Disco amaldiçoado


jc.gomes

Recommended Posts

Oi Pessoal,

 

Um dos dicos que comprei na Ruimar está doente há 15 dias...já fiz de tudo que a malta mais experiente do forum ja aconselhou.

Ja fiz:

-Sterazin

-banho prazinquantel

-banho formol

-eSHa2000+EXIT

-Backtopur Direct!

-3 dias Flagyl

-Seachem Aquazol

 

Todos eles com altas doses e superiores ao recomendado nos panfletos.

 

Já não tem a respiração tão ofegante como tinha ao ínicio mas continua sem comer e esconde-se a maior parte do tempo...Parasistas intestinais?

Ele também continua de vez em quando a coçar-se nas plantas.

Fiz flagyl e aquazole neste ultimos dias e nada...

Todos os outros comem e bem.

Se alguem me puder dar uma opinião, solução agradecia!

Tou a pensar colocá-lo no aquario de quarentena (40l) e colocar temperatura 32 e flagyl dobro da dose com Sterazin!!

dsc00386ii6.jpg

 

Video (google videos):

Mostra um disco doente e o aquario em geral. Reparem aos 10 segundos o disco a coçar-se na planta:

http://video.google.com/videoplay?docid=-4...468316717833557

 

 

O aquario é este:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=325048#325048

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

na minha opiniao fizeste tratamentos a mais pra 15 dias..... :lol::lol::lol: nem sequer deste tempo pra ver se algum deles surtiu efeito , é que as vezes ( quase sempre ) demora um pouco com discus entao..... :roll::roll:

tenta variar um pouco a comida pra ver se ele começa a comer , artemia congelada, comida congelada , etc

discus pequenos é normal estranharem a mudança

da tempo ao tempo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas? Já passaram 15 dias...os outros estão a comer bem! E sim tenho variado a comida, artemia congelada, discus food (Van gerven), larvas vermelhas e gânulos da Sera (que ninguem gosta, apenas o Rising Sun).

 

Os tratamentos que fiz foi sobretudo pela respiração ofegante que ele sempre apresentou desde que chegou!

 

Então vou continuar com boas TPas e a ver o que dá, mais uns dias...

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que concordar com o William e lendo o que escreveste concluo que neste momento os problemas resumem-se:

- a falta de apetite

- escondido

- respiração ligeiramente ofegante

tudo sintomas de stress, experimenta não lhe ligares, se ficar sem comer uma semana ou até mais, não morre por isso, falo com experiencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo Antonio leite... se calhar precipitei-me um bocado :lol: ...principiante!! Mas ele tb se coça nas plantas...dá para ver no video...mesmo depois de todos os tratamentos!! Vou então aguardar...

 

Quanto às larvas William, já tinha apanhado essa ideia aqui no forum e por isso tenho dado larvas mas muito de vez em quando tipo 1 a 2 vezes por semana...será demais? Vou se calhar dar mesmo de vez em quando ou deixo de dar?

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu adquiri tres discus, um deles tb nao come, está agora a adptar se , pois só ao fim de uma semana é que ele começou a picar o chao do aqua, os outros dois sao tipo vacas sempre no pasto, tb lhe dava larvas até que ontem reparei que o discu maior e aparentemente mais atrevido e saudavel, estava escondido com a respiraçao muito aceleradae nao lhe estava apetecer pastar, quando reparei que as fezes estavam esbranquiçadas, cheguei a conclusao que foi das larvas de mosquito, apesar de ele já as ter comido, só ontem os parasitas devem ter atacado, apenas depois de ter cagado é que ele voltou ao pasto, deve estar incomodado com os parasitas , vou iniciar o tratamento com flagyl e logo se vê, mas nao espero que ele fique bem de um dia para o outro se o primeiro tratamento nao chegar, espero um semana para voltar a fazer outro......

joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele definitivamente esta doente. Não é nada de habituaçoes nem nada.

De momento ele apresenta-se:

- Muito escuro

- Escondido

- Apatia total

- respiraçao rapida

- Coça-se nas plantas a toda a hora

 

Alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gomes.

Se não fossem os outros tratamentos já feitos e descritos por ti, diria para fazeres um tratamento com esha 2000, certamente iria-te tratar desses parasitas externos. Contudo, nesta fase, creio que será contraprodecente fazer tal, devido ao stress a que já foram sugeitos. Sugiro-te uns dias de repouso, dá-lhe muita agua (aumentas as tpa's) tendo o cuidado de não desestabilizares os parametros da agua. Daqui a uns dias, então sim, fazer um tratamento com esha 2000, ou outro qualquer produto similar.

Paciencia e muito e boa agua para já, para ver se o estado, pelo menos se mantêm...

 

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva gomes,

 

Tal como o Fausto já indicou tenta fazer mais TPAs (uma vez que só tens 40ltrs para esse peixe, 20ltrs de manha e outros 20ltrs à tarde parece-me bem).

Outra coisa é o peixe ainda é juvenil, por isso e uma vez que não come coloca vitaminas na agua. eSHa optima é optimo para isso uma vez que alem de vitaminar a agua tambem abre o apetite aos peixes e de alguma forma reduz-lhes o stress. (lê bem as instuções e não dês nem de mais nem de menos, em 40ltrs a margem de manobra é muitissimo reduzida)

 

Boa sorte,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio!!

 

Fiz hoje TPA 30% no aqua 200l, liguei UV 11W, pos bastantes vitaminas, fishtamin (é o q tenho) e coloquei algumas resinas para baixar nitratos e fosfatos...

 

Vou aguardar 24h...Se amanha não comer ainda, passo-o para o aqua hospital de 40l e depois a ver ou lhe ponho eSHA Hexamita, pois está escuro e apático ou Sterazin/eSHa 2000 para a respiração ofegante!!

 

Depois ponho outro video, para voces me darem a vossa opinião para o tratamento a seguir!!

 

Ah, é verdade os outros 4 discos estão impecáveis, bonitos e a comer imenso!!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se o peixe se coça a toda a hora parece evidente que está incomodado EXTERNAMENTE com qualquer coisa.

O Esha 2000 ou o Praziquantel costumam melhorar, não resolver, essa situação.

Os parasitas externos são quase INDESTRUTIVEIS mas normalmente o sistema imunitário dos peixes conseguem controlar.

É obvio que com todo o problema os parasitas intestinais o possam começar a afectar.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, tá díficil... hoje de manha estava a respirar rápido e à superfície!!! Os outros todos ok.

 

Assim, na pressa da manha resolvi passa-lo para o aqua Hospital que já tinha agua do aqua principal, colocada no dia anterior e pos STERAZIN dobro da dose e claro aumentei a oxigenação! Não pus prazinquantel pois já não tinha tenilvet em casa...

 

Se calhar vou tb iniciar flagyl dobro da dose au mesmo tempo... aumentando tb a temp para 32ºC!! O que acham?

 

Sem dúvida que me parece tb que o problema dele é parasitas nas guelras (respiração ofegante e coçar na zonda das guelras) e parasitas intestinias (não come, escuro e apático).

 

Em último recurso avanço para a seringa com flagyl e tenilvet...na proxima semana, se aguentar até lá!!!

 

Mais logo coloco um vídeo!

 

Grato pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Faz só o Sterazin e até ao fim.

Atenção que o Sterazin deve conter formol e dobrar as dosagens é perigoso.

Caso o peixe esteja afectado por parasitas externos tambem pode deixar de comer.

NÃO MISTURES MEDICAMENTOS.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

 

Vou então fazer dobro de Sterazin, se tiver a aguentar bem, se não reduzo para dose normal e para ai 4 dias seguidos como já alguem descreveu aqui no forum com sucesso! Que achas?

 

Vitaminas na água! E Tpa's? Se calhar é melhor não...para o medicamento se manter na água...

Flagyl só depois desses 4 dias, se ainda não comer?

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos parêmetros da água do aqua principal, onde foram realizados...Tudo ok! O resto dos peixes está na maior, sempre a espera do comer quando me chego ao aquario...principalmente os discos (que estão bons)...

 

pH 6,8

Nitritos e Amónia 0

Nitratos 10-20

 

Mas calma, os banhos de prazinquantel, formol e Backtopur Direct foram feitos na aqua Hospital...

 

Há e claro tpa´s e carvão activado entre tratamentos!!

Além disso são 3 filtros... muita água e muitas plantas...

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

e que tal parares com a mexelania de medicamentos e tentares o sal de cozinha no aqua hospital claro

1 colher de sopa para 50l de agua durante uma semana temperatura a 30º

as velhas mezinhas por vezes são eficientes

adiciona o sal aos poucos pois vai-te aumentar a condutividade da agua

poem um obejecto qualquer dentro do aqua para ver a evolução das roçadelas se notares que o peixe começa a ficar com o vermelho dos olhos descoluridos reduz um pouco o sal com uma pequena tpa não lhe dez comer durante 2 ou tres dias

depois conta coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa:

 

Tens carvão activado no filtro? É que se tens bem podes fazer 1000000 de tratamentos que não dá nada...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De volta a casa...

 

Já está melhor ao nível da respiração...muito mais calma!!

Vou continuar este tratamento pelo menos mais 3 dias...se até lá não melhorar talvez avançe para o sal, como o Ze Carlos sugeriu...

 

Obrigado pelas opiniões!

 

rkc666 sou principiante em Discus, não em aquariofilia...é claro que só pos o carvão (e resinas) entre tratamentos diferentes ou ao final dos tratamentos, para remover restos de medicamento e deste modo não haver sobreposições nem interações entre eles!! Mas obrigado na mesma, podia ter acontecido!

 

Quanto ao vídeo o aqua Hospital tem pouca luz (candieiro de halogéneo) e então o filme não fica grande coisa... Ponho amanha!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De volta a casa...  

 

Já está melhor ao nível da respiração...muito mais calma!!

Vou continuar este tratamento pelo menos mais 3 dias...!

 

NÃO!(grito) :lol:

 

Segue a medicação até ao fim :lol: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

NÃO!(grito) :lol:  

 

Segue a medicação até ao fim :lol: .

JPM

 

O problema é que com os outros tratamentos ele ficava sempre com a respiraçao mais calma, mas depois nunca saía da cepa torta e não sei se desta vez vai ser diferente......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o tratamento até ao FIM!

Os "bicharocos" já são dificeis de matar, se não efectuares o trat. até ao fim, não só não os matas, como começam a ficar mais fortes na presença de determinado medicamento.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, eu sempre fiz os tratamentos até ao fim!! Mas pelos vistos estes bicharocos são mesmo terriveis!! A ver se é desta...

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje á noite, estava encostado a um canto do aquário Hospital e com as basbatanas em mau estado... Não sei o que se passou se sobredozagem do sterazin, duvido, pois à hora de almoço estava bem (administrei de manha), se houve um deterioramento dos parâmetros da H2O, devido a não fazer TPA, para não cortar efeito do medicamento...

Devolvi-o ao aqua 200l...arrebitou! VAmos ver mas duvido que resista... Já é muito tempo sem comer!

Vou continuar o tratamento 1,3,6,8, 10 no aqua principal e fazer o que alguem já fez, desligar ssmpre os filtros 4h na altura da aplicação...Informação que só está em alguns papeis...No sterazin que tenho não diz nada!!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais