reprodução selectiva de guppys numa escola


Recommended Posts

Sou professor de Ciências Naturais numa escola secundária e vou instalar uma bateria de aquários para fazer reprodução selectiva de Guppys. Esta iniciativa tem como objectivo proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem ensaios de diferentes técnicas de selecção genética.

 

Não pretendo apurar exemplares para concurso, nem vou ter matrizes para começar, apenas pretendo que os alunos possam aplicar conhecimentos de genética adquiridos em Biologia.

 

Não creio que seja muito difícil direccionar a selecção, desde que se escolham aqueles exemplares que possuam as características que elegermos (poderão estar de acordo com os caracteres de linhagens já estabelecidas).

 

Para tal vou usar um conjunto de sete aquários sendo: 1 de 15 a 20l para um macho, 2 de 25l para as duas fêmeas e 4 de 40l para a separação dos alevins segundo o sexo e progenitora e seu crescimento.

 

Dada a minha falta de experiência em reprodução selectiva e em manter uma série de aquários em simultâneo (apenas possuo a experiência de manutenção dos dois aquários comunitários da escola, mas estou disposto a arriscar para poder aprender), existem uma série de questões sobre as quais gostaria de obter a vossa opinião:

 

1) Qual o sistema de filtragem por que devo optar, filtros individuais, uma sump ligada aos sete aquários, ou, um filtro externo também ligado aos sete aquários?(problemas com as doenças?)

 

2) Deverei separar a filtragem dos aquários de crescimento dos aquários dos reprodutores (tendo em atenção que para os alevins deverei fazer mais trocas de água devido às substâncias inibidoras do crescimento que eles próprios produzem)?

 

3) Alguns conselhos valiosos?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

 

1) Qual o sistema de filtragem por que devo optar, filtros individuais, uma sump ligada aos sete aquários, ou, um filtro externo também ligado aos sete aquários?(problemas com as doenças?)

 

muitos dos criadores até mesmo os criadores internacionais usão uma boma de ar (aerador) junto com um filtro interno de lã perlon. Se fizer isso com Trocas parciais de agua não teras problemas.

 

 

2) Deverei separar a filtragem dos aquários de crescimento dos aquários dos reprodutores (tendo em atenção que para os alevins deverei fazer mais trocas de água devido às substâncias inibidoras do crescimento que eles próprios produzem)?  

 

Para todos os aquariosdeve ter o sistema de filtro interno.

 

 

3) Alguns conselhos valiosos?

 

yikes Não use Cascalho ao fundo, pois facilita a limpeza.

 

 

acho q por inquanto é só

 

Abraços

 

Adrian

Acompanhe a tragetória do meu aquário.

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=35337

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) Qual o sistema de filtragem por que devo optar, filtros individuais, uma sump ligada aos sete aquários, ou, um filtro externo também ligado aos sete aquários?(problemas com as doenças?) Por esperiencia propria penso que os filtros individuais internos são a melhor opção, são baratos faceis de instalar etc... quanto ao problema das doenças, sim esiste se um dos aquarios ficar contaminado, rapidamente os outros ficaram.

 

2) Deverei separar a filtragem dos aquários de crescimento dos aquários dos reprodutores (tendo em atenção que para os alevins deverei fazer mais trocas de água devido às substâncias inibidoras do crescimento que eles próprios produzem)?

axo que devera separar a filtragem, não por esse, mas por outros motivos, doenças etc..

 

3) Alguns conselhos valiosos?

Como o adrian ja respondeu não uzar subtrato. (mas por rasões de estetica não gosto.)

Não deixar os aquario ao pe dos alunos, não sei de que ano são, mas a tentaçao de bater no vidro quando os peixes estao quietos, é grande.

Uzar mais do que 2 femeas, um macho aguenta bem com 4.

Não meter os aquarios ao pe das campainhas, pois os pobres dos peixes não vão axar muita piada, por agora é o que me lembro.

 

 

PS: parabens pela exelente iniciativa, pena que na minha escola os profeçores não façam esse tipo de coisas...

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao Deman e ao Adrian32 desde já.

 

Olha Deman, isto de uma pessoa se meter num projecto destes dá muito trabalho, como deves saber se possuis peixes e, da maneira como o ministério da educação está a tratar os professores, garanto-te que não dá vontade de fazer nada, porque nós sempre trabalhámos mais do nos era exigido e nunca precisámos de ditadores como estes.

 

É necessário estar convicto da importância que um instrumento destes possa ter para os alunos para nos metermos nele.

Neste caso destina-se a facultar aos alunos do 12º ano de Biologia as condições para realizarem ensaios de cruzamentos, para verificarem os resultados em termos de fenótipo (terminologia de genética), no âmbito da nova disciplina do 12º, a Área Projecto, conheces?..... mais uma.

 

Relativamente aos aeradores e ao filtro de lã perlon, não estou muito familiarizado com isso. Na nossa escola temos dois sistemas diferentes nos dois aquários: um de decantação, aqueles colados no vidro por dentro, onde colocámos lã (deve ser a tal perlon), porcelanas e mais umas pedras, logo, filtragem mecânica e biológica integrada, sem bomba de ar; no outro temos um daqueles mais simples com a bomba de água acoplada a um copo onde metemos as tais pedras mais lã sintética, menos eficiente que o primeiro mas resulta.

 

De facto a filtragem interna individual parece ser a melhor, mais barata e evita problemas de contaminações. Quanto ao cascalho/areão, tenho pena se não puser plantas, pelo menos nos de crescimento, não sei.

 

Já agora, para diminuir o investimento estou a pensar pedir na escola a quem tenha aquários que não pense activar, que no-los ofereça, dentro das medidas pretendidas claro. O que acham, corro o risco de receber aquários contaminados de alguma coisa ou simplesmente com as marcas do uso? Não vá a poupança sair-me cara mais tarde.

Não posso pôr muitas fémeas por macho, porque aumentaria o número de aquários necessários para desenvolvimento, mas é um caso a considerar pois terei de criar condições para efectuar vários tipos de cruzamentos em simultâneo. Posso dividir alguns aquários ao meio com rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para esses aquarios pequenos uns filtros que eu considero rasoaveis a baratos sao:

Prodac Filtro Int. Zippy 30 Mini (200L/H) 11.60EUR

Filtro Interior Aquael Fan 1 C/ Entrada De Ar (50-300L/H) 15.55EUR

Nirox Filtro Interior Regulável 360 L/H Nirox

 

Quanto ao cascalho/areão (substrato)

corro o risco de receber aquários contaminados de alguma coisa ou simplesmente com as marcas do uso? Não vá a poupança sair-me cara mais tarde. não tem problema nenhum apenas tem de ser bem lavado, mesmo bem lavado

 

 

Não posso pôr muitas fémeas por macho, porque aumentaria o número de aquários necessários para desenvolvimento, mas é um caso a considerar pois terei de criar condições para efectuar vários tipos de cruzamentos em simultâneo. Posso dividir alguns aquários ao meio com rede. Á mais um aspecto a pensar, se uma das femeas ou o priprio macho morrer. As fatalidades acontecem. -.-

 

 

outra coisa que tipo de aquecimento e iluminaçao vão ser utilizadas nos aquarios??

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquecimento normal com termostatos. Quanto à iluminação, se não puser plantas até umas fluorescentes normais servem, caso contrário terei que optar por umas que favoreçam o crescimento das plantas.

 

Estou a pensar colocar os aquários numa estante metálica (ferro ou alumínio) forte (na loja onde vou as estantes são em alumínio e suportam pelo menos três níveis de aquários). O suporte das lâmpadas terá que ficar fixado na prateleira de cima.

 

Outra questão é a alimentação dos alevins, nem os alunos nem eu poderemos estar em todas as horas em que é necessário alimentar os peixes. Vou informar-me sobre o funcionamento dos alimentadores automáticos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agua e sal???????????

 

 

 

fiquei completamente xocado, banana rock

 

 

 

sal??? ok

 

 

quanto aos alimentadores automaticos, não gosto mesmo nada.

 

PS: para 7 aquarios os alimentadores automaticos ficam nos 140 €

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sal. E não foi a primeira pesso que me falou disso além de já ter lido, penso que aqui neste sítio da utilização do sal para lavar os aquários. Já agora muitos aquariofilistas colocam sal nos aquários, 1 colher de sopa de sal para 20l.

 

Como farias?

 

Já agora não gostas dos alimentadores por alguma razão especial? 140€ para 7 aquários está barato. Hoje vi um por 43€ e outros mais caros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há um site que, não sei se já conheces, parece-me que pode ser muito útil para levares a cabo esse projecto:

 

http://guppyinfo.com/index.php

 

Além de informações sobre genética tem uma imensidão de informação sobre os aspectos práticos da criação de Gupis.

 

Boa sorte. :wink:

 

P.S. - Para a limpeza o sal mal não fará, mas também não me parece necessário, para aquários desactivados há muito tempo basta uma boa limpeza com água quente, para outros penso que uma desinfecção prévia com vinagre... mas como nunca estive nessa situação não tenho bem a certeza.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como farias?

 

Já agora não gostas dos alimentadores por alguma razão especial?*

 

Estes sao os que eu vi

Nirox Alimentador Automático A Pilhas

Sera Serafeed A - Alimentador Automatico 29.65EUR

 

Como o termoventilador disse' date=' uma exelente lavagem com agua bem quente deve xegar. á quanto tempo os aquarios estão desactivados?

 

*

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao termoventilador pelas diccas, assim que puder vou áquele sítio.

 

Não sei há quanto tempo os aquários estão desactivados. Tenho estado a recolher informação e só a semana que vem é que os vou pedir, espero ter sorte com as ofertas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alimentadores amim fazem-me falta, é que não terei os aquários em casa, corro o risco de saturar os alunos com tantas doses diárias e mudanças de água, e tenho que acautelar os fins de semana.

 

A pilhas é porreiro onde existem?

A corrente eléctrica também podem ficar ligados a uma UPS para qualquer falha de energia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pilhas é porreiro onde existem?

 

 

não sei se posso publicitar aqui o site com esses materiais.

 

 

para esse tipo de assuntos:

 

MSN Messenger: danielsilvab@gmail.com

Email: danielsilvab@gmail.com

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo demora um guppie a atingir a maturidade?

Pelo que percebi não haverá comida viva, e isso vai retardar o crescimento.

Se isso é para um projecto de um ano escolar, que retirando as apresentações e os ultimos dias andará pelos 8 meses, talvez não seja a espécie ideal. Principalmente porque não será feito a partir de uma linhagem especifica. Que espécie de conclusões sairão daí?

Para um projecto dessa duração talvez uma experiencie com insectos, plantas ou talvez roedores corresse melhor.

De qualquer maneira felicidades para o projecto.

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durante este ano escolar terão duas, no máximo três alturas de nascimento, não dará para muito mas pelo menos é um projecto que interessa os alunos.

 

não vejo a necessidade de alimentador automático, os adultos comem no máximo duas vezes por dia e passam bem o fim de semana em jejum, até os espevita, para os pequenos se for comida liquida podem por um conta gotas estilo regador automático para vasos.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o tempo não é muito, o projecto é para preparar e estabilizar este ano, também pretendo iniciar o apuramento de albinos, mas os projectos dos alunos só são para iniciar no próximo ano. Por acaso já tenho alunos do 11º ano a cuidar dos aquários comunitários e, quem sabe, para o ano, talvez eles queiram propor-se para este projecto.

 

De facto por cada ano só terei 2 ninhadas no máximo (3 meses de maturação e 1 mês de gestação, se tudo correr bem), mas posso preparar aquários para que os alunos façam cruzamentos entre as linhagens que já existam. Do tipo: determinar se um reprodutor é heterozigótico ou homozigótico, através do cruzamento com os albinos; melhorar as características de uma linhagem cruzando irmãos ou filhos com pais e até podem tentar misturar linhagens de cores diferentes para determinar se alguma é recessiva em relação à outra ou são co-dominantes.

Existem inúmeras possibilidades que dependerão da criatividade e informação dos alunos e da nossa também.

 

Também poderámos fazê-lo com plantas, amsters, coelhos, ratos e plantas, mas os ciclos são mais longos (creescimento, maturação sexual, gestação), além de terem proles mais reduzidas; quanto às moscas, são mais difíceis de identificar e falta-nos experiência neste campo, mas quem sabe um dia.

 

Quanto à comida líquida para os alevins é uma rica ideia, com gotejadores. Vou informar-me comop se prepara essa comida e como poderei montar um sistema automático.

 

Muito obrigado ao Silver e ao Rui pela colaboração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''cada ano só terei 2 ninhadas no máximo''

 

isso so acontecera mesmo se desejar. por cada ano é possivel ter serca de 12 ninhadas no minimo, com 3 femeas sempre a bombar ca pra fora

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salesianos do estoril suponho...

Se sim então sou um dos alunos da area projecto do 12 ano :roll:

 

 

temos o aquario acabado de fazer um mes de ciclagem ( ainda tem os nitritos nos 0.3 mg/L mas deve estar a estabilizar) é um aquário de 52x30x30 ou perto disso ainda sem iluminação um areao simples so com uns 2 cm de altura e umas 3 pedras para dar aspecto de "aquario" :D

Filtro interno meio maluco

ph-7.6

gH-160mg/L

kH-90mg/L

NH3- 0

NO3- 0.3 mg/L

temperatura-26ºC

 

 

 

Quanto tempo demora um guppie a atingir a maturidade?

Pelo que percebi não haverá comida viva, e isso vai retardar o crescimento.

Se isso é para um projecto de um ano escolar, que retirando as apresentações e os ultimos dias andará pelos 8 meses, talvez não seja a espécie ideal. Principalmente porque não será feito a partir de uma linhagem especifica. Que espécie de conclusões sairão daí?

Para um projecto dessa duração talvez uma experiencie com insectos, plantas ou talvez roedores corresse melhor.

De qualquer maneira felicidades para o projecto.

rui

 

Pois realmente essa tem sido a nossa maior dificuldade, tempo para estabilizar o aquario mais a introdução dos guppies ( que deverá ser feita nesta semana ou na proxima) e nisto já temos a avaliação do 1ºperíodo a porta sem resultados para apresentar apenas um aquario com uns peixinhos a nadar :?

 

Para não falar que nos dispomos apenas de um aquario, a historia dos aquarios em série não deve ser para a minha geração :lol:

Estamos a pensar para além do estudo ( estatisticas ) da descendencia poderiamos também medir as concentraçoes de oxigenio e co2 de forma a saber as necessidades neste campo da especie assim como ir medindo o seu crescimento através de varios tipos de alimentação, pesando-os como modo de comparar o seu crescimento. Podem-se fazer coisas realmente giras...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Deman mais uma vez.

 

Não me expliquei bem quando falei em 2 gerações. Estou a referir-me a reprodução selectiva, ou seja, ao tempo necessário para dois ou três (o trio) reprodutores(F0) se reproduzirem, dar tempo à sua descendência(F1) para se desenvolver e usá-los para obter a geração seguinte(F2) e desta forma apurar linhagens cruzando apenas aqueles que apresentem as características que nos interessem.

É por causa desta limitação que estou a pensar arranjar mais que os 7 aquários iniciais para ter espaço para outro tipo de cruzamentos, por exemplo: num aquário colocar dois irmãos F1, noutro um reprodutor F0 com um filho F1 e até F0xF2. É para isto que é necessário mais tempo.

 

Quanto ao António.

"Salesianos do estoril suponho...

Se sim então sou um dos alunos da area projecto do 12 ano."

 

Se te dirigias a mim esclareço-te que não sou professor no vosso colégio, longe disso.

 

Pois tens razão em relação ao tempo. Activar um aquário e por os peixes a reproduzir num ano lectivo limita o que se possa fazer com esse projecto. Como já referi acima, estou a preparar este projecto para disponibilizar aos alunos só daqui a um ano. Entretanto vou eu fazendo as minhas experiências.

 

Não percebi muito bem qual o vosso objectivo com este projecto, será fazer reprodução simples e monitorização das condições ambientais? Pareceu-me que ainda querem fazer algo mais.

 

Aconselho-vos a fazer alguma pesquisa sobre o tema, direccionada para o objectivo do vosso projecto, de forma a terem algum trabalho de fundamentação para apresentar ao professor e receberem uma nota em condições neste período.

 

Para fazerem o estudo da descendência precisam controlar os reprodutores, saber quem fecunda quem e isso só se consegue se os separarem, daí a a necessidade dos 7 aquários, ou, no mínimo 4.

 

Não sei o que vocês percebem de aquariofilia, pelo que não me adiantarei mais na resposta, mas se precisares de esclarecimentos estás à vontade.

 

Se os valores de pH e gH estiverem de facto elevados (também não fui confirmar os valores) podes introduzir turfa no filtro e quem sabe no substracto sob as plantas, talvez ajude. Há um tópico sobre como baixar o pH

 

Excertos de respostas:

«boas ,o melhor e mesmo turfa(ha dauela granulada que (palavra corrigida) podes por numa meia de vidro,e metes no filtro),podes adicionar co2,acidifica te a agua,baixa te substantivamente o ph,e ,e bom se tiveres plantas ,pois necessitam do co2,(tens e de ter cuidado para controlares o co2,pois pode te baixar demais o ph),podes por tambem troncos ou pedras vulcanicas,o que (palavra corrigida) não (palavra corrigida) baixa tao"radicalmente" o ph,um conselho,evita de por quimicos na agua,os teus peixes sao como tu,gostam de "coisas"naturais,o melhor para oteu caso seria para ja a turfa,mas ao pores convem estares sempre atento ao ph»

 

«A turfa vai precisar de "roer" muito os Kh para poder baixar o pH .

Ora para isto acontecer terás de ser preguiçoso nas TPAS senão...."injectas" Kh "novo" e cansas a turfa sem atingires o efeito desejado. »

 

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Se quiserem mais aquários, experimentem colar uns papeis pela escola, com autorização da direcção da escola claro, a explicar o vosso projecto e a pedir se alguém vos oferece aquários que não precise mais os equipamentos.

 

É só uma ideia.

 

Boa sorte mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o meu professor de quimica também se chama Luís e tem uma panca por aquariofilia pensei que fossem a mesma pessoa :twisted:

 

Quanto à avaliação deste primeiro período penso que nos devemos cingir ao que fizemos até lá, isto é, deixar o ciclo de azoto actuar, explica-lo muito bem, os seus processos quimicos e biológicos. Como contamos introduzir peixes esta semana ou na proxima iremos também documentar a aclimatização deles fazer uns graficos com a variação dos parametros e pronto isto fica para primeiro periodo. Nos restantes é que se torna complicado pois inicialmente tinhamos previsto a selecção genetica nos moldes que descreveu, só que apenas com um aquario dividido em compartimentos torna-se complicado :roll: portanto talvez optemos por medir a oximetria de forma a medir os consumos de O2 dos guppies e outros valores do genero. Também nos sugeriram a medição de Concentrações letais de vários elementos mais isso de matar os peixes nao me apraz muito :shock:

 

obrigado pela ajuda é uma ideia a pensar :lol:

 

Deman:

 

De facto os valores de gH e kH estao um bocado altos... para os baixar pretendo começar a utilizar agua do meu aquario ( pH 7 gH 80 mg/L e kH 40 mg/L)para as tpas assim julgo ser possivel atingir os valores ideais!

 

Uma curiosidade, utilizei indicador universal paa medir o pH e deu 6 quando utilizei o meu teste da Nutrafin e o doutro colega da Jbl a mediçao andou pelos 7.6.. o que poderá causar isto ?

E Algumas sugestoes para o projecto ? ( peço desculpa pela usurpação de tópico)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António.

 

Se tens um aquário então não serás principiante, ainda bem, facilita-te o projecto.

 

Estás à vontade quanto à usurpação do tópico, sempre enriquece e dinamiza este espaço.

Gostaria de te esclarecer que me estou a iniciar nesta actividade, embora há já dois anos que ande a manter um aquário, só agora estou a aprofundar os conhecimentos no campo da reprodução selectiva e vou ainda estudar a manutenção dos parâmetros ambientais, de forma a ter uma resposta rápida quando for necessário.

 

Se indicador universal dá um valor de pH e os Kits dão outro, das duas uma, a escala com que comparam o indicador não é a original, ou, algum dos produtos está estragado, se bem que usaste dois kits. Também me parece estranho a água ter pH 6, repara, este depende fortemente da água, qual o pH da água da torneira (foi a que usaram claro)?

Colocaram algum produto no aquário que seja acidificante?

Areão e três pedras, não me parece.

Leva uma amostra de água a uma loja de aquariofilia que eles fazem-te o teste do pH de graça.

Quanto ao controlo do gH e do kH com água do teu aquário, terás que carregar muita água.

É importante saberes estes parâmetros na água da rede que usarão para os TPAs e tirar conclusões. Tens aqui neste sítio dois locais onde te podes esclarecer e aconselhar melhor:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewforu...73c1ef05d892fd6

http://www.aquariofilia.net/forum/viewforu...73c1ef05d892fd6

 

Quanto ao trabalho deste período, pareceu-me interessante, desde que vocês o desenvolvam e fundamentem convenientemente e tenham bastantes resultados de análises.

Quanto a sugestões... arranja mais aquários, tornarás isso muito mais interessante.

 

Conversa com os teus colegas, ficarás surpreendido com a quantidade de gente que tem aquários arrumados ou os deita fora, dão muito trabalho.

 

Segue aqui um linque de alguém que fez umas experiências muito interessantes:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21745

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas...

 

Eu sou aluno de 12º ano na Escola Padre Secundária Padre ALberto Neto em Queluz, e também estou a elaborar um projecto semelhante sobre reprodução de guppies. Para ser franco, foi daqui que tirei a ideia :)

 

Já montámos um aquário que está pronto para receber os guppies, o único problema é que ainda não conseguimos traçar bem os nossos objectivos, por isso também ainda não sabemos muito bem que guppies queremos cruzar e que características pretendemos seleccionar.

 

Eu estive-me a informar no Guppy Designer, e talvez o mais simples fosse selecionar caudas, ver se o gene responsável pela forma da cauda, se é autossómico ou heterossómico, se é dominante ou recessivo e essas coisas.

 

Queria saber se têm alguma sugestão de guppies, e de caudas que devo utilizar para este projecto.

 

Já agora, Luís como está a correr o seu projecto?

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais