reprodução selectiva de guppys numa escola


Recommended Posts

Sou professor de Ciências Naturais numa escola secundária e vou instalar uma bateria de aquários para fazer reprodução selectiva de Guppys. Esta iniciativa tem como objectivo proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem ensaios de diferentes técnicas de selecção genética.

 

Não pretendo apurar exemplares para concurso, nem vou ter matrizes para começar, apenas pretendo que os alunos possam aplicar conhecimentos de genética adquiridos em Biologia.

 

Não creio que seja muito difícil direccionar a selecção, desde que se escolham aqueles exemplares que possuam as características que elegermos (poderão estar de acordo com os caracteres de linhagens já estabelecidas).

 

Para tal vou usar um conjunto de sete aquários sendo: 1 de 15 a 20l para um macho, 2 de 25l para as duas fêmeas e 4 de 40l para a separação dos alevins segundo o sexo e progenitora e seu crescimento.

 

Dada a minha falta de experiência em reprodução selectiva e em manter uma série de aquários em simultâneo (apenas possuo a experiência de manutenção dos dois aquários comunitários da escola, mas estou disposto a arriscar para poder aprender), existem uma série de questões sobre as quais gostaria de obter a vossa opinião:

 

1) Qual o sistema de filtragem por que devo optar, filtros individuais, uma sump ligada aos sete aquários, ou, um filtro externo também ligado aos sete aquários?(problemas com as doenças?)

 

2) Deverei separar a filtragem dos aquários de crescimento dos aquários dos reprodutores (tendo em atenção que para os alevins deverei fazer mais trocas de água devido às substâncias inibidoras do crescimento que eles próprios produzem)?

 

3) Alguns conselhos valiosos?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis