Manchas no areão!


Recommended Posts

Boas.

 

Venho pedir-vos ajuda no seguinte caso. O meu áqua, depois de lhe colocar 4 ciclideos, "Aulonocara Jacobrebergi", segundo informação do vendedor, começou a ficar com umas manchas amareladas no areão, apenas junto ao vidro da frente. Não faço a minima ideia do que será! Apenas acho estranho que seja só numa pequena faixa de 5 centimetros sensivelmente. Na foto abaixo percebe-se perfeitamente as ditas manchas.

 

manchas.jpg

 

Será que os animais precisam de fraldas, já que só os tenho há um dia e já me comeram, além da comida normal, uma Corydora Albina, e uns 10 Guppies que não tirei a tempo do aqua... Os Guppies estavam lá porque o aqua onde estavam partiu-se e como este estava em fim de ciclagem, para não morrerem coloquei-os lá... Quando coloquei os ciclideos nem me lembrei dos coitaditos... Ao fim de umas 4 horas já eram coisa do passado, nem uma barbatana para contar a história.

Desde já agradeço a vossa ajuda. Ahh, valores de Amónia estão a 0, medidas antes de escrever este post.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está "agendado" para amanhâ :roll: . O que eu acho estranho é só ter aparecido as ditas manchas exactamente um dia depois de colocar os peixes lá dentro! Coincidência talvez, mas pelo sim pelo não, amanha lá vou andar de toalha ao ombro, balde e aspirador de areão na mão. Entretanto vou preparando a água "nova" para colocar. Lá vai a Maria dar-me cabo da mona outra vez: "Vai ficar aqui no meu da sala esta coisa?!?" (coisa = Jerrican 50 Lts). Enfim, ela até gosta do aquário! Passa horas a olhar para ele e a fazer perguntas, além de andar sempre por aqui no fórum a consultar tudo e mais alguma coisa.

 

Desde já obrigado pela ajuda, e vamos ver se resolve com a TPA.

 

Cumps.

 

 

DAvs.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso é excesso de nitratos.
.

 

Já fiz o teste de nitratos... está a zero... São algas mesmo talvez pelo facto de uma das lâmpadas não ter o vidro a proteger da água, e esta "levar" com a luz directa. As outras duas lâmpadas têm um vidro entre elas e a água. Vou fazer um Tpa agora e colocar mais um vidro entre a dita lâmpada e a água. Erro da minha parte quando fiz a calha de iluminação!

A ver vamos se desaparecem as ditas manchas. De qualquer modo o meu obrigado pelas dicas.

 

Cups.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

Ha quanto tempo esta montado esse aquario ? em montagens novas são comuns o surgimento de algas, e seu tipo de substrato ajuda por ser muito grosso, vai fazendo tpas que elas somem, já as aulonocaras porque não posta umas fotos das crianças ? heheh

 

Um abração

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marssel

 

O Aqua está montado desde 19 de Setembro de 2006. Já me apercebi que é comumneste tipo de areão, mas também tenho luz a mais a incidir directamente na água. Entretanto já coloquei os vidros por cima do Aqua, e as Tpa's estou a fazer de 3 em 3 dias, 25 lts de cada vez. As manchas estão a desaparecer. Quantos às fotos das crianças, tenho dúvidas quanto às espécies que tenho, daí coloquei as dúvidas neste tópico, no qual já obtive algumas respostas.

Entretanto vou dando noticias sobre as evoluções.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tiagodovale

Tenho realmente uma planta, uma Anúbia Mãe:

 

aqua002.jpg

 

Injecção de CO2

 

movel022.jpgmovel015.jpg

 

Já comecei com os Tpa's e vou seguir o conselho de um membro do fórum sobre o areão colarino. Pode ver neste tópico aqui. Quanto aos fosfatos, amanhâ faço o teste. Mais um para comprar. Daqui a um mês estou formado em quimica :wink:

 

Obrigado pelos conselhos/sugestões e vou dando noticias sobre a evolução do aqua.

 

Cumps.

 

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! :wink:

 

O teu teste de nitratos está dentro do prazo? 8)

É que me parece difícil estarem a zero: a Anúbia, em princípio, não chega para tanto... A não ser que por alguma razão o teu ciclo nitrificante tenha sido interrompido!

 

A anúbia também é mais ou menos indiferente ao CO2... Quais são os teus planos para o aquário?

 

O areão coralino vai fazer subir o teu pH e dureza, o que é bom para os guppies e outros vivíparos (eu tenho mollies com aragonite, e estou mesmo satisfeito), mas geralmente mau para o resto da fauna, e não vai ter efeito nas algas...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Planos: biotopo Lago Malawi. Primeira coisa a fazer é colocar areia mais fina por cima do areão coralino. Em relação às plantas, talvez umas Valisnérias. Tenho por aqui em casa mais uns "calhaus" de pedra calcária para colocar dentro do aquário, mas ainda não estão bem lavadas. Quanto ao teste de nitratos, não sei se está dentro do prazo, não tem indicação sobre a data de validade... Acho estranho, se bem que sou um pouco "novato" nestas coisas, que os valores de Nitritos, Nitratos e Amónia estejam todos a Zero! Tenho de pesquisar para saber os parâmetros "normais". Os testes que utilizo são da marca "Prodac", e foram adquiridos há duas semans mais coisa menos coisa. A Anúbia, depois de começar a injectar CO2 parece que ganhou vida. Esteve uma semana sem Co2, e depois de começar a injectar, ficou com um verde mais vivo e as folhas sem "pregas". Assim acho que o CO2 até está a ser benéfico para a dita, digo eu com os nervos... Uma outra hipótese para o aparecimento das manchas, supostas algas, será o facto de de ter duas FloraSun e uma AquaStar, 38 Watts cada, ligadas das 15 horas às 23 horas, todos os dias. Vou reduzir a iluminação para: das 15 às 20 uma Flora Sum e a AquaStar, e das 20 às 23 a outra FloraSun. Vamos ver no que isto dá.

De qualquer modo obrigado pela resposta e vou dando noticiassobre o desenvolvimento.

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto são muitas horas de iluminação! :)

 

Para tirar todas as dúvidas faltava um teste de amónia, mas num aquário ciclado, tudo a zero e alguns nitratos seria o de esperar!

 

Boas sorte para o africano! :oops: Vai mantendo o pessoal informado!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho dois colegas já com aquário há algum tempo, anos, e vou pedir-lhe para fazer os testes à água com os meus produtos, e com os deles. Assim tenho a certeza se estão a indicar bem ou não. Com menos horas de iluminação, além de poupar na factura de electrecidade, poupo também no CO2, se bem que está há três semanas em uso e a agulha do manómetro nem se mexeu! Se calhar está fora da validade. :)

 

Aquele abraço e obrigado pelas explicações.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para plantas de crescimento tão lento, creio não ser necessário injecção de CO2. Ainda para mais num aquário de Ciclídeos Africanos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para plantas de crescimento tão lento, creio não ser necessário injecção de CO2. Ainda para mais num aquário de Ciclídeos Africanos...

 

Não fico por aqui nas plantas, quero colocar mais umas poucas. Como o sistema de CO2 foi barato, aproveitei a oportunidade da viagem à Alemanha de um familiar, que me trouxe o Kit completo.

 

 

 

acho que o CO2 faz descer bastante o ph....se é assim não (palavra corrigida) é aconselhado por CO2 em africano

 

Há outras formas de não deixar baixar o Ph na água. Pessoalmente utilizo õ areão coralino, que vai ser tapado com areia da praia/rio como outro menbro me sugeriu, e tenho bastantes pedras calcárias dentro do aqua! O nível de Ph está neste momento nos 7,5, logo dentro dos parâmetros de água para Ciclideos Africanos.

 

 

 

De facto são muitas horas de iluminação!

 

Já reduzi para 6 horas o tempo de iluminação.

 

 

 

 

Para tirar todas as dúvidas faltava um teste de amónia, mas num aquário ciclado

 

Os meus testes estão correctos. Experimentei os meus no aqua de um colega e comparei com os valores obtidos pelos dele, que são de outra marca, e tudo idêntico.

 

 

 

Já fiz dois Tpa's, de 20 Lts cada, ontem e hoje, limpei o areão com aspirador da Eheim, e as manchas no areão desapareceram! Numa pedra ainda tem um pouco, mas troco-a no fim de semana por outra "nova". No vidro da frente também tinha um pouco das tais "manchas", que não me tinha apercebida da sua existência. Só depois de revolver o areão elas "apareceram". Cartão da Galp Pay Card resolveu a situação. Quanto ao aspirador de areão, aconselho a compra desta marca aquem está interessado em adquirir um! Material de primeira qualidade, acessórios mais que suficientes, de facilima utilização, e muito eficiente.

aspirador001.jpg

 

Este foi adquirido na loja onde costumo "melgar" o dono :wink: , um dos patrocinadores do fórum a Foztropic, passo a publicidade, ou se calhar não! Vale a pena dar lá um salto.

 

 

Voltando ao assunto inicial, as manchas, vamos ver se as "apaguei". Vou dando noticias.

 

Obrigado a todos pelas respostas/sugestões.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para plantas de crescimento tão lento, creio não ser necessário injecção de CO2. Ainda para mais num aquário de Ciclídeos Africanos...

 

Não fico por aqui nas plantas, quero colocar mais umas poucas. Como o sistema de CO2 foi barato, aproveitei a oportunidade da viagem à Alemanha de um familiar, que me trouxe o Kit completo.

Boa sorte... os africanos, especialmente se forem mbunas vão agradecer o suplemento à dieta.

Se fores colocar plantas num africano, prende-as bem a rochas (no areão é para esquecer, os gajos gostam de escavar) e não arranjes plantas muito "moles" ou eles comem-tas sem problemas.

Para africanos, plantas que resultam bem são as valisnérias, o feto de java e as anubias.

Todas as outras, correm o risco de levar umas valentes podas naturais.

 

 

Há outras formas de não deixar baixar o Ph na água. Pessoalmente utilizo õ areão coralino, que vai ser tapado com areia da praia/rio como outro menbro me sugeriu, e tenho bastantes pedras calcárias dentro do aqua! O nível de Ph está neste momento nos 7,5, logo dentro dos parâmetros de água para Ciclideos Africanos.

Nem por isso. O parametro ph normal para os africanos do malawi é mais 8 que 7,5.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se fores colocar plantas num africano, prende-as bem a rochas (no areão é para esquecer, os gajos gostam de escavar) e não arranjes plantas muito "moles" ou eles comem-tas sem problemas.  

Para africanos, plantas que resultam bem são as valisnérias, o feto de java e as anubias.  

Todas as outras, correm o risco de levar umas valentes podas naturais.  

 

A dita está bem presa ao funco do aquário. Tenho 3cm de fundo vivo para plantas, mais 2 cm de areia da praia, 1 cm de areão coralino, e neste fim de semana vai levar areia fina da praia/rio. Mais uns 2 cm. Têm muito para escavar, penso eu de que. Neste momento só tenho uma anúbia, mas já encetei negociações para adquirir pés de valisnérias este fim de semana, a um preço muito apetecível. O preço mesmo, não são as plantas. Quanto às "podas naturais", os quatro inquilinos que lá tenho de momento, já andaram de volta das folhas da anúbia, mas devem ter achado que era rija ou sabia mal, porque nunca mais lhe pegaram.

 

 

 

Nem por isso. O parametro ph normal para os africanos do malawi é mais 8 que 7,5.

 

Quanto ao Ph... o teste que estava autilizar, só tinha escala até 7,5 e estava sempre no máximo. Hoje adquiri um outro, que tem a escala a partir de 7,5, e o Ph acusa 8,0, logo acho que está dentro da normalidade.

 

 

 

Quanto à fauna, ainda estou indeciso quanto às espécies... ando a investigar mais a Maria pela Net por espécies compatíveis e que nos agradem. De momento tenho lá quatro inquilinos. Podem vê-los aqui, num outro tópico em que pedi ajuda para os identificar.

 

 

Quanto às manchas no areão, acho que o problema está resolvido, pelo menos por enquanto! Não vejo evolução nas ditas. Só mais uma coisa! Que espécie de peixes para limpeza de fundo, vidros e plantas devo colocar? Já tive duas Corydoras albinas, mas os inquilinos devem ser racistas porque as comeram no segundo dia em que assinaram o contrato de arrendamento! Também já canibalizaram um Plecos, que por sinal era o preferido da minha filhota. Podem ver o estado em que ele ficou aqui. Não coloquei a imagem directamente no fórum porque pode impressionar certas pessoas :D . De referir que o Plecos "era" maior que os inquilinos. Devem saber o ditado:" A união faz a força...".

 

Agradeço as respostas e vou dando noticias.

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Davs, tudo bem?

 

Quando iniciei o meu aqua de ciclideos africanos deparei-me exactamente com o mesmo problema: montes de algas no areão coralino igualzinho ao teu! As TPA's resolviam o problema, mas mais tarde acabam por reaparecer, o que torna o aquário pouco estético do meu ponto de vista. Os níveis de amónia e nitratos estavam perfeitamente controlados, a existência de fosfatos no aqua era de facto propícia ao aparecimente das algas, no entanto e felizmente para melhor, acabei por retirar o areao (que estava imundo por baixo) e coloquei somente areia da praia, deixando uns restinhos de coral apenas para mera decoração. Foi o melhor que fiz, até hoje resolvi o problema das algas...

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais