Pequeno grande problema


Jorz

Recommended Posts

Boas...

 

Tenho um aquário 100 x 30 x 40 cm... já em funcionamento à mais de um ano. Entretanto à menos de uma semana comprei um filtro interior melhor que o que já tinha introduzi-o no aquário com tudo novo, e desde aí os peixes começaram a a nadar ao à superficie com a barbatana dorsal chegada ao corpo, principalmente os platys... os neons e os px's bebados aparecem mortos sem sintomas... os escalares começam com um comportamento muito reservado, timidos e a não comerem... se não foi do filtro novo, visto que não têm sintomas exteriores, começo a pensar que seja algum parasita interior, que tenha vindo com algumas plantas novas ou com neons cardinais recentemente adquiridos...

 

Não sei o que fazer nunca me tinha acontecido nada assim...

 

Peço a todos vós mais experiente que eu que me ajudem :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Responde só a algumas questões:

 

- O material do filtro novo foi todo lavado antes de ser inserido no aquário? Quais são as caracteristicas do filtro?

- Quantos peixes tens nesse aquário?

- Que quantidade de água costumas mudar semanalmente (se é que mudas)?

- Como costumavas lavar o outro filtro?

- Sabes como funciona o ciclo de azoto e ciclagem dos aquários?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- O material do filtro novo foi todo lavado antes de ser inserido no aquário? Quais são as caracteristicas do filtro?

Não, não o lavei... é um aquaball da eihem...

- Quantos peixes tens nesse aquário?

Muitos mesmo, mas agora já são poucos. Tinham peixes para +/- 300 litros de agua, mas nasceu tudo aqui em casa...

- Que quantidade de água costumas mudar semanalmente (se é que mudas)?

Mudo semanalmente cerca de 20 a 30 litros de agua.

- Como costumavas lavar o outro filtro?

Com agua retirada do aquario, para evitar contaminaçoes...

- Sabes como funciona o ciclo de azoto e ciclagem dos aquários?

O ciclo do Azoto sim, mas a ciclagem dos aquarios :lol: não conheço esso termo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se retiraste o filtro antigo juntamente com o filtro biológico que lá tinhas, ficaste sem a maior parte das bactérias do N... eu mudei de filtro há uns tempos, e mantive os dois a funcionar simultaneamente durante algum tempo (2 semanas) para dar tempo ao novo de ser colonizado pelas bactérias.

 

Em qq dos casos, se for este o problema, agora não vale a pena meter o antigo outra vez, porque as bactérias já morreram. Seria melhor, primeiro, começar com o tratamento com bactérias em frasco como se o aquário fosse novo, e talvez arranjar algum material do filtro de um aquário ciclado.

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Subscrevo o que o Nunoni disse.

 

Entra filtro novo e sai o velho !

Desiquilibraste o sistema ao retirar as bactérias do filtro !

 

Como já foi dito, devias ter deixado os dois durante algum tempo !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se retiraste o filtro antigo juntamente com o filtro biológico que lá tinhas, ficaste sem a maior parte das bactérias do N... eu mudei de filtro há uns tempos, e mantive os dois a funcionar simultaneamente durante algum tempo (2 semanas) para dar tempo ao novo de ser colonizado pelas bactérias.

 

Em qualquer (palavra corrigida) dos casos, se for este o problema, agora não vale a pena meter o antigo outra vez, porque as bactérias já morreram. Seria melhor, primeiro, começar com o tratamento com bactérias em frasco como se o aquário fosse novo, e talvez arranjar algum material do filtro de um aquário ciclado.

 

boa sorte!

 

O problema é mesmo esse, mudei de filtro, porque o meu antigo não tinha matérias para as bacterias se fixarem... tipo ceramica ou "substrat pro" da eheim. O meu novo já tem. Ate memso quando tinha o filtro antigo utilizava Sera nitrivec, o mesmo uso ainda agora... não sei o que faxer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro novo devia ter sido lavado antes de o inserires no aquário.

O problema é mesmo esse, mudei de filtro, porque o meu antigo não tinha matérias para as bacterias se fixarem... tipo ceramica ou "substrat pro" da eheim. O meu novo já tem. Ate memso quando tinha o filtro antigo utilizava Sera nitrivec, o mesmo uso ainda agora... não sei o que faxer :(

Não tinhas cerâmicas mas tinhas esponja. A esponja bastava para manter a colónia de bactérias.

Como foi referido não deverias ter feito a troca dos filtros da maneira como fizeste.

 

Testaste os parametros da água? Amônia e nitritos?

Vai fazendo trocas de água mais regulares e colocando Nitrivec.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro novo devia ter sido lavado antes de o inserires no aquário.
O problema é mesmo esse, mudei de filtro, porque o meu antigo não tinha matérias para as bacterias se fixarem... tipo ceramica ou "substrat pro" da eheim. O meu novo já tem. Ate memso quando tinha o filtro antigo utilizava Sera nitrivec, o mesmo uso ainda agora... não sei o que faxer :D

Não tinhas cerâmicas mas tinhas esponja. A esponja bastava para manter a colónia de bactérias.

Como foi referido não deverias ter feito a troca dos filtros da maneira como fizeste.

 

Testaste os parametros da água? Amônia e nitritos?

Vai fazendo trocas de água mais regulares e colocando Nitrivec.

 

 

Os parametros da aqua estao excelentes, a amônia está no valor minimo, enquanto que os nitritos estão ao máximo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Os parametros da aqua estao excelentes, a amônia está no valor minimo, enquanto que os nitritos estão ao máximo...

 

bem, nitritos no máximo é água muito pouco excelente! Tens que ajudar a refazer o ciclo do N rapidamente, mete as bactérias ao nível máximo permitido nas instruções! E faz TPAs muito frequentes (talvez 25% de 2 em 2 dias?)

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E faz TPAs muito frequentes (talvez 25% de 2 em 2 dias?)

Com nitritos no máximo TPA's de 2 em 2 dias parece pouco...

 

25% diariamente e mesmo assim não sei se chegará.... Talvez fosse melhor jogar pelo seguro e fazer 50%.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais