gravides de platy


Gago

Recommended Posts

gostaria de saber se platy´s tem partos sucessivos â semelhança dos gupys??

 

Encontrai hoje alguns alavins de platy escondidos nos meus troncos egostaria de planear melhor o proximo nascimento afim de eviatr que estes sejam petisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um velho ditado que diz: A esperança é a última a morrer.

 

Mas não te esqueças: Guppies, Platys, Mollies, Espadas, etc. são todos peixes vivíparos, portanto, partilham as mesmas características com uma ou outra diferença pontual, tal com o tamanho, cor, tempo de gestação, etc. mas, o mais importante, por ex. e disformia sexual que distingue os machos das fêmeas é sempre a mesma.

 

Outro abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso parece impossivel, comprei 2 fêmeas e um macho...tenho o aquário com muitas pedras e plantas, parecia que nunca mais pariam quando vejo alevins ja grandinhos, mais super pequenos e agora parece que todos os dias vejo um de idade diferente, parece que não têm filhos todos de uma vez... :roll: . E parece também como são douradas que vejo sempre alevins na barriga.

 

Miiisssstérrioooo :roll:

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

E um olá especial ao Romeu, que também veio em meu auxílio quando já tinha perdido a esperança que alguém me respondesse.

 

Estou com uma dúvida sobre alevins e se alguém me puder ajudar, agradeço.

 

Ontém à noite vi 2 alevins da minha 1ª Platy a esconderem-se num tronco. Hoje de manhã voltei a ver 1. Não sei quantos são nem se vão conseguir escapar (espero que sempre escape algum, pois só tenho 5 Platys no aquário, que é de 80x30x30, e tenho vários sítios onde se podem esconder). A minha dúvida é se devo deitar alguma comida especial no aquário para eles, ou se não adianta por estarem junto com os outros, e neste caso eles vão conseguindo alimentar-se com algumas particulas que vão encontrando.

 

Quando é que eles ficam com tamanho suficiente para não serem engolidos pelos grandes?

 

Um abraço

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!!! :oops:

 

Eu quase que apostava uma grande quantidade de dinheiro que, se, de facto tens alguns sítios para os rapazitos se esconderem que eles se vão safar...

 

Mas não posso apostar grande coisa pois ainda sou um pobre de um recém-licenciado à procura do primeiro emprego... :cry:

 

Lígia, mantém os adultos bem alimentados que safam-se sempre uns piquenitos sem grande esforço da tua parte e sem ser preciso uma maternidade. O aqua é suficientemente grande para meia dúzia de platys e respectivos alevins co-habitarem.

 

Abraço.

 

Romeu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás pessoal.

Não estejam preocupados que eles sabem cuidar de si mesmos. Eu tenho alguns Guppies que também é um peixe de agua salobra em que nascem logo os peixes já formados ,são viviparos e habitualmente quando nascem nunca se vêm todos pois os alevins escondem-se e ficam tambem muito junto ao fundo do aquário de forma que são imperceptiveis.

Quando tiverem uma semana ,ai sim começam a ver-se a meia água e a alimentarem-se com os grandes .Eles são tambem muito rápidos quando toca a dar corda aos sapatos.

Vão ver que vão aparecer mais que os que contaram até agora.

Eu nunca ponho maternidades.comprei-as e desisti de as usar,mesmo comendo alguns e os que morrem ,vivem sempre bastantes peixinhos.se ficassem todos tinha que ter o dobro dos aquarios que tenho,embora gostasse de ter alguns mais.São sempre poucos e há tantos peixes que eu gostavaria de ter e que não tenho condições para isso.

preocupem-se em cuidar bem deles que eles vão felicitalos com muitas gerações de crias nascidas nos vossos aquários.

Parabéns pelos peixes que já conseguiram.

saudações aos colegas aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Esqueci-me de dizer que o aquário tem um compartimento interior com espaço para filtro, bomba e termostato e tem os 2 cantos exteriores da frente cortados, não é quadrado, o que lhe tira algum espaço. Penso que deve ter aí uns 60 litros (gostava de colocar aqui uma foto para vocês verem, mas tenho a máquina avariada).

 

Quanto à decoração tem 2 troncos sobrepostos do lado direito, com muitos buracos (onde eu penso que se escondem os alevins) com 2 anúbias a saír do meio deles, e atrás tem uma meia dúzia de plantinhas que ainda estão pequenas que eu julgo que são sagitárias e onde os Platys gostam muito de fazer baloiço :lol:

 

Na parte central e um pouco à esquerda (a tapar a bomba de ar e à frente do compartimento do filtro), tenho outro tronco com buracos e com passagem por baixo; do lado esquerdo na parte de trás tenho algumas cabombas (um bocado danificadas pelos Platys que gostam muito de as mordiscar) e mais 2 sagitárias.

 

Penso que os alevins devem ser muito poucos, pois a Platy tinha uma barriga tão pequena que nem parecia que estava grávida!

 

Desculpem o testamento :D

 

Um abraço

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por minhas experiencias em alevins de Gupies e Espadas/Platies eu diria que é certo que muitos filhotes sobrevivam... até porque acredito que A ULTIMA coisa que queiram é virar comida de outros peixes.

 

Por sinal, já consegui vingar crias de Gupies e Espadas/Platies sem mesmo me peocupar.

 

Espero que tenhas sorte com aqua. :cry:

Abçs, Gabriel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gabriel

 

Há 2 dias que não vejo nenhum filhote, não sei se desapareceram ou se estão bem escondidos nos troncos! Estou a aguardar pelo fim de semana, nessa altura já têm 8 dias, penso que já se devem atrever a sair, não é?

 

Se não aparecer nenhum filhote durante o fim de semana, aí perco a esperança que tenha sobrevivido algum. Eles deviam ser pouquinhos. Eu só vi 2 ou 3.

 

Depois dou notícias aqui ao pessoal.

 

Obrigado pelo apoio

 

Um abraço

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais