Iluminação a mais?


Antonio DSM

Recommended Posts

BOas

 

Devo ter a volta de 70 litros reais (80+28+33), com injecção de CO2 substracto akadama ou ada ainda tou a pen$ar, as plantas mais exigentes a nivel de iluminação será acicularis parvula( para um tapete), Rotala sp. najenshan, micrantemum umbrosum( devido à pouca altura e largura do aquario sao plantas de folhas pequenas). Vi uma calha com 2x55w fluorescentes compactas ( é só o que sei das lampadas.. :twisted: )

 

Já andei a pesquisar nos links aqui do inamovivel mas muitos ja nao funcionam! no entanto encontrei um artigo sobre uma palestra sobre aquarios holandeses de Franz Van Der Leest em que defende que um excesso de iluminação poderá matar as plantas pois aumenta o metabolismo das plantas e requerem muito mais CO2 o que asfixia os peixes e potencia imenso o aparecimento descontrolado de algas.

 

Noutro link para calcular a iluminaçao para a minha litragem que medida por mim a "olhómetro" é de uns 70 litros dá-me uma potencia de 86 watts ora como se optar por aquela calha ficou com 110 watts tenho um excesso de 24 watts.. será aceitavel? é que segundo li todas estas plantas requerem muita luz...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha modesta opinião sim, vai fazer com que haja tendência a aparecer mais algas... eu tenho 72w para 54 lts e tenho que estar sempre em cima (siceramente não as consigo controlar com fertilização pois não consigo perceber o que tenho que fertilizar:oops: , o que faço é semanalmente com um pinça tirar o máximo de algas possivel e limpar os vidros com um cartao )

 

Espero um dia quando fôt grande não ter tanto trabalho...

 

Há por ai quem diga que as controla diminuindo o tempo de luminosidade.

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLa

 

Pois isso será uma opção, poucas horas de luz, a outra era tentar ligar apenas uma lampada e a outra apenas umas duas ou tres horas de modo a ter 55w e 110w so durante as tais 2 ou 3 horas mas nao sei se posso fazer isto! a outra ideia é colocar um vidro entra a calha e o aquario ou tentar suspender a calha de uma altura maior... resultaria ou nem por isso ?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Antonio,

 

se procuras um reflector com cerca de 72w eu sei de uma loja onde têm um reflector com 3x25W T5, penso que as lâmpadas sejam de 10.000K, a parte boa deste reflector é que podes comprar lâmpadas T5 de vários espectros e assim variar a iluminação.

 

Se quiseres saber qual é a loja envia-me uma MP.

 

Cumprimentos,

Samuel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Samufish :)

 

Mas ainda em relação à tal iluminaçao de 2x55watts será prejudicial para as plantas em si, o seu alegado metabolismo elevado nao as prejudicará ou assim ?

 

teoria do antonio :| nao poderei controlar as plantas e o seu consumo e crescimento através do CO2 ? ou isso dará uma vantagem às algas ?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLa

 

Pois isso será uma opção, poucas horas de luz, a outra era tentar ligar apenas uma lampada e a outra apenas umas duas ou tres horas de modo a ter 55w e 110w so durante as tais 2 ou 3 horas mas não (palavra corrigida) sei se posso fazer isto! a outra ideia é colocar um vidro entra a calha e o aquario ou tentar suspender a calha de uma altura maior... resultaria ou nem por isso ?

 

Olha no meu caso, a calha està suspensa a cerca de 20 cms...e tem uma tampa de vidro mas mesmo assim já te contei a expriência no meu.

 

Relativamente a controlares com tempo de luz...é uma ideia, mas se clahar depois os peixes vão se quixar que têm poucas horas de dia... :| ainda vão pensar que vivem em Londres

 

Controlar o crescimento com CO2... sinceramente não sei...eu injecto Co2...

 

Um abraço

 

PS: Vamos esperar que algúem te ajude melhor

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Novamente aproveitando a boleia . . :drinking:

 

Tou com um projecto para aqua de 390 L (prevejo 340 a 350 L reais) - 120 x 50 x 65 (c x l x a), e para a iluminação tenho pensado em:

- Calha DIY - 6 x 55W - PLL = 330W - 0.97 W/L

 

Já agora gostaria que os entendidos na matéria dessem uma ajudinha, pois pretendo cometer o maximo de erros ainda na fase de projecto, para que não me venha a arrepender mais tarde. . :drinking:

 

Obrigado

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Novamente aproveitando a boleia . . Embarassed

 

Tou com um projecto para aqua de 390 L (prevejo 340 a 350 L reais) - 120 x 50 x 65 (c x l x a), e para a iluminação tenho pensado em:

- Calha DIY - 6 x 55W - PLL = 330W - 0.97 W/L

 

Já agora gostaria que os entendidos na matéria dessem uma ajudinha, pois pretendo cometer o maximo de erros ainda na fase de projecto, para que não me venha a arrepender mais tarde. . Wink

 

Obrigado

Ricardo

 

Ola Ric-santos:

Não percebi bem qual era a duvida em questão, se for no projecto DIY há um sub-forum aqui especifico em que tens muitas ideias e topicos que poderão ajudar. Se for na potencia, 0.97 watts por litro, tendo em conta que a altura é 65 cm não sei se o tipo de lampadas será a melhor escolha, mas em termos de potencia parece-me bom. Espera por outras opinioes!

 

 

 

 

 

Boas Nelson Carvalho:

 

Olha no meu caso, a calha està suspensa a cerca de 20 cms...e tem uma tampa de vidro mas mesmo assim já te contei a expriência no meu.

 

Relativamente a controlares com tempo de luz...é uma ideia, mas se clahar depois os peixes vão se quixar que têm poucas horas de dia... Smile ainda vão pensar que vivem em Londres

 

Controlar o crescimento com CO2... sinceramente não sei...eu injecto Co2...

 

Um abraço

 

Em relação a controlar com o CO2 estava a pensar que o ritmo de assimilação de nutrientes dependerá da luz e do CO2 se houver pouco CO2 as plantas nao crescerão tão depressa, nao sei é se crescerão com pouca saude :|

 

Que plantas tens? é muito plantado o aquario? é que usando a razao de 18 watts a mais--» 20 cm de altura( como usas) a minha tinha de estar a uns 40 cm de altura, mas como cada caso é um caso só mesmo exprimentando...

 

PS: Vamos esperar que algúem te ajude melhor

 

Concordo :wink:

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ola Ric-santos:

Não percebi bem qual era a duvida em questão, se for no projecto DIY há um sub-forum aqui especifico em que tens muitas ideias e topicos que poderão ajudar.  Se for na potencia, 0.97 watts por litro, tendo em conta que a altura é 65 cm não sei se o tipo de lampadas será a melhor escolha, mas em termos de potencia parece-me bom. Espera por outras opinioes!  

 

Boas Nelson Carvalho:

 

 

Olá

 

A minha duvida é saber se a iluminação está ajustada (6 x 55W) em termos de potência, ou se por ventura está desmasiada ou insuficiente devido à coluna de àgua.

 

A coluna de agua não vai ser 65 cm, pois penso ter agua até 60 - 62 cm de altura, a esta subtrai-se aí uns 7-10 cm de areão, logo desde a tona da agua até ao areão, serão uns 50 - 55 cm.

 

Agora espero ter conseguido explicar-me melhor :wink:

 

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já andei a pesquisar nos links aqui do inamovivel mas muitos ja não (palavra corrigida) funcionam! no entanto encontrei um artigo sobre uma palestra sobre aquarios holandeses de Franz Van Der Leest em que defende que um excesso de iluminação poderá matar as plantas pois aumenta o metabolismo das plantas e requerem muito mais CO2 o que asfixia os peixes e potencia imenso o aparecimento descontrolado de algas.

 

Esta afirmação é um pouco redundante e tem muito que se lhe diga... Antes de mais, o que será que esse senhor entende por " luz a mais"? Podemos dar o exemplo do Sol e de todas as plantas que dependem dele para viver. Se calhar o Sol também tem luz a mais... :wink:

 

Vamos ao que interessa que é o teu caso: se estás a pensar comprar a calha de 110W, ficas muito bem servido em termos de luz. No entanto, é um facto que quanto mais luz, mais estás a puxar pelas plantas e, como tal, tens que lhes fornecer uma fertilização adequada. Por fertilização adequada incluo o CO2. Agora, tudo depende se queres ter um aquário com uma manutenção apertada, em que tens que fertilizar, fazer trocas de água, podar com alguma frequência, ou se queres ter uma manutenção mais relaxada, sem precisares de te preocupar muito. Com cerca de 40W nesse aquário, por exemplo, não precisas de injectar CO2. As plantas crescem mais devagar, a fertilização é reduzida, etc. Quanto às algas, é um facto que podem surgir com mais frequência pois o aquário, com boa iluminação, está mais susceptível a desiquilíbrios em termos de nutrientes. No entanto, algas e desiquilíbrios vão sempre fazer parte dos aquários plantados e é algo com que temos de conviver e estar preparados para enfrentar com sucesso. As algas não são o bicho papão que muita gente pinta. Ainda há por aí muito boa gente que entra em parafuso quando tem um surto de algas, desnecessáriamente. Se elas aparecem é porque algo está mal, cabendo-nos identificar o problema e resolvê-lo.

 

Quanto à calha em si, se as lâmpadas tiverem a mesma disposição que as Lifetech, vais ter sempre espaços mortos que corresponde à zona dos balastros e casquilhos das lâmpadas. Já para não falar que as lâmpadas têm, no máximo, uns 50 cm de luz útil. É por essas e por outras que deixei de usar PCs. Mas isto sou eu... :|

 

Podes controlar as lâmpadas se elas tiverem balastros e fichas individuais. Senão nada feito e algo me diz que é tudo em conjunto. Quanto a controlares o crescimento das plantas com CO2, é um facto que com CO2 as plantas crescem mais depressa. No entanto, se tiveres 110W de luz e não tiveres CO2 ou injectares pouco CO2, prepara-te para teres uma longa e dura batalha com as algas. Estares a fornecer luz sem acompanhares com bons níveis de CO2 vais atrofiar o crescimento das plantas e vais criar condições para as algas aparecerem. Muitas das vezes, os surtos de algas devem-se a níveis baixos de CO2.

 

Só um reparo: Samuel, o que tu queres dizer é " calha" e não " reflector". Uma calha de iluminação é uma coisa, que são as calhas da Lifetech, Aquapor, Dymax, etc. Um reflector é uma chapa de alumínio polido em forma de V que reflecte a luz das lâmpadas, maximizando a própria lâmpada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então se conseguir por os nutrientes nas concentraçoes certas e CO2 não haverá problemas nenhuns para as plantas ou peixes?

 

O objectivo é mesmo ter algas e ter todos os problemas porque é assim que se começa um plantado a sério e é isso que eu queria fazer. Ao pesquisar num link postado no tópico inamovivel de sites encontrei esta palestra que achei bom para mim para confirmar algumas coisas e aprender outras e surgiu esta questão de iluminação a mais.

 

ps: Renderá mais adquirir esta 2x55w compactas ou a calha de 3x25w t5 no post do samufish?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António.

 

Então se conseguir por os nutrientes nas concentraçoes certas e CO2 não haverá problemas nenhuns para as plantas ou peixes?

 

Nenhuns, aliás, plantas e peixes agradecem. Regra geral, quando um aquário plantado ( e quando digo plantado é mesmo plantado, não um aquário com plantas) está saudável e equilibrado, os peixes estão saudáveis e contentes da vida. Agora, é preciso ter cuidado com as oscilações de pH causadas pelo CO2 e ter em atenção ao excesso do mesmo mas isso já passa ao lado deste tópico e há por aí outros a falar do assunto mais concretamente.

 

 

ps: Renderá mais adquirir esta 2x55w compactas ou a calha de 3x25w t5 no post do samufish?

 

Quanto a mim, sem dúvida a calha T5.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quanto à calha em si, se as lâmpadas tiverem a mesma disposição que as Lifetech, vais ter sempre espaços mortos que corresponde à zona dos balastros e casquilhos das lâmpadas. Já para não falar que as lâmpadas têm, no máximo, uns 50 cm de luz útil. É por essas e por outras que deixei de usar PCs. Mas isto sou eu... :lol:

 

 

Oi André Silvestre

 

Podias explicar-te melhor !!!

 

Como deves ter visto tou a pensar usar lampadas PLL = PC's

 

Achas mau :wink:

 

Obrigado

Ricardo

 

P.S.- Peço desde já desculpa ao Antonio DSM pelo uso do seu Post. . :wink:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

As calhas com lâmpadas PLL, se tiverem uma disposição das lâmpadas tipo as calha Lifetech, têm sempre uma zona de 15-20 cm que corresponde aos balastros + casquilhos das lâmpadas. Debaixo dessa zona, a luz é escassa no aquário pelo que o aquário nas extremidades fica sempre com pouca luz, comparando com a zona central do aquário que recebe a luz toda das lâmpadas.

 

Daí ter sugerido as T5 ( ou T8, também servem) que têm o mesmo comprimento do aquário e distribuem a luz uniformemente. Uma vez que o teu aquário tem 65cm de altura ( com substracto deve ficar em 55), o mais indicado seriam T5.

 

As PLL não são más mas pessoalmente não gosto porque fica-se sempre limitado nas extremidades do aquário, em que há necessidade de colocar plantas menos exigentes em luz. Além disso, visualmente não gosto, quer ao vivo, quer em foto.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Caro Andre Silvestre,

 

Decidi colocar aqui algumas fotos do que é o prjecto para a tampa e iluminação.

 

Foto - 1: Tampa fechada

 

Tampa-2.jpg

 

Foto - 2: Tampa fechada com algumas peças ocultas

 

Tampa-3.jpg

 

Foto - 3: Tampa aberta

 

Tampa-1.jpg

 

Como podes ver, penso que desta maneira a luz fica bem distribuida, sem espaços "mortos", pelo menos acho eu :twisted:

 

Os dois orificios na Tampa estão previstos para levar duas ventoinhas, mas acho que não vou gostar do efeito :twisted: , já agora o que penas do assunto?

 

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Antonio DSM, espero que não te importes da boleia, caso contrário está à vontade, é só diseres . . . :oops:

 

André, e então deu pra perceber :D

 

Gostava da tua opinião.

 

Quando poderes diz qualquer coisa. . .

 

Cumps

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

Tinha-me esquecido deste tópico... Depois de ver o projecto do DIY, acho que os espaços mortos estão minimizados ao máximo e como o aquário ainda é alto, não terás problemas em distribuir bem a luz. Se fosses para uma calha que tem os balastros laterais, aí sim, terias problemas na uniformidade da luz.

 

Quanto às ventoínhas, eu acho que deves colocar. Isto porque, vendo pelo teu projecto, o aquário será fechado. Aquários fechados já por si aquecem muito e condensam muito, ainda para mais com 6 PL-L em cima... Acho que as ventoínhas são mesmo ncessárias. Pelo sim pelo não, convém isolares bem os casquilhos na zona dos pinos, para não vires a ter problemas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

. . .  

Se fosses para uma calha que tem os balastros laterais, aí sim, terias problemas na uniformidade da luz.

. . . .

 

Esse é o meu problema actual, todas as plantas que planto na parte de trás, têm dificuldade em crescer e quando o fazem ficam sempre inclinadas pra frente em direcção à luz.

 

Quanto às ventoínhas, eu acho que deves colocar. Isto porque, vendo pelo teu projecto, o aquário será fechado. Aquários fechados já por si aquecem muito e condensam muito, ainda para mais com 6 PL-L em cima... Acho que as ventoínhas são mesmo ncessárias. Pelo sim pelo não, convém isolares bem os casquilhos na zona dos pinos, para não vires a ter problemas.

 

Cumps

 

Pois, concordo, por isso já pensei em usar +/- o mesmo sistema de tampa (abertura com luzes incluidas) mas fixar toda a tampa à parede e deixar aí uns 10 - 15 cm entre a tampa e o aqua, achas que esta distância é suficiente para dissipar evaporações e assim evitar o uso das ventoinhas???

 

É que tenho receio que o efeito da luz que vai passar através das ventoínhas fique bastante feio. . .

 

Obrigado

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais