reprodução selectiva de guppys numa escola


Recommended Posts

É desmotivante mas é a realidade, em termos de linhagens de guppys Portugal não é la grande coisa... Mas de vez em quando encontra-se bons exemplares. Vou tentar lá ir ao Oeiras park a ver.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Rosariocito,

 

Há já muito tempo que eu não vinha aqui.

O projecto tem andado em banho maria devido à falta de verbas. Fiz uma feira de minerais com a qual arranjei alguns fundos e comprei 3 aquários e uns equipamentos, acabaram-se logo os fundos. Desde que lancei este tópico andei a pesquisar na net e a amadurecer a ideia. Repara este projecto está a ser preparado para os alunos do 12º do próximo ano lectivo, ainda tenho algum tempo.

Retomei agora a elaboração do projecto escrito, para depois o apresentar às empresas.

 

Sugestões...

Bem, de caudas eu não sei, o que tinha pensado para o meu projecto não era tão específico, ainda está em aberto. Pretendo arranjar fêmeas albinas, cruzá-las com reprodutores que exibam um padrão específico e observar o resultado. Espero a manifestação de diferentes alelos que depois poderão ser eleitos para efectuar novos cruzamentos e seguir uma linhagem. Pretendo determinar se se tratam de alelos recessivos, etc, tal como vocês. O facto de usar fêmeas albinas (já tenho uma) permite explorar o factor cor. Para as caudas...

 

Repara que têm de controlar os cruzamentos, precisam isolar os reprodutores e as respectivas crias. No meu caso pensava inicialmente em ter 7 aquários e já estou a pensar em mais 7, dependendo do financiamento.

 

Vão compartimentar o aquário? Quantos cruzamentos pensam que terão de fazer? Se calhar não basta uma geração, precisam ir até F1 ou F2. Sejam práticos escolham algo que permita tirar conclusões em pouco tempo. Repara cada geração precisa de 3 meses (pelo menos) para se tornar fértil e mais 28 dias para gerar a próxima ninhada.

 

Com os albinos numa geração podem ficar a saber quantos alelos estarão envolvidos no padrão de um dado macho. Isto convem confirmar se pode ser assim junto dos criadores mais experientes (www.ccg.org.br - clube de criadores de gupis do brasil, eles explicam-te tudo).

 

Onde arranjar albinos?

Conheces as lojas da tua zona? Pergunta em que dia da semana recebem os peixes e passa a fazer uma ronda todas as semanas, com sorte em algum dia encontrarás alguma. Eu encontrei por acaso, mas vou passar a ir à loja com frequência, pode ser que continue a ter sorte.

 

Boa sorte

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais