HELP - Betta com Popeye !


André Allen

Recommended Posts

Boas !!

 

Preciso da vossa ajuda,

 

Ontem quando cheguei a casa, por volta das 19h30 tinha o meu Betta Red impecável !!

Por volta das 21h50 dou com ele com um olho a saltar, nublado e com um tipo de dois cabelinhos a esvoaçar agarrados ao olho !!!... :wink:

Além de que, o molly macho andava muito parado, com o rabo pesado....

Tenho-o com mais um casal de mollys, um espada e uma platy, num aqua de 30L a 26 ºC, com um pH de 8.

Não sabia o que fazer, agarrei-me à leitura e diagnostiquei POPEYE !

Não tenho acesso à net em casa e não pude consultar o forum ! Saí de casa e fui à loja à procura de um medicamento para fazer o tratamento.

Passava das 22h, e loja fechada !

Voltei para casa, e como se não fizesse nada de certeza que só piorava, acabei por:

- isolar o Betta num garrafão de 5L cortado (tem cerca de 3,5L úteis - 1/3 água do aqua dele, 2/3 água descansada), aumentei a temperatura para os 28/29 ºC, coloquei meia colher de chá de sal grosso da cozinha, e duas gotas de medicamento para o ictio.

- no aqua de 30L (e porque umas das razões para tal é água em mau estado !!, sifonei o fundo, limpei o filtro e TPA de 25% !

 

Atenção que além de não ter mais info, nem lojas de aquas abertas, nem acesso à net... do que já tinha lido, foi o que me lembrei de fazer !!!

 

Quanto aos factos, hoje de manhã, o macho Molly já tinha o rabo levantado e estava activo - pelos vistos o aqua de 30L tinha algum problema !!!

O Betta, já não tinha os cabelos no olho e pareceu-me menos turvo (se calhar é só boa vontade minha!! :D ), como achei que mal não fez, tornei a:

- troca de 1L de água do garrafão do Betta por água descansada

- mais duas gotas de medicamento do ictio

- mais 1/3 de colher de chá de sal grosso

- aproveitei para o alimentar com larvas de mosquito vermelho (que ele comeu com entusiasmo !! :lol: )

 

As minhas questões são:

:D - devo manter o meu tratamento caseiro e ver o que dá (imagino como é que ele está agora !??!) ?

:lol: - devo ir à procura de: Sera Bactopur; Sera Bactopur Direct, eSHA 2000 ou Myxazin da Waterlife ??

 

Será que se misturo tratamentos o mal não será maior que o bem (quimicos !?)

É que dos tópicos que encontrei aqui no forum, não foram para mim conclusivos. - Alguém me pode dizer como é que acabaram os tratamentos com os seus Bettas ???

 

Agradeço e preciso de toda a vossa ajuda.

Obrigado ! :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei a casa e aproveitei para fazer mais uma muda de água, mas desta vez, não coloquei remédio, nem sal !!

O olho já está melhor, mas ainda não está cristal ! - Só um dos olhos é que foi atacado !

Parece-me que afinal o consigo safar, mas também não quero mandar foquetes enquanto não o devolver ao aqua original ! :lol:

 

O meu molly macho, não sei o que se passa com ele !?!

Está magro, mas come...

Nada mal (abana-se todo), mas corre o aqua todo...

 

Quando chego a casa ao final do dia, vejo a minha guppy noutro aqua a nadar em espiral para o fundo !??! :twisted::agrue:

 

Raios, mas afinal o que é que se passa que todos os meus aquas têm problemas ?!??!?

 

Neste, tenho Bettas, Orandas, tetra neons, tetra cobre (glowlight), guppys e um peixe gato (limpa vidros) !

Estão todos bem, menos a fêmea que anda com a espinha curva (não endireita), nada em parafuso, está com a respiração ofegante (abra a boca e guelras), no entanto, tem as barbatanas intactas e abertas, cor normal, não vejo pontos, nem nada.....

Terá sido envenenamento ??? Mas com o quê ???... e os outros estão bem ???

Estranho....

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização da situação....

 

:!: Primeiro as noticias más - a minha guppy morreu ! :(

Ontem ainda vim aqui ao forum à noite, mas não encontrei nada que me ajudasse a diagnosticar o problema.

Tirei-a do aqua e isolei-a. Como pior não podia fazer e não tinha mais nada, adicionei medicamento do ictio à água. Resumindo, fiquei feito parvo a olhar para um tupperware, com água azulada, com uma guppy com a espinha curva e cabeça no fundo a nadar por arranques tipo saca-rolhas !!! :) :D

É nestas alturas que eu detesto a aquariofilia e me sinto mesmo burro !

 

:!: As boas noticias - o meu Betta está a melhorar !! :)

O olho esta a ficar mais cristal, no entanto ainda não está em condições !

Ontem à noite depois de ter consultado aqui o Forum (pesquisa) e ter seguido mais uns quantos links, decidi deixar de ser curandeiro e deixei de adicionar o medicamento do ictio e sal à água, tendo apenas efectuado uma muda ontem, e hoje de manhã, antes de sair aspirei o fundo e troquei 50%.

 

:shock: Ontem com a pesquisa, cheguei a um ponto em que o popeye, afinal não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que algo está mal !?

Esta informação à 1 da manhã deixo-me completamente atarantado !

A minha questão é: estou a fazer desaparecer um sintoma (que eu julgava de doença), ou estou a atenuar uma doença para desaparecer um sintoma e deixá-la evoluir caladinha até me matar o meu Betta ???

 

Estou com uma vontade de ir buscar o Sera Bactopur e aplicá-lo, que não imaginam !!!... mas por outro lado, posso estar a fazer o Betta passar por um tratamento quimico desnecessário !!

Acham que deva adicionar mais sal, fazer as TPA's e quando ele estiver OK (pelo menos, parecer) colocá-lo junto com o resto da população ?!

 

Realmente, agradecia sugestões, sou idiota mas não tanto e já começo a não saber para que lado me virar ?!?

 

O palerma do macho Molly lá anda, magro, a abanar o rabo.....

 

Fiquem bem...

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Realmente, também estou de acordo, por isso continuo com as mudas de água.

 

No entanto, preciso de esclarecer (o mais possivel) o que é que originou, para prevenir.

Se é bicho que anda no aqua, sem ser convidado, tenho que eliminá-lo !!

 

Obrigado pela resposta !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização do meu mundo aquático !

 

Ontem, resolvi devolver o Betta ao seu aqua comunitário !

Não cheguei a colocar mais nada a não ser nos primeiros dias 4 gotas de medicamento do ictio (2 + 2 gotas) e algum sal, com aumento de temperatura.

Ontem de manhã, ainda fiz mais uma TPA, à qual adicionei sal.

Ao final do dia, desliguei o termostato para arrefecer a água e 20 mins antes de apagar a luz do aqua dele, mudei-o !!

Para já está bem, mas vai ficar sob observação atenta, nunca se sabe !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ASNEIRA !!

 

O Betta desenvolveu outra vez a névoa no olho !

Desta vez, não deixei a doença avançar tanto.

 

Já está num aqua à parte, e tive que avançar com Sera Baktopur, passou um dia e o rapaz demonstra outra vez apetecência para ficar 5 estrelas !

 

- Assim sendo, julgo que o problema está no aqua comunitário dele. Certo ??

- No entanto, os restantes habitantes do aqua estão bem e recomendam-se ! - tenho neste aqua, um espada, uma platy e um casal de mollys.

 

Já aspirei o aqua, fiz uma TPA de 15%, lavei o filtro e tudo bem !?

Queria evitar usar o medicamento (Sera Baktopur) no aqua sem haver nada que me indique a sua necessidade !

 

Se alguém tiver sugestões, agradeço !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria evitar usar o medicamento (Sera Baktopur) no aqua sem haver nada que me indique a sua necessidade

 

Se o problema é só nesse peixe então tens de tratar o peixe e não fazer "tratamentos ao aquário".

O que se deve estar a passar é que o peixe ainda está debilitado e quando o mudas de aquário as bactérias voltam a atacar.

Tens de manter o peixe em tratamento mais algum tempo... e fora do aquário principal.

 

Temos sempre bactérias nos aquários. Normalmente elas atacam é os peixes mais debilitados. O facto de nao teres peixes doentes não indica que não tens bactérias. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais