Discus Sem Comer


abranco

Recommended Posts

Comprei o meu 1º disco no sábado +- 8cm, sempre adorei os discus e não consegui resistir, ele ainda não comeu nada desde que está no aqua. Tou lhe a dar larva de mosquito vermelha congelada, a comida passa lhe junto ao nariz e ele nem lhe liga.

 

Aqua de 150lts

Temp 27º

PH 6.8

GH 4

 

O aqua tem poucas plantas, tenho ainda 2 escalares, 2 labeos bicolor, 2 plecos, 4 barbos tigre e 5 platys. Espero que por pouco tempo pois só quero manter naquele aqua, mais uns 3 discus e os 2 plecos.

O homem da loja aconselhou-me a adicionar à àgua turfa liquida para envelhecer a água, mas ainda não o fiz.

Agradecia que me dessem alguma opinião, será normal ele não querer comer ou algo de errado se está a passar? :lol:

 

Cump

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Abranco !!

 

Bem vindo ao mundo dos discus!! Espero que sejas bem sucedido e estamos aqui para te ajudar. Antes demais os Discus querem a água um pouco mais quente! Pessoalmente acho que deve andar entre os 28/30º .

Acho que o Ph esta excelente não compres alguma turfa liquida seja ela de marca que for!! Para mim turfa liquida é um dos productos comerciais para aquariofilia ao qual chamo uma "treta" ! :x Se alguma vez comprares turfa , compra granulada , a marca posso depois confidenciar-te senão esta mensagem é censurada ;) ... pelos moderadores

Tenta ver como está a quimica da tua água em relação a nitratos , nitritos e amónia . A dureza pouca importa se os peixes sao pequenos e em fase de crescimento !!

Aquilo que importa é ; coloca apenas mais dois discus no teu aquario de 150L, se queres que eles crescam :) , têm um boa filtragem, biologica e mecanica e apenas quimica (isto se usares turfa) , quero dizer com isto não uses resinas :lol: !! Muda de água pelo menos uma vez por semana com uma água de Ph identico , cerca de 20% e pelo menos em repouso 24h para libertar os desinfectantes que contem se for da rede.

Se queres manter um aquario de Discus , então 2 escalares, 2 labeos bicolor, 2 plecos, 4 barbos tigre e 5 platys é peixes a mais para conviver num biotopo . Alguns vão causar stress , outros vão comer sempre com mais avidez a comida que colocas , outros devem estar numa temperatura diferente que eu recomendo para discus , etc , etc 8) .

Se queres ter um comunitário com estes peixes todos , então meu amigo vamos ver se os discus aguentam o maximo de tempo possivel nestas condições com a ajuda de todos nós por aqui andamos , ok :)

 

Para finalizar este post , que nunca mais acaba :D !! Para incentivar os discus a comer existe varios truques , aumenta a temperatura para 32º , mas os outros peixes "vão "morrer de calor assim como a oxigenação , coloca umas vitaminas para o peixe não entrar em anorexia , a marca só mesmo numa mensagem privada :o , tenta reparar nas fezes e pergunta na loja aonde o compras-te qual a comida que estava habituado a comer, ok.

Existe tambem finalmente no mercado algo que abre o apetite dos peixes mas a marca ...só mesmo em MP ..mensagem privada :lol: lol

Bem amigo espero ajudar naquilo que for preciso mesmo estando no continente e tu nos Acores !!

 

Um abraço

 

Vitor HUGO Quaresma

DISCUS WORLD Lda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abranco, só duas achegas aquilo que o VHQ escreveu

 

1º Não é nada aconselhavel ter 1 disco isolado, são peixes que vivem em grupo e o seu equilibrio social é muito importante para o seu equlibrio biológico. Portanto: compra mais discus:lol::lol:

 

2º Se há peixe que não pode estar com Discos, então o Barbo Tigre é um deles (nunca vi nenhum aquário com as duas espécies juntas). Portanto desfaz-te dos Barbos urgentemente

 

Um abraço e ... não desistas nem entres em stress porque isso é contagioso aos peixes :);):)

 

Paulo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu tenho Discus e o meu conselho é teres mais que um e os peixes que lá puseres devem ser calmos, pois os Discus, não gostam de mt confusão senão entram em stress.

O meu PH está nos 6.3, a minha temperatura entre os 29-30 e não uso turfa já pus e eles não se deram nada bem, a comida que eu dou é granulado para discus azuis e vermelhos e comida congelada, desde todo o tipo de larvas, a branca, a vermelha e a preta, assim como artémia, coração de boi, bosmiden, mix para discus entre outros, isto tudo comida congelada) eu vario bastante a comida e eles adoram, até vêm comer a mão!!!

O facto de ele não comer pode ser tb habituação á casa nova!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero agradecer a vossa atenção! :)

Eu quero tirar de lá todas as outras espécies o mais tardar até ao fim de semana, excepto os plecos, para limparem o aqua, não sei se faço bem em os deixar lá. :lol:

Em relação aos outros discus só no sábado é que vão receber mais, vou adquirir pelo menos mais um ou dois.

Eu já subi a temp do aqua, vamos lá ver se lhe abre o apetite. Espero que ele arrebite. ;) Hoje tornei a colocar comida e nada. :lol:

VHQ eu quando o comprei perguntei o que ele comia por isso comprei a larva de mosquito vermelha que comia na loja.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu PH está nos 6.3, a minha temperatura entre os 29-30 e não uso turfa já pus e eles não se deram nada bem,!

 

Olá,

poderias dizer o que provocou a turfa aos teus Discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Os meus discus, com a turfa andavam ofegantes, o que não é normal neles, além da agua ficar com um aspecto mais escuro eles andavam stressados.

 

Eu não uso, há quem use e goste eu não. Os meus discus assim como eu os tenho dão-se lindamente. Aproveita e vê as minhas fotos no link q eu tenho aqui em baixo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os meus discus, com a turfa andavam ofegantes, o que não é normal neles, além da agua ficar com um aspecto mais escuro eles andavam stressados.

Usei turfa durante bastante tempo e ño meu caso não notei nada de diferente nos discos. A água também não "escureceu" muito (se calhar só um pouco).

Infelizmente tive de me desfazer (por motivos de espaço) do bidão onde tinha a água das reposições em repouso com a turfa. Para evitar choques de pH optei por manter os discos com o pH da água torneira, já que a mesma passou a entrar directamente no aqua.

 

Nuno ouvi falar em casos de discos a darem-se mal com turfa.

Pode ter acontecido 2 coisas possíveis para o teu caso:

1º - Excesso de turfa nos filtros (o que provocou o escurecimento da água);

2º - O pH baixou bastante o que pode ser um factor de stress para os peixes.

 

O problema com o uso da turfa nos filtros é que muitas pessoas não conseguem dosear a quantidade a colocar. Acabam muitas vezes por colocar demasiado o que faz com que a água acidifique muito rapidamente, levando, obviamente, a choques nos peixes.

 

Se já tens un pH baixo não necessitas de turfa. No entanto pode sempre experimentar colocar menos turfa. :wink:

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Disco continua sem comer :P , já subi a temp para os 29º, mas parece que não lhe abriu o apetite, já começo a ficar preocupado. Já tirei do aqua 3 dos barbos, o 4º não o consegui apanhar, após andar lá um bocado atrás dele, resolvi deixar para amanhã para não stressar muito os outros peixes.

O Disco passa uns bocados com a boca à superficie da água, mas tambem já nada mais pelo aqua, porque ele nos primeiros dois dias ficava sempre num canto.

Agora queria era vê-lo com apetite food , mas não vejo maneira disso acontecer e não queria perder o Disco. ;)

 

Todas as dicas são bem vindas.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Espera mais uns dias.

Existem discos que demoram mais a ambientar-se do que outros, por exemplo, podes comprar 1 disco que depois de estar no aqua comece logo a comer ou outro que demore 2 semanas... às vezes até mais...

 

Se já não está escondido no canto e se já nada pelo aqua é bom sinal. Evita o stress do mesmo durante estes dias. Não mexas muito no aqua, evita passagens de pessoas pelo mesmo... essas coisas... ;)

 

É preciso paciência... :P

 

Abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pelos vistos o meu disco vai ter de esperar mais uma semana para ter companhia, porque afinal esta semana não chegaram mais discus à loja. :P

Aqui em São Miguel estamos muito limitados a nivel de aquariofilia, algo menos usual só por encomenda, por ex: ovos de artémia não há :!:

Ele ainda não come pelo menos que eu veja.

Comprei um granulado "Dr Bassleer's" o homem da loja disse que ele tambem comia desse granulado, mas nada. Não sei se este granulado é bom ou não. :?

 

Outra questão a água da minha rede tem um PH 7.5 / 8 costumo utilizar um PH- da Moly não sei se faço bem, mas pelo que tenho lido 7.5 é um PH muito elevado para os discus. :D

 

Já não tou assim tão preocupado, pelo menos por enquanto :lol: , pelo que me disse o nunomiguel pode demorar mais que uma semana, bem uma já lá foi vamos ver agora a próxima.

Amanhã vou tirar todos os outros peixes, deixando só os plecos que são pequenos devem ter uns 3/4cm.

 

Já agora VHQ se me dissesse a marca desse produto para abrir o apetite aos peixes ficava lhe muito agradecido.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente food !!!

Hoje coloquei mais dois Discus no aqua e duas horas depois coloquei a comida e aí estava ele a comer :? !!!

Neste momento tenho três Discus e os dois Plecos.

Um dos Discus tem a barbatana lateral rasgada será que vai ao seu lugar? :cry:

É que na loja não deu para ver porque eles nem sairam do saco quando cheguei lá eles estavam a receber os peixes e eu trouxe os mesmo no saco que fizeram a viagem. :roll:

Outra questão é a do PH que gostava que alguém me desse umas dicas. A água da rede tem um PH de 7,5 acham que a deva tratar com produtos para baixar o PH devo deixá-lo nos 7,5?

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas das vezes quando as coisas não correm pelo melhor começamos a disparar em todas as direcções até encontrar o primeiro alvo.

Não será concerteza o caso deste tópico, mas bem que podia ser face aos acontecimentos narrados no mesmo.

 

 

Ao reflectir-mos e já de cabeça fria temos a percepção que afinal não somos perfeitos, não fizemos as coisas de forma perfeita e acima de tudo não procedemos de forma correcta.

 

 

Para que exista harmonia nos nossos aquarios teremos obrigatoriamente que seguir algumas regras bastante simples. Será necessaria alguma atenção e disponibilidade diaria para proporcionar aos nossos peixinhos um ambiente com as condições o mais adequadas possiveis aquelas que eles merecem, entre outras.

 

 

 

... eu trouxe os mesmo no saco que fizeram a viagem.  :?  

 

 

:roll:

 

 

 

Afinal e na maioria das situações verificamos que a culpa é mesmo nossa.

 

 

 

 

Obrigado,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é realmente sei que fiz asneira, mas fi-lo a pensar no outro disco que tinha em casa sem comer. :?

O homem da loja disse que se ele tirasse o peixe para o aqua da loja teria de esperar 48h e eu decidi colocar os peixes directamente no meu aqua, enfim coisas sem pensar, os novos Discus aparentam estar bem com a excepção da tal barbatana. :cry:

Espero que comecem a comer depressa.

Alguém conhece vitaminas para abrir o apetite aos discus? food

 

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os novos Discus aparentam estar bem com a excepção da tal barbatana.

Pode ter sido do transporte ou de o terem apanhado com a rede... Em princípio deve curar rápido. Não te preocupes.

 

Espero que comecem a comer depressa.  

Alguém conhece vitaminas para abrir o apetite aos discus?

Aumenta a temperatura ou colocas vitaminas própirias para peixes.

 

Em princípio devem começar a comer em breve.

 

Para isto dos discos é preciso paciência... :cry:

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o gajo não come convém aumentar a temperatura!

 

Certos parasitas não se dão bem com os calores, e os discos aguentam bem..

depois de curados podes descer...sem problemas

os meus mantenho a 26-27ºC, como tenho os iodetos de dia chega no max a 28ºc, no verão geralmente anda mais quente...

 

quando mudo a água não tenho medo de colocar a temperatura a 24ºC, por pouco tempo, não há crise...

 

a semana anterior esqueci-me de ligar o termostato e o filtro...durante perto de 24H.

 

nada de mal aconteceu...graças ao meu sistema biológico vegetal...

 

A temperatura chegou aos 21ºC...

Discos bem e recomendam-se!

lol

 

N entanto 21ºC não recomendo...é só para discos FORTES e calejados ao frio!

hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje quando cheguei a casa deparei com o meu disco à tona de água, num canto do aqua meio de lado.

 

Pic_619_1.jpg

 

Será que é normal ou terá algum problema?

 

Tive a fazer testes à àgua:

 

Temp 28º

NH3 0 mg/l

NO2 0 mg/l

NO3 > 10 mg/l

PH 6,5

 

À pouco coloquei comida e uns minutos depois ele comeu.

Como só tenho discus à duas semanas tou sem saber o que se passa. :D

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O meu disco pigeon, o 1º que adquiri já come com outro apetite, aparentemente está bem!!! :?

Agora o problema é que só come larvas vermelhas, quando coloco granulado ele nem lhe liga. Tenho 2 granulados diferentes 1 da Tetra e outro Dr. Bassleer's. Em relação aos outros 2 discus ainda não comem e passam a maior parte do tempo num canto do aqua.

Tenho efectuado TPA's de 20% 2 X por semana.

Gostaria de saber se existe alguma técnica para colocar os discus a comer granulado, ou basta ir colocando e esperar que eles comam? food

 

Abraços

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, abranco

 

Eu tambem ja passei por essa experiencia, então resolvi falar com alguem mais experiente nessa materia de discus, e falei com um grande criador nacional e o que ele me disse foi para deixar os discos sem comer durante um dia ou dois, que depois desses dias sem comer vais ver que a vondade de food dos teus discos é outra. Convem tambem variares na comida. Alem disso esta toria se for bem ponderada até tema sua razão de ser, porque nem todos os dias os nossos peixinhos, se estivessem em liverdade comiam, por isso eu quando tinha disco ( agora vou vira para ciclidios africanos), havia sempre um dia que não comiam. Outra coisa se quisseres ver os teus discos a crescer, da´lhes coração de boi variado com outra comida(por ex: coracao de boi/flocos;coração de boi/artemia, etc...)convem é dares o coração de boi demanha para eles terem tempo de comerem tudo, e vaz trocas com mais regularidade, por ex:30% de 2 em 2 dias (eu fazia cerca de 40% e posso te garantir que no espaço de sensivelmente dois/três meses o crescimento dos meus disco foi significativo).

Espero ter ajudado.

 

Até....

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Finalmente mais um food !!!

Mais um disco que já come :D O tal que tinha a barbatana rasgada (azul turquesa) já começou a comer ontem e já nada pelo aqua. A barbatana ficou "nice" :D nem se nota!!!

O cobalt continua a um canto sem comer :? espero que comece a comer rápido pq já lá vão duas semanas...

 

Abraços

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque nem todos os dias os nossos peixinhos, se estivessem em liverdade comiam

 

Discordo completamente!

 

Os discos não são crocodilos que apanham de vez em quando grandes presas...

 

eles andam sempre a pastar... o que comem?

pequenos insectos, pequenos crustáceos,etc...etc...

 

Ora para encher a barriga eles precisam de muitos crustáceos e de muitos insectos.

 

Se essa tese fosse correcta não existiriam discos no amazonas, reparem:

 

Se havia dias que eles não comiam nada, então haveria escassez destes alimentos, e por também serem presas pequenas, os discos nunca conseguiriam encher a barriga...

 

pela lógica isso não se passa...

portanto deixar um dia os discos sem comer é um grande disparate...podem discordar à vontade...

:lol:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde abranco,

pela minha experiencia te digo que não faz mal nenhum os discos estarem um ou dois dias sem comer,até porque há uma coisa que se chama fome.

Com o andar dos dias vais ver que os discos se estiverem saudáveis vão começar a comer,quando quero mudar de comida é mais facil deixa-los sem comer pelo menos um dia e não morrem nem ficam doentes.

Até uma proxima

carlos heitor :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde abranco,  

pela minha experiencia te digo que não faz mal nenhum os discos estarem um ou dois dias sem comer,até porque há uma coisa que se chama fome.  

Com o andar dos dias vais ver que os discos se estiverem saudáveis vão começar a comer,quando quero mudar de comida é mais facil deixa-los sem comer pelo menos um dia e não morrem nem ficam doentes.  

Até uma proxima

 

pois é...

concordo!

 

Mas é assim , também tive discus que se recusaram sempre a comer..

1,2,3,4.....até morrrerem...

 

No caso de discus grandes, não haverá problemas, se estes vierem gordos da loja, mas praticamente isto nunca acontece, já sofreram bastante até chegar às nossas mãos.

 

O que se passa é que a grande maioria dos criadores por factores económicos usam misturas próprias (com coração de boi ou não), e os peixes habituam-se.

 

Experimenta até o peixe se ambientar, usa coração de boi, depois muda para outra coisa qualquer...

 

Se os discos forem pequenos, é por estas e por outras que ficam atarracados e não crescem o máximo que puderiam.

Se forem grandes não deverá ser grave, mesmo que fiquem bastante tempo sem comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Apesar de não perceber de discus concordo um pouco com o António, tem lógica que seja menos prejudicial para o disco se deixar de comer alguns dias em adulto do que quando se encontra em fase de crescimento.

Acaba por ser como nas pessoas um adulto sem comer 2 dias é mau, imaginem uma criança...

Dois dos meus discus estão a comer bem as larvas de mosquito, é a unica coisa que comem, e até as vêm comer à mão :D . O outro disco que tenho lá ainda não comeu e já vai a caminho das três semanas :idea: .

Visto os discus ainda serem pequenos, 7/8 cm acho que os vou alimentar mais uns tempos com as larvas (quando dou as larvas costumo dar granulado a ver se comem) pelo menos até se ambientarem 100% visto que ficaram +- duas semanas sem comer nada.

 

O disco azul que tenho parece-me que vai ser o "chefe" lá das redondezas apesar de ser ligeiramente mais pequeno que o pigeon e ter vindo depois. O cobalt (veio ao mesmo tempo que o azul) muito raramente sai do canto do aqua :wink:

 

Abraços

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, abranco

 

outro disco que tenho lá ainda não comeu e já vai a caminho das três semanas

 

Se é a esse tempo todo, ja reparas-te nas fezes dele, se sao brancas, recomendo-te um tratamento choque de flagly (compra-se na farmacia)

 

até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais