Grande Duvida-escalares vs Discus


joao costa

Recommended Posts

oi.....

Eu tenho dois aquas, um de 200lt e um de 50lt

no de 200 tenho quatro escalares , quatro rams e um bala

no de 50 tenho um casal de apistogrammas viejita que estam a acasalar, dois otos, e dois discus de 5cm....

 

A Duvida é -

como devo de mudar as coisas ? colocar dois dos escalares adultos no aqua de 50 lt e colocar os discus no de 200lt .......

 

Ou

Dividir o aqua de 200 em dois um lado para escalares e outro para os discus?

 

a qualidade da água é igual nos dois aquas:

ph-7/6,9

kh-3

nitritos-0

amónia-0

Gh- 20dgh

 

a dureza geral está um pouco alta mas estou a pensar em usar turfa para amaciar a água.....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Então já vais no segundo discu? É difícil de resistir eu sei :lol: .

 

Mantenho o conselho: 200 litros para os discus (os rams podem ficar) e escalares e bala para a loja de animais. Pode ser que os consigas trocar por uns cardinais ou corydoras :lol: . Os discus gostam de ser os presidentes da sua junta.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dividir o aqua?!

Desaconselho.

Dividir os animais?

Primeiro mudas para o grande o que queres depois mudas os escalares para o peq.

Mas acho que vai haver animal a + no de 50 ltr.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois dividir o aqua é bad :lol:

no de 50 lt pensei apenas colocar lá o casal de escalares com o casal de apistogramas viejita e no grande ,200lt, deixar lá um que tenho com 4cm e outro com 8 (escalares) com os discus, talvez assim se deem bem , pq o problema é mesmo o casol de escalares , macho 18cm e femea de 14, que altamente territoriais, e agressivos......

 

 

acham que 3 a 4 discus ficavam bem com dois escalares pequenos , um de 4cm e outro de 8cm???????????

os discus têm 5/6cm

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

A convivência entre discus e escalares é uma daquelas discussões do estilo "sexo dos anjos" na aquariofilia. Quem desaprova (grupo em que me incluo) acha que os escalares são prejudiciais aos discus por duas razões: a) são mais agressivos, nomeadamente na hora da alimentação, o que pode intimidar os discus, stressá-los e prejudicar o seu crescimento. b) Os escalares são mais resistentes a certos tipos de doenças, nomeadamente de origem parasitária. isto torna-os potenciais portadores sem sintomas de doenças que podem dizimar uma população de discus. A decisão de arriscar ou não é tua...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema dos parasitas tá a ser resolvido com esha2000 , tou a fazer um tratamento preventivo , para nao ter problemas parasitarios, fungicos ou bactérias........ o problema tá na agressividade dos escalares....... mas como disse talvez deixando apenas os escalares pequenos, estes se habituem á presença dos discus , e talvez crescendo juntos , podem vir a tolerar-se.........

 

Vamos ver o que isto vai dar....

 

Obrigado

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

escares e discus n é uma boa ideia.... :wink: poe os discus no de 200l e os escalares ou no de 50 ( apesar de ser pouco espaço) ou entao tanta troca-los onde os compraste por neons ou cardinais etc , os ramirezis podem ficar com os discus que dao-se bem! abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tenho os escalares á muito tempo , foram os meus primeiros peixes, por isso tem valor, nem que seja sentimental, por isso não me posso livrar deles assim......´ainda pensei em dividir o aqua de 200 com uma rede tipo mosquiteiro, assim poderia manter apenas um filtro , uma bomba e um aquecedor, acho que poderia ser uma boa ideia , não????????????????????????????????

 

 

Opinem

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pensar nisso, se calhar montava mais um de 50 lt, assim ficava com dois de 50 um para o casal de escalares, e outro para os restantes, o de 200 ficava exclusivo para os discus, neste momento já tenho 3, ontem adquiri mais um .

2 azul turquesa

1 marlboro red

 

eles estao num aqua com um casal de apistos viejita que a femea já colocou ovos, logo , sendo este peixe o fabform II , a especie mais rara e sensivel destes apistos, com condiçoes da água iguais ás dos discus.

quero dizer com isto que se estes se reproduzem logo a qualidade da água é excelente........logo os discus não devem ter problemas com a água né......

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão em relação à qualidade da água por agora, mas não te esqueças que se queres que os discus se desenvolvam bem, vais ter que os alimentar bem e a regra é: quem muito come, muito cag… e por ai os valores do teu aqua de 50 vão se deteriorar bastante.

 

Se já tens 3 discus, não tens muita hipótese => aqua de 200 com eles!

 

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não propriamente.....

Faço tpa de 10 a 15 lt (no aqua de 50) de 3 em 3 dias , por vezes 5lt de dois em dois dias, com sinfonagem é claro, tenho doisfiltros no aqua, um de 400l/h e um de 250l/h por isso nao fico muito preocupado........

 

 

Mas acho que o melhor é mesmo mudá-los para o de 200 mas nao o queria fazer já pois, eles estam no aqua á dias e nao queria começar já a transferi-los, pois um dos discus ainda nao come, vou esperar cerca de uma semana para eles estabilizarem, mudá-los já seria uma carga de stress muito grande, pois assim mudariam de casa duas vezes numa semana, tenho medo que stressem ..........

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sendo breve....

Aqua de 200 lt para os discus, não há outra hipótese.

Com ou sem escalares é opção tua.......eu diria NÃO aos escalares.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, olhem fiz a troca tranferi os discus para o aqua de 200lt, e retirei os escalares, para outro aqua , ontem, quando libertei os discus estava tudo optimo, eles ambientaram-se bem, pois começaram logo a nadar pela parte da frente do aqua, até ai tudo bem , e a explorar a nova mansao deles, só que hoje , já eles acordados, liguei a luz do aqua , e eles dispararam, pareciam flechas dentro de agua, tb me assutaram , desliguei logo a luz, a iluminaçao nem é tao forte quanto isso, são duas lampadas de 30watt, o que me aconcelham a fazer em relaçao á iluminaçao, pois o aqua tem algumas plantas que necessitam dessa luz, echinodorus bleheri, e anubias barteri e nana...

 

Como posso eu solucionar o problema, de modo a reduzir ao maximo o stress dos bichos com a iluminaçao?????

ouve quem disse para fazer tratamento de choque , deixar as luzes ligadas por 36horas, mas tenho as minhas reservas em relaçao a isso...

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como é lógico qualquer "pessoa" estando na escuridão a dormir e de um momento para o outro leva com 60w de luz na "fronha" :) .

Tens varias hipoteses:

- Antes de acenderes a luz dá-lhes luz natural.

Acende primeiro uma luz de presença fraquinha

etc., etc., etc..

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei, como disse eles já tavam acordados, pois já tinham alguma luz, tanto que os outros habitantes se alimentaram na boa, acho que eles nao estam habituados a luz artificial, pois tinha-os apenas com luz natural.....foi um erro que cometi acho.....o problema é que as 7 da manha ainda nao tenho luz natural, e tenho de os alimentar a essa hora , pq depois vou trabalhar, e passo 8 horas fora de casa.

 

pensei em mudar o fuso horario aos meus meninos???? acha boa ideia???

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vais a uma loja chinesa e compras uma luz de presença.

1º acendes a presença e 10min depois a outra.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok , assim farei...... eu tenho uma calha da aquapor de 10 ou 15watt que é bem capaz de dar conta do recado acho...... outra coisa, tenho um filtro externo de 1200lt/h no qual coloquei uma barra de aspersão com bastantes orificios criando a troca gasosa á superficie, tb tenho uma bomba de circulaçao de 700lt/h que desliguei causando por consequencia uma grande quebra no movimento superficial da água, será que assim tá ok, ou ligo a bomba????

 

tenho dois azul turqueza e marlboro red, destes hoje ainda nenhum comeu, talvez devido ao stress de estarem num habitat novo e companhia nova, Rams, e um bala nervosinho, mas o marlboro red desde que o comprei ainda nao o vi a comer apenas enguliu ums poucas larvas de mosquito, será que é devido a stress ou será que é por talvez estar habituado a outro alimento??? já tentei coraçao de boicongelado da ruto, e ele nada os outros agradecem, tento com granulado da jbl e ele nada mas os outros nao dizem que nao, larvas para os outros é uma iguaria e para ele nem por isso.... como faço o gajo comer qualquer coisa????

 

tenho medo de o perder pois o gajo é bem lindo e quando mudou de casa foi o primeiro a fazer a exploraçao da nova casa e o primeiro a parecer na frente do aqua , seria por causa do tamanho do aqua em que estava?????

 

Desculpe lá estas questoes da treta , mas quero ter a certeza que estou a fazer tudo como deve de ser, e obrigado pela sua disponibilidade para responder ás minhas questoes

 

Obrigado

Joao

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu optei por ligar as luzes do aqua das 12 às 24.

Tive que comprar um alimentador automático, que faz imensa porcaria, não é o ideal mas garante-me que pelo menos maior parte deles é alimentado várias vezes ao dia.

E tem a vantagem de que como eu chego a casa perto das 20, conseguir dar-lhes comida congelada e conseguir “acompanha-los” ainda umas 4 horas por dia.

A desvantagem é o preço dos ditos alimentadores! Xiça!

 

Abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tentar po-lo a comer com "larvas de bichinhos de agua doce" é como apagar um incendio com gasolina. :twisted: (as larvas vêm infestadas de parasitas).

 

Os discus demoram algum tempo na habituação à nova residencia.

Em peixes pequenos não será tão normal.

Em caso de duvida flagyl 2 comp/100 lt 2 vezes ao dia durante 4 dias.

Antes de cada adição ligeira TPA.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

).....

Dado o pouco "caroço" existente nos bolsos portugueses os importadores de discus estão-se a virar para o mercado asiático.

Por qualidade :D :D

NÃO..... pelo preço :twisted: .

Os peixes asiáticos são maus :D :D

NÃO....SÃO OS MELHORES :twisted: só que esses eles não compram, são CAROS.

Eles compram é o LIXO 8) .

Ora a peixaria made in China, Singapura, Malasia, Tailandia, Indonésia é criada em ph's baixos, muito baixos, e com a "acidificação" natural durante o transporte chega ao nosso país, umas 36h depois de terem sido empacotados e com ph, algumas vezes abaixo de 5.

Os nossos brilhantes importadores, segundo sei "estimulam" os peixitos a passar lentamente (aí 15 minutos :twisted: ) de ph 5 para ph 7 a 7,5.

Não há TUBARÃO que não abane :D

Na minha opinião, nas lojas discus com 5/6 cm a preços abaixo de 20€ é de pensar não DUAS mas MIL vezes.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Acho que baralhaste o tópico, mas de qualquer das formas deixa-me pôr-te uma dúvida: método mais eficaz para o Flagyl, diluído na agua ou empapar a comida com um comprimido?

Eu continuo a fazer RCV ao snakeskin lá de casa e a verdade é: só quando ponho sal no aquário o tipo mostra algumas melhoras.

 

E relativamente à questão asiáticos/alemães, eu se pudesse comprava tugas! Mas e arranjá-los? É quase uma cena underworld encontrar criadores portugueses e quase uma cena de filme comprar a criadores portugueses! Faz lembrar o tempo em que o pessoal ia comprar vinho a martelo na garagem do amigo do amigo… :lol:

 

Estou convencido que a coisa é capaz de mudar com o tempo, mas até lá…

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O marlboro red , é tuga, produçao caseira, que adquiri no momento em que chegaram á loja...... em relaçao aos parasitas ,creio que esteja tudo bem até pq os outros discus e os outros peixes estam muito bem a comer bue e a mandar poias abusivas de cor castanho avermelhado.... desconfio que ele nao coma devido aos cuidados que teve, pois acredito que tenha sido maioritariamente alimentado com comida viva e papa para discus, outro problema é que este provem de aquarios que usam água tartada osmoticamente, os outros não, logo acho que o stress desse animal seja maior que os outros

 

 

Obrigado

 

em relaçao ao medicamento eu tenho o lá mas prefiro usar esha2000

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

E relativamente à questão asiáticos/alemães, eu se pudesse comprava tugas! Mas e arranjá-los? É quase uma cena underworld encontrar criadores portugueses e quase uma cena de filme comprar a criadores portugueses! Faz lembrar o tempo em que o pessoal ia comprar vinho a martelo na garagem do amigo do amigo…  :lol:  

 

Abraço,

Miguel

Cá em casa encontras uns....600, ainda pequenos mas daqui por 30 dias.... :D

 

Se os peixes comem é melhor o Flagyl na comida.

TODA a comida durante uns 8 dias.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais