Primeiros discos: muitas dúvidas


glug

Recommended Posts

Olá a todos. Se alguém me puder ajudar agradeço muito.

 

Tenho um aquário de 200l que comecei há 2 meses.

Os peixes que tenho no aquário são:

3 discos

4 coridoras

2 colisas lalias

2 gouramis dourados

9 falsos neons

4 tetras cardinais

6 tetras cobres

1 hypancistrus

Tenho um filtro exterior da fluval, e aqui começam as dúvidas

Trato a água com tetra aqua safe, e tetra easy balance.

Uso também cycle da nutrafin e spureal + protect para proteger os discus. Estou a fazer bem?

 

1: tenho carvão activado, mas dizem que é mau para as plantas? tiro, não tiro, substituo por quê?

 

2. Tenho turfa para ajudar a manter o ph bom, mas não sei exactamente que quantidades devo por. Até agora tenho mantido o ph estável graças a um buffer para discos mas não sei se estou a fazer bem.

Já li num site internacional que est história do ph não é verdade e que mais vale não por produtos químicos na água... é verdade? fiquei confusa porque em todo lado dizem que os discus são muito sensíveis ao ph, mas eles afirmam que mantém discus perfeitamente em phs elevados

 

3. Que temperatura é boa para os discus? já li max 27, mas noutros sítios falam em 29 e até 32

 

4. Os guramis roubam a comida aos discus porque são muito mais rápidos. Devo tirá-los do aquário? (devolvê-los á loja, bem entendido)

 

5. No mesmo site do ph alto, diziam para fazer mudas diárias de água. Eu faço 10% semanais, que é o que çi em muitos sítios? Como ficamos?

 

Estou mesmo confusa, mas muito apaixonda pos este hobby, agradeço as vossas sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

2 meses e já tens discus?

e eles tão todos ok?

 

eu tenho um aqua de 110l e uso turfa para estabilizar o ph. está sempre a 6.5.

a temperatura pelo que li é por volta dos 29ºC

10% se calhar é pouco. eu faço 20 a 30% semanais

eu montei o meu a meio de agosto e pus agora dois ramirezis pra testar a água...

acerca dos discus não tenho experiência

 

abraço

 

nuno almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela sugestão da TPA. Vou mudar 30% então. Os discos estão óptimos, às vezes às turras, mas disseram-me ser definição de territórios natural. Comem bem, e até comem à mão. Tenho medo é de estar a fzer coisas erradas e eles virem a ficar doentes. Mais vale prevenir...

 

Quanto ao hypancistrus não tenho foto, mas posso tentar tirar das poucas vezes que ele sai da gruta dele ;) Depois coloco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá glug,

 

A 1ª questão é qual é a capacidade de filtragem do teu filtro? Capacidade do copo em litros e rendimento da bomba em litros/hora.

 

Em relação ao carvão activado, eu tirava. Tem várias desvantagens, aniquila tudo o que é bactérias: más e boas também! Anula a eficácia dos químicos que pões na água, medicamentos, etc.

 

Os discus precisam de uma boa filtragem mecânica: esponjas, lã, etc. ou se quiseres troca por outro tipo de filtragem biológica que não seja carvão activado (ex: EHEIM substrat – este é só um exemplo, existem outras marcas com características semelhantes). No entanto uma boa quantidade de filtragem mecânica é importante.

 

Peixes muito rápidos podem stressar um pouco os discus, especialmente quando estes se tornam maiores e mais lentos, quando eles são novos e estão bem de saúde, são tipo piranhas a comer, não querem saber quem está pela frente! Aqui eu aconselhava-te a trocar os teus gouramis e colisas se vires que os discus não comem por causa destes.

 

Outro conselho é que não alteres tudo o que tu fazes de uma vez só, se te estás a dar bem até agora, óptimo! Em aquariofilia não há certezas, nem métodos infalíveis, há experiências das mais variadas possíveis e muitas dão os mesmos resultados: peixes saudáveis. Faz as tuas experiências com as dicas do pessoal mais experiente, mas devagar e com paciência, demora tempo a analisar o resultado da modificação.

 

O ph não é de facto muito importante nos discus que são criados em tanques, o mesmo já não é verdade para os selvagens, se te mantiveres na faixa de 6,5 a 7 estás no bom caminho para maior parte dos discus acessíveis por quase todos nós.

 

Pergunta à vontade, nunca ninguém nasceu já a saber e nunca ninguém morreu a saber tudo, por isso…

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mbatuca:

 

o meu filtro é o modelo 205 da fluval, e aqui no livro de instruções tem uma tabela que indica

Pump output: 680 lts por hora

filter circulation: 420 por hora

filtration volume: 4.6 lts

não sei se respondi...

 

quanto ao ph...não percebi se achas correcto usar o buffer ou não. antes de o ter começado a usar tinha um ph 7.2, 7.4. acho que é da água de lisboa.

 

realmente está-me a parecer que os gouramis vão ter de voltar à proveniência. os meus discos são grandinhos (10cm). as colisas não têm sido problema. achas que se vão tornar? e os tetras, tudo bem?

 

muitíssimo obrigada pela paciência ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

O filtro vai dar, está dentro do suficiente para o aqua que tens.

 

Eu sugeria como primeira acção trocares o carvão activado por outra matéria filtrante e aumentares as TPAs para os tais 30%.

 

Mantém o resto como tens feito por enquanto. Os produtos de aquariofilia específicos para discus não fazem mal, tornam-se é dispendiosos ao longo do tempo. Daqui a umas 3 semanas testas os parâmetros e logo vês se queres alterar mais alguma coisa. O ph da agua da torneira varia muito de umas localidades para as outras, o importante é manteres a agua da torneira em repouso por 24/48 horas antes de fazeres TPAs para te veres livre (dentro do possível) de alguns químicos indesejáveis como o cloro que existe na água canalizada. Depois o próprio envelhecimento da água no aquário vai baixando o ph.

 

Os tetras a comer fazem um grande estardalhaço, mas como são pequenos não costumam fazer grande mossa. Conheço aquários com as duas espécies a conviver sem problemas.

 

Boa sorte.

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel:

 

é assim que surgem mais e mais dúvidas. não tenho repousado a água. julgava que bastava adicionar o aquasafe. afinal não? e se a deixo repousar, como é que depois a ponho à temperatura do aquário? eu tenho crianças pequenas em casa, não posso deixar por aí baldes de água ;)

 

e quanto à temperatura? 27º é bom?

 

Abraços

 

Filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Filipa

 

Bem vinda ao "vicio" dos Discus.

 

é assim que surgem mais e mais dúvidas. não tenho repousado a água. julgava que bastava adicionar o aquasafe. afinal não? e se a deixo repousar, como é que depois a ponho à temperatura do aquário? eu tenho crianças pequenas em casa, não posso deixar por aí baldes de água  ;)  

 

e quanto à temperatura? 27º é bom?

 

Quanto a repousar a água, ou usar aquasafe, o resultado é o mesmo, pois o objectivo principal, é eliminar o cloro. Só que se a repousares poupas no aquasafe.

Quanto á temperatura, se as TPA's não forem de grandes quantidades, podes adicionar a água no aquário á tenperatura ambiente, se fizeres TPA's de grandes quantidades de água, é que convém que esteja a uma temperatura identica.Portanto em minha opinião o ideal será fazeres ums duas ou 3 TPA's por semana de uns 15 a 20% de cada vez, não vai afectar de forma siginficativa a temperatura.

Ainda em relação á temperatura 27º acho baixo, eu mantenho os meus nos 29/30º.

Também acho que o Carvão não é necessário.

Já agora, que matérias tens no Filtro?

 

Espero ter ajudado

Vai dando noticias, e coloca as questões que quiseres, de certeza que alguém do Forúm te vai ajudar.

 

Já agora o que é que lhes estás a dar de comer?

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manuel

 

Ok, vou-me manter no aquasafe enquanto as crianças não souberem nadar ;)

Quanto ao filtro tenho carvão (que vou hoje tirar quando fizer TPA) biomax, turfa e a esponja do proprio filtro.

 

Tenho-os alimentado com granulado da sera e comida congelada (artemia e propria para discus). Eles comem bem as duas, mas comem pouco porque, como disse, os outros são mais rápidos. Tenho tido o cuidado de os alimentar um pouco à mão (sobretudo com o granulado que eles nem vêm passar) para ter a certeza que comem.

 

Tinham-me recomendado este forum, pela simpatia e disponibilidade das pessoas. Era verdade :x

 

Filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá glug

 

comecaste agora nos discus e antes de mais vou dar-te um conselho e depois vou esclarecer a tua duvida,vais ter que ter muita e muita paciencia...

 

1: tenho carvão activado, mas dizem que é mau para as plantas? tiro, não tiro, substituo por quê?

 

Podes tirar o carvão activado e não tens que substituir por nada o carvão so serve para retirar restos de tratamentos da agua e tambem algumas bacterias mas tanto podem ser bacterias más como tambem as boas.

 

2. Tenho turfa para ajudar a manter o ph bom, mas não sei exactamente que quantidades devo por. Até agora tenho mantido o ph estável graças a um buffer para discos mas não sei se estou a fazer bem.

Já li num site internacional que est história do ph não é verdade e que mais vale não por produtos químicos na água... é verdade? fiquei confusa porque em todo lado dizem que os discus são muito sensíveis ao ph, mas eles afirmam que mantém discus perfeitamente em phs elevados

 

Olha mantem a turfa é muito bom para os discus porque alem do ph tambem mantem a agua macia que eles adoram...quanto a quimicos na agua...tenta evitar ao maximo porque como les-te os discus são muito sensiveis inclusive a quimicos...o segredo está em TPA's disciplinadas...ou seja tentares todas as semanas fazer uma TPA de pelo menos 30%.

 

3. Que temperatura é boa para os discus? já li max 27, mas noutros sítios falam em 29 e até 32

 

Tenta manter a temperatura do teu aqua entre os 28 a 30 graus

 

4. Os guramis roubam a comida aos discus porque são muito mais rápidos. Devo tirá-los do aquário? (devolvê-los á loja, bem entendido)

 

Os gouramis são peixes mais mexidos que os discus mas não vejo perigo em manteres gouramis com discus só se vires que os gouramis comem tudo e os discus não comem nada e ai sim começas a ter um problema porque os teus discus vão comecar a ficar stressados o melhor a fazer nessa altura e realmente devolveres os gouramis a loja...mas se isto não acontecer podes manter os gouramis com os discus(na minha opinião devolvias os gouramis a loja e trazias mais dois discus ;) )

 

5. No mesmo site do ph alto, diziam para fazer mudas diárias de água. Eu faço 10% semanais, que é o que çi em muitos sítios? Como ficamos?

 

Faz 30% de muda de agua semanalmente...mas se rigorosa faz mesmo a muda de agua eles precisam de ter agua sempre renovada.

 

se tiveres mais duvidas força o pessoal esta aqui para se ajudar uns aos outros

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas frederico

 

antes de mais obrigada. fiquei bastante esclarecida. só para confirmar: achas que devo parar de usar o buffer? e nesse caso, o ph não vai subir rapidamente fazendo mal aos peixes?

 

ah e tenho outra dúvida, esta relativamente á alimentação: 1 vez ao dia, 2 vezes, mais ?

 

 

obrigada a todos.

abraços.

filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas frederico

 

antes de mais obrigada. fiquei bastante esclarecida. só para confirmar: achas que devo parar de usar o buffer? e nesse caso, o ph não vai subir rapidamente fazendo mal aos peixes?

 

ah e tenho outra dúvida, esta relativamente á alimentação: 1 vez ao dia, 2 vezes, mais ?

 

 

obrigada a todos.

abraços.

filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Filipa,

 

Nos peixes podes seguir a mesma regra da alimentação humana, mais vezes – menores quantidades. Os meus comem 4 a 5 vezes por dia, mas eu tenho um alimentador automático (obrigação profissional no meu caso, não aconselho o seu uso). A alternativa é adaptares o horário das luzes do teu aquário aos teus próprios horários, por exemplo se passares mais tempo em casa à noite mantém o aquário com as luzes acesas mais tempo à noite. Desta forma consegues acompanhá-los melhor e alimentá-los mais vezes.

 

Quanto ao buffer aconselho-te a mantê-lo enquanto não mudares as matérias filtrantes do filtro e aumentares o volume das TPAs.

 

Outra coisa, quando trocares o carvão activado por outra matéria filtrante, não troques mais nada, mantém as restantes matérias no filtro, porque as poucas bactérias que se tenham conseguido instalar no filtro vão fazer falta.

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou hoje fazer uma TPA (era dia de a fazer - sou bastante disciplinada com isso) e aproveito e mudo o carvão. vou também por mais turfa, já que ganho uma gaveta.

 

como sei quando deixar de usar o buffer?

 

Filipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipa,

 

Não retires simplesmente o carvão!

E a turfa não serve como matéria filtrante!

Deves substituir o carvão ou por esponjas (filtragem mecânica) ou por outro tipo de matéria filtrante (filtragem biológica), como a que eu te sugeri anteriormente.

A turfa serve apenas para baixar o ph (acidificar a água) e liberta substâncias que ajudam a reduzir a dureza geral da água. Assim como te vão acastanhar a água do aquário, o que para os discus é bom. Acredito que nunca te tenhas apercebido do acastanhar da água devido ao carvão activo que aclara a água, mas assim que substituas o carvão por outra matéria filtrante (podem ser só esponjas) vais-te aperceber que a água vai ficando mais acastanhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Filipa.

Eu já estou meio cegueta, a idade não perdoa, mas acho que não vi:

 

- Ph da àgua da torneira 24 h depois de sair do cano e arejada.

Da mesma àgua Kh e Gh.

 

Esta àgua, retirada e arejada 24h/48h perde o cloro e dá-te uma ideia concreta do seu ph "final" (sao tenhas de comprar uma bomba de ar poupas no aqua safe).

 

Depois de analisados estes parametros é que devemos começar a falar de turfas e buffers :P

Bem vinda à discusloucus :arrow:

 

Filtragem: Os filtros agora, quase todos, trazem logo uma/varias esponjas por onde vai passar a àgua antes de chegar aos "cestos".

Nesse caso deves encher TODOS os cestos com "ceramicas" para fixação de mais bactérias.

MUDA ÀGUA MUITA ÀGUA :arrow: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao mundo dos Discus.

 

A palavra chave é mesmo a Paciência, e é bom que ganhes rotinas nas TPA :?: é uma questão de hábito, ao inicio custa mas depois é um hábito.

 

 

Queres um conselho , em termos de Discus segue os conselhos do João Machado, que foi o que eu fiz e não me arrependo. :lol: O homem está a ficar "velho" mas ainda sabe muito.....

Faz os Testes para ver o PH se for até 7.5 não terás problema , a não ser que queiras fazer criação, mas isso é outro campeonato....

 

 

Buffer penso que não será o caminho pois irás ficar dependente dele.

 

O filtro está no limiar do necessário, tenta meter substrat pro ou outro tipo de cerâmicas porosas ,não te podes descuidar na manutenção e nas TPA pois os Discus não aceitam descuidos :?:

 

Tenta antes fazer TPA's de 20% mas pelo menos duas vezes por semana.

 

 

 

Um abraço e boa sorte com os Discus.

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas glug!!

 

Como já foi dito o truque é fazer muitas trocas de água.

 

Quanto à turfa só tens resultados se forem peixes adultos para formar casal e reprodução.

A turfa tem "tempo de vida", para alem deste facto acidifica e amacia a água e nas TPA's ou utilizas água previamente filtrada com turfa ou estás a submeter os peixes a constantes alterações de PH e dureza.

 

Com o recurso à água da torneira apesar de ter ph 7-7.5 mantens o aquario equilibrado, tens menos trabalho e a água ligeiramente alcalina até lhes faz bem aos ossos...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais