Dúvida sobre upgrade


PST

Recommended Posts

Tenho um nano de 52 litros que teve problemas graves com cianobactérias, que ainda não consegui resolver definitivamente. Leia-se: as desgraçadas continuam a aparecer diariamente, apesar das limpezas e tpa constantes.

Como já estava a pensar fazer um upgrade, estou a ponderar transferir todo o sistema para cerca de 107 litros brutos, mantendo a água do aquário e acrescentando o resto com água do mar.

As minhas dúvidas são as seguintes: o novo aquário vai "ciclar", agravando o problema, ou poderei com isto conseguir estabilizar o sistema mais depresssa?

Neste momento, os corais resumem-se a zohantus (estão bem), alguns actinodiscus (ok) e xénias (poucas e em recessão). além disso só tenho macroalgas, nassários e aiptásias... :?.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Estive a verificar os teus post`s e reparei que o teu problema com cianos não vem de agora, mas creio que poderás tentar inverter a situação ao efectuares o upgrade.

Como o nano já esta “rodado” certamente que o tempo de maturação será mínimo e a quantidade de substâncias inorgânicas não terão muita expressão se eventualmente utilizares areia viva e rocha viva maturada já que o volume do novo aquário é sensivelmente o dobro do actual. Mas não quer isso dizer que ao estabilizares o aquário possas irradicá-las definitivamente sem que antes tomes algumas precauções.

Ao meu ver, passaria por efectuares uma exaustiva lavagem e uma desinfecção de todos os elementos que forem introduzidos no novo aquário antes da transfega com a aplicação de antibióticos como a eritromicina ou a aplicação directa de H2O2 (água oxigenada) a 10 volumes, (utilizando uma escova de dentes e uma seringa conseguirás alcançar o máximo de frestas possíveis nas rochas).

Deverás ter em também em conta o correcto dimensionamento dos equipamentos de circulação de água (não em quantidade mas em qualidade), notei que o teu nano tem duas Powerhead 301 da Aquaclear (mais ou menos 1300 / h) o que dá talvez 25 vezes o volume total, não está nada mau mas se calhar seria preferível repartir esse volume por mais bombas de menor potência de forma a evitar a sedimentação e a criação de zonas anaérobicas.

Outra coisa que reparei é que a sensação que dá quando se olha para o teu aquário é a de estar demasiado compacto e isso pode ser propício a que surjam essas mesmas zonas já que nos meios anaeróbicos a disponibilidade das formas inorgânicas de nitrogénio e fósforo aumentam facilitando as grandes infestações, será preferível colocares as rocha de forma a criares algumas grutas por onde a água possa circular com maior facilidade.

Em relação às aiptasias, como alguém já te disse podes utilizar um "Lismata Seticaudata", dão bem conta do recado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que podes fazer a mudança na boa. Não iras ter um ciclo completo. Poderas ter ums pequenos surtos de algas, mais nada. Quanto á ciano, eu so limpava os sitios onde elas estão e claro, como o marco diz, melhorava a circulação. Outra coisa importante é a regularidade das TPA´s. Os 10% por semana fazem milagres.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Marco: Obrigado pelas dicas. Uma das coisas que tinha em mente no upgrade era precisamente a possibilidade de criar mais circulação entre as rochas. O nano estava compacto, porque me guiei por aquela lógica de quanto mais (Rv) melhor :lol: . De facto, o sistema aguentou-se bem durante um ano, mas quando apareceu a ciano a concentração de rocha revelou-se um problema.

Em relação à limpeza exaustiva da rv, posso fazê-lo também numa rocha com corais (actinodiscus)?

 

Luis: Obrigado também. TPAs tenho feito até bastante mais de 10%, porque cada vez que aspiro a ciano, mesmo com um tubo de bomba de ar, vai sempre muita água embora. Se avançar para o upgrade estou a pensar manter a água do aquário e preencher o resto com um fornecimento do Cabo Raso...será exagerado de uma vez?

Em relação às bombas de circulação, neste momento tenho 3. Estava a pensar adquirir uma quarta para os 100 litros.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Sim, tambem é possivel fazê-lo, será nesessário ter mais algum cuidado para não ferir os corais mas se os colocares num recipiente com água retirada do aquário poderás remove-las mecânicamente sem muita dificuldade mas não é garantido que elas não voltem a aparecer passado algums dias pois podem multiplicar-se por fragmentação e nem sempre é possivel alcançar as frestas mais recondidas, mas no caso de isso acontecer vais ter de passar ao plano seguinte ... (água oxigenada).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Conheço pouco de marinhos, mas vou arriscar umas opiniões.

 

Em aquários doces plantados (minha área) as Cianofíceas são bem conhecidas. São na verdade bactérias fotossintetizantes e não algas.

 

Água oxigenada para plantados é extremamente perigosa e desaconselhada, existem diversos registros de desastres.

 

Um "blackout", apagar as luzes por 48 horas acendê-las normalmente por um dias e depois mais 48 apagadas faz com que sumam, mas podem voltar. Não sei como os corais reagiriam a isto, para as plantas não a problemas.

 

Elas se reproduzem como qualquer bactéria, basta uma + um meio favorável e pronto.

 

Surtos de cianofíceas estão normalmente associados a desequilíbrios biológicos, alguma bactéria pode ter aumentado ou diminuído criando assim o ambiente propicio para as cianobactérias aparecerem com força.

 

No meu caso tive um surto no meu plantado com discos, o “blackout” resolveu temporariamente, depois vieram outra vez. Usei eritromicina, diminuiu mas não acabou então usei tetraciclina (custa bem menos) e pronto. Sumiram todos os focos.

 

Mas o aquário ficou desequilibrado, tiver que fazer tpas quase diárias por 1 semana depois alternadamente por mais um mês até estabilizar novamante.

 

Lembre-se se optar por antibióticos deve-se ter o mesmo cuidado que em humanos tratamento mau feito pode ocasionar em resistência por parte das cianos ou outra coisa, ou matar algo que não deveria. Usei a tretraciclina à 500mg/100L por sete dias com trocas de 50% a 70% ao dia. Essa dosagem é alta e a água pode ficar amarelada. Alguns peixes ficam fracos com essa medicação, mas a maioria nem nota.

 

Essas informações são sobre aquários de ÁQUA DOCE, pesquise e adapte ao seu caso se for possível, não sei a reação de corais e invertebrados marinhos a esses procedimentos, para os de água doce são seguros.

 

Boa sorte!

 

T+

Heber

---------

Plantado com Discos 150x60x60.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.