Arrefecimento da água, Como ?


Recommended Posts

Depois de verificar que, cada vez mais quando chega o verão tenho grande dificuldade em evitar a subida da temperatura da água nos meus dois aquários, estou a pensar em procurar algum equipamento para baixar a temperatura de um modo controlado.

 

À dois anos aqui pelo Algarve a temperatura atingiu os 44ºC, como não me encontrava em casa isto teve consequências desastrosas, muitos poucos sobreviventes.

 

Haverá por aí alguém com experiência deste tipo de equipamentos, que me possa dar uma ajuda a entender e a escolher o melhor equipamento ou método?

Cumps,

 

Zé Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 graus dentro de casa! Eu investia num ar condicionado assim não só os peixes mas tb tu benificiariam. :)

 

Existem claro solucoes de refrigeração a maior parte caras.

 

Podias recorrer ao faça voce mesmo, e usar ventoinhas de computador. EU já vi um sistema refrigerado com sucesso com ventoinhas de pc

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=arrefecimento

 

Abraço

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aqueles que não sabem soldar ou mesmo onde arranjar os componentes electrónicos, hoje em dia um controlador externo para PC baratucho custa uns 10 ou 20 euros (comprado na ebay, vindo de Hongkong), e é capaz de controlar até 3 ventoínhas. Cumprimentos NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha tb tive esse problema, nao tanto como o teu mas.... fui a uma loja e la disseram-me pra ligar a luz de noite e de dia apagar que é quando ta mais calor. resultou comigo e tirei mais partido do aquario pq assim posso tar mais tempo a olhar para ele, visto que o tempo que ele tava ligado tava eu a trabalhar. outra cena ainda, no inverno poupas mais na eletricidade, pois as lampadas vao aquacer o aquario quando ta mais frio.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tudo mais, Obrigado a todos pelas vossas respostas!

 

Nemo: Os 44ºC não foram dentro de casa, foi a temperatura anunciada pela meteorologia. Se assim fosse seria insuportável para qualquer ser vivo, foi apenas um pico e no exterior, claro. Mas de qualquer maneira a temperatura dos aquários ultrapassou durante várias vezes, (dias), os 32ºC, o que é bastante prejudicial, principalmente se não estivermos presentes.

 

Nunoni: O que é isso de um controlador externo de PC ? É o que aparece no link indicado pelo Nemo ?

 

Ruymar: Ultimamente, quando faz mais calor, tenho utilizado uma "power head" suplementar, para aumentar a circulação superficial da água e como consequência a oxigenação. Ao mesmo tempo, mantenho a tampas dos aquários abertas com uma ventoinha apontada para as suas superfícies de água ligada a um temporizador normal ( aqueles de patilhas), regulado para as horas de maior calor. Consigo baixar +/- 3ºC. Mas o que eu procurava era uma solução mais definitiva e talvez mais confortável.

 

Mais uma vez obrigado a todos!

Cumps,

 

Zé Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.