CO2 - quando devo colocar?


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Olá a todos!!

 

Tenho um aquário de 20 litros brutos, 14 litros reais que montei à cerca de 1 mês e meia. A ideia é ter um plantado, claro está.

Para o substracto optei por uma argila amazónica da marca ADA.

Quanto à flora tenho bacopa caroliniana, limnophila sessiliflora, eleocharis acicularis, ludwigia inclinata var. verticilillata, e ainda hemianthus callitrichoides.

Temperatura está nos 26/27 e o ph é ácido. O ciclo de luz é 12 horas de luz, 12 horas de escuridão. fertilizo com plantmin da tetraplant.

Em relação à luz, acabei por optar por fazer a minha própria calha de iluminação e tenho 3 lâmpadas T5 (independentes..posso sempre desligar uma) de 8 watts cada, o que corresponde a 1,7watts/l. Quanto ao tipo de luz, tenho uma lampada daylight, uma power-glo e uma aqua-glo.

 

A minha pergunta é a seguinte: com estas condições eu tenho que adicionar CO2 não é? Já tenho a receita! devo retirar o CO2 durante a noite ou funciona a 24h.

 

Obrigada a todos.

 

Wooddy.

 

P. S.: já agora, voçês não têm nos vossos plantados uns bichos, tipo minhocas muito pequeninas?? eu sei que elas aparecem por causa do excesso de nutrientes e que não fazem mal..mas existe maneira de as eliminar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha sei que o co2 é so no periodo de luz, so se deve injectar co2 enquanto a luz ta acesa, as plantas so precisam de co2 para fazer fotossintese, de noite nao sao capazes de o fazer, dai nao ser preciso co2 de noite.

os bichinhos tambem tive, mas desde que comprei uns escalares que desapareceram, nao sei se foi coicidencia ou nao ( imagino que os escalares comem esses vermes ). quanto à sua existencia; na altura alguem me informou que eles ja existem na agua mas se houver muitos nitratos eles aparecem mais.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao CO2, se é caseiro, como parece não tens forma de o controlar. Ou seja não é possivel o desligar de noite a não ser que arranjes maneira de o libertar para o ar (com um sistema de válvulas!).

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um certo dia decidi trancar o co2 caseiro á noite com aquelas cenas para os ceriais para nao ficarem moles... e no dia seguinte abri-a e como estava tanto co2 comprimido deve ter saido mesmo MUITO co2 para a agua... eu nao aconselho. mantem o co2 ligado durante a noite ou entao denoite tira a pedra difusora fora do aqua e de dia voltas a por...

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :)

 

 

olha sei que o co2 é so no periodo de luz, so se deve injectar co2 enquanto a luz ta acesa, as plantas so precisam de co2 para fazer fotossintese, de noite não (palavra corrigida) sao capazes de o fazer, dai não (palavra corrigida) ser preciso co2 de noite.

 

Discordo em alguns pontos... As plantas fazem fotossintese de dia e de noite, mas de dia absorvem CO2 e libertam O2 e de noite fazem o processo inverso, daí que o único problema de teres CO2 á noite é que vai aumentar os niveis de CO2 na coluna de água, uma vez que para além de não ser consumido ainda é produzido pelas plantas... Podes ter valores tão altos que os peixes não aguentem...

 

A minha pergunta é a seguinte: com estas condições eu tenho que adicionar CO2 não é? Já tenho a receita! devo retirar o CO2 durante a noite ou funciona a 24h.

 

Teres não tens, mas convém, isto se quiseres ter sucesso por exemplo com a tua hemianthus callitrichoides AKA Cuba, para crescer bem e rápido vai melhor com CO2... Quanto ao retirares de noite não recomendo, é preferivel aumentares a movimentação da água à superficie para libertar algum CO2, isto porque o CO2 te vai baixar o PH e agora imagina, de dia com o CO2 activo baixava o PH, de noite com ele inactivo, o PH aumentava de novo... Adeus peixes...

 

No meu caso pessoal, o meu CO2 bomba 24h por dia e praticamente não tenho agitação superficial... No meu caso nunca tive problemas, em outros casos não posso dizer (tenho montes de plantas).

Tens sempre uma excelente maneira de verificar se os peixes têm O2 suficiente, ver se eles não andam á superficie á procura de água mais oxigenada...

 

Espero ter ajudado, Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fotosintese de noite nunca ouvi tal... e digo mais, as plantas tb respiram de dia, agora fotosintese de noite, que desparate e se tens duvidas consulta bem os manuais da escola do 9 ano.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

fotosintese de noite nunca ouvi tal... e digo mais, as plantas também (palavra corrigida) respiram de dia, agora fotosintese de noite, que desparate e se tens duvidas consulta bem os manuais da escola do 9 ano.

 

Chamemos-lhe então o processo inverso à fotosintese... De noite há absorção de O2 de libertação de CO2...

As plantas até consomem oxigénio durante o dia mas comparado com o que produzem... A prova disto é o oxigénio que respiramos...

 

Quanto ao meu 9º ano...Já lá vai há muito, mas pelos vistos há menos tempo que o teu... Disparate escreve-se com "i" e não desparate com "e"...

 

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas pelos vistos, eu nao sei escrever e tu nao sabes ler mas... respiraçao é consumir oxigenio e fotosintese e consumir co2. posso dizer que se quiseres saber melhor posso até te explicar, mesmo sem saber escrever. se bem vejo, o topico é sobre saber ou nao quando se deve ter o co2 ligado e nao saber escrever! se quiseres argumentar alguma coisa faz sobre o topico e nao sobre coisas que nada teem com o topico. a minha formaçao é na area de ciencias e nao literatura, se o topico falasse de literatura eu calava-me!!!!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Acalmem-se lá um bocadinho :)

 

agora fotosintese de noite, que desparate

Será? O que é a Fotossíntese?

 

Ao contrário do que se pensa, na Fotossíntese não existe consumo de CO2. Isso é no Ciclo de Calvin (ou do Citrato). Óbvio que é um processo complementar ao da Fotossíntese, mas totalmente distinto...

 

Supostamente, para haver Fotossíntese tem de haver excitação dos Citocromos P680 e P700, e para tal, existir luz... Agora as plantas, por o processo não ser instantâneo, conseguem libertar O2 durante algum tempo após se apagarem as luzes. Não sei se era isto ao que o Mad-Byker se estava a referir...

 

fotosintese e consumir co2.

Tal como já disse em cima, isto não é verdade... aliás, o O2 libertado nem é proviniente do CO2 que as plantas absorvem, e sim da água.

 

Podem saber mais lendo sobre o esquema em Z da Fotossíntese, Fotossíntese e Ciclo de Calvin (apenas coloco os desenhos):

 

http://www.life.uiuc.edu/govindjee/NewZScheme.jpg

 

http://employees.csbsju.edu/hjakubowski/cl.../photosynth.gif

 

http://library.thinkquest.org/C004535/medi...alvin_cycle.gif

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :P

 

conclusao: co2 so de dia e foi o que eu disse e o que ele perguntou, o resto é conversa!

 

Como é que podes concluir isto a partir do que foi dito? Quanto muito podes tirar conclusões sobre o que é a fotosintese...

 

Mais uma vez volto a dizer, quanto a mim acho um erro desligar o CO2 de noite uma vez que pode alterar o PH e com isso fazer os peixes "stressar"...

Mais uma vez digo, eu tenho CO2 24/7 e não me tenho dado nada mal... No caso da Wooddy Weaver, ela é que sabe o quer fazer, se fosse eu...

 

Agora as plantas, por o processo não ser instantâneo, conseguem libertar O2 durante algum tempo após se apagarem as luzes.

 

Alguem que sabe o que diz...

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa... le o topico outra vez e ves , passo a citar: "A minha pergunta é a seguinte: com estas condições eu tenho que adicionar CO2 não é? Já tenho a receita! devo retirar o CO2 durante a noite ou funciona a 24h. "

era isto que ele perguntava, nao? se podemos dizer que os moderadores sabem muito ou nao ( passar graxa) tambem sei que sabem, dai serem moderadores. agora co2... so de dia, fio isso que ele perguntou e que eu respondi! se pesquisare~s na ner tambem vais ver o ciclo todo das plantas, so que nao foi isso que ele perguntou e para mim fim da conversa que ja foi dito muito.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Quanto á pergunta da Wooddy Weaver, já respondi há muito... E dei a minha opinião, até disse o que fazia no meu caso... ruymar, se não percebeste o porquê da minha escolha e continuas a achar que tens razão só porque...achas que tens razão...não vou gastar mais tempo contigo...

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais