenho uma toda em rede, acho q se chama criadeira,o q será melhor?

Mas acho q estao fecundados, pelo menos os 2 escalares q supostamente sao um casal sao muito territorias, não deixam nenhum outro peixe aproximar-se e estão constatemente a passar por cima dos ovos, nao sei se é o maxo a fecundar se é a femêa q ainda está a desovar, ou se não é nada disso. :lol:

 

ps- eu tenho aqui umas fotos q tirei. ja me registei na megagaleria mas agora nao sei como as passo para aqui...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=709

Tens de fazer o upload das imagens para o servidor da megagaleria. Eles devem disponibilizar uma ferramenta para tal.

 

Não sei se a criadeira vai adiantar... mas é uma questão de tentar. Como disse, o problema não é o eles nascerem. E mesmo depois o alimentares...

 

Cuidado com os escalares e os discos. Principalmente quando tens casais de escalares já formados. Eu "desfiz-me" dos meus escalares. Tinha 2 casais no comunitário. Agora só tenho os discos.

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para manteres as crias até que crescam a um tamanho considerável (6/7 cms) deverás ter um aquário de por exemplo 100*30*40, este foi o tamanho de aquário que usei para 160 escalares e uma coisa te digo tive que ir vendendo os peixes o mais rápido possivel para ir arrajando mais espaço.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sortudo :wink: . Já ando à prái 2 meses a tentar que os meus escalares façam o mesmo. Mas das 2 uma, ou so tenho machos/femeas, ou entao ainda sao "adolescentes", acho a 2ª o mais provavel.

 

Resta-me desejar-te boa sorte e cuida-me bem desses meninos.

 

 

Abraço,

Ricardo Pinto

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

viva mais uma vez!!

hoje quando vim dar comida aos peixes deparo-me com mais uma desova dos escalares!!

Mas desta vez desovaram no termoestato!assim nao consigo recolher os ovos para outro sitio...

 

Ainda nao é desta q vou ter alevins... :roll: Ou será que os ovos descolam facilmente sem ficarem danificados?

 

 

desova2.jpg

 

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os ovos sao sensiveis deixa os estar...

 

dalhes muitos echinodoros de folhos compridas, ou se possivel uma pedra lisa ao alto, para que tenham mais escolha.

 

boa sorte com as posturas mas sem os tirares pra outro akua é quase impossivel safares alguns :wink:

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva dsalas :lol:

 

Mais uma vez de parabéns

 

Quanto aos ovos eu arriscava retirar para outro aqua, mesmo que se danifiquem alguns ( são mais resistentes do que aparentam), as probabilidades de se safarem alguns são maiores do que se ficarem nesse aqua, com alguns cuidados, anti-fungos e uma pedra difusora a movimentar a água

 

Ficamos a aguardar novidades, fica bem :wink:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel,

 

 

 

Desta vez vai ser complicado.

 

 

Embora a postura tenha sido realizada na parte superior do termostato, o calor produzido pelo mesmo irá concerteza danificar os ovos.

 

 

A unica solução é desligar esse e colocar outro. Se houver disponibilidade da tua parte para isso, coloca esse desligado dentro de um recipiente com agua do aquario ou mesmo dentro de um saco de plástico com uma pedra difusora lá dentro.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

hoje quando vim ver os peixes os ovos já nao estavam no termoestato, estavam numa folha!!Melhor...

 

nao sei é se eles mudaram os ovos ou entao comeram-nos e desovaram outra vez...

 

vou cortar a folha e coloca-la dentro de uma maternidade!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais uma desova dos escalares... este casal é sempre a Bombar!! :D

Todas as semanas desovam!!

Na ultima meti os ovos dentro de uma maternidade e agora estou a alimentar os alevins com artemia recem eclodida, vamos ver se vingam alguns!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais