josé cruz

Membro
  • #Conteúdo

    60
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por josé cruz

  1. josé cruz

    Discos doentes

    Juntei um tricogaster azul femea aos 4 discos que tenho com os quais ja tinha um tricogaster macho azul tambem e acontece que os discos a partir dai passaram a andar a respirar ao de cimo da agua. Tenho-lhes posto esha 2000 e exit a ja uma semana e nao noto melhoras nos discos. Gostava que me aconselhassem sobre o que fazer.
  2. Desde já obrigado pelos vossos pareceres.É sempre bom ter feed backs.
  3. Estao num aquario de 400l mas so 4 discus.
  4. josé cruz

    Posturas De Discus

    Tenho um casal de discus que , e esse em particular tem feito posturas com alguma regularidade .Ja vai na 6º com a sua segunda femea. O que se passa e que ao fim de 2 ,3 dias e penso que e na altura em que as larvas começam a eclodir , eles (os pais) comem-nas de tal forma que nao fica nem um ovo ; limpam tudo. O que vos peço e um esclarecimento sobre o assunto,isto e ,estou a fazer algo mal feito,tem que se ter algum procedimento adequado,ate a data nao tenho interferido de modo algum com as posturas.Tem que se fazer qualquer coisa do tipo separar os progenitores ;Sou leigo no caso e agradecia toda a ajuda possivel. Obrigado desde ja.
  5. Tenho um aqua de 400l com 7 discos e mais uns tetras e coridoras os valores da agua estão sempre normais .Semanalmente mudo 125l. Há cerca de um mes comprei 2 discos e disseram-me que foi daí tiveram todos com udinium.apliquei-lhes esha2000 e esha exit e algum tempo depois estavam bons.Mas conforme recuperaram houve um que voltou a adoeçer ,não come esta sempre no mesmo sitio,tem uma ou as duas barbatanas do lado ,não sei se são as peitorais ,coladas ao corpo esta de lado nada meio de lado tambem sob o lado direitoao seja do lado da barbatana que esta coloda ao corpo . De inicio julguei que era hexamita e mediqueio 3 ao 4 dias depois começou a andar de lado e passei a aplicar-lhe esha 2000 e esha exit mas ja ha 3 dias que faço a medicação e não ha melhoras. Já não sei o que pensar e dai o meu pedido de ajuda.se tiverem conhecimento deque problema sera peço que me auxiliem. uma coisa interessante e´queainda não contagiou os outros um abraço e sorte
  6. Estou a montar um aquario para Ciclideos Africanos ,o meu primeiro desta categoria de peixes e tenho um ph de 8,4 mas só introduzo os peixes de que ainda não sei os nomes daqui por 5 dias, são uns amarelos em que o macho mais tarde muda para azul ,e uns castanhos e amarelos aqueles que estou a pensar adquirir mas agradecia que me indicassem se são aconselhaveis, tenho 3 aquarios mas nenhum de c.a. .A minha duvida é a seguinte:no estabelecimento os c.a. estão num aquario despido donde o ph penso que seja baixissi-mo.Sera que eles vão estranhar e mesmo morrer quando os introduzir no meu aquario em que o ph é de 8,4,devo ter precaução quando os introduzir e de alguma maneira ambientar ao novo aquario . Como devo faze-lo ? Que tipo de alimentação devo proporcionar-lhes?podem comer flocos vegetais ,e dos outros que penso tenham peixe ou seja são menos vegetais e têm mais proteinas? De momento não tenho mais duvidas mas gostava que me alertassem para mais tipo de questões que se me vão por com o tempo .
  7. josé cruz

    Escalares

    Tenho 6 escalares negros e 4 escalares koi e 2 escalares koi estão a acasalar a isolarem-se num canto do aquario que tem 120x50x60 ,a limpar tudo, folhas , tubo do filtro, um tubo de pvc que lhes puz e a afastar os outros peixes.Acho que vou ter postura ,mas custa-me tira-los deste aquario e mete-los noutro porque só tem 50x30x40 acho muito pequeno. O que me aconselham a fazer?
  8. josé cruz

    Água Para Discos

    Queria perguntar-vos , a quem tiver discos e a quem souber , se com os discos são precisas muitas tpa(s) e para um aquario de 300 l , de quanto é que devem ser e de quanto em quanto tempo.
  9. Se juntares os escalares ao aquario ja com as rasboras adultas e os escalares com 3 /4 meses , nao tens problema, mas se pensares em juntar as rasboras aos escalares ,o que aconteceu comigo é que quando apagava as luzes os escalares perseguiam as rasboras e passavam-nas ao estreito ,comiam-nas. Isto foi uma experiencia e vale como tal, pode aconteçer que corra tudo bem ,como me esta a aconteçer agora com os escalares pequenos.
  10. Olá . Eu tambem estou a fazer um aquario para criar escalares e comprei 6 peixes com cerca de 3 meses. Alimento-os com comida o mais variado possivel e eles estão a crescer imenso. O aquario tem cerca de 260 l. e de preferencia devem ser só os escalares no aquario mas eu tenho outros peixes. eles agora vão formar casais e lá para os 8/9 meses devem estar juntos(acasalados). Para já nao posso fazer mais nada senao esperar e ver o que acontece e se tenho sorte. Quando começarem as posturas é preciso ter outro aquario para criar os alevins ,ou não depende do critério que adotares para a criação podem ficar no comunitario mas acho que a taxa de criação sera menor.Mas dizia eu um aquario com filtro de esponja ,sem subtrato ,só vidro e sem mais nada. Quando houver posturas é preciso ter-se uma serie de procedimentos que estão bem esplicados em publicaçoes que se encontram no forum e que falam das tpa , medicações etc.Não vai ser dificil encontrar essas publicações . Boa sorte.
  11. Obrigado . Era essa a informação que precisava.Fiquei esclarecido.
  12. Preciso que me ajudem e me digam como devo ligar um filtro de esponja. Os dispositivos que há a venda consistem num sistema de tubos e da esponja e tem-se a possibilidade de ligar um filtro exterior , confor-me me disseram ou uma bomba de ar ou uma bomba de agua . Queria que me ajudassem a saber o que devo ligar ao filtro de esponja que se ve á venda . A aplicação é para um aquario de alevins.
  13. Rui Queria pedir-te que fosses postando e nos fosses contando o que se vai passando com a postura dos teus escalares . Eu comprei 6 escalares com a ideia de criar , espero ter a tua sorte . Vai contando coisas para ir-mos aprendendo algumas dicas. Se não te importares claro . Os meus já cresceram 1 cm num mês ,comem que nem uns desalmados .Eu é que só lhes dou 2 ou 3 x comida por dia, mas estão lindos.
  14. Outra coisa que me preocupa é por eles estarem com 6 viuvas ,6 tetras serpaes e 6 tetras s. filomena e mais 3 tricogasteres 5 botias 2 coridoras 2 molinésias 7 rasboras alerquim e 3 cardinais . A coexistencia parece-me pacifica e o aquário tem 120 x 60 x 50 =360 litros , eles têm espaço para nadarem mas sera que vai ser sempre assim . Acho que não,mas vamos ver. Para desovarem são tubos de pvc que lhe põem , tubos brancos, com quantos cm de largura?
  15. Tenho alimentado os escalares bem como os peixes que estão no comunitário onde eles estão , com larvas de mosquito vermelho congelado e liofilisado , flocos da sera ,dáfnias da sera,artémia congelada,granulado para discos e mais umas coisitas para não ser sempre a mesma coisa. Acham que está correcto esta variedade toda .Eles têm sempre apetite para mais , e têm estado a desenvolver-se acho que bem pelo menos já lhes noto diferença e só os tenho há 15 dias. Quanto a mudanças de agua só tenho feito de 15 em 15 dias de 35% . Sera que tenho que fazer com mais frequência tpas . Os escalares são negros , calhou . Não os acho tão vistosos mas gosto muito deles e parecem-me muito resistentes . O que acham desta espécie. Que mais cuidados vos parece que devo ter com eles?
  16. Comprei 6 escalares que têm cerca de 3 , 4 cm com a intensão de criar casais e reproduzirem (é a primeira vez...) se tiver sorte. Como é que vejo se formam casais, ... só com as posturas. E com este tamanho que idade acham que têm? É que tenho lido aqui umas coisas e vou tentar e ver se tenho geito a criar escalares .É claro que tenho que aprender aqui tudo , como se faz...?
  17. Apenas uma ideia: Há umas fitas de texte que fazem 5 textes de uma vez, são asseciveis e simples fazendo muitos textes de uma vez.
  18. Comprei 6 cubinhos de fermento mas estou com duvidas pois não sei quantos preciso para fazer um injector de co2. Venho pedir ajuda para saber a quantidade de bicarbonato , açucar , água , e fermento (quantos cubos ) para fazer o preparado para um aquário com cerca de 360 litros . Quantas bolhas devem ser libertadas por segundo ? Uma vez fiz um injector de co2 mas produzia muito co2 e achei que os guppies ,que eram os peixes que estavam no aquário onde experimentei o injector estavam com um comportamento estranho pelo que retirei o dispositivo. Queria que me dessem o máximo de informação que tiverem disponivel sobre o funcionamento do injector ,quantidade de co2 libertada etc,etc ,etc. O aquário está plantado . Depois mostro imagens do aquário.
  19. Já está nos obrigatórios . Contudo permanece esta questão ? Devo meter azul de metileno já com alevins e fazer trocas parciais de 10% diáriamente ? Agradecia que me indicassem mais sites onde possa aprender sobre o tema e queria saber pelos vossos conhecimentos do assunto .
  20. Tenho lido que é dificil identificar-se o sexo dos peixes e nomeadamente dos escalares , que tal só se consegues porque a fêmea põe ovos e o macho os fecunda e presenciando esse comportamento que eu acho maravilhoso de se conseguir com um casal de peixes no caso dos escalares ciclideos americanos , ficar a saber qual é o macho e qual é a fêmea. Eu comprei 4 e como li que se diferenciavam porque uns têm um arco por cima da boca ,as fêmeas , foi assim que os escolhi. Sera que é uma maneira ,ou a do oviducto é que é a verdadeira, o problema é eles serem pequenos e não se reconhecerem. Alguem me pode ajudar a reconhecer o que comprei é que estou curiosissimo . Que atenções é que vosses têm para conseguirem reproduzir escalares. Gostava de saber como o conseguir?
  21. É possivel , mas para começar é mais dificil que num aquário maior. qualquer erro ou descuido manifesta-se em maiores e mais drásticas proporções num aquário pequeno do que num aquário grande . Um aquário para atingir o equilíbrio demora cerca de 40 dias ( equilibrio do ciclo do azoto ) ... até que se atinja o equilibrio dos nitratos que depois se manteram com trocas parciais de água , tpas ,mas consegue-se vais ter é que fazer testes a água com mais frequência bem como tpas até que atinjas o equilíbrio ,isto no caso de o teres povoado com peixes , se tiveres só plantas a coisa torna-se mais fácil, no entanto dependendo das espécies de peixes que tiveres vais ter dificuldades diferentes.Aconselho-te a começares a povoar o aquário com Daneos zebra que são uns peixes bem resistentes , ou com Molinésias ou guppies ou platis ,mas convém serem peixes de qualidade ,sem doenças,porque são peixes relativamente baratos.
  22. Estive a limpar os filtros do meu aquario maior :um eheim 2217 e um rena xp3 e foi quando reparei que a agua estava castanho muito escuro bem como as esponjas . A minha pergunta é simples : O que é aquela sujeira toda e donde vem, sim porque as esponjas não tinham muitos detritos ,um bocadito de folha de cabomba e pouco mais; serão as bactérias que se alojam no filtro? Não me parece terra e a agua não me parece que esteja assim com tanta terra em suspenção pelo menos nunca tal ouvi falar. Em todos os aquarios é assim ou é o meu que esta mal ? De facto nos meus aquarios pequenos os filtros tambem ficam castanhos mas donde vem aquele barro ? E o que é aquilo se nos aquarios não há terra?No maior ainda tenho substrato da jbl aqua flora ou uma coisa assim mas esta debaixo da areia mas nos pequenos só tenho areão. Fiquei intrigado alguém me pode exclarecer para melhor perceber . Quanto a lavajem fiz como me foi sugerido : lavei as esponjas com insistência e as cerâmicas passei-as por agua do aquario. Alguém entendido se pode dignar dar-me uma explicaçãozinha por favor ? É que estou mesmo curioso e queria perceber o fenómeno. E já agora , de quanto em quanto tempo devo lavar os filtros na vossa opiniáo.
  23. Acho que este site te podera ajudar .É optimo www.aquariofilia.online.pt Se depois tiveres dúvidas, conta com a minha ajuda. Vai postando.
  24. Reparo que os serpae e os s. filomena ambos tetras quando acendo as luses e os alimento pela manha ,fazem um grande alarido perseguindo-se uns aos outros . Primeiro queria perguntar se é desova e fecundação como já li, aquela algazarra,mas o que é certo é que nunca me nasceram peixes ovoviviparos.Também li que eles comem os ovos e dai não nascerem. A segunda pergunta é se posso criar condições para que se dê uma desova com fecundação e nascimento dos alevins o que seria do meu agrado? Caso possa ,quais as condições requeridas?
  25. Aproveito o tema para perguntar se é errado ligar e desligar tudo instantaneamente (120 w ligar e desligar duma só vez )parece-me que sim mas então digam-me como devo fazer se tenho que fazer uma montagem com led(s) e de que cor ? Tenho 4 lampadas de 30 watts e costumo ligá-las todas e desliga-las. Como devo faze-lo?