Plantas fora de agua...


Luis27

Recommended Posts

olá pessoal...

 

alguem tem conhecimento de plantas para agua doce que estejam em parte submersas e outra parte a sair fora do aquario?

 

no fim de semana estive no reefdiscus em cascais e vi lá uns mangais ...mas são para agua salgada...e dão um aspecto á maneira...

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

algum botânico poderá desmentir-me, mas as plantas só dão flor fora de agua.

 

sendo assim, se fores ver as fotos das plantas, por exemplo, em www.tropica.dk, encontrarás muitas especies de plantas que florescem -> têm parte submersa e emersa!

 

tenho aqui um livro chamado "plantas de aquario", de autoria de Ines Scheurmann, com fotos bem bonitas de flores de: cryptocoryne pontederiifolia, lobelia cardinalis, cabomba, didiplis diandra, heteranthera zosterifolia, entre outras.

 

outro exemplo é a hygrophila difformis, que deve o seu nome ao facto de ter uma forma completamente diferente conforme a sua situação submersa ou emersa.

 

eu e outros membros andamos a pensar em usar canas de bambu para fazer algo similar aos mangais, mas em agua doce. olha o botao de "pesquisar" lá em cima :roll:

 

cumprimentos

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que a maior parte dos mangais preferem água doce....

:roll:

mesmo que te digam o contrário!

 

As plantas geralmente só dão flor fora de água...mas há algumas que pensam que estão fora de água e equivocam-se, no entanto não se consegue polinizar dentro de água...logo são flores pró boneco...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tenho experiencia com cabomba, está num aquário de 25 litros, ta lá ao fundo do aquário e já veio até cá cima e agora está quase a bater no vidro da frente, isto em 1/2 semanas, eu planteia com +/- 10 cm de diferença entre a planta e a superficie!

 

Depois dela estar na superficie mesmo, começa a narcer mais cabomba para cima o que vai sair da água...eu tou com a planta assim porque tem um crescimento optimo e queria tirar dali uns 3/5 pés, quando conseguir isto vou podá-la, porque sinceramente nao fica nada bem!

 

adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mini...tu que és de Gaia...conheces para essas bandas alguma lojas tt de peixes cm de plantas porreiras? já agora a tua cambomba não brotou uma folha larga tipo nenufar no termino da planta?...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel!

 

Lojas aqui em Gaia, a Ornimundo 1 não tem muita variedade de plantas, é tudo á base de anubias... A biozoo (Gaia shopping) é outra miséria... a ornimundo 2 é igual á 1... uma boa loja de aquariofilia que eu nunca visitei mas dizem que é muito boa é a Natantia que fica no Porto. Pergunta ao pessoal no forum conversa aquática que eles devem saber onde fica mais propriamente.

 

já agora a tua cambomba não brotou uma folha larga tipo nenufar no termino da planta?...  

 

Não tou a perceber, explica-te melhor!

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o Miguel quer dizer é que certas plantas quando chegam á superficie da água mudam a forma da folha. A cabomba faz isso, fica com umas folhas redondas flutuantes.

 

Já agora mete ai uma foto da planta emersa, realmente estou curioso para ver essa planta fora de água, visto ser uma planta aquática.

 

Não que esteja a duvidar que esteja. Mas deves ter um nível de humidade muito elevado para o conseguires fazer.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sergio!

 

Aqui ficam algumas fotografias, a qualidade aviso-te que não é da melhor mas sim horrivel foram á pressa. A minha maquina digital nao vale anda, até o telemovel do meu irmao tira melhor que isto! Para terem uma ideia uma webcam também tira bem, só que nao chega ao meu quarto!

 

Desfocada mas nta-se um pouco na superficie:

aqua%20001.jpg

 

Um bocadinho melhor:

aqua%20007.jpg

 

Nota-se +/- aqui:

aqua%20009.jpg

 

Dá para ver:

aqua%20010.jpg

 

Nesta foto vê-se o pé:

aqua%20002.jpg

 

Quero salientar mais uma vez, que as fotos não são da melhor qualidade... :wink:

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a melhor maneira de cortar a Cabomba?...

a minha parece estar a crescer e saudável.. mas por vezes soltam-se partes dela? isso é normal? esses pés podem-se enterrar no areão de novo?

é que ela agora está a ficar pouco volumosa mas muito esguia..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

qual é a melhor maneira de cortar a Cabomba?...
Eu corto-a á sorte planto ao lado e ambas crescem...

 

a minha parece estar a crescer e saudável.. mas por vezes soltam-se partes dela? isso é normal?

 

Ela desfazse-se, é? Qual a temperatura do teu aquário?!?!?!?!

 

esses pés podem-se enterrar no areão de novo?
Yap, claro que sim. Aqui vai uma dica preciosa: sempre que podares a cabomba e replantares coloca duas pedras de maneira a que ela fique no meio. Se tiveres peixes que gostem de fazer persiguições, no dia seguinte ela ta na superficie, porque ainda não tem raiz e os peixes a baterem nela...estraga tudo.... Com substrato 2/3 semanas e ela ja tem raiz e já podes tirar as pedras. Sem substrato +/- 1 mês e já retiras as pedras. No entanto eu utilizo um fertelizante da Sera e a cabomba em 3/4 semanas fica com raiz ás vezes até menos.

 

é que ela agora está a ficar pouco volumosa mas muito esguia..

 

Ela cresce para cima e só depois para os lados, o efeito fica bem é ver todas juntinhas... ;) No meu aquário de 20 litros tou a tentar fazer isso numa área de 42 cm de comp, 10 de largura e 25 de altura. Esta área vai ficar toda cheia de cabomba.

 

Boa sorte

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno eu quanto às cambombas...espero que elas comecem a brotar raizes areas nas partes mais superiores...assim que isto acontece...eu corto-a um segmento antes e enterro-o no solo!

tipo...

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_616_8.jpg[img/]

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ups..recapitulando...

 

Boas Nuno eu quanto às cambombas...espero que elas comecem a brotar raizes areas nas partes mais superiores...assim que isto acontece...eu corto-a um segmento antes e enterro-o no solo!

tipo...

 

Pic_616_8.jpg

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

corto-a logo a cima das projecção das folhas...

não garabto que seja o modo mais correcto mas é assim que eu tenho feito e não tenho fragilizado a planda que corto...

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrem-me agora Nuno...podes sempre, e não é que esteja a duvidar da capcidade dos restantes participantes, enviar uma MP ao Taxlixado...ele respira plantas...faz isso...

abraço...

Inté

Link to comment
Partilhar nas redes sociais