André Allen Publicado Setembro 19, 2006 Share Publicado Setembro 19, 2006 Boas !! Preciso da vossa ajuda, Ontem quando cheguei a casa, por volta das 19h30 tinha o meu Betta Red impecável !! Por volta das 21h50 dou com ele com um olho a saltar, nublado e com um tipo de dois cabelinhos a esvoaçar agarrados ao olho !!!... Além de que, o molly macho andava muito parado, com o rabo pesado.... Tenho-o com mais um casal de mollys, um espada e uma platy, num aqua de 30L a 26 ºC, com um pH de 8. Não sabia o que fazer, agarrei-me à leitura e diagnostiquei POPEYE ! Não tenho acesso à net em casa e não pude consultar o forum ! Saí de casa e fui à loja à procura de um medicamento para fazer o tratamento. Passava das 22h, e loja fechada ! Voltei para casa, e como se não fizesse nada de certeza que só piorava, acabei por: - isolar o Betta num garrafão de 5L cortado (tem cerca de 3,5L úteis - 1/3 água do aqua dele, 2/3 água descansada), aumentei a temperatura para os 28/29 ºC, coloquei meia colher de chá de sal grosso da cozinha, e duas gotas de medicamento para o ictio. - no aqua de 30L (e porque umas das razões para tal é água em mau estado !!, sifonei o fundo, limpei o filtro e TPA de 25% ! Atenção que além de não ter mais info, nem lojas de aquas abertas, nem acesso à net... do que já tinha lido, foi o que me lembrei de fazer !!! Quanto aos factos, hoje de manhã, o macho Molly já tinha o rabo levantado e estava activo - pelos vistos o aqua de 30L tinha algum problema !!! O Betta, já não tinha os cabelos no olho e pareceu-me menos turvo (se calhar é só boa vontade minha!! :D ), como achei que mal não fez, tornei a: - troca de 1L de água do garrafão do Betta por água descansada - mais duas gotas de medicamento do ictio - mais 1/3 de colher de chá de sal grosso - aproveitei para o alimentar com larvas de mosquito vermelho (que ele comeu com entusiasmo !! ) As minhas questões são: :D - devo manter o meu tratamento caseiro e ver o que dá (imagino como é que ele está agora !??!) ? - devo ir à procura de: Sera Bactopur; Sera Bactopur Direct, eSHA 2000 ou Myxazin da Waterlife ?? Será que se misturo tratamentos o mal não será maior que o bem (quimicos !?) É que dos tópicos que encontrei aqui no forum, não foram para mim conclusivos. - Alguém me pode dizer como é que acabaram os tratamentos com os seus Bettas ??? Agradeço e preciso de toda a vossa ajuda. Obrigado ! :D Mega abração,ALLEN Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Allen Publicado: Setembro 19, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 19, 2006 Cheguei a casa e aproveitei para fazer mais uma muda de água, mas desta vez, não coloquei remédio, nem sal !! O olho já está melhor, mas ainda não está cristal ! - Só um dos olhos é que foi atacado ! Parece-me que afinal o consigo safar, mas também não quero mandar foquetes enquanto não o devolver ao aqua original ! O meu molly macho, não sei o que se passa com ele !?! Está magro, mas come... Nada mal (abana-se todo), mas corre o aqua todo... Quando chego a casa ao final do dia, vejo a minha guppy noutro aqua a nadar em espiral para o fundo !??! Raios, mas afinal o que é que se passa que todos os meus aquas têm problemas ?!??!? Neste, tenho Bettas, Orandas, tetra neons, tetra cobre (glowlight), guppys e um peixe gato (limpa vidros) ! Estão todos bem, menos a fêmea que anda com a espinha curva (não endireita), nada em parafuso, está com a respiração ofegante (abra a boca e guelras), no entanto, tem as barbatanas intactas e abertas, cor normal, não vejo pontos, nem nada..... Terá sido envenenamento ??? Mas com o quê ???... e os outros estão bem ??? Estranho.... Mega abração,ALLEN Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Allen Publicado: Setembro 20, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 20, 2006 Actualização da situação.... Primeiro as noticias más - a minha guppy morreu ! Ontem ainda vim aqui ao forum à noite, mas não encontrei nada que me ajudasse a diagnosticar o problema. Tirei-a do aqua e isolei-a. Como pior não podia fazer e não tinha mais nada, adicionei medicamento do ictio à água. Resumindo, fiquei feito parvo a olhar para um tupperware, com água azulada, com uma guppy com a espinha curva e cabeça no fundo a nadar por arranques tipo saca-rolhas !!! :D É nestas alturas que eu detesto a aquariofilia e me sinto mesmo burro ! As boas noticias - o meu Betta está a melhorar !! O olho esta a ficar mais cristal, no entanto ainda não está em condições ! Ontem à noite depois de ter consultado aqui o Forum (pesquisa) e ter seguido mais uns quantos links, decidi deixar de ser curandeiro e deixei de adicionar o medicamento do ictio e sal à água, tendo apenas efectuado uma muda ontem, e hoje de manhã, antes de sair aspirei o fundo e troquei 50%. Ontem com a pesquisa, cheguei a um ponto em que o popeye, afinal não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que algo está mal !? Esta informação à 1 da manhã deixo-me completamente atarantado ! A minha questão é: estou a fazer desaparecer um sintoma (que eu julgava de doença), ou estou a atenuar uma doença para desaparecer um sintoma e deixá-la evoluir caladinha até me matar o meu Betta ??? Estou com uma vontade de ir buscar o Sera Bactopur e aplicá-lo, que não imaginam !!!... mas por outro lado, posso estar a fazer o Betta passar por um tratamento quimico desnecessário !! Acham que deva adicionar mais sal, fazer as TPA's e quando ele estiver OK (pelo menos, parecer) colocá-lo junto com o resto da população ?! Realmente, agradecia sugestões, sou idiota mas não tanto e já começo a não saber para que lado me virar ?!? O palerma do macho Molly lá anda, magro, a abanar o rabo..... Fiquem bem... Mega abração,ALLEN Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Setembro 20, 2006 Share Publicado: Setembro 20, 2006 Viva, Não percebo muito de doenças, mas suponho que o que está a curar os teus peixes são as TPA's, nada mais... Cmprts, Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Allen Publicado: Setembro 20, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 20, 2006 Boas Luis, Realmente, também estou de acordo, por isso continuo com as mudas de água. No entanto, preciso de esclarecer (o mais possivel) o que é que originou, para prevenir. Se é bicho que anda no aqua, sem ser convidado, tenho que eliminá-lo !! Obrigado pela resposta ! Mega abração,ALLEN Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Allen Publicado: Setembro 22, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 22, 2006 Actualização do meu mundo aquático ! Ontem, resolvi devolver o Betta ao seu aqua comunitário ! Não cheguei a colocar mais nada a não ser nos primeiros dias 4 gotas de medicamento do ictio (2 + 2 gotas) e algum sal, com aumento de temperatura. Ontem de manhã, ainda fiz mais uma TPA, à qual adicionei sal. Ao final do dia, desliguei o termostato para arrefecer a água e 20 mins antes de apagar a luz do aqua dele, mudei-o !! Para já está bem, mas vai ficar sob observação atenta, nunca se sabe ! Mega abração,ALLEN Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Allen Publicado: Setembro 25, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 25, 2006 ASNEIRA !! O Betta desenvolveu outra vez a névoa no olho ! Desta vez, não deixei a doença avançar tanto. Já está num aqua à parte, e tive que avançar com Sera Baktopur, passou um dia e o rapaz demonstra outra vez apetecência para ficar 5 estrelas ! - Assim sendo, julgo que o problema está no aqua comunitário dele. Certo ?? - No entanto, os restantes habitantes do aqua estão bem e recomendam-se ! - tenho neste aqua, um espada, uma platy e um casal de mollys. Já aspirei o aqua, fiz uma TPA de 15%, lavei o filtro e tudo bem !? Queria evitar usar o medicamento (Sera Baktopur) no aqua sem haver nada que me indique a sua necessidade ! Se alguém tiver sugestões, agradeço ! Mega abração,ALLEN Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomiguel Publicado: Setembro 25, 2006 Share Publicado: Setembro 25, 2006 Queria evitar usar o medicamento (Sera Baktopur) no aqua sem haver nada que me indique a sua necessidade Se o problema é só nesse peixe então tens de tratar o peixe e não fazer "tratamentos ao aquário". O que se deve estar a passar é que o peixe ainda está debilitado e quando o mudas de aquário as bactérias voltam a atacar. Tens de manter o peixe em tratamento mais algum tempo... e fora do aquário principal. Temos sempre bactérias nos aquários. Normalmente elas atacam é os peixes mais debilitados. O facto de nao teres peixes doentes não indica que não tens bactérias. Cumprimentos, Nuno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts