Algas Negras


SoaresRui12

Recommended Posts

Olá,

Tenho um comunitário de 80Lt, surgiram nas plantas umas algas negras, que são do tipo filamentosas (parece um tufo de cabelos), agora começaram a surgir tb pontos negros no vidro da frente.

 

Estas algas negras são perigosas para os peixes? Como as posso remover?

 

thanks in advance

R

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deves ter os Fosfatos ou Nitratos (mais os nitratos) elevados.

Em termos de perigo para os peixes, não te preocupes pois não há qualquer tipo de problema. Pelo menos directamente...

 

Essas algas são complicadas, pois dificilmente as consegues retirar das folhas afectadas. Só com um controlo rigoroso de nutrientes... e mesmo assim, pode demorar um pouco. Em alguns casos, o melhor a fazer é cortar mesmo a folha infectada.

 

Há poucos peixes que as comam (SAE, algumas Mollys). E tu arrancá-las torna-se complicado, pois facilmente rasgas as folhas visto estas algas agarrarem-se muito bem às plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não é que eu tenho o mesmo??!?! Pelo que encontrei por aqui e a ajuda preciosa de alguns membros do forum, fui comprar Kent Botanica Potassium, que pelos vistos é uma deficiência de potássio e comprei também dois SAE's (contra a minha vontade, mas enfim...). A verdade é que ao fim de 2 semanas a pôr o potássio, os filamentos já se soltam. Quanto aos SAE's, eles até comiam aquilo, não fossem eles atacar a comidinha xpto que dou aos discus!Estou na fase em que espero que aquilo se solte antes de começar a cortar folhas. Boa sorte para o teu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Como eu te percebo :oops: :D

 

Esta é uma foto do meu aqua (já um bocado antiga)

 

DSC03646copy.jpg

 

Tás a ver aquela praga de algas pretas no tronco e nas folhas da anubia. . .

 

Bem, uma equipa de SAE's principalmente e neste momento a anubia tá limpinha, e no tronco quase não tenho nada . . Este pra mim é o peixe maravilha nas algas pretas filamentosas. . .

 

Recomendo vivamente . . comprei 5

 

Cumps

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algas pretas que na realidade são algas vermelhas, provocadas por contágio por uma planta infectada com os esporos da alga. Já li muita coisa, de as matar com excel, que pelo que parece resulta em pleno.

 

Controlo rigoroso de nutrientes, não tenham medo de levar os fosfatos e se possível os nitratos a 0 durante uns dias para matar as gajas (não têm reservas como as plantas e morrem à "fome"). Mesmo com controlo rigoroso e com as plantas a crescer bem, estas algas são muito resistentes e difíceis de desaparecer.

 

Meter fauna para as comer, caradinas e SAES são muito úteis para as eliminar, mas não necessariamente essencial.

 

Outra coisa que ajuda muito, não no impedimento do crescimento das algas, mas sim na propagação das mesmas é um filtro UV pois consegue matar os esporos. Pelo menos não se propagam tão rapidamente pelo aquário fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais