PST Publicado Novembro 1, 2006 Publicado Novembro 1, 2006 Tenho um nano de 52 litros que teve problemas graves com cianobactérias, que ainda não consegui resolver definitivamente. Leia-se: as desgraçadas continuam a aparecer diariamente, apesar das limpezas e tpa constantes. Como já estava a pensar fazer um upgrade, estou a ponderar transferir todo o sistema para cerca de 107 litros brutos, mantendo a água do aquário e acrescentando o resto com água do mar. As minhas dúvidas são as seguintes: o novo aquário vai "ciclar", agravando o problema, ou poderei com isto conseguir estabilizar o sistema mais depresssa? Neste momento, os corais resumem-se a zohantus (estão bem), alguns actinodiscus (ok) e xénias (poucas e em recessão). além disso só tenho macroalgas, nassários e aiptásias... . Citar "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
PST Publicado: Novembro 5, 2006 Autor Publicado: Novembro 5, 2006 Então, não há conselhos? Citar "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Marco P Fonseca Publicado: Novembro 6, 2006 Publicado: Novembro 6, 2006 Olá! Estive a verificar os teus post`s e reparei que o teu problema com cianos não vem de agora, mas creio que poderás tentar inverter a situação ao efectuares o upgrade. Como o nano já esta “rodado” certamente que o tempo de maturação será mínimo e a quantidade de substâncias inorgânicas não terão muita expressão se eventualmente utilizares areia viva e rocha viva maturada já que o volume do novo aquário é sensivelmente o dobro do actual. Mas não quer isso dizer que ao estabilizares o aquário possas irradicá-las definitivamente sem que antes tomes algumas precauções. Ao meu ver, passaria por efectuares uma exaustiva lavagem e uma desinfecção de todos os elementos que forem introduzidos no novo aquário antes da transfega com a aplicação de antibióticos como a eritromicina ou a aplicação directa de H2O2 (água oxigenada) a 10 volumes, (utilizando uma escova de dentes e uma seringa conseguirás alcançar o máximo de frestas possíveis nas rochas). Deverás ter em também em conta o correcto dimensionamento dos equipamentos de circulação de água (não em quantidade mas em qualidade), notei que o teu nano tem duas Powerhead 301 da Aquaclear (mais ou menos 1300 / h) o que dá talvez 25 vezes o volume total, não está nada mau mas se calhar seria preferível repartir esse volume por mais bombas de menor potência de forma a evitar a sedimentação e a criação de zonas anaérobicas. Outra coisa que reparei é que a sensação que dá quando se olha para o teu aquário é a de estar demasiado compacto e isso pode ser propício a que surjam essas mesmas zonas já que nos meios anaeróbicos a disponibilidade das formas inorgânicas de nitrogénio e fósforo aumentam facilitando as grandes infestações, será preferível colocares as rocha de forma a criares algumas grutas por onde a água possa circular com maior facilidade. Em relação às aiptasias, como alguém já te disse podes utilizar um "Lismata Seticaudata", dão bem conta do recado. Citar
Luis Rodrigues Publicado: Novembro 6, 2006 Publicado: Novembro 6, 2006 boas penso que podes fazer a mudança na boa. Não iras ter um ciclo completo. Poderas ter ums pequenos surtos de algas, mais nada. Quanto á ciano, eu so limpava os sitios onde elas estão e claro, como o marco diz, melhorava a circulação. Outra coisa importante é a regularidade das TPA´s. Os 10% por semana fazem milagres. abraço Citar
PST Publicado: Novembro 7, 2006 Autor Publicado: Novembro 7, 2006 Boas, Marco: Obrigado pelas dicas. Uma das coisas que tinha em mente no upgrade era precisamente a possibilidade de criar mais circulação entre as rochas. O nano estava compacto, porque me guiei por aquela lógica de quanto mais (Rv) melhor . De facto, o sistema aguentou-se bem durante um ano, mas quando apareceu a ciano a concentração de rocha revelou-se um problema. Em relação à limpeza exaustiva da rv, posso fazê-lo também numa rocha com corais (actinodiscus)? Luis: Obrigado também. TPAs tenho feito até bastante mais de 10%, porque cada vez que aspiro a ciano, mesmo com um tubo de bomba de ar, vai sempre muita água embora. Se avançar para o upgrade estou a pensar manter a água do aquário e preencher o resto com um fornecimento do Cabo Raso...será exagerado de uma vez? Em relação às bombas de circulação, neste momento tenho 3. Estava a pensar adquirir uma quarta para os 100 litros. Citar "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Luis Rodrigues Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 eu fiz um upgrade de 270lts para 650lts+sump e so adicionei agua do cabo raso e mais alguma rocha viva. Não tive problemas nenhuns. Citar
Marco P Fonseca Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá, Sim, tambem é possivel fazê-lo, será nesessário ter mais algum cuidado para não ferir os corais mas se os colocares num recipiente com água retirada do aquário poderás remove-las mecânicamente sem muita dificuldade mas não é garantido que elas não voltem a aparecer passado algums dias pois podem multiplicar-se por fragmentação e nem sempre é possivel alcançar as frestas mais recondidas, mas no caso de isso acontecer vais ter de passar ao plano seguinte ... (água oxigenada). Citar
Heber Publicado: Dezembro 4, 2006 Publicado: Dezembro 4, 2006 Olá, Conheço pouco de marinhos, mas vou arriscar umas opiniões. Em aquários doces plantados (minha área) as Cianofíceas são bem conhecidas. São na verdade bactérias fotossintetizantes e não algas. Água oxigenada para plantados é extremamente perigosa e desaconselhada, existem diversos registros de desastres. Um "blackout", apagar as luzes por 48 horas acendê-las normalmente por um dias e depois mais 48 apagadas faz com que sumam, mas podem voltar. Não sei como os corais reagiriam a isto, para as plantas não a problemas. Elas se reproduzem como qualquer bactéria, basta uma + um meio favorável e pronto. Surtos de cianofíceas estão normalmente associados a desequilíbrios biológicos, alguma bactéria pode ter aumentado ou diminuído criando assim o ambiente propicio para as cianobactérias aparecerem com força. No meu caso tive um surto no meu plantado com discos, o “blackout” resolveu temporariamente, depois vieram outra vez. Usei eritromicina, diminuiu mas não acabou então usei tetraciclina (custa bem menos) e pronto. Sumiram todos os focos. Mas o aquário ficou desequilibrado, tiver que fazer tpas quase diárias por 1 semana depois alternadamente por mais um mês até estabilizar novamante. Lembre-se se optar por antibióticos deve-se ter o mesmo cuidado que em humanos tratamento mau feito pode ocasionar em resistência por parte das cianos ou outra coisa, ou matar algo que não deveria. Usei a tretraciclina à 500mg/100L por sete dias com trocas de 50% a 70% ao dia. Essa dosagem é alta e a água pode ficar amarelada. Alguns peixes ficam fracos com essa medicação, mas a maioria nem nota. Essas informações são sobre aquários de ÁQUA DOCE, pesquise e adapte ao seu caso se for possível, não sei a reação de corais e invertebrados marinhos a esses procedimentos, para os de água doce são seguros. Boa sorte! T+ Citar Heber --------- Plantado com Discos 150x60x60.
Recommended Posts